Criando projetos como arquiteto para anfitriões do Airbnb

Carlos4005
Level 2
Sao Jose dos Campos, Brazil

Criando projetos como arquiteto para anfitriões do Airbnb

Projeto do Alpes VilaProjeto do Alpes Vila 

image6.png image7.jpg

Minha história com o Airbnb começou em 2019, após eu completar 3 anos em um escritório de arquitetura de minha cidade. Ali começaram a surgir alguns clientes com algumas demandas pouco convencionais, um casal desejava transformar um celeiro antigo em acomodação, outro desejava 4 projetos de chalés inusitados e diferentes entre si, buscando saber qual haveria mais procura.

O interessante é que para eles também tudo era novo, havia receios quanto ao retorno, demanda da região escolhida, e sabidamente eles buscavam projetos com visão do negócio.

Após a falta de conexão de escritórios antenados a este nicho, infelizmente eles buscaram soluções em outras cidades. Desde então dediquei os últimos 3 anos a entender mais o mercado e suas demandas, e como eu poderia agregar, inferi que era comum acomodações serem inauguradas sem plano de negócios estruturados, surgiam na base da tentativa e erro, uma dor geral de novos investidores e anfitriões inexperientes.

Nesse meio tempo anunciei imóvel de conhecidos,  me conectei com anfitriões, colhi feedback de viajantes, participei de mentorias. E há um ano tenho o prazer de auxiliar outros anfitriões e investidores a criarem espaços autênticos com experiências e previsão de rentabilidade.

Uma das coisas mais importantes como anfitrião são que acomodações bem sucedidas se ancoram em um tripé de qualidade, vejo como imprescindível a harmonia e funcionamento entre o Online, interpessoal e o físico.

-Online- Anúncio do Airbnb corretamente configurado, com ótimas fotos, descrição chamativa e eficiente plano de tarifas;

-Interpessoal- Como prezamos pelas relações envolvidas em todo processo de estadia, seja a hospitalidade em geral, rede de parcerias para limpeza e manutenção;

-Físico- Aqui está a base do aluguel de temporada, oferecer imóveis autênticos, funcionais e provedores de experiências.

Acredito também que os principais valores que um anfitrião deve identificar e reforçar em si, são:

-Hospitalidade - percebo que, mais que atender e recepcionar como um "facilitador eficiente", o diferencial de um anfitrião está em  manter um contato mais humanizado, sendo acolhedor, cordial, mantendo sempre comunicação afetiva e empática, se colocando no lugar do hóspede para oferecer experiências satisfatórias, e em situações em que é necessário resiliência, ser paciente, amigável e polido conta muito !!

-Profissionalismo- Confesso que para imóveis que também são usados esporadicamente pelafamília, é mais difícil em um primeiro momento, enxergar o imóvel como um pequeno negócio, mas acredite, essa mudança de mentalidade é necessária e faz diferença... É importantíssimo elevar os critérios de cuidado com a acomodação, seja você, seu hóspede mais exigente, atente-se a detalhes que fogem aos olhos, como odores, ruídos, vazamentos. Com certeza os hóspedes os auxiliarão com feedbacks, os enxergue como aliados nessa jornada rumo a excelência.

Inclusivo-  Sabemos que viajar com segurança e tranquilidade, é um direito comum a todos. Todas acomodações devem prover a igualdade social e acessibilidade para pessoas com diferentes necessidades, mas o quê percebo é que estamos engatinhando em oferecer acomodações integralmente inclusivas em toda jornada do hóspede, seja online (anúncio, descrição, fotografia e filtros) como pessoalmente, hospitalidade e arquitetura.

Casa de Veraneio que fui responsável pela gestão, durante a pandemia… em minha cidade de São José dos Campos, Onde vivenciei as dificuldades e alegrias de ser um anfitrião, aprendi a me relacionar com hóspedesCasa de Veraneio que fui responsável pela gestão, durante a pandemia… em minha cidade de São José dos Campos, Onde vivenciei as dificuldades e alegrias de ser um anfitrião, aprendi a me relacionar com hóspedes image3.jpg

Moro em uma região bem arborizada em São José dos Campos-SP, próximo a ciclovias e praças, no tempo livre costumo dar uma volta de bicicleta, fazer minhas leituras de baixo de uma boa sombra e passear com minha fiel cãopanheira Frida.

Meu passeio matinal acompanhado da minha fiel cãopanheira FridaMeu passeio matinal acompanhado da minha fiel cãopanheira Frida

1 Resposta 1
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que lindas as suas fotos e os seus projetos em comunhão com os anfitriões @Carlos4005 , acredito muito que anúncios bem sucedidos são na sua grande maioria compostos por diversos fatores que você descreveu, como profissionalismo e inclusivas em toda jornada do hóspede....

Quanto tempo você ficou como anfitrião dessa casa de veraneio?

Acabou de chegar na Comunidade? Comece um novo tópico aqui para enviar a sua pergunta!

¿No encuentras lo que buscas? ¡Inicia una conversación en la Comunidade de Airbnb! 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias