Como ajudar o Airbnb a otimizar as buscas?

Como ajudar o Airbnb a otimizar as buscas?

Não sei este é o local correto, mas lá vai!

Minha maior dificuldade no App, como hóspede é fazer buscas. Me irrita profundamente buscar determinada (exata) localização e receber centenas de outros locais que não me interessam. Pelas estrelas! Até de país diferente! Fico imaginando, pessoas que não conhecem o local para onde estão indo e se garantem na busca! Sem contar o irritante mapa na tela das opções, mantendo as opções espremidas no canto (notebook).

Existe uma forma de ajudar o App a só mostrar opções da cidade ou país que quero ir e não de centenas de milhares de distância!? Eu já encontrei uma recomendação de praia em Aparecida do Norte/SP, em que a praia ficava em Paraty no Rio de Janeiro! Simplesmente 120Km de distância do imóvel! Para quem tem helicóptero, não é muito, mas eu ainda não tenho.

Se alguém puder me ajudar, fico grata!

21 Respostas 21
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Jussara36 

O problema está em que o Airbnb não vê nenhum problema na ferramenta de Busca, assim como não vê em tantas outras tão o mais problemáticas como as Avaliações, o Aircover ou a tratativa para os cancelamentos realizados pelos anfitriões, por exemplo.

A coisa já não estava boa, fazia tempo que a inclusão de outras cidades, mesmo qdo especificamos qual queremos, confunde muitos hóspedes que, desconhecendo a região, acabam tendo uma bela "surpresa" ao descobrir que sua estadia está em outra cidade a dezenas de quilômetros de distância de onde haviam feito a busca.

Não satisfeito, no lugar de corrigir isso, há cerca de 2 anos e meio, o Airbnb vem com as fatídicas "Categorias", pra botar a pá de cal derradeira.

E assim faz o Airbnb rotineiramente. 

Introduz ferramentas disfuncionais e prejudiciais que são ainda msis agravadas com mais atualizações disfuncionais. 

De nada adianta enviar feedback, responder aqui as mensagens do time superior que acompanham tais atualizações (ficamos sem resposta) ou a queridíssima @Laura levar tbm ao mesmo time, fazer reclamações no Reclame Aqui (de tanta reclamações o Airbnb nem temmais nota lá, já está como "Não recomendado").

Tudo isso já foi feito à exaustão!

O Airbnb não nos ouve!

Ao menos fico satisfeita 😉 em perceber que não sou a única a perceber tais falhas, que para mim são gravíssimas! Por ter muita atenção, ainda não caí em nenhuma destas situações. Mas imagino a 😥 de outras pessoas, que talvez tenham suas 🌛 de 🍯, transformadas em luas de fel. Afinal, imagina querer ir à Basílica de N. S. Aparecida e depois dar um belo 👙 mergulho em uma bela 🏖  mas a praia estar há 150 km!

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

É por ai @Jussara36 

É só fazer uma pequena busca na barra de pesquisa pra ver o tanto que já se falou sobre isso e demais ferramentas disfuncionais. 

E não pense que a corda arrebenta somente pro lado do hóspede, neste caso o "lado fraco" somos ambos, anfitrião e hóspede. 

Imagina a situação do anfitrião no exemplo que citei?

A tal "surpresa" é tbm pra ele.

O hóspede chega e diz que não foi praquela cidade que fez a reserva, aí pede pro anfitrião cancelar, coisa que ele não pode fazer pois perde o pagamento da reserva, ainda paga multa e perde seu título de Superhost.

Ocorre que o hóspede tbm perde se cancelar, o que faz com que, em muitos dos casos, ele acabe intubando aquela reserva.

Só que depois ele lasca o anfitrião na avaliação o que derruba a nota da acomodação, leva o anúncio lá pro fim da painel e muitos perdem seu Superhost. 

Avaliação essa que o Airbnb não retira pois "não faz apuração da veracidade das informações".

E nesse desastre todo, quem é o único que ganha???!!!

Resposta fácil, né?

 

Sim @Denise583 imagino o constrangimento para todos. Eu, particularmente, mesmo antes da reserva entro em contato direto com anfitrião. Não confio na mediação feita totalmente pelo site.  Como mencionei, para quem não conhece nada do local para onde vai, corre grande risco, inclusive de fazer a reserva em outro país como está acontecendo agora comigo. Estou buscando acomodações no Paraguay e recebo no meu feed centenas de acomodações em Foz do Iguaçu, no Brasil e tbm Argentina. Se eu quisesse Foz, colocaria Foz na pesquisa. Meses atrás eu precisei fazer tratamento em Valença no interior do RJ. Nem imagine ara onde estavam me direcionando.

Realmente a parte do site ligada a "buscas" é muito, mas muito ruim mesmo. E para um site na área do Turismo, é um erro fatal.

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Misericórdia  @Jussara36 

Sabia dessa discrepância com outras cidades, mas não fazia ideia que a coisa tbm acontece com putros países. 

Aí é incompetência e descaso demais.

A queridíssima @Laura é nossa Community Manager, vamos ver o que ela consegue apurar sobre isso.

Pois é @Denise583 é irritante e cansativo. Temos que abrir os anúncios. Os "filtros", não adiantam nada.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Jussara36 , @Denise583 tudo bem queridas? 

 

Então, eu lembro da gente ter conversado bastante sobre isso, lembra Dê? Até a @Beatriz98 que estava procurando um apê no Jardim Botânico no Rio estava com dificuldade em somente receber anúncios dessa area específica.

 

Eu quando faço uma busca vou particularmente para o mapa, e de lá eu consigo ver logo onde fica o espaço em relação à cidade ou zona.... como você faz a sua busca @Jussara36 ? 

 

Com as próximas atualizações parece que vai incluir ferramentas de busca mais específicas...assim que tiver novidades venho informar à vocês, mas acho importante vocês fornecerem o máximo de feedback possível porque até eu como hóspede quando faço essa busca, apesar de não efetuar uma reserva há um tempo, não senti essa mesma discrepância...

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Laura @Denise583 , então...para quem não conhece o local o mapa não serve para nada. E se @Laura , vc soubesse o quanto aquele mapa espremendo a visualização, irrita, rs.

A única coisa que queremos é digitar o nome do país, cidade, bairro...e receber acomodações do país, cidade, bairro, buscado. Afinal, não seria para isso a existência da "busca"? E se pudéssemos fazer como qualquer site de compras e ter estas informações por ordem de valor,  tipo, melhor avaliação, novos, mais antigos, maior desconto, número de quartos, etc, seja lá quais forem as possibilidades aplicáveis, seria bom também. Isso deveria ser livre e não engessado como é.

Ex. Casa, melhor avaliação, menor valor, 1 quarto, Bari, Itália. Não em Bologna, Bali ou Albânia!

É para isso que existem computadores, para fazer o cálculo e entregar a seleção.

Veja o resultado para esta busca de acomodação em Boquerón, Ciudad del Este, ParaguaiBoqueron, Ciudad del Este, Paraguai ???Boqueron, Ciudad del Este, Paraguai ???

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Pois é cumadi @Laura 

Falamos, falamos, falamos e depois falamos mais ainda.

E de nada adiantou. 

Vieram as categorias e depois mais umas tantas categorias, mas corrigir o problema, nadica de nada.

 

O mapa só funciona se vc conhece a região, além do que, em regiões com centenas de acomodações, nem todas aparecem e ficam todas trepadas em cima uma da outra. 

O mapa é tão confuso e disfuncional quanto.

E se for zona rural, só aparece "branco", nenhum outro detalhe.

 

De que adianta colocar a cidade se a ferramenta não segue???!!!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Essa questão que você mencionou sobre os filtros é possível com algumas informações como quantidade de quartos, preços, número de quartos.... você viu no canto superior direito da página @Jussara36 ? É esse filtro que você quer dizer?

 

Como eu sempre faço a busca baseado no mapa para mim fica fácil ver quando não está dentro do meu raio de distância, mas imagino que isso não seja tão claro para todo mundo mesmo....

 

Então vocês duas acham que só deveria aparecer especificamente a região em que foi feita a busca, tipo se colocar Bologna, só aparecer Bologna sem contar com as cidades satélites? @Denise583 @Jussara36 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Então cumadi @Laura 

Entendi que a colega @Jussara36 usou a palavra "filtros" num tom genérico pra mencionar as escolhas feitas pelo hóspedes, numa Busca, como é a opção da cidade.

 

EVIDENTE QUE SÓ DEVERIAM INCLUIR RESULTADOS DENTRO DA CIDADE ESCOLHIDA!!! 

Nada mais óbvio e funcional!

Nem precisaria entrar em conjecturas.

Mas se podem complicar, pra quê facilitar, né?

No máximo poderia haver um complemento do tipo:

"Não achou nada dentro da sua Busca?

Seguem abaixo comodidades em regiões próximas"

inclusive com a observação da distância em quilômetros. 

Aí sim o hóspede saberia exatamente que estava visualizando resultados PRÓXIMOS, fora da cidade originalmente escolhida.

 

O pior é que o Airbnb tá careca de saber disso. Um assunto já amplamente duscutido!!!

O Airbnb nos cobra tanto a exatidão do anúncio, inclusive é critério de nota de avaliação por parte do hóspede; mas ele mesmo se furta a seguir tais preceitos. 

Imagina eu botar no anúncio que minha acomodação tem jacuzzi ou ofurô, e o hóspede chega e encontra um tanque de concreto no quintal.

"Oh, mas é similar..."

 

Não rola né cumadi?

 

Bjcão 💋

 

Para quem vai se hospedar é ficar super atento e conversar diretamente com anfitrião. Eu nunca tive problemas, aqui ou em qq outra plataforma, pq tomo este cuidado. E pq pesquiso muito, mas muito mesmo, antes de ir a um local desconhecido.  E compreendo que não é justo prejudicar o anfitrião com avaliações ruins.

 

@Laurasim. Se eu faço uma busca por determinado local, só deveria aparecer este local. Por e para isso as localidades são divididas em países, regiões, estados, cidades, bairros, ruas. Para que as pessoas possam....se localizar e não se perderem! Dá para imaginar um GPS onde vc coloca o destino para onde quer ir e ele te guia para 100Km distante!?

 

De fato, esta parte, na minha ótica como hóspede, está bastante deficitária. E prejudica às duas pontas do negócio. Eu realmente fico cansada e certamente, perco oportunidades que estão perdidas nas opções oferecidas que estão embaralhadas.E assim como eu perco de alugar, o anfitrião tbm perde.

 

Chega a ser ridículo ter que levantar questões como estas em um site internacional. Se fosse uma agência do governo brasileiro...seria natural.

 

Enfim!

 

Obrigada @Denise583 @Laura pela conversa.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu consigo entender os dois lados @Denise583 , @Jussara36 nesse caso.... para quem está nas cidades em volta do local de busca da acomodação pode ser muito interessante ter essa visibilidade a mais, é algo que vem crescendo nos últimos anos de haver mais reservas em locais menos urbanos, de dar mais opções para os hóspedes escolherem e avaliarem, até porque muitas vezes o valor compensa....

 

Eu por exemplo se faço uma busca por Bologna consigo ver pelo mapa que lá embaixo no canto inferior direito tem uma opção fora da cidade, mas olhando pela lista que aparece do lado esquerdo é mais difícil de conseguir saber com exatidão onde está o local. Oque eu sempre faço se quero um local específico é colocar mais zoom...

 

Arrisco dizer que é coisa de gosto mesmo, deve ter anfitrião que deve ter adorado e aumentado as reservas assim como quem não gostou.... eu fiquei até curiosa de fazer uma busca de verdade como hóspede!

Screenshot 2023-09-20 at 13.47.50.png

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Cumadi @Laura 

Essa sua colocação estaria perfeita se o hóspede fosse previamente avisado que há resultados FORA DA CIDADE ESCOLHIDA, QUAIS são e as DISTÂNCIAS. 

 

NÃO É O CASO!!!

 

As cidades distantes quilômetros, e até em outros países como apontou a colega @Jussara36 , VÊM MISTURADAS, confundindo aqueles que não conhecem a área.

Não há uma seção separada para esses resultados "extras", não há sequer um esclarecimento de como está sendo apresentado.

 

Bastaria isso!!!

 

Cadê a clareza, que tanto nos cobram?

 

Não adianta minimizar a coisa.

Essa é mais uma ferramenta, antes muitíssimo útil e fácil de usar, e que se tornou disfuncional mediante as "atualizações" equivocadas do Airbnb.

O Airbnb precisa encarar isso de frente.

Precisa encarar o tamanho desapontamento e problemas que suas ações equivocadas têm trazido nos últimos anos.

É inadmissível que sejamos mais e mais prejudicados pelaos equivicis e inércia da plataforma. 

Tenho dito... 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias