[JOGO] Bingo da Sustentabilidade 🌱

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

[JOGO] Bingo da Sustentabilidade 🌱

Olá, pessoal!

Preparem-se para explorar a sustentabilidade de uma forma divertida e envolvente com o nosso jogo Bingo da Sustentabilidade! Marquem ações simples e cotidianas — desde usar sacolas reutilizáveis ​​até apagar luzes não utilizadas — e vejam quantas conseguem riscar.

Sustainability Game (2).png

Compartilhem nos comentários quais dessas práticas sustentáveis ​​vocês seguem. 🌿 Se alguém conseguir uma linha completa, ou até mesmo uma casa cheia, gritem BINGO nos comentários! 🎉

Vamos descobrir os hábitos ecologicamente corretos mais populares em nossa comunidade anfitriã. Se houver uma prática sustentável que vocês praticam e que está faltando no cartão, contem para nós!

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

19 Respostas 19
Bella
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que demais saber do seu projeto com os containers, @Carlos-Alberto64👏  Imagino o quanto deve ter sido desafiador e ao mesmo tempo gratificante.

O que te inspirou a ter essa ideia? Foi algo que você sempre quis fazer ou apareceu no meio de ouras pesquisas?

Abraços,

Bella

Carlos-Alberto64
Level 10
Santiago Maior, Portugal

Olá @Bella 

Já há muitos anos venho namorando com a ideia de uma casa de containers mas quando me mudei para Portugal e precisava construir uma casa no terreno de 9 hectares que havia comprado no meio do mato, a escolha do método construtivo foi quase que "forçada" pelas circunstâncias. Eu me mudei com mulher, 3 cachorros e 2 gatos para uma casinha mínima que aluguei perto do terreno. Tinha pressa, pouco dinheiro, e queria eu mesmo construir a maior parte possível sem depender de mão de obra de 3os (odeio!!). Eu sei fazer instalacões elétricas, hidráulicas, esgotamento, marcenaria, solda de peças metálicas, montagem do que for, assentar pisos, colocar dry-wall, pintar etc. Mas eu sou muito ruim de alvenaria. Não gosto e talvez por isso, não tenho grande facilidade em levantar paredes de tijolos e relativo acabamento, além de achar  que é algo totalmente obsoleto, demorado e caro.

Então a opção pelos containers foi inevitável. Em um dia, que foi o que demorou para colocá-los na posição certa com o guindaste eu sai do nada para a estrutura completa  de uma casa de 110m2. Sem concreto, sem formas, sem vergalhão, estribos, tijolos, saos de cimento por todo lado, sujeira, operários, etc.

Fiz uma estrura de vigas de aço externa para suportar um telhado de painel sanduiche (7 cm de isopor entre duas folhas de aço zincado que na realidade fica um pouco acima do teto dos containers para deixar uma camada de ar isolante, escondido por uma platibanda de placas de plástico reciclado de habitáculos de carros revestida com uma fina placa de aço córten tudo em volta. Revesti a parte externa dos containers  com placas de cortiça de 6cm (eu moro na principal região de produção de cortiça do mundo) e por dentro todas as paredes e teto em dry-wall recheado com 4 cm de lá de rocha como isolameto (aqui é obrigátório construir com eficiência energética e meu projeto obteve classificação máxima). Nos banheiros temos box de vidro revestido com azulejo rústico. 

Coloquei um piso feito com láminas de bambú. Mandei fabricar janelas e portas-janelas (a casa é toda vidrada do lado sul com um alpendre projetado para que o sol da manhã entre no inverno, quando está mais baixo,  mas não no verão quando está mais alto.

Fiz toda a instalação elétrica entre o teto falso de dry-wall e o original dos containers, a hidráulica por dentro das paredes de dry-wall, a sanitária por baixo dos containers levando para uma fossa bio-digestor já que não temos rede de esgoto nem de água aqui.

A água vem de um poço artesiano que mandei furar e é armazenada em outro container (menor) que fica no ponto mais alto do terreno. Instalei uma bomba de pressurização porque gosto de chuveiro bem forte. Instalei um aquecedor solar plano (porque aquele que tem um cilindro gigante acoplado é feio demais) em cima do telahdo acoplado a um a gás para os dias mais frios e sem sol do inverno.

8 paineis solares que geram 60-80% de nosso consumo.

Instalei aparelhos split com inversor porque aqui faz 47 graus no verão mas desce para  zero no inverno.

Comprei uma cozinha na IKEA (loja maravilhosa de móveis para montar, a que a Tok Stock gostaria de ser quando crescer) e montei. Fizemos uma cama de casal com pallets em veio a cortiça. 

A única obra de alvenaria é a chaminé do recuperador de calor (uma lareira com porta de vidro, mais eficiente e segura) por questão de segurança relativamente ao calor gerado para a qual contratei o pedreiro da aldeia. A parede interna do recuperador eu mesmo fiz com tijolos rústicos maciços em pé (também porque o dry-wall não aguenta o calor).

E em 6 meses tínhamos uma casa para morar.

Como você deve suspeitar, eu gosto de uma obra e portanto continua evoluindo.

Foi isso!

abs

Carlos

Jilmar0
Level 5
Silveiras, Brazil

Olá @Laura !

Não sei se é exatamente essa a forma de participar, mas esse assunto me fascina muito…

Como já informei anteriormente, nossa acomodação está em Área de Preservação Permanente, isso nos torna motores e responsáveis por, viver, respirar, sonhar e lutar para buscar incansavelmente condições e agir de forma sustentável.

Nossa prática é:

Jilmar0_0-1745437745716.png

Fui responsável da Engenharia de uma grande fabricante de pneus. Nossa diretriz era seguir o respeito ao meio ambiente. As normas dessa empresa eram em muitas vezes mais rigorosas que as legislações de muitos países. Dessa forma fui moldado e muito engajado para fazer projetos que respeitassem as polícias de sustentabilidade.

Bella
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

É muito inspirador saber o quanto a sustentabilidade está presente na sua vida e trabalho, @Jilmar0, obrigada por compartilhar sua história! 🤗

Com toda a sua experiência, você tem alguma dica de sustentabilidade que não esta presente no bingo mas que você acha que faz uma boa diferença, seja em acomodações ou no nosso dia a dia? ♻️

Um abraço,

Bella

Jilmar0
Level 5
Silveiras, Brazil

Olá @Bella !

Sim tenho muitos, mas vou me ater em 2, pois penso que sejam os mais impactantes…

- O primeiro está relacionado ao uso da energia solar, mas especificamente para aquecimento da água para o banho. Como nossa acomodação está em uma região montanhosa, aproveito a gravidade para distribuição da água. No caso utilizamos acumuladores térmicos para armazenagem da água quente proveniente das placas. Nós não utilizamos energia elétrica para a manutenção dessa água. Como o volume é significativo, a inércia térmica é muito favorável, assim mesmo em períodos nublados a água permanece quente. Fiz um projeto muito detalhado para obter esse resultado, mas valeu cada minuto que investi.

- O segundo é mais específico para regiões Rurais que não são atendidas por sistema de tratamento de esgoto. Aqui investimos em sistemas de Biodigestor para o tratamento dos dejetos, todo o sistema passa também por sistema de lagoa de decantação e plantas como bananeiras e papiros fazem a limpeza da água após a saída dos biodigestores, essas plantas são capazes de purificar a água.

Espero ter contribuído. Esse assunto é fascinante, mas também muito técnico. Me perdoe caso eu não tenha conseguido explicar com termos mais simples para entendimento.

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.