Projeto do Alpes Vila
Minha história com o Airbnb começou em 2019, após eu completar 3 anos em um escritório de arquitetura de minha cidade. Ali começaram a surgir alguns clientes com algumas demandas pouco convencionais, um casal desejava transformar um celeiro antigo em acomodação, outro desejava 4 projetos de chalés inusitados e diferentes entre si, buscando saber qual haveria mais procura.
O interessante é que para eles também tudo era novo, havia receios quanto ao retorno, demanda da região escolhida, e sabidamente eles buscavam projetos com visão do negócio.
Após a falta de conexão de escritórios antenados a este nicho, infelizmente eles buscaram soluções em outras cidades. Desde então dediquei os últimos 3 anos a entender mais o mercado e suas demandas, e como eu poderia agregar, inferi que era comum acomodações serem inauguradas sem plano de negócios estruturados, surgiam na base da tentativa e erro, uma dor geral de novos investidores e anfitriões inexperientes.
Nesse meio tempo anunciei imóvel de conhecidos, me conectei com anfitriões, colhi feedback de viajantes, participei de mentorias. E há um ano tenho o prazer de auxiliar outros anfitriões e investidores a criarem espaços autênticos com experiências e previsão de rentabilidade.
Uma das coisas mais importantes como anfitrião são que acomodações bem sucedidas se ancoram em um tripé de qualidade, vejo como imprescindível a harmonia e funcionamento entre o Online, interpessoal e o físico.
-Online- Anúncio do Airbnb corretamente configurado, com ótimas fotos, descrição chamativa e eficiente plano de tarifas;
-Interpessoal- Como prezamos pelas relações envolvidas em todo processo de estadia, seja a hospitalidade em geral, rede de parcerias para limpeza e manutenção;
-Físico- Aqui está a base do aluguel de temporada, oferecer imóveis autênticos, funcionais e provedores de experiências.
Acredito também que os principais valores que um anfitrião deve identificar e reforçar em si, são:
-Hospitalidade - percebo que, mais que atender e recepcionar como um "facilitador eficiente", o diferencial de um anfitrião está em manter um contato mais humanizado, sendo acolhedor, cordial, mantendo sempre comunicação afetiva e empática, se colocando no lugar do hóspede para oferecer experiências satisfatórias, e em situações em que é necessário resiliência, ser paciente, amigável e polido conta muito !!
-Profissionalismo- Confesso que para imóveis que também são usados esporadicamente pelafamília, é mais difícil em um primeiro momento, enxergar o imóvel como um pequeno negócio, mas acredite, essa mudança de mentalidade é necessária e faz diferença... É importantíssimo elevar os critérios de cuidado com a acomodação, seja você, seu hóspede mais exigente, atente-se a detalhes que fogem aos olhos, como odores, ruídos, vazamentos. Com certeza os hóspedes os auxiliarão com feedbacks, os enxergue como aliados nessa jornada rumo a excelência.
Inclusivo- Sabemos que viajar com segurança e tranquilidade, é um direito comum a todos. Todas acomodações devem prover a igualdade social e acessibilidade para pessoas com diferentes necessidades, mas o quê percebo é que estamos engatinhando em oferecer acomodações integralmente inclusivas em toda jornada do hóspede, seja online (anúncio, descrição, fotografia e filtros) como pessoalmente, hospitalidade e arquitetura.
Casa de Veraneio que fui responsável pela gestão, durante a pandemia… em minha cidade de São José dos Campos, Onde vivenciei as dificuldades e alegrias de ser um anfitrião, aprendi a me relacionar com hóspedes
Moro em uma região bem arborizada em São José dos Campos-SP, próximo a ciclovias e praças, no tempo livre costumo dar uma volta de bicicleta, fazer minhas leituras de baixo de uma boa sombra e passear com minha fiel cãopanheira Frida.
Meu passeio matinal acompanhado da minha fiel cãopanheira Frida