Me apresentando... Vera, São Paulo

Vera-Kowalska0
Level 2
São Paulo, Brazil

Me apresentando... Vera, São Paulo

Olá a todos! Meu nome é Vera e sou uma  atriz que recentemente decidiu também ser anfitriã no Airbnb, após receber hóspedes de diferentes países em dezembro e janeiro, amigos do meu filho único que mora fora do Brasil. Eles adoraram se hospedar aqui e disseram que é um "Airbnb com cara de pousada e acolhimento de mãe". E isso me inspirou! É tão prazeroso proporcionar aos hóspedes uma experiência memorável! Comecei como anfitriã no final de janeiro deste ano e estou muito satisfeita com toda a estrutura e assessoria que o Airbnb oferece. Já tive duas oportunidades de hospedar e a experiência foi maravilhosa! Agora, quero aprender e compartilhar aqui na Comunidade. Se preparem, pois tenho uma "listinha" enorme de perguntas, rs... Abraços

11 Respostas 11
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi oi @Vera-Kowalska0 , seja muito bem vinda e será um prazer te ajudar na sua jornada como anfitriã 🥰

Pode perguntar aqui que tenho certeza de que outros anfitriões com experiência e conhecimento vão poder te ajudar com a sua consulta...

Tem algo em específico que você gostaria de perguntar inicialmente?

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Obrigada @Laura! Acho que me apresentei no tópico errado, era pra ser no "Café com a Comunidade" não era?  Agora que li que aqui é uma  "seção apenas para os anfitriões discutirem situações sensíveis ou difíceis"... 🤦‍ Novata aqui, ainda perdida, rs... Peço desculpas ao "Círculo de Anfitriões", abraços! 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Hahahaha sem problemas @Vera-Kowalska0 , eu já movi a conversa pra você, aos poucos você vai pegando o jeito 😎

Conta um pouco da sua experiência com a plataforma e hospedando dentro de casa....como tem sido essa convivência com os hóspedes?

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Obrigada @Laura! Sim, gostaria, por favor, de receber inicialmente uma opinião mais experiente sobre as descrições: se estão claras, se transmitem transparência, o que falta esclarecer, o que talvez não seja tão relevante, e se estão nos lugares certos. Com relação as fotos  que tenho no momento, uma opinião sobre quantidade, relevância, o que falta, e sobre descrições nas fotos. E, se não for pedir demais, um olhar sobre precificação, levando em conta que estou iniciando. Sei que preciso de um check-up geral, inclusive no tópico "Melhore seu espaço" mas vou por partes, rs... Muito obrigada a todos pela atenção e, se possível, disponibilidade... Abraços!

https://www.airbnb.com.br/rooms/1326475572118324898?guests=1&adults=1&s=67&unique_share_id=3dde77ca-...

WhatsApp Image 2025-04-18 at 16.40.28.jpeg

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Vera-Kowalska0 

Seja bem-vinda!

Vi seu apelo e verei no que posso te ajudar.

Fui no seu anúncio e confesso que fiquei confusa em como classificá-lo pois, não há no Airbnb, um modelo que se encaixe na dinâmica da sua acomodação.

Vc diz oferecer uma "casa de hóspedes" e, corretamente a classificou como "Espaço inteiro".

Ocorre que, para espaços inteiros não há previsão de compartilhamento de cômodos internos como cozinha, área de jantar e lavanderia, como vc o faz, a não ser para áreas externas como quintal, garagem e etc.

Somente anúncio de "Quartos" podem ter compartilhamento com o restante da casa.

Qdo vc marca "Cozinha" nas Comodidades, subentende-se que o espaço e tudo nele, é de uso exclusivo do hóspede, assim como a máquina de lavar, ferro de passar roupa e todas as demais comodidades ali listadas; com exceção às pertencentes a áreas externas que, sendo compartilhadas, deverão estar marcadas como tal.

Tbm lá, o quintal está marcado como "privativo", em confito com a descrição onde vc menciona como "áreas compartilhadas com o anfitrião", entre outros, "o quintal amplo com plantas".

O mesmo acontece no Tour de fotos. Todos os cômodos ali deverão estar para uso exclusivo do hóspede.

Se faz urgente que vc corrija logo essa situação antes que algum hóspede seja induzido a erro e acabe por te denunciar por propaganda enganosa. 

Meu conselho é que mude a classificação para "Suíte de hóspedes", o que penso ser o mais adequado, visto não ter cozinha.

Completando essa classificação, vc marcaria como "Quarto", não Espaço inteiro.

Dessa forma vc tem como anexar, como compartilhado, os cômodos que quiser.

Continuando...

Acho forçado vc receber 4 pessoas. Durante à noite terão que pular por cima dos outros se quiserem usar um banheiro, por exemplo.

Alem disso não me parece que vc tenha 2 "banheiros completos" como está no Tour de fotos. O banheiro 2 me parece mais um lavabo e, estando na área externa, não dá pra botar na conta de atender 4 hóspedes. 

Não considero uma experiência das melhores a se oferecer. 

Minha sugestão seria reduzir para 2 hóspedes (casais são os hóspedes mais frequentes) e trocar a cama por uma de casal ou, o que seria ainda melhor, 2 camas de solteiro daquelas que dá pra juntar e transformar numa queen (existem pilowtops feitos justamente pra "tapar" o vão entre os colchões).

Aí vc teria tbm a versatilidade de receber dois amigos e etc..

Vc não marcou "Café da manhã" nas Comodidades, mas sua foto de capa mostra uma mesa posta para o café da manhã. 

Vemos um notebook sobre a mesa da área de trabalho. 

Há um balde de gelo com "champanhe" e até sushi noutra mesa!!! 🤦🏼‍♀️

Nos banheiros se vê itens de higiene pessoal, há um notebook sobre a mesa da área de trabalho. 

Fazem parte das Comodidades que vc oferece?

Entenda que tudo o que é mostrado, de antemão é para uso do hóspede. 

São situações que certamente poderão induzir o hóspede a erro e fazer vc correr o risco de ser denunciada.

Há 3 areas externas???!!!

Na lavanderia se vê, em primeiro plano, um cesto repleto de roupa. 

Não sei o que um hóspede pensaria sobre isso.

Não mostre pessoas nas fotos. Além de não ser adequado, há cada vez mais restrição ao "uso de inagem" e etc.

Melhor evitar problemas futuros. 

No geral, as fotos precisam melhorar.

Há fotos escuras, granuladas e semelhantes. 

E meu último conselho...

Apague esse anúncio e recrie outro (pra facilitar duplique-o, apague o antigo e faça os ajustes no novo).

Se a nota 4 foi dada por amiga de seu filho, na boa, é uma "amiga da onça" isso sim.

Esse 4 derrubou sua nota da acomodação e a sua tbm, levando junto as chances de vc receber o título de Superhost, e a acomodação, o título de "Preferido dos hóspedes" e o "Top".

Nem tão cedo vc conseguirá alcançar a nota mínima pra isso,

Terão que vir vááááários 5 para que esse 4 se dilua e eleve a média da nota. 

Pense nisso... 

O Airbnb disponibiliza ótimos tutoriais sobre fotos, como arrumar a casa, como criar cantinhos especiais, como melhorar o anúncio...

Muita coisa boa e instrutiva.  

Na Central de Recursos tem muito mais 

Explore o que puder, tenho certeza que será de grande ajuda.

Aqui sobre como anunciar "Quartos"

https://www.airbnb.com.br/help/article/3400

Aqui sobre fotos 

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/a/upgrade-your-listing-photos-46

Arrumar a acomodação

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/a/making-your-home-ready-for-guests-26

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/a/tips-from-airbnb-plus-hosts-how-to-add-thoughtfu...

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/t/delighting-guests-18

Para ajudar na descrição do espaço

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/a/how-to-write-a-great-description-of-your-place-3....

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-hom

Então aí vc já tem por onde começar. 

Qqr dúvida é só voltar aqui que nós ajuda kkk.

Abraços    

Olá Denise! Primeiramente muitíssimo obrigada por disponibilizar seu tempo para analisar meu anúncio, compartilhando informações e sugestões preciosíssimas!

E elas me mostram o quanto tenho que aprender, aliás o Airbnb tem sido uma fonte inesgotável de aprendizado, com as ferramentas que oferecem, a Central de ajuda, agora também por aqui na Central da Comunidade, e quanto mais aprendo mais fico instigada a fazer perguntas, tenho muitas a fazer aqui, não quero tomar todo seu tempo me assessorando, sei que é uma gentileza dos anfitriões experientes, fique à vontade, responda no seu tempo e se puder.

Bom, pra receber as respostas preciso dizer o tipo de experiência que quero oferecer, o que espero atingir e o verdadeiro motivo de querer ser anfitriã. Tudo começa nos princípios originais do Airbnb (como escrevo no campo “Outras informações importantes” do anúncio), o que eu ofereço, ou tento oferecer, é uma experiência mais alternativa, para quem não quer a hospedagem padronizada de um hotel/estúdio, não por questões financeiras, ou somente, mas por que busca exatamente uma experiência c/ conexão local/regional, com hospedagem acolhedora, c/ a sensação de ser hospedado por familiares ou amigos que fazem de tudo pra agradar, e ainda podem ter privacidade. Pelo que eu sei, acho que não é a demanda atual no Airbnb,  e na minha forma de  hospedagem  não teria como atender essa demanda, não tem como entregar o que prometo/ofereço c/ uma agenda cheia de reservas,  e perderia a essência, por exemplo, eu não poderia mais ser uma atriz que é anfitriã, seria só anfitriã, rs... Bom, acho que dá pra ver que não priorizo como fonte de renda ser anfitriã, a prioridade é o prazer da experiência de hospedar, a oportunidade de me conectar com as pessoas de todo mundo. Dito isso, seguem perguntas  atreladas a sua preciosa e muito bem-vinda análise que vc me enviou, segue:

Exatamente isso Denise, eu também tive essa imensa dificuldade pra classificar meu anúncio, socorro, rs... Pensei ter resolvido ao ligar na Central de Ajuda, o que faço constantemente, eles já nem precisam se apresentar, reconheço pela voz, rs... E aliás é um atendimento impecável, de uma paciência fora do comum, elogio e parabenizo sempre, tiro meu chapéu pro Airbnb. Voltando ao assunto (se prepare, sou prolixa demais, rs...), havia definido a classificação c/ um dos atendentes/embaixadores, mas talvez não tenha ficado claro nem pra ele, e de forma alguma o culpo, pois realmente, como vc disse, não há um modelo que se encaixe na dinâmica da acomodação. Dou graças a Deus que vc conseguiu me mostrar uma forma de resolver isso! Li novamente (enésima vez) cada opção e não tem jeito, a que mais se aproxima é a que vc sugeriu, apesar de não retratar exatamente o que ofereço, que é uma Casa de hóspede com sala, terraço e quarto, todos privativos + vários espaços que podem usar compartilhados, como se fosse uma pousada/hostel e não somente 1 quarto... mas no modulo Suíte de Hospede talvez não dê margem a equívocos, parece mais transparente, pelo que entendi.

Com relação ao quarto, também agradeço pelos conselhos, e a preocupação de ainda sugerir a solução das 2 camas de solteiros que se transformam em cama queem, adorei! Gostaria de pedir sua opinião, por gentileza, sobre a informação que está nas descrições do quarto no meu anúncio: “Podemos acomodar até 4 hóspedes, se dispostos a dividir o espaço / “disponibilizamos o sofá cama ou dois colchões confortáveis” Pergunta: Isso não traz a transparência p/ que hospedes decidam se querem essa experiência? Não pode ser parte da proposta da hospedagem, uma opção transparente, com valor pertinente, que o hóspede tem também e decide se quer ou não a experiência? Pergunto por causa do exemplo de perfil de hospede que recebi. Tive até hoje 2 reservas, uma delas p/ 3 rapazes, perguntei antes de eu aceitar a reserva, se eles leram e se estavam de acordo que o 3° hóspede teria um colchão confortável. Sim eles leram, concordaram, se hospedaram, adoraram, me disseram pessoalmente que tiveram muito conforto, ninguém precisou pular colchão, ainda bem, rs... (nem teria como, pois tem espaço suficiente pra acomodar mais 2 pessoas) Escreveram uma ótima avaliação, eram rapazes muito educados, classe média p/ alta. Dei sorte, será? Perguntei o que importa na idade deles numa hospedagem, disseram era poder dormir bem e tomar e banho, rs ... Bom, imagino que jovens sejam mais tranquilos de agradar, se bem que a outra hóspede c/ mais idade, e ainda levando em conta que era alemã, até que escreveu uma boa avaliação. ( falo "alemã" sem tom pejorativo, ao contrário valorizo a franqueza alemã) 

