‌🍃‌[Festival de Sustentabilidade 2023] Uma casa altamente sustentável‌🍃‌

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

‌🍃‌[Festival de Sustentabilidade 2023] Uma casa altamente sustentável‌🍃‌

 

Erwin-Román0.png

Este tópico faz parte do Festival de Sustentabilidade da Central da Comunidade, clique aqui para saber mais!

O tópico original  foi postado na Central da Comunidade de língua espanhola por  @Erwin-Román0  e nós o traduzimos abaixo.

______________________________________________________

 

Quando me ofereceram dois contêineres de 12 metros com um super desconto, surgiu em minha mente um projeto que eu sonhava de vez em quando. 

Tudo conspirou para que ele se realizasse: o terreno, a facilidade da montagem, a proximidade dos contêineres, minha experiência como cenógrafo e uma equipe criativa (meus filhos).

 

Laura_0-1681979672513.jpeg

Além do design conceitual, que eu elaborei em 20 dias, o mais importante era a possibilidade de reciclar e reduzir consideravelmente os materiais contaminantes: cimento, concreto, tijolo, haste, etc. Alinhados com a sustentabilidade, conseguimos pallets pesados para forrar e decorar algumas paredes internas.

 

 

Laura_1-1681979729094.jpeg

Para a construção, usamos 14 estacas com niveladores, nas quais ancoramos um contêiner dividido em dois para fazer o primeiro andar e atravessamos o outro contêiner para fazer o segundo andar. 

 

Com cortes de um lado e junções no outro, criamos dois apartamentos de 50 m² cada.

 

 

Em um deles, criei a atmosfera de um chalé, com várias 

madeiras, graças aos pallets. Enquanto para o outro, escolhi um estilo mais industrial, com instalações elétricas visíveis e decorado com medidores de pressão e relógios.

 

Laura_3-1681979860020.jpeg

A construção estava indo de vento em popa. O primeiro apartamento ficou pronto em 35 dias! Mas duas coisas puseram fim à corrida: 

a primeira foi que, com nosso entusiasmo para ver como o projeto tomava forma, esquecemos de pedir as autorizações. E nossa obra foi interrompida. 

 

Laura_7-1681979943946.jpeg

 

Tivemos que juntar documentos e projetos. Acabamos descobrindo que o município não tinha regulamentos para esse tipo de construção, o que resultou em mais atrasos. No fim das contas, demoramos quase um ano para obter a licença. Já estávamos nos preparando para retomar o projeto, quando começou o confinamento por causa da pandemia! Os três meses planejados, se transformaram em pouco mais de dois anos.

 

 

Laura_4-1681979916556.jpeg

 

 

Laura_6-1681979939501.jpeg  Laura_8-1681979987719.jpeg 

 

Screenshot 2023-04-20 at 09.44.05.png

 

Hoje, temos um apartamento alugado em tempo integral, enquanto o outro alternamos entre a família e os turistas, graças ao Airbnb, que já uso há muito tempo para minhas férias.

 

Continuando com a ideia de sustentabilidade, construí um pequeno galinheiro e três terraços para minha horta orgânica. Neste espaço de 30 m², além do consumo da minha família, posso vender ovos e legumes frescos aos hóspedes que nos visitam.

 

Agora nos dedicamos a um projeto de reciclagem também.

O município criou um programa para aproveitar os resíduos orgânicos.

 

Os resíduos são recolhidos em diferentes dias da semana. No condomínio onde moramos, organizei um espaço para armazenar materiais recicláveis e promover uma cultura da separação do lixo entre os coproprietários. O material coletado e selecionado é entregue periodicamente a uma cooperativa de recicladores.

 

E é aí que entram nossos hóspedes. Pedimos a contribuição deles para cuidar do planeta. Para isso, pusemos um cestinho na mesa da cozinha para eles recolherem os resíduos orgânicos, um cesto de lixo para recolherem resíduos não recicláveis e um cesto maior do lado de fora do apartamento para recolherem todo o material que pode ser reciclado. 

 

Iniciamos esse projeto em novembro do ano passado. Aprendemos cada vez mais com os hóspedes. Todos os dias, surgem novas ideias; ainda há muito o que fazer.

 

A nossa preocupação, será sempre a de minimizar nosso impacto no meio ambiente!



Screenshot 2023-04-17 at 09.36.53.pngScreenshot 2023-04-17 at 09.36.59.pngScreenshot 2023-04-17 at 09.37.08.pngApartamento 2º andarApartamento 2º andarApartamento 1º andarApartamento 1º andar

 

 

 

 

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

7 Respostas 7
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá Andrey-Martinez0 , @Adriana-Franco0 , @Vanessa1498 - achei essa publicação interessante para vocês que oferecem (ou querem oferecer) acomodações em containers, achei incrível e fiquei muito inspirada pela história do @Erwin-Román0  🌳

 

Vou marcar os queridos e cativos da CC também: @Denise583 , @Loni56 , @Beatriz98 , @Isabella59 , @Cristina1875,  @Evandro-Santos-De-Jesus0 , @Maria17220 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@Laura Parabéns  muito bom ficou legal demais!!

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Incrível esse projeto não é @Loni56 ? Também fiquei encantada quando vi! 🥰

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

Bom  dia @Laura 

Sim bem joia

não seu se vou conseguir participar  festival sustentabilidade

se puder me dar umas dicas!

Bjs no  ❤️ 🫶 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Te dou sim @Loni56 !

Já de participar aqui das discussões e conversas já é um ótimo começo....espero que você possa participar do próximo que fizermos aqui!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@Laura bom dia obrigada bjsss  n ❤️ 🫶 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Pra você também querida, boa semana e bom procedimento para você, em breve te espero ver de novo aqui na CC!

@Loni56 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias