Olá a todos Sejam muito bem-vindos à Central da Comunidade ...
Última resposta
Olá a todos Sejam muito bem-vindos à Central da Comunidade Este tópico foi criado como uma forma de unir os anfitriões que ...
Última resposta
Gente, novamente fui prejudicada por uma avaliação baixa!!!
A Ypotyra, minha acomodação que mais tem procura, teve novamente sua nota rebaixada, dessa vez não por retaliação, mas por algo bem peculiar e insensato.
O hóspede fez mil elogios durante a estadia e outros tantos no comentário, no entanto deu 3* para Localização e 4* na Classificação Geral.
Faz algum sentido isso???!!!
O que o Airbnb orienta sobre avaliação da Localização 👇🏻
"Localização. O hóspede foi informado sobre segurança, transporte, pontos de interesse e considerações especiais, como ruído ou outras situações que possam afetar a estadia?"
O mais espantoso da situação é que está tudo devidamente informado no anúncio e o próprio hóspede faz essa afirmação no comentário quando diz:
"Assim que confirmamos a estadia recebemos muitas informações sobre o local, o que fazer lá e como chegar à cabana.
Tudo muito bem explicado nos mínimos detalhes. A anfitriã é extremamente atenciosa"
O que explica então dar 3* na "Localização", se ele diz que tudo foi explicado nos mínimos detalhes???!!!
E ligando para o Suporte, ouço do atendente que o hóspede pode ter se enganado, que costuma acontecer.
Então uma das ferramentas mais importantes da plataforma é falha o suficiente pra permitir que haja "enganos" e, como consequência, que o anfitrião seja prejudicado???!!!E eles não podem apagar a avaliação pois não fere a Política de Avaliação.
Mas fere o anfitrião e todo um bom trabalho e dedicação.
Mas pelo visto isso não importa.
Apesar de dizer que primam por Avaliações justas e isentas, não apagam, mesmo estando claro a incoerência da avaliação.
Não existe nenhum mecanismo que corrija esta incoerência.
Esse quesito da Avaliação (Localização), já foi alvo de um post aqui aqui mesmo na CC, pelo fato de ser um item que gera interpretações equivocadas no momento da avaliação.
Na verdade toda a Avaliação em si já foi alvo de inúmeros posts relatando falhas e seu uso para retaliação por aqueles de má fé com o consequente prejuízo ao anfitrião, não raras vezes com até a perda do seu status de Superhost.
E nada muda...
Se eu não me engano foi esse comentário aqui @Denise583 , oque quis dizer é que como essas avaliações afetam todos os anfitriões, será algo mais comum até para os ótimos anfitriões receberem avaliações de 4 estrelas...
Concordo que para um anfitrião iniciante uma nota 4* é muito mais nociva do que para quem tem vários anúncios e afeta muito mais para conseguir o selo de Superhost. Então qual poderia ser o critério ao invés da nota nesse caso?
Então cumadi @Laura.
Ele meio que se "tranquiliza" ao ver que estão todos no mesmo barco.
Só que esquece que este barco está sem rumo e afundando, e o Airbnb permite que assim continue.
Eis a questão!!!
Não me incomodaria de forma alguma levar um 4* se fosse uma nota justa, mas minha reclamação, e de todos os demais, é que as notas são usadas como retaliação.
Casos como o meu que tive minha nota rebaixa por um hóspede que ficou p... porque meteu seu Fit na estrada de barro (mesmo tudo detalhado no anúncio), ou a @Loni56 porque não deixou detergente, ou a @Izabel88 (agora @Maria17220) que não tinha cavalos pra alugar (coisa que nunca teve, nunca descrito no anúncio).
Isso é inadmissível!!
Qual poderia ser o critério???!!!
Basta ler minha resposta anterior e tantas outras onde já dei várias sugestões.
Ou corrijam a ferramenta do modo como hj está e se responsabilizem por fiscalizar seu mau uso (e isso vale pra qqr ferramenta), assim como fazer a apuração da veracidade das informações; ou retirem as avaliações por nota, permanecendo apenas os comentários, que a eles podemos refutar.
Também a esse é necessário haver a apuração da veracidade das informações, mediante análise de provas enviadas pelo anfitrião.
Como disse... nada muito difícil!!!
Bjcão 💋
Oi Denise! Uma vez um hóspede também me avaliou com 4 na localização argumentando que não era próximo do Centro e na descrição eu descrevo qual é a distância até o Centro (+ou- 4 km) e que o apartamento é perto de um ponto turístico muito visitado. Para alguém com o mínimo de inteligência e boa fé pega o mapa da localização aproximada no Airbnb e vai ver se é ou não próximo do local que precisa se hospedar. Acontece que geralmente no centro os valores da diária são maiores, então a pessoa escolhe um lugar, com todas as informações, com base no valor da diária e avalia que a localização não é tão boa. A sorte é que este 4 não prejudicou na avaliação geral.
Pois então @Regina306
É o que acontece.
Entra dia, sai dia e mais e mais anfitriões são prejudicados por um ferramenta disfuncional e o Airbnb nada faz.
A mim tbm não trouxe consequências graves pelo fato de ter se diluído frente ao total de Avaliações, condições que muitos não têm.
Mas nos deixa um gosto amargo de traição, de ser passada pra trás, de não ser valorizada pelo tudo que fazemos.
Toda a dedicação e cuidado, vale menos que o cocô do cavalo do bandido que não entrou em cena 🤷🏼♀️.
Não por mais quanto tempo o Airbnb pretende entender tal situação...
Também tive nota 3 na localização, minha nota geral caiu muito.
Está escrito no anúncio; A 9 km de Paraty ou 15 minutos de carro. Quase todo asfaltado.
Quando faz a reserva, pergunto se leu o anúncio com atenção e se ficou alguma dúvida.
A hóspede em questão deu nota 3 e ainda escreveu: esperava que ficasse mais perto da estrada principal.
Complicado
Pois é, @Paulo1139
O Airbnb faz uso de uma ferramenta que permite equívocos, má interpretação, mau uso e má fé; não corrige e qdo uma dessas situações acontece, tbm não apaga a avaliação pois não faz a apuração da veracidade das informações e só verifica se o comentário fere a Política de Avaliações.
Nem faz caso das notas.
E a coisa não restringe ao quesito "Localização". Uma anfitriã daqui teve a nota geral rebaixada porque ela não oferecia cavalos, enquanto o vizinho sim.
São situações tão estapafúrdias que nem parecem reais.
Então @Denise583
Eu passo todas as informações da hospedagem, sem mascarar nada.
Explico exatamente a localização, próximo de que ela fica, serviços, comércio e atrações mais próximas. Mas as pessoas não lêem.
E não tem a noção que aquela avaliação sem ter lido o anúncio prejudicam e muito o anfitrião. As vezes nem é por maldade, masa nota despenca mesmo assim, principalmente para quem tem poucos comentários, como eu.
Acho que deveriam procurar lugares no Airbnb que sejam próximos de onde elas pensam em se hospedar e ofereçam as comodidades que desejam.
Quer cavalos, procure um Bnb com cavalos, por ex. Quer piscina ou sauna, procure um que tenha. kkk
O Airbnb deveria ser mais sensível a essas questões e analisar se procede aquela avaliação, não apenas se viola a Política de Avaliações!
Complicado...
Complicado mesmo @Paulo1139
Há muita coisa pra corrigir no Airbnb, coisa normal e aceitável se víssemos qqr ação ou interesse em fazê-lo por parte do Airbnb.
O que não acontece.
O que parece é que quem cria e implanta estas ferramentas e suas atualizações não é, e nem nunca foi, anfitrião do Airbnb.
Também não parece haver um grupo de estudos e opinião formado por anfitriões e hóspedes para fazer uma análise prévia antes de um lançamento.
Tampouco nos ouvem em nossas reivindicações, sugestões ou reclamações após jogarem a M... no ventilador.
E os bugs, brechas e disfuncionalidades vão se sucedendo e a coisa só crescendo e piorando.
Imagino que deva parecer que não exista um teste prévio antes dos lançamentos @Denise583 e @Paulo1139 , mas posso te assegurar (porque já participei de vários!) que antes de qualquer mudança na plataforma são feitos várias provas para testar os produtos com diferentes públicos, inclusive com os membros do conselho consultivo de anfitriões....
Posso dizer até que a maioria das mudanças é feita em decorrência dos inúmeros feedbacks e opiniões dos anfitriões, mas como tudo na vida, não dá pra agradar todo mundo não é 🥹
Oi cumadi
Me desculpe a franqueza (conhece meu jeito, na lata) longe de querer duvidar de vc, a realidade mostra coisa bem diferente.
Ou o "público" não é assim tão diferente, ou é inexperiente e não faz a mínima ideia do que é ser um anfitrião, ou mesmo hóspede, sugeitos às disfuncionalidades das ferramentas da plataforma.
Como explicar que a cada atualização, mesmo com todo o blá-blá-blá de "foi resultado dos nossos feedbacks" a coisa fica ainda mais disfuncional resljtantos em mais e mais reclamações???!!!
A conta não fecha, cumadi!!!
Relembre a mensagem original deste post sobre o impacto da ÚNICA nota 4 da Ypotyra que baixou a nota geral?
Lembra que expliquei que quando o hóspede nos tira 1 ponto, este ponto representa 100 centésimos e que vai sendo reposto centésimo por centésimo?
Pois bem, isso foi em agosto do ano passado.
Mais de 1 ano depois, mesmo ultrapassadss mais de 100 avaliações, a nota ainda não voltou ao 5, patamar original!!!
Vide print tirado neste exato momento. .
Imagina no caso da nossa querida @Loni56 com a dificuldade em fechar reservas, qtos anos seriam necessários para recuparar a nota? Isso no caso de não receber nenhuma outra abaixo de 5.
Por eu ter avaliações de outras acomodações, a nota se diluiu e não cheguei a perder o Superhost.
Mas não é difícil imaginar o impacto num anfitrião novo, ainda com poucas avaliações, né?
Esse é o tipo de incentivo e apoio que se espera que uma empresa dê a seus "parceiros"?
Então cumadi, a coisa é muito mais profunda que um simples "agradar".
Estamos falando de prejudicar!!!
Repito, não adianta passar pano.
O Airbnb precisa ENCARAR DE FRENTE seus erros e más escolhas, e não se esconder atrás de subterfúgios e "narrativas".
Bjcão 💋
KKKK adorei o " na lata" é mesmo isso cumadi @Denise583 😅
Já sou cachorro vacinado e adoro quem é direto e reto, ainda mais depois que me mudei para cá 🥹
Infelizmente não tem como agradar a todos não é, eu sei que existe um investimento gigantesco na estrutura da plataforma, agora conhecendo um pouco mais (e isso é tipo um milímetro mais) sobre T.I vejo o esforço que é para fazer uma simples mudança do layout de um botão ou ícone por exemplo...
Essa questão das avaliações é um tema que sempre vai ser muuuito abordado, independente das mudanças que forem feitas (minha opinião aqui vendo de fora) porque essa questão da nota não é um bug, vai ter sempre quem goste e quem não goste, quem acha que isso nivela por cima e quem se sente lesado por isso...
Ah, é na lata mesmo kkkk
Cumadi @Laura, pensa comigo.
Qual o propósito desse "investimento gigantesco" ao definir para o hóspede nos avaliar com uma pontuação de números inteiros (1, 2, 3, 4 e 5) qdo para nós, anfitriões, representam números decimais de 2 dígitos (4,01, 4,02, 4,03)???!!!
Quando o hóspede nos dá 4, não é apenas 1 único ponto que nos rebaixa, e sim 100 CENTÉSIMOS, tirados de uma vez.
Mas pra repor a nota, o sistema o faz de 1 EM 1 CENTÉSIMO.
Se o hóspede rebaixa nossa nota com números inteiros, o sistema deveria usar o mesmo critério para nos repor tal nota.
Nas não!!!!
Por que o tratamento diferenciado???
Cadê a isonomia???!!!
Como disse cumadi, não é questão simples de agradar, é questão de dois pesos, duas medidas.
Não quero minimizar o esforço de ninguém, porém tenho TIs na família e te afirmo que o "esforço" desprendido pra criar o sistema de comando de uma ferramenta obsoleta e disfuncional é exatamente o mesmo para uma funcional.
Com o agravante de que, na disfuncional, vc tem um resultado medíocre arrastando atrás inúmeros problemas adjacentes, necessitando de atualizações e correções de versões, que o Airbnb não faz.
São disfuncionalidades somando-se a mais disfuncionalidades.
E digo mais, não é culpa dos TIs, pois eles cumprem ordens. A(s) pessoas) da(s) qual(is) parte tal ordem é que não fazem a minima ideia do monstro que criam.
Não são ou nunca foram anfitrião, conhecem o sistema na teoria, não fazem a mínima ideia como é, na prática.
Repito, faltam cabeças pensantes.
Façam uma pequena consultoria comigo, com o amigo @Fabricio50 ,com a lindinha @Beatriz98 ,com a @Cristina1875 e outros tantos que já se mostraram bastante assertivos em suas críticas.
Tenho certeza que a coisa fluiria muuuuuuuuuuuuito melhor.
Bjcão 💋