[JOGO] Bingo da Sustentabilidade 🌱

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

[JOGO] Bingo da Sustentabilidade 🌱

Olá, pessoal!

Preparem-se para explorar a sustentabilidade de uma forma divertida e envolvente com o nosso jogo Bingo da Sustentabilidade! Marquem ações simples e cotidianas — desde usar sacolas reutilizáveis ​​até apagar luzes não utilizadas — e vejam quantas conseguem riscar.

Sustainability Game (2).png

Compartilhem nos comentários quais dessas práticas sustentáveis ​​vocês seguem. 🌿 Se alguém conseguir uma linha completa, ou até mesmo uma casa cheia, gritem BINGO nos comentários! 🎉

Vamos descobrir os hábitos ecologicamente corretos mais populares em nossa comunidade anfitriã. Se houver uma prática sustentável que vocês praticam e que está faltando no cartão, contem para nós!

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

18 Respostas 18
Regina1105
Top Contributor
Brasilia, Brazil

BINGO E BINGO E BINGO! 😁

Regina1105_0-1745342608391.png

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Uau, @Regina1105, arrasou! Adoramos ver tantas práticas sustentáveis assim! 👏

Tem alguma ação que você achava difícil antes, mas que hoje já virou hábito? E se sim, qual dica você daria para alguém que tem dificuldade em aderir à mesma?

Abraços,

Laura

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Regina1105
Top Contributor
Brasilia, Brazil

@Laura Confesso que o fast fashion é muito tentador, roupas acessíveis como nunca tivemos antes, com toda aquela facilidade da compra online. Mas fiquei envergonhada de pensar que estava contribuindo para o acúmulo de lixo têxtil no Deserto do Atacama e em outras partes do globo, de forma cumulativa e insustentável. Além disso, Brasília tem excelentes brechós e não tem nada melhor que moda circular.

Bella
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu entendo muito esse sentimento e compartilho do mesmo pensamento, @Regina1105!

Mas quando a gente encontra um brechó bom fica muito mais fácil mesmo. Eu já achei roupas de alta qualidade por um preço super baixo, então agora me deu até vontade de ir pra Brasilia visitar os brechós. 👗😁

Você acha que Brasilia tem essa vibe mais conectada com questões de sustentabilidade no geral? Sempre tive essa impressão da cidade. 

Regina1105
Top Contributor
Brasilia, Brazil

@Bella Sim, aqui temos uma grande rede de brechó, que é o Peça Rara, mas o legal são os menores, nos quais a gente conhece as atendentes, faz reservas e elas separam coisas no nosso estilo. Adoro. Até coloquei alguns brechós no Guia que fiz da Asa Norte no AirBNB.

Acho que Brasília saiu na frente na questão de sustentabilidade, de um modo geral, mas sinto essas questões meio estagnadas por aqui. Falta avançar, principalmente, na coleta seletiva e na mobilidade por ciclovias, que ainda é algo limitado (embora mais avançado que em outras capitais. Outra potencialidade é o uso de energia solar, aqui temos muitos dias de sol, porém o sistema ainda é caro e, portanto, acessível para poucos.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá querida @Regina1105 , esse tema de sustentabilidade sempre dá muito pano pra manga porque muitas coisas que a gente pensa que são sustentáveis não são e vice-versa… Sobre os painéis solares, já li algumas vezes que a bateria que guarda a energia cortada pelo Sol é feita de lítio o que é muito tóxico para o meio ambiente pois não existe um descarte correto...

Hoje acordei com a seguinte notícia no meu e-mail que eu não fazia nem ideia que existia: " a NASA lançou o Desafio  Luna Recycle, oferecendo um prêmio de US$ 3 milhões para tecnologias inovadoras que consigam reciclar 96 sacos de resíduos humanos deixados na Lua durante as missões Apollo."

Confesso que fiquei muito surpresa e fiquei pensando muito nesse assunto porque existem muitas ações feitas pelo ser humano que a gente desconhece a natureza e os resultados que causam efeitos a longuíssimo prazo! 

Sobre a mobilidade nas ciclovias, tenho visto um aumento mesmo que tímido nas bicicletas do Rio… Aí em Brasília não houve esse boom ainda?

-----

Regina1105
Top Contributor
Brasilia, Brazil

@Laura querida, é verdade. Nesse assunto, o que às vezes parece ser solução é, na verdade, mais um problema, e assim vamos acumulando nossa dívida já impagável com o planeta.

Temos muitas ciclovias, mas a questão é que elas são mais usadas por lazer/esporte, faltam ciclovias que conectem o Plano Piloto às demais regiões administrativas, para serem usadas no dia a dia, no itinerário casa/trabalho/casa. Um sonho, infelizmente ainda distante.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Marcando aqui algumas pessoas que eu acho que vão gostar deste desafio leve e consciente! 

Fiquei curiosa para saber como vocês se sairiam nesse bingo aqui… 
@Geny81@Vera-Kowalska0@Mercedes130@Nathan3939@Cris-E-Bruno0@Ana-Luiza20@Adriana-Araújo0@Carlos-Alberto64@Fabricia11 e @Jilmar0.

Topam dar uma olhada e contar pra gente quantas conseguiram marcar? Tem várias atitudes sustentáveis que muitos de nós fazemos, às vezes sem nem perceber, não é mesmo? 🌱😃

-----

Eduardo2009
Level 10
São Paulo, Brazil

Oie... Não fui chamado, mas vim!!!

Eduardo2009_0-1745429648450.png

Do Lixo                                                                         Ao Luxo!!

Eduardo2009_1-1745429866512.jpeg  Eduardo2009_2-1745429894875.jpeg

Retirada do lixo na calçada... Conversão 100% pelas minhas mãos!!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

LIN-DA a estampa amigo @Eduardo2009  😍

Sabe que eu sempre quis fazer essas reformas em cadeira? Outro dia estava em uma feirinha de bairro e vi uma daquelas mesas antigas de costura com o pedal e tudo... ai já fiquei pensando em tornar o móvel em um barzinho para colocar bebidas e copos.... mas não sei por onde começaria viu!! 😫

Como foi o processo de restaurar a cadeira?? Ela está no Pier 211?

-----

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oiê cumadi @Laura 

BINGO!!!

Aí está o meu e alguns dos quais tbm oriento os meus hóspedes  👇🏻

Screenshot_20250423-154316_Chrome~2.jpg

Bjcão 💋

Bella
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Uau, marcou quase todos, @Denise583! 😲 Um verdadeiro exemplo a ser seguido! 

Que interessante saber que você também busca orientar seus hospedes sobre essas praticas. Como você costuma apresentar essas ideias pra eles? Você deixa um bilhetinho, conversa com eles ou isso já faz parte da experiencia do espaço? 

Um abraço,

Bella

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oiê belissina @Bella 

Então... moro na roça, na área rural de uma pequena cidade rural e serrana chamada Carrancas em Minas Gerais.

São 120m2 dos quais mais de 80% é vegetação nativa.

Aqui ficam 3 das minhas acomodações (uma fica na cidade), na borda do Vale das Bicas, abraçadas pela Serra das Bicas.

Não tem como não se encantar com o espetáculo diária de acordar "beijado pelo sol", o verde por todos os lados, pássaros mil, o céu pintadinho de estrelas...

Não se pode macular toda essa perfeição, sendo assim procuramos causar menos impactos possíveis e, da mesma forma, oriento os hóspedes. 

A experiência já se inicia na construção que emprega materiais naturais como adobe madeira de demolição e/ou florestas renováveis, muito vidro e aberturas pra entrar a luz natural e propiciar a ventilação cruzada.

A decoração alternativa faz uso de materiais reciclados e reforma de móveis antigos ou descartados.

Todas são enxutas de eletrodomésticos.  

Tirando algumas pouquíssimas lâmpadas Led de 9w num tom suave chamado "branco morno" e similares, nelas há apenas a geladeira, secador de cabelo, liquidificador e o chuveiro elétrico.

Esse último, importante ressaltar, é "Flex". Só liga qdo não detecta água quente vindo do aquecimento solar, que tbm tenho em todas.

Sendo assim, pouquíssimas vezes ele usa a energia elétrica

A água é de nascente e vem por gravidade.

Tratamento de esgoto é por sistema de filtragem, fito-purificação e fito-evaporação.

Como estão inseridas numa área de preservação, mesmo a casinha da cidade que é bordeada por um arvoredo, já na descrição do anúncio eu evidencio fortemente essa questão. 

Digo, por exemplo, que é uma cabana "pé de serra" na borda do Vale, aninhada na Serra das Bicas entre vales e montanhas...; que animais silvestres são visitas pontuais...; o voo do carcará e o canto das siriemas, cheiro de mato e de vida...

E por ai vai...

E deixo orientações mais específicas nas Regras da Casa e no Guia da Casa. 👇🏻

"Não traga nenhum eletrodomésticos de alta amperagem como microondas, fritadeira, sanduicheira e etc. A instalação elétrica não está dimensionada para isso....; sejam conscientes e usem o mínimo de luz, NADA DE LUZ ACESA A NOITE TODA, principalmente na parte externa pois isso desorienta pássaros e demais animais silvestres...;  LEMBREM QUE ESTARÃO EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO...; estejam cientes da quantidade de água e energia que usam. O meio ambiente agradece!!!"

Em resposta, 99,9% seguem as orientações. 

Muito pelo fato de que, aqueles que procuram acomodação "na roça", já têm essa vibe mais natural, uma conscientização mais forte e hábitos menos danosos.

É como diziam os antigos "Juntei a  fome com a vontade de comer".

Bjcão 💋

Carlos-Alberto64
Level 10
Santiago Maior, Portugal

Olá @Laura 

Não tenho reaproveitado móveis mas reaproveitei 4 containers marítimos

para construir a casa onde moro que revesti com cortiça produzida na região .

E comprei uma máquina de costura e aprendi a costurar...algo que há muito tempo queria fazer 

CarlosAlberto64_0-1745436005313.png

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.