🍃[Festival]🍃 Combatendo o desperdício de alimentos

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

🍃[Festival]🍃 Combatendo o desperdício de alimentos

Laura_2-1713956022287.jpeg Laura_1-1713956012552.jpeg

 

 

O dia 24 de abril marca o Dia de Combate ao Desperdício de Alimentos, servindo como um lembrete crucial da necessidade urgente de abordar questões de consumo excessivo e desperdício, além de implementar mudanças significativas.

 

Esse é  um grande problema hoje em dia,e desde indivíduos até governos estão tentando descobrir como lidar com isso. Não é apenas uma questão social ou humanitária, mas também uma questão ambiental.

 

Uma grande parte dos alimentos produzidos globalmente é desperdiçada, e essa quantidade de desperdício de alimentos que acaba em um aterro sanitário pode contribuir para problemas para o nosso planeta. Grandes quantidades de alimentos se degradam naturalmente ao longo do tempo, contribuindo significativamente para o aquecimento global e a erosão da camada de ozônio devido à grande quantidade de gás metano que produz ao se decompor. Poderíamos fazer uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa causadas pelo ser humano se parássemos de desperdiçar tantos alimentos.

 

Uma simples pesquisa na internet oferece uma variedade de opções para quem procura reduzir o desperdício de alimentos, como por exemplo:

 

  • Verifique o armazenamento de alimentos para garantir que está mantendo seus alimentos o mais frescos possível.
  • Entenda quando os alimentos expiram
  • Seja até mesmo criativo com suas sobras para impedir que elas vão para o lixo.


Existem muitas maneiras pelas quais podemos fazer uma diferença positiva em nosso mundo, e estar ciente do desperdício de alimentos é apenas uma parte do quebra-cabeça. Você já pensou sobre o que pode fazer, ou já está fazendo, para reduzir o desperdício de alimentos? Quer você esteja apenas começando ou já esteja progredindo nesse sentido, adoraria ouvir sua experiência sobre esse tema. E se você tiver alguma pergunta ou sugestão sobre como podemos melhorar ainda mais,  fique à vontade para compartilhar também.

 

Laura_0-1713956003514.jpeg 

Laura_3-1713956031151.jpeg

 

 

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

27 Respostas 27
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu praticamente não jogo comida fora, mas também quase não saio de casa então ajuda 😅

 

E vocês queridas, tem alguma dica para reduzir o desperdício e alimentos?

@Maristela47 , @Vanessa1883 , @Muriel-E-Rony0 , @Fabricia11 , @Grasiela6 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Eu sou adepta ao freezer para não perder comida, mas fui criada pela minha avó paterna que era vegana (quando isso nem era moda ainda) e me ensinou a aproveitar tudo desde a casca da laranja que jogamos fora para fazer chá, até a água do cozimento da beterraba rico em ferro para um "pudim"! 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Mentira que você tinha uma vó vegana @Vanessa1883 ??? Que interessante! Nessa época não se falava mesmo disso....

 

Agora me explica essa do pudim com água de beterraba?

 

Eu também morro de dó de jogar fora água de cozimento de alimentos, sabe quando a água tem a cor do legume? Sempre penso que ali tem todo o sabor e nutriente do vegetal!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Minha avó aproveitava tudo! Antigamente beterraba e cenouras vinham com folhas, as da beterraba ela fazia refogada como couve (uma delícia) e as da cenoura fazia um tipo de tempurá! A água de cozimento de legumes ela usava para fazer sopa e até para cozinhar arroz. Raramente ela descascava os legumes. Cascas de frutas eram secas ao sol e guardadas para fazer chá, e a água da beterraba ela acrescentava açúcar e amido de milho para engrossar, levava à geladeira em forma de pudim, além de bonito ficava gostoso! 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Ai eu amo gente que cozinha assim @Vanessa1883 🥰

 

Dá gosto de ver hein....

Eu amo cozinhar, recentemente entretanto tenho escolhido outras atividades como exercício, ler, praticar violão,até descansar mesmo ou limpar a casa então dificilmente eu passo muito tempo cozinhando, demanda muito da gente não é??

 

Mas eu iria amar fazer tudo do zero, uma pena que a gente perdeu isso....

 

Falando nisso nunca te perguntei se você é boa de cozinha 😎

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Eu costumava ser! Kkkk Infelizmente hoje não tenho para quem cozinhar, minhas filhas são crescidas e pouco ficam em casa. Mas também me mudei para um apartamento menor há um ano, e não tenho tanto espaço como antes! Eu tinha uma cozinha grande e bem equipada! Mas ainda faço minha própria geleia, meu molho de tomate (não compro mais há uns sete anos), eu faço os bolos de aniversário das minhas filhas, meu molho barbecue e outras coisinhas gostosas. No mais cozinho mesmo quando recebo alguém! Recentemente fiz um curso de barista (adorei) e retomei um projeto antiiiiigo de fotografia. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eita mas você gosta de fazer coisa hein @Vanessa1883 ... curso de barista? Que máximo! Tem a ver com mixologia também?

 

Eu também tenho feito menos coisa na cozinha, minha lista de coisas pra fazer é sempre tão longa que quando acabo quero relaxar 😅

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Oi Laura!  O curso de barista que fiz foi de café, a gente aprende a degustar cafés, sobre produção, torra e modos de preparo; ao final você se torna uma pessoa bem chata, que só quer café especial que custa o triplo do comum! Kkkk Amei, mas precisei trocar minha máquina de café Três Corações por uma Nespresso, e comprei uma prensa francesa! Kkkkk

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que chiiiique @Vanessa1883 !

 

Qual é a prensa francesa? 🧐

 

Eu sempre fiquei na dúvida se a máquina Nespresso era melhor melhor mesmo ou só marketing...

 

A qualidade é superior?

Estou doida pra experimentar um cafezinho seu para você colocar os seus dotes para jogo 🤣

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Oi Laura! A prensa francesa é aquela que faz o café por infusão e depois você prensa para separar o pó da bebida, dê uma olhada no Youtube o canal da Coffee and Joy - Prensa Francesa - A Cafeteira Prática e Elegante. Quanto à máquina Nespresso e Três Corações, é que depois de uma algumas pesquisas de degustações, gostei mais dos cafés da Nespresso. Achei eles menos amargos, mais doces e aromáticos (sim, aprendi esse lenga-lenga no meu curso kkkk). Também gostei de ter um cafezinho moído na hora de vez em quando, por isso a prensa. São pequenas frescuras que a gente pode se dar depois (bem depois) dos quarenta e quando os filhos já estão crescidos! kkkk 

Quanto a provar uns cafés é só marcar!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Ahhh agora entendi a tal da prensa francesa @Vanessa1883 ! E aquela do copo e fica num empurra e puxa bem manual não é....

 

Parece super simples, não sabia que era uma das melhores formas de fazer bons cafés!!

Imagina você oferecer essa mini degustação para os seus hóspedes?

 

Eu ia amar começar a entender e sentir o gosto e notas de diferentes cafés....

E afinal: é bom ou ruim para saúde??? 🧐

Eu só comecei a tomar depois que comecei a pagar as minhas próprias contas porque minha mãe falava que café e ovo demais era ruim pra saúde (não sei da onde ela tirou isso!)

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Esse que você está falando de colocar sobre o copo e empurrar, chama- se aeropress, é legal também, é infusão e prensa. Para oferecer aos hóspedes fica um pouco caro, cada peça custa em torno de R$200 + filtros! Eu adoraria oferecer experiências aos meus hóspedes, na verdade era minha intensão desde o começo mas não funciona, é muito caro e as pessoas literalmente destroem suas coisas. Nesse flat que te falei, quando comecei oferecia lençóis 400 fios de algodão egípcio, toalhas de algodão egípcio, taças de cristal, louça bone China, kkkk!!! Como fui ingênua! Gastei uma fortuna e tudo isso não durou três meses! Estragaram TUDO!!! Hoje o que tem lá é de boa qualidade mas nada muito caro! 

E quanto a fazer mal … tudo que é demais realmente faz mal, até alface! Kkkk Mas a questão é sempre equilíbrio, pra tudo na vida! Eu nem tomo tanto, cerca de três xícaras por dia, em média!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias