Cidade do mês de outubro de 2024: Brasília

May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

Cidade do mês de outubro de 2024: Brasília

Cidade do mês de outubro de 2024 - Brasília.JPG

 

Olá pessoal, como estão hoje?

Eu estou de volta com a nossa emocionante série Cidade do Mês, e desta vez estamos destacando Brasília, que é nada menos a capital do Brasil!

Brasília está longe de ser uma cidade comum. É uma maravilha arquitetônica moderna, com seu planejamento urbano único e design deslumbrante, o que lhe rendeu o título de Patrimônio Mundial da UNESCO. 

Mas ela também tem muito mais a oferecer! Além da incrível Catedral de Brasília, vale a pena dar uma volta pelo Lago Paranoá, experimentar um delicioso churrasco brasileiro, feijoada ou coxinha, ou até explorar o Eixo Monumental. Há muitas coisas para fazer e ver nesta cidade!

Agora é a sua vez: o que Brasília tem a oferecer? Você nasceu na cidade ou a escolheu como lar mais tarde? Conte sua história nos comentários!

Se você tiver alguma dica de hospedagem, conselho sobre a cidade em si ou até mesmo lugares legais para visitar, compartilhe com a gente nos comentários 😍

13 Respostas 13
May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

@Regina1105 

 

Como você pode ver, a minha descoberta sobre o nome da "praia de Brasilia" rendeu assunto por aqui 😂 Prometo que eu vou trocar a foto dessa conversa assim que eu achar uma bonita do Lago Paranoá!

 

Compartilha suas dicas sobre a cidade aqui com a gente 😘 

Regina1105
Level 10
Brasilia, Brazil

@May , que maravilha! Amo essa cidade, obrigada por isso!

Regina1105
Level 10
Brasilia, Brazil

No meu caso, eu nasci em Recife - PE e renasci aqui em Brasília. Digo isso por que vim pra cá para trabalhar, lá em 2002 (e parece que foi ontem!), e em Brasília tive todos as possibilidades de me reinventar: oportunidades profissionais incríveis, lições duras, muitas surpresas e aprendizados maravilhosos.

 

Bom, já morei em muitas cidades do Distrito Federal, então posso dizer que conheço relativamente bem este quadradinho.

 

O que chamamos Brasília é, na verdade, o Plano Piloto, essa área idealizada por Lúcio Costa e que é toda organizada em Asas, setores e quadras. É muito fácil viver aqui, pois para ir a qualquer lugar precisamos apenas do número da quadra e a indicação Sul ou Norte, não temos endereços longos como em outras cidades. Além disso, apesar de ter crescido muito nas últimas décadas, Brasília é uma cidade ainda relativamente tranquila e segura, em comparação com as demais capitais. 

 

Já as regiões administrativas que existem em torno de Brasília são um pouco mais parecidas com as cidades que conhecemos, embora a maioria siga a lógica de endereço por números de quadras e setores. Um fato preocupante é que temos uma desigualdade social que é um verdadeiro abismo, inclusive o DF tem hoje a maior favela do Brasil, Sol Nascente, que superou a Rocinha em número de domicílios. Sobre esse tema, recomendo o documentário "Noruega e Congo no centro do Brasil", disponível no youtube.

 

Quanto à hospedagem, busco traduzir, na medida do possível, essas particularidades para as pessoas que não são daqui, nem conhecem a cidade. Em geral, se a viagem é para fazer algo no Plano Piloto, não há muitas questões de locomoção pois, diferente da maioria das capitais, o trânsito flui bem e não é uma preocupação. A cidade é bem arborizada e tem muitas áreas para circulação de pedestres - paramos na faixa de pedestres, inclusive.

 

As Asas Norte e Sul são um pouco diferentes quanto à vida noturna, de forma geral: a primeira é mais despojada e a segunda um pouco mais sofisticada. Há muitos restaurantes, bares e boates e, em termos de culinária, é possível provar comida de praticamente todos os estados do país e de muitos países. O samba está cada vez mais forte por aqui, há muitas rodas de samba, mas é possível ouvir todos os estilos, do jazz ao rock. No geral, tudo funciona até 1 hora da manhã, por isso não é possível ver o sol nascer curtindo num boteco, por aqui. 😄

 

E por falar em sol ☀️, este reina aqui na cidade: Brasília é a 3ª cidade mais ensolarada do mundo, ficando atrás somente, e por pouco, de São Paulo e Rio. No quesito céu, com certeza temos o céu mais azul e lindo do país, dá pra surfar no céu, como diz a música do Natiruts (que aliás, é um grupo daqui). 

 

O clima é seco e ameno na maior parte do ano. Este ano estamos também vivenciando os problemas da crise climática: hoje são 163 dias sem chuva, um recorde que só havia sido alcançado em 1963. Infelizmente tivemos muitas queimadas e incêndios que afetaram bastante os Parques e o cerrado. Muito triste. Como eu já comentei em outra publicação, temos o Lago Paranoá, que foi construído para amenizar a baixa umidade, mas ultimamente nossa "praia" tem feito pouca diferença nesse quesito.  

 

O turismo vai além do cívico (que também é maravilhoso): há atividades de aventura, místicas/religiosas e muita natureza. Para os meus hóspedes, deixo um guia rápido que eu mesma elaborei, com três perfis de viajantes: 

 

Regina1105_0-1727983929346.png

 

E também preparei um guia (em constante atualização) sobre a Asa Norte, região que eu adoro e onde fica a minha acomodação:

 

https://www.airbnb.com.br/s/guidebooks?refinement_paths%5B%5D=%2Fguidebooks%2F5976715&s=67&unique_sh...

 

 

Enfim, eu passaria horas escrevendo sobre esta cidade que eu amo, mas são essas as principais questões que me vieram à tona por agora. Já morei em muitas cidades do país e, na minha experiência, não há cidade melhor para viver no país.

 

No início eu sentia muita falta do litoral, mas hoje acho até uma vantagem, pois não temos os problemas típicos das cidades litorâneas. Também sentia falta do calor humano, como nordestina que sou, mas aprendi a entender e respeitar limites e individualidades. Hoje não sinto falta de nada, até mesmo o Carnaval de Olinda/Recife, que é tudo pra mim, está sob risco de substituição, pois o Carnaval daqui está mais lindo a cada ano, super seguro, alegre e com muito frevo! Pois é, esta Brasília tem sempre uma carta na manga e eu adoro isso. 😁❤️

 

 

 

 

 

May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

@Regina1105 obrigada por compartilhar tanta informação com a gente aqui! Eu acredito mto que tem lugar que nosso coração escolhe para chamar de casa e o seu chamou Brasilia 😍

 

Eu adorei isso de identificar o tipo de viajante no seu guia. Alias, existe algum prato típico de Brasilia ou um que é muito comum? Eu anoto todas as dicas que eu leio aqui na comunidade e pra mim gastronomia é a primeira coisa que eu procuro qd viajo!


Obs:  eu passei a minha vida achando que o Natiruts era do Rio 😂 

Regina1105
Level 10
Brasilia, Brazil

Ah, pois é, @May , te falo que Brasília sempre supreende!

 

Eu diria que a marca da culinária aqui é a diversidade, pois há chefs de todas as partes do país; desses, as culinárias goianas e mineiras são bem fortes aqui.

 

Agora, o típico MESMO de Brasília é bem divertido: o cachorro quente, na chapa ou no molho, em barraquinhas e quiosques, é delicioso - na hora de servir, sempre tem pastinhas de alho ou ervas finas. Acredite, é uma iguaria. Inclusive no Aeroporto tem uma lanchonete que serve o cachorro quente típico daqui.

 

Outro "prato" típico é o pastel com caldo de cana, realmente a diversidade de recheios do pastel é impressionante! E caldo de cana, tem até à vontade em alguns locais, no melhor estilo burguer king, kkk.

 

No final da tarde, temos a "jantinha", creio ser influência goiana: feijão tropeiro, mandioca, vinagrete e espetinho à escolha. É uma maravilha!

 

Enfim, o típico daqui é bem popular e delicioso! Mas dá pra provar de tudo, se você quiser.

 

 

May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

 

 

@Regina1105 Nossa eu amo pasta de alho! Deve ficar mtooo bom! Como boa paulistana que sou, vou fazer uma pergunta que não quer calar: o cachorro-quente de Brasília vai purê de batata também? 😂

 

 

Regina1105
Level 10
Brasilia, Brazil

@May Colocar purê de batata no cachorro-quente é considerado crime hediondo na maior parte do país 😳, como seria diferente aqui na Capital? kkkk Aqui é salsicha, muito queijo, milho e batata palha. A pastinha de alho faz a mágica.

May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

@Regina1105 😂😂😂😂😂  como assim???!? Purê no cachorro quente é vida!

 

Brincadeiras a parte, eu quero muito experimentar com essa pastinha de alho! Até achei uma receita!

Kelly1888
Level 1
Brasília, Brazil

Brasília é realmente uma cidade única, com sua arquitetura icônica de Niemeyer, os espaços verdes amplos, e o céu espetacular que é quase uma obra de arte. Além disso, a qualidade de vida é um grande atrativo: tudo é planejado, o trânsito flui bem e temos um clima bem característico. Para quem gosta de uma vida mais tranquila e organizada, sem perder a conexão com uma cena cultural interessante e muita diversidade, Brasília é um lugar que surpreende.

Verdade, @Kelly1888 , adoro isso de ter uma vida tranquila e, ao mesmo tempo, opções culturais e de lazer ao ar livre.

May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

@Kelly1888 qual é sua atividade favorita por ai?

Adriana1942
Level 2
Brasilia, Brazil

Brasília é a cidade do Brasil que consegue unir ambientes agradáveis com uma gastronomia riquíssima em variedades a uma paisagem natural espetacular, a qualquer momento do dia e em qualquer lugar, além da facilidade de locomoção pelos diversos pontos turísticos exclusivos na capital!

 

20241007_113242.jpg

Brasília é uma cidade plana e pequena em relação às outras capitais, proporcionando ao turista a possibilidade de conhecer muitos  pontos turísticos, mesmo que disponibilize de pouco tempo. É possível conhecer Brasília e seus encantos em uma semana, isso incluindo as diversas cachoeiras do entorno, além passeio principal ao longo da Esplanada dos Ministérios, agradando tanto o hóspede mais intelectual, quanto o esportivo e aventureiro!

 

20241007_160741.jpg

Não existe no Brasíl, uma arquitetura tão moderna como a de Brasília, além da diversidade nas belezas do cerrado, da flora e da fauna tudo junto!

20241007_164022.jpg

 

May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

@Adriana1942 adorei seu relato e as fotos! Você tem algum lugar favorito ou restaurante favorito que você sempre recomenda?

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias