Minha primeira vez como superhost e experiência no airbnb!

Minha primeira vez como superhost e experiência no airbnb!

Era uma manhã comum de 2025 quando decidi transformar um apartamento no bairro República, bem no coração de São Paulo, em uma fonte de renda extra. Eu já morava aqui há alguns anos e percebia o quanto a localização era privilegiada: tudo ao alcance. O metrô República a poucos minutos a pé, a Avenida Paulista a 7 minutos caminhando, o Edifício Itália, o Teatro Municipal, o Vale do Anhangabaú e uma infinidade de restaurantes, bares e atrações turísticas praticamente na porta de casa. Mas o que realmente diferenciava minha acomodação era algo raro no centro da cidade: uma piscina exclusiva para os hóspedes, com área de lazer ao ar livre, deck e vista parcial da agitada skyline paulistana. Foi esse diferencial que me deu coragem para criar meu anúncio no Airbnb

Os primeiros meses foram de aprendizado intenso. Tirei fotos profissionais que valorizavam tanto a piscina quanto os espaços internos modernos e confortáveis. Descrevi com detalhes a localização estratégica: “Acorde no centro de São Paulo, tome café olhando a cidade lá embaixo e, em poucos minutos, esteja em qualquer ponto interessante do centro de uma das maiores capitais do planeta. Os primeiros hóspedes chegaram: um casal de turistas estrangeiros que queriam conhecer a cidade sem depender de Uber o tempo todo e depois uma família brasileira que precisava de espaço e praticidade durante uma semana de eventos na Expo Center Norte. A nota veio alta: 5 estrelas! A partir dali, eu entendi que estava no caminho certo.

O Airbnb se tornou meu maior aliado nessa jornada. A plataforma cuida de toda a parte burocrática e de segurança, processa os pagamentos oferece o AirCover para proteger meu imóvel contra danos, e ainda me dá ferramentas poderosas de gestão. Posso ajustar preços dinamicamente de acordo com a demanda (Carnaval, Grand Prix de Fórmula 1, Lollapalooza, feiras e congressos fazem a ocupação disparar), programar mensagens automáticas de boas-vindas, oferecer check-in remoto com trava eletrônica e acompanhar relatórios detalhados de desempenho. Tudo isso sem precisar sair de casa ou contratar alguém. O dinheiro entra de forma previsível todo mês, transformando o que antes era apenas um apartamento em uma fonte de renda

Com o tempo, refinei cada detalhe para entregar a melhor estadia possível no centro de São Paulo. A piscina virou o grande destaque: em dias quentes, os hóspedes adoram descer para um mergulho refrescante depois de um dia explorando a cidade. Coloquei espreguiçadeiras confortáveis, guarda-sóis, iluminação noturna e até um pequeno espaço para drinks ao pôr do sol. Dentro do apartamento, invisto em conforto, cozinha completa com geladeira grande, máquina de lavar e secar, internet de alta velocidade (essencial para quem trabalha remoto ou precisa estar sempre conectado), camas com enxoval de alta qualidade e uma sala ampla com TV smart. O bairro República oferece o melhor dos dois mundos: agitação urbana durante o dia e uma localização que permite voltar para casa rapidamente à noite, sem enfrentar o trânsito infernal de São Paulo.

Conquistar o status de Superhost foi uma das maiores satisfações sendo anfitrião no Airbnb. Foram muitos ajustes: melhorei a descrição do anúncio, atualizei as fotos sazonalmente, criei um guia digital completo com recomendações de restaurantes no República e no resto do centro, melhores horários de metrô, pontos turísticos próximos e até dicas de segurança para quem está conhecendo o centro pela primeira vez. O Airbnb me ajudou muito nisso, as sugestões automáticas baseadas nas avaliações dos hóspedes ajuda muito. Quando alguém comentava “a piscina salvou o dia”, eu reforçava esse ponto. Quando elogiavam a localização, eu destacava ainda mais o fácil acesso ao metrô, à Consolação e à Avenida Paulista.

Hoje, ser Superhost muda completamente o jogo. O selo dourado aparece em destaque no anúncio e aumenta significativamente a visibilidade. Minhas reservas cresceram bastante, a taxa de ocupação ficou mais estável e a renda se tornou uma parte importante da minha vida financeira. Consigo pagar contas com tranquilidade, fazer reformas no imóvel e ainda ter sobra para investir em melhorias que encantam os hóspedes – como um kit de boas-vindas com água, café especial, frutas e um cartão com dicas personalizadas.

O que mais me realiza, no entanto, não é apenas o aspecto financeiro. É proporcionar para meus hóspedes uma experiência que realmente faça diferença. Muitos chegam cansados depois de longos voos ou de reuniões exaustivas e encontram um lugar onde podem relaxar na piscina, assistir o movimento da cidade lá embaixo e ainda estar a poucos passos de tudo o que São Paulo tem de melhor. Já recebi casais em lua de mel que queriam praticidade e romantismo ao mesmo tempo, grupos de amigos que vieram para shows no Allianz Parque ou no Morumbi e profissionais que precisavam de base central durante grandes feiras. Cada um deles deixa uma avaliação que me orgulha: “melhor localização possível no centro”, “a piscina no meio da cidade foi surreal”, “nos sentimos em casa mesmo estando no coração de São Paulo”.

A plataforma me permite fazer tudo isso com eficiência.

Se você está pensando em começar sua jornada como anfitrião, especialmente aqui no Airbnb, eu digo com convicção: vale muito a pena. O segredo está em valorizar o que sua propriedade tem de único, no meu caso, a localização imbatível no República aliada à rara piscina, e em entregar sempre o melhor possível. Hoje olho para trás e vejo que cada mensagem respondida rapidamente, cada foto bem tirada e cada feedback bem aproveitado valeu a pena.

Obrigado, Airbnb, por me ajudar a construir essa fonte de renda e por permitir que eu proporcione experiências memoráveis para pessoas do mundo inteiro. E obrigado a cada hóspede que já passou por aqui: vocês transformam o centro de São Paulo em um lugar ainda mais especial.

Screenshot_20260406_191638_Airbnb.jpg

3 Respostas 3

Parabéns Wesley, faço votos que renove sempre...

Muito obrigado @Márcio54, sucesso para você

Você também é superhost?

Sim @Wesley296, entrei no Airbnb em 2014 e sou superhost a 8 anos consecutivo.

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.