O banheiro 2 não coloquei como lavabo porque lavabo não tem chuveiro, e está escrito na descrição da foto que é um “pequeno” banheiro completo. Pergunta: Será que  pra ficar mais claro é melhor eu colocar uma foto mais aberta/alta aparecendo o chuveiro?  E se na discrição do campo “Sua Propriedade”, onde está escrito: “(...) além de acesso a um banheiro externo adicional para sua maior conveniência.” eu escrever “além de um banheiro externo DE APOIO para sua maior conveniência”, pode ser mais condizente?

Não marquei "Café da manhã" porque não está incluso na diária. Explico em todas fotos em que aparecem alimentação, que o serviço é opcional, não incluso, taxa extra, etc... Além de citar nas regras da casa. Fui orientada pela Central de Ajuda, que devo deixar tudo escrito, legendado, claro, etc e chequei c/ eles, várias vezes, se estava claro (e eu assegurada de complicações com hóspedes) que o café não está incluso e outros serviços. Outro cuidado que tomo, é também perguntar p/ o hóspede se está ciente das regras, do café da manhã, se leu todas descrições... Como a Central me orientou, essa conversa fica registrada e tenho como me defender de possíveis hóspedes mal intencionados. Procede?

Outra coisa que  escapou, e agradeço por lembrar, é a foto com notebook. Já legendei essa foto da mesa de trabalho, avisando: “Foto do notebook meramente ilustrativa, não é oferecido ao hóspede" E acho que ainda pra me assegurar vou citar nas regras da casa.

E finalizando já estou fazendo as modificações que vc sugeriu Denise.  E como é bom receber esse olhar, pois  eu vejo, revejo, mudo meu anúncio, baseada em todas informações que já li e recebi, e mesmo assim tem coisas que escapam, mas agora  já sei que aqui nada  escapa aos olhos desses super anfitriões. E finalizando, só tem uma sugestão que dói no meu coração, apagar meu anúncio e começar tudo de novo, ai,ai,ai. Tá sendo muito difícil pensar em desapegar das 2 avaliações, tanta dedicação pra conseguir... Jura que é o melhor? Será que não há outra solução, considerando minha proposta de acomodação e a verdadeira motivação que me faz ser anfitriã no Airbnb? (Help, please!)

Mai uma vez, muito obrigada por sua disponibilidade e atenção! Abraço a todos!

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oiê @Vera-Kowalska0 

Que bom que minhas sugestões foram de alguma ajuda.

Então, vou tentar responder a todas as suas indagações. 

Essa sua motivação que a faz anfitriã, é a mesma que me levou ao Airbnb que, infelizmente tenho que concordar, já não é o mesmo, desde que passou a aceitar "acomodações profissionais".

Mas ainda existem, como eu, anfitriões que chamo "raiz", que ainda resistem no modelo alternativo e caseiro. 

No entanto, seja qual for a experiência, ela tem que estar clara aos hóspedes e, muitíssimo importante, de acordo com os Termos de Serviço e todas as Políticas ali previstas. 

Eis o desafio, primeiro, de um anfitrião.

Sendo uma contratação à distância, o hóspede só conta com as informações do anúncio pra ter uma ideia do espaço que está reservando.

Se a coisa lhe parecer dúbia ou se precisar entrar em contato para esclarecer itens que já deveriam estar ali informados, ele já desiste e parte pra outro.

Vc mencionou o "perfil " dos hóspedes que recebeu, mas vc mesmo disse serem amigos do seu filho. Portanto não vieram atraídos pelo anúncio. 

Porém é importante isso de "perfil". Se faz necessário que vc identifique o seu para alinhar sua oferta, às expectativas. 

No entanto, repito, as informações não podem ser dúbias.

No anúncio vc marcou 3 camas, porém em "Onde você vai dormir" está descrito 2 camas de solteiro, 1 sofá-cama E 2 colchões extras. Ai já somam 5 camas!

É necessário fazer a escolha entre o sofá-cama e os colchões e, se me permite uma opinião, eu ficaria com o sofá-cama. Além da maior funcionalidade, não deixa sua acomodação com cara de albergue. 

Porém preciso explicar que minha indicação para redução da capacidade, se deu, principalmente, pelo número de banheiros.

Considero insuficiente 1 banheiro para 4 hóspedes. O atendimento já não terá a mesma qualidade, entende? E não podemos esquecer do risco maior para entupimentos e resistência do chuveiro queimada.

Realmente a foto do banheiro externo o faz parecer um lavabo (olha aí a necessidade de clareza). Ainda assim, sendo externo, já limita seu uso e, na minha opinião, não conta como um atendimento eficaz.

E complementando, se faz tbm urgente a substituição da cama.

Esse arranjo de cama auxiliar só é adequado para leitos adicionais, não para o principal.

Em duas das minhas acomodações nas quais recebo 4 e 6 hóspedes, respectivamente, ofereço cama(s) queen (como oferta principal) + um "surubão" tamanho casal (como complemento)

Entende a diferença?

Não precisa dizer que o banheiro é de Apoio, mas é importante dizer que é externo,

Café da manhã...

O que vc acha que o hóspede irá pensar qdo ver, numa foto de capa, uma mesa com um baita café da manhã?

Não conte com isso de "deixar tudo escrito e legendado". Certamente quem te aconselhou a isso, não é anfitrião. 

Costumo dizer, "a sabedoria de um anfitrião é prever e prevenir possíveis BOs".

Sabe aquele ditado que diz "uma imagem vale mais que mil palavras"? 

Nem espere que o hóspede irá ler cada legenda das fotos. Mal leem o anúncio 🤷🏼‍♀️!!!

Além disso, como já expliquei, há de se seguir as diretrizes da plataforma. O modelo de anúncio já está pré formatado e nas Comodidades está para vc marcar se oferece ou não o café da manhã. E ponto!!! Nada mais que isso!!! 

Diferente do item berço ou máquina de lavar, por exemplo, onde há a opção de marcar "disponível por um custo extra".

Em breve teremos a "Atualização de Abril" que, segundo prévia disponível, haverá mudanças nessa questão de cobranças. 

É ficar atenta ao que virá. 

Tampouco conte com "conversas registradas". Já está mais que claro que, no Airbnb, ganha quem primeiro faz a denúncia. 

Então aqui o mesmo se aplica à foto do notebook. 

E não esquecer das avaliações. Um hóspede contrariado pode te detonar na avaliação (veja o que um simples 4 fez à sua nota?).

E nem adianta reivindicar provas em conversa no chat, porque o Airbnb diz "não fazer a apuração da veracidade das informações". 

Na prática, o hóspede pode mentir, que tá tudo bem.

Minha sugestão em recomeçar o anúncio é o que te expliquei em relação aos selos.

Independente de sua "proposta de acomodação", é óbvio que vc quer receber e, sem estes títulos, seu anúncio será empurrado lá pro final, perdendo visibilidade.

Além disso, vc não perderá as avaliações. Elas deixarão de constar no anúncio, nas ainda ficarão no seu perfil, o que lembrei agora 🤦🏼‍♀️, ainda influenciará no seu selo de Superhost, mas não nos selos específicos ao anúncio, sendo menor o impacto.

Mas, como disse, o que fiz foi lhe dar alguns conselhos baseados na minha experiência. 

A decisão cabe exclusivamente a vc.

Vou chamar dois colegas queridos e generosos, além de muito sensatos nas suas observações. 

Se acheguem  @Regina1105  e @Carlos-Alberto64  

É isso colega...

Bjcão 💋

Olá @Vera-Kowalska0 

Parabéns pela linda propriedade.

Concordo com a colega @Denise583  quanto à necessidade de melhorar a qualidade das fotos e acho que 62 fotos é demais. Nenhum hóspede que pesquisa vai chegar à última e vendo que têm 62 (aparece no início) pode até se desanimar. Inclusive há fotos repetidas ou que mostram essencialmente a mesma coisa. Mas adorei a foto do chuveiro com a água caindo. Nunca tinha me dado conta que fica tão melhor que uma foto do chuveiro fechado. Vou copiar!

É fundamental olhar para o anúncio, não como anfitrião e sim com olhos e cabeça de hóspede que pesquisa, lembrando que 80% das pesquisas são feitas pelo smart-phone onde o que se vê é muito diferente daquilo que se vê no computador, a tela é pequena, o texto é quase impossível de se ler, e o dedo muda rapidamente de página. O processo de pesquisa, análise e reserva é um processo com etapas bem diferentes e para ganharmos a reserva precisamos conseguir que o hóspede se motive para passar por todas elas. Para isso precisamos nos perguntar o que o hospede verá, o que pensará, o que sentirá, o que entenderá e o que não entenderá e como reagirá, para podermos otimizar isso tudo em nosso favor. A regra de ouro é “Hóspede confuso = reserva perdida”.

Quem pesquisa na Airbnb não está buscando informações sobre o país, a cidade, os monumentos, etc. especialmente se está no smart-phone. Isso tudo já está mais do que disponível em milhares de sites na Internet.

Airbnb não é um guia turístico. Não precisa mostrar os diversos monumentos de SP. Se quiser pode incluir isso tudo e dicas no “manual da casa” que enviará aos hóspedes após a reserva. Mas não inclua nas fotos porque só serve para confundir.

Eu gostaria de realçar o que Denise disse sobre mostrar pessoas. Eu entendo seu entusiasmo e visão romântica que estão por trás de incluir fotos com pessoas curtindo, porém há pesquisas mostrando que os hóspedes que pesquisam não gostam de ver pessoas nas fotos e a própria airbnb não gosta (mais sobre isso mais adiante). Os fotógrafos profissionais que trabalham para a airbnb são muito claros quanto a isso porque seguem as instruções da própria airbnb.

Anúncio airbnb não é álbum de família.

O hospede que estuda seu anúncio quer saber o que vai encontrar, como é o espaço, que comodidades, se é bonito, se tem conforto. Se vai achar ou não boa ideia ficar em pé vendo a vista noturna pela janela depende dele. Mostre uma foto da janela e da vista, mas sem gente olhando. Certamente o hóspede não espera encontrar pessoas no alojamento exclusivo e o fato de ver pessoas nas fotos causa uma rejeição, frequentemente subconsciente, que pode levá-lo à desistir do seu alojamento. Ou seja, colocando pessoas você não ganha nada mas pode perder muito.

A foto mais importante do anúncio é a foto de capa. A única que aparece nos resultados da pesquisa e a partir da qual o hóspede vai decidir se vale a pena ou não abrir o seu anúncio. Se não abrir...hóspede perdido. Essa foto tem que ser escolhida com muito critério e mudada de vez em quando para ver o que funciona melhor. Tem que ser uma foto que mostre algo especial, único do seu alojamento, algo que motive o hóspede a abrir seu anúncio, que diga aqui é especial venha ver. Me pergunto se uma mesa com comidas e bebidas tem esse poder e se é realmente a melhor coisa que você tem para mostrar do seu alojamento.

Após mais de 2 anos na airbnb te asseguro que mostrar nas fotos qualquer coisa que não estará disponível para o hóspede sem custo extra é uma má ideia. Por mais que você escreva o que quiser, e raramente o hóspede que reserva lê isso tudo porque pesquisa com o célula e vai rolando as fotos para ter uma impressão geral e nem enxerga as letras mínimas do texto, há hóspedes que honestamente entendem que essas coisas estarão disponíveis de graça e outros que, de pura má fé, usarão o fato de não estarem para fazer reclamações e conseguir reembolsos (e a airbnb lhes dará frequentemente razão, não importa o quanto você tiver escrito e o que certos atendentes possam ter dito porque cada atendente tem cabeça própria e muita autonomia e para a airbnb hóspedes são mais preciosos que anfitriões.

Eu ganhei uma nota baixa que não consegui reverter porque o hóspede disse que a sauna não funcionava... sendo que não se fala em sauna no anúncio, não se mostra sauna e não tem sauna. Poderia ter reclamado que a escada rolante não funcionava que daria no mesmo.

Ainda que a reclamação não seja aceita, o hóspede terá todo o direito de dar uma nota baixa na avaliação da “experiência”, como pura retaliação, e isso derrubará sua classificação como anfitriã e como alojamento prejudicando sua posição nos resultados das pesquisas. Novamente, colocar essas coisas nas fotos não te favorece em nada porque o hóspede Airbnb não espera essas coisas, se esperasse iria para um hotel. Porém pode te prejudicar muito.

Um detalhe que escapa a muitos é o aspecto legal/fiscal/regulatório. Alugar seu imóvel, como pessoa física é classificado como atividade de LOCAÇÃO: uma atividade que fica na esfera do município (paga ISS que a airbnb recolhe) não precisa de nenhuma licença... pelo momento, autorização, fiscalização, você declara como pessoa física mensalmente no carnê leão e paga o IR correspondente e pronto. A partir do momento que você oferece comidas ou bebidas, mesmo que seja um simples café ou pãozinho, mesmo sem cobrar, já caracteriza a atividade como HOSPEDAGEM, restrita a pessoas jurídicas, sujeita a licenciamentos e vistoria pelas autoridades (Anvisa, Embratur, Bombeiros, etc.) passa para a esfera Estadual, pode requerer licença prévia, alvará municipal, licença e inspeções sanitárias e outras burocracias, e não pode exercer essa atividade como pessoa física. Se cobrar pela comida ou bebida precisa recolher ICMS ou estará cometendo fraude fiscal. A Airbnb não tem processo para recolher ICMS e portanto não teria como cobrar via airbnb. Os fiscos de diversos países tem dado um enorme aperto na Airbnb por causa desses pequenos detalhes que acabam configurando desvio fiscal e é por isso e outras razões que daqui a alguns dias a airbnb vai implementar novas regras sobre cobranças extras que certamente vão proibir isso e/ou ser uma fonte de muita discussão, reclamação, estresse e desgaste .... tudo para nada porque mostrar essas coisas não vai te trazer nem uma reserva a mais. Se você quiser vender bebidas e/ou comidas aos seus hóspedes faça-o sem anunciar, sem alardear e cobre diretamente deles.

Quanto à massagem, se for cobrar, terá que certamente que conseguir licença da Anvisa, ter uma massagista profissional registrada como responsável, etc. etc.  Cristo... quanta dor de cabeça para nada.

Colocar isso no anúncio só pode te prejudicar. Vai por mim, não se meta nessa!

Também fiquei confuso (hóspede perdido) quanto ao que eu alugaria como hóspede. Vi o que você chama de casa de hóspedes, uma suíte com sala de estar e pátio privativos, muito bonito e agradável por sinal. Concordo com Denise que talvez 4 pessoas seja excessivo. Se for um casal com 2 filhos tudo bem porque podem entrar no quarto à noite para usar o banheiro, mas se forem 2 casais fica meio complicado. Lembre que conforto é um dos principais critérios usados na escolha do alojamento.

Mas depois vi fotos de uma sala de estar diferente, de uma cozinha e diversos espaços externos e não entendi se eu teria ou não acesso a isso, se seria exclusivo ou compartilhado.

Também entendi que a casa de hóspedes tem acesso por fora e por dentro da sua casa também. Mas não se poderei usar o resto da sua casa, a cozinha por exemplo. Enfim, confuso.

Eu fecharia o acesso por dentro, não mostraria e não mencionaria. E pronto.

Para fechar a amiga de seu filha é definitivamente uma grande amiga da onça. Você não tem ideia de quanto e por quanto tempo essa nota 4 vai te prejudicar. Se eu fosse você pediria a ela para ligar para a airbnb e pedir para retirarem a avaliação dela. Melhor não ter nenhuma que essa, aliás melhor não ter amigos que amigos assim.

O algoritmo que decide em que posiçao seu anúncios aparecerá  nos resuatdos de uma pesquisa, o que determina suas chances de conseguir a reserva,  usa vários critérios muitos dos quais subjetivos, como a qualidade das fotos avaliada por um robô de IA. Entre esses estão os critérios do que a Airbnb gosta e não gosta que apareça nas fotos. Você pode mostrar o que quiser (o quase, porque tem coisas clartamenmte proíbidas), a airbnb não vai reclamar, mas se for algo que eles não gostam seu anúncio vai sendo empurrado pro fundo das pesquisas. Pense nisso.

Boa sorte!

Carlos

Regina1105
Top Contributor
Brasilia, Brazil

@Vera-Kowalska0 Linda, sua acomodação, parabéns! Entendi que é uma proposta bem peculiar e que você até tem um perfil esperado de hóspede. Apesar das questões com o enquadramento do tipo de propriedade, que @Denise583  bem mencionou, acho que isso pode ser muito bom, pois é um ótimo jeito de começar, sabendo quem você espera receber. Então, sugiro foco nisso, na descrição, fotos, configuração da acomodação e até na sua comunicação. 

Pelas regras, entendi que a comodidade "garagem" tem limite de horário, o que é bastante confuso. Nesse caso, eu sugiro excluir essa comodidade do anúncio e avisar apenas após a reserva que a garagem pode ser utilizada apenas durante o dia. Fica sendo um plus, mas não há expectativa, já que esse recurso não está disponível no principal horário em que é necessário, ou seja, no pernoite.

Há taxas para diversos serviços ou comodidades, recomendo verificar os novos Termos de Uso do AirBNB quanto a esse aspecto:

https://www.airbnb.com.br/help/article/2827 

Há regras repetidas em "regras adicionais" e em "pedidos adicionais", sugiro deixar apenas na primeira seção. Quanto à regra 10, deve ser adicionada nas regras de checkout, seção "antes de deixar o local".

Por fim, ainda nas regras, corrija a palavra "fotografia", algumas letras estão trocadas.

Olá @Vera-Kowalska0 e @Regina1105 

É importante notar que mesmo antes das alterações que estão por vir, a Airbnb só autoriza cobrança extra quando se trata de taxas e impostos (condomínio, associação, etc.).

Nunca autorizou cobrar serviços prestados de quaquer natureza. Nem mesmo o consumo de eletricidade. Tolerava mas não autorizava formalmente quando acontecia. 

Mas isso tem gerado tantos problemas, conflitos, reclamações de hóspedes e anfitriões, além de apertos das autoridades fiscais, que decidiram dar um basta formal.

Nas novas regras, tudo será expressamente probido.

Há quem sustente que existe no Brasil amparo jurídico para a cobrança de consumo de eletricidade, mas esse amparo é para contratos de aluguel por temporada, que não é bem o caso nas locações airbnb. Cetamente tudo pode ser questionado na justiça mas antes de assumir uma postura litigiosa com a airbnb é importante parar para pensar nas consequências, principalmente como isso pode afetar a visibilidade de seu anúncio.

Vera-Kowalska0
Level 2
São Paulo, Brazil

Olá, caros @Carlos-Alberto64 , @Denise583 e @Regina1105 ! Logo em breve, darei um retorno que estou devendo aos preciosos conselhos e informações imprescindíveis que vocês me enviaram. Agradeço de coração pelo acolhimento, pela generosidade, pela assessoria e por compartilharem suas valiosas experiências, mostrando o caminho das pedras. Abraços, até mais!

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.