Pessoal, estou tirando alguns dias de descanso mas já volto!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Pessoal, estou tirando alguns dias de descanso mas já volto!

IMG_1813.jpg

 

Oi gente, 

 

Sou eu de novo 😊

 

É só para informar que vou tirar alguns dias de fora da CC mas nossos queridos Community Managers @Walter e @Paula estarão por aqui para supervisionar e auxiliar vocês no que for preciso!

Eles são duas pessoas muito queridas e uns amores, vocês vão adorar tê-los aqui entre a gente na Comunidade!

 

Estarei de volta dia 26, sexta feira que vem 🤩

 

Vou tirar um tempo para descansar, estar com a família, comer muito (isso sempre não é?), ficar com familiares e amigos, rir muito e dormir tarde.... que delícia não é?

 

Enquanto isso, mando um beijo e abraço virtual em cada um de vocês aqui, com muito carinho e agradeço o apoio e suporte de vocês na Comunidade!

 

Até semana que vem!! 🥰

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

18 Respostas 18
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oiê cumadi @Laura !!!

Delícia das boas!!!!

Volte repaginada, reenergizada e revigorada à brasileira!!!

 

 

Oiê @Walter e @Paula!!!

 

Uma curiosidade...

Qual deles é o Walter e qual a Paula? 🤭😇

 

 

Bjcão 💋

Oi @Denise583 , aqui estou eu! 😊
Sou italiano e gerencio principalmente a comunidade em italiano! É sempre um prazer ler suas postagens 👋

-----

 

Per favore segui le linee guida della community

Oi @Walter 

Que prazer ler esta mensagem!!!

Agradeço o carinho. 

Amo particularmente tudo o que vem da Itália.

Tive uma nonna que em muito me influenciou qdo pequena e da qual guardo porções enormes e carinhosas dentro de mim. 

Através dela, das manhã passadas a fazer massa, desde ir à feira do bairro trazer quilos e quilos de tomates que, de tão maduros, já saía aquele cheiro de quase estragado e que o povo não entendia o porquê minha nonna pegava "os piores" kkkk,.

Os feirantes mais antigos e espertos, já deixavam aquela pilha separada. 

E depois o prazer e a delícia de comer aquele prato de macarrão ao sugo, massa leve que escorregava na boca e molho que após horas no fogo, era quase doce e deixava a todos com os beiços vermelhos kkk

E tudo acompanhado e um pedaço de pão (ela fazia questão). 

Dizia que comida sem pão não enche barriga (resquícios das guerras).

Enfim...

Vc me trouxe um pouco de nostalgia, daquela gostosa.

Abraços!

 

 

Que mensagem linda, @Denise583 !


Eu tinha um relacionamento muito bom com minha avó. Ela também me ensinou a fazer macarrão em casa! Que lindas lembranças você me trouxe.

Sei que não se deve adicionar carboidratos a outros carboidratos, mas eu ADORO combinar macarrão com pão.

Ou, eu sempre pego o molho com pão! Chamamos isso de la scarpetta.

Até meu pai ficava bravo se eu comesse presunto, queijo ou qualquer outra coisa sem pão. Como você disse, são legados da guerra.

 

Então, sua avó era italiana ou ela também tinha origem italiana? O senhor se lembra da cidade? Eu sou de Nápoles

 

-----

 

Per favore segui le linee guida della community

Oi @Walter 

Esse apreço pela comida eu recebi dela.

 

É, a guerra não é pros fracos...

Meus avós por parte de mãe eram portugueses e também comiam tudo com pão, principalmente a sopa da noite. O pão já entrava todo picado no prato e a sopa era despejada por cima kkk

 

Era italiana, mas não lembro de que cidade. Sei que era do Sul.

Em sua mesa havia muita influência do Mediterrâneo e tbm do Egito, pra onde se mudou já moça e conheceu meu avô. Morou no Cairo onde nasceu meu pai.

Outra culinária que se misturava à italiana. Na sua cozinha tinha nós moscada e hortelã.

 

Passar o pão pra pegar o molho é a melhor parte kkkkkk.

É igual raspar o restinho de massa de bolo na bacia kkk

Até hoje, qdo faço meus molhos, passo pão no fundo da panela kkkk. 

Na verdade, ao final de toda a refeição, um pedaço de pão era guardado pra passar no prato.

Mais um legado da guerra.

Hoje é considerado falta de educação 🤷🏼‍♀️

Só quem passou fome sabe dar valor aos restinhos do prato. 

 

Gosto desses bocados de nostalgia. 

Nos trazem sensações muitas vezes esquecidas.

Abraços!!!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi cumadi @Denise583 !

Voltei mais cedo do que planejava 😅

 

Não tinha nada rolando, minha viagem foi por água baixo e eu achei que não valia a pena ficar tanto tempo fora aqui da CC (Saudades desse cantinho aqui ô!) 

 

E eu que não tenho nem avó que cozinhava e nem tenho ascendência italiana?? Acho que sou uma das únicas....

Eu aprendi a comer com a vida e as minhas andanças por ai.....

 

E to com uma fome danada só de ler esses comentários, mas já digo logo que não gosto de pão na comida...para mim não tem nada a ver!!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Cumadi @Laura 

Seja bem-vinda novamente!!!

Que bom que voltou (olha que egoísmo meu 🤦🏼‍♀️).

Como já disse anteriormente aqui, este espaço fica mortinho sem você!!!

 

Qto à sua "comilança" 🤭, vai saber os antepassados que forjaram seu DNA?

 

Tbm não trouxe esse hábito de comer com pão, mas talvez se tivesse vivido em meio à guerra, principalmente ao pós guerra que pode ser ainda mais cruel que a própria guerra, eu tivesse incorporado esse hábito 🤷🏼‍♀️.

Mas limpar o molho na panela com um pedaço de pão, isso não abro mão kkkk

Bjcão 💋

@Denise583 pelo modo como você descreve a influência mediterrânea e os sabores egípcios, acho que pode ser a Sicília. Eu adoro a Sicília, 😍acho que lá você encontra a melhor comida da Itália! As cores da Sicília são lindas e as pessoas são maravilhosas!

 

Uma saudação afetuosa!

-----

 

Per favore segui le linee guida della community

Oi @Walter 

É bem possível, viu!

 

A comida dela era maravilhosa. Podia passar manhãs inteiras, ou mesmo o dia na preparação de um prato.

 

Uma coisa que guardo e faço até hoje, tbm influência dela, foi o gosto por tamarindo.

Ela fazia uma espécie de geleia, bem pastosa, com a fruta,  que servia para que fizéssemos nossos "refrescos" (era assim qie chamávamos antigamente). Não se tinha o hábito de "suco". Ou comíamos a fruta in natura (o mais comum), ou fazíamos os refrescos, uma versão adoçada e mais diluída do suco.

Com essa "geleia", bastava adiconar 1 colher à jarra de água gelada, que estava feita o refresco. 

Abraços!!!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Gente a minha mãe comprou tamarindo e eu provei a fruta pela primeira vez....achei super exótica e não sei oque fazer com ela!!

 

Lembra daquela balinha dura redonda aqui do Brasil @Denise583 ? 😂

Acho que só acha isso aqui mesmo!!

 

Oque é bom de fazer com ela?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oiê cumadi @Laura 

A fruta in natura é deliciosa, mas quase impossível de comer pelo alto grau de acidez. 

Lembro que eu pegava escondido da minha nonna pra comer e depois ficava com a língua toda cortada, tamanha é a acidez da fruta.

 

Faça essa geleia que mencionei.

Tire os bagos da casca e leve ao fogo baixo com um pouco d'água e açúcar, sempre mexendo até as sementes se desprenderem da polpa. Passe numa peneira e guarde na geladeira num pote de vidro bem fechado.

Depois é só acrescentar a água gelada que vc terá uma bebida maravilhosa.

Pode tbm só tirar as sementes e bater a poloa no liquidificador com agua pra fazer um suco bem concentrado (tipo polpa). Só que aí terá que congelar ou a fruta oxida. Aqueles saquinhos de sacolé são ótimos pra isso. 

 

Super lembro daquela balinha, bem caseira enrolada em papel kkk.

Mas ela era boa antigamente, já de uns 30 anos pra cá é puro açúcar. Pouquissimo tamarindo.

 

Se vc tiver conhecimento de como fazer bala, podia fazer algumas.

Bala é coisa facil de fazer, basicamente é a calda de açúcar queimado no "ponto de bala" adiconada de sabor, no caso aí a polpa do tamarindo (que pode exatamente a receita da geleia (mas sem açúcar) ou a polpa batida no liquidificador. 

O lance é o conhecimento pra saber reconhecer esse "ponto de bala"

 

O tamarindo é uma árvore que existia em quintais, assim como carambola,  jabuticaba.

Não lembro de ter conhecimento de plantio em larga escala como se faz com laranja, uva e etc.

E por ser uma árvore que cresce muito, com os quintais diminuindo de tamanho e até sumindo, ela sumiu junto.

Se achar, é resquício de alguma chácara, sítio ou Fazenda.

Bjcão!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu não costumo fazer muito doce em casa @Denise583 porque se eu faço eu como tudo e também fico chocada com a quantidade de açúcar necessária ai fico numa crise depois 😅

 

Mas sabe que eu achei super interessante a cara do tamarindo? Achei meio parecido com aquelas vagens mas depois de estragada quando elas ficam marrons 😂

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oiê cumadi @Laura 

Então faz somente a tal "geleia" que na verdade não é geleia, é um concentrado pronto pra fazer refresco.

Bjcão 💋

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Vou tentar @Denise583 , não prometo nada porque estou com uma preguiça recentemente até de cozinhar, quanto mais fazer alquimias na cozinha 🥹

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias