[Data Comemorativa] Dia Internacional da Língua Materna

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

[Data Comemorativa] Dia Internacional da Língua Materna

Olá a todos,

boa tarde! ☺

O Dia Internacional da Língua Materna é comemorado todos os anos no dia 21 de fevereiro em todo o mundo.

A Unesco estabeleceu o dia de hoje para promover a diversidade linguística e cultural de todos as nações do planeta.

Dia da Língua Materna .png

Algumas curiosidades sobre a língua português:

• É uma língua românica flexiva originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal
  • A língua portuguesa, falada no Brasil, herdou um vasto vocabulário das línguas indígenas. Alguns exemplos: mandioca, açaí, canoa, capim, jacaré.
  • Ovo, radar, arara, Ana e mirim podem ser lidas da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, sem alteração de sentido. São exemplos de palíndromos.
  • Portugal e Brasil possuem a sua própria língua de sinais ou gestuais. No Brasil, tem-se a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), enquanto que em Portugal existe a Língua Gestual Portuguesa (LGP).
  • O português é a língua oficial em 10 países: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Macau e São Tomé e Príncipe.
  • A maior palavra da língua portuguesa é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico (46 letras) e refere-se ao estado de quem é contaminado por uma rara doença pulmonar, a pneumoconiose, causada pela aspiração de de microscópicas partículas de cinzas vulcânicas.

O que vocês mais gostam sobre a língua portuguesa? Existe alguma outra curiosidade que queiram compartilhar aqui no tópico?

Fonte: esse artigo, esse outro e Wikipedia

-----

Por favor consulte as Normas da comunidade

4 Respostas 4
Priscilla---Gabriel0
Level 10
São Paulo, Brazil

eu amo o português e suas nuances.

como jornalista, trabalho com uma série de dicionários para apoiar meu dia a dia. afinal, português não é para amadores! 😉

Gostou do que leu? Dê uma curtida abaixo.
A resposta te ajudou? Marque como a 'Resposta Mais Útil'.
Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

@Priscilla---Gabriel0, nossa língua é realmente muito bonita. 

Adoro todos os sotaques e peculiaridades.

-----

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @Gaby

Acho o Português uma lingua muito difícil se comparada com o Inglês.

Certa vez conversando com um polonês que trabalhava no Brasil, ele me disse que achava o português relativamente fácil.

Depois de dois anos ele falava bem português. Perguntei porque ele achava facil, então ele me disse que a lingua falada na Polônia é mais complicada. Não somente os verbos flexionam bastante como no português, mas também os substantivos flexionam no idioma dele. Se por um lado o Português é complicado, para nós existem algumas uma vantagens. Para quem sabe português, fica fácil aprender o Italiano e o Francês. E quanto ao Espanhol, quase basta aprender o que não falar que conseguimos comunicar. Dentro do meu conhecimento básico, acho os pronomes e forma como os verbos flexionam no frances muito semelhante ao português, assim como a formação das sentences. Entretanto, o francês falado é muito diferente e ando tentando aprender o básico desta lingua.

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

@J-Renato0, tenho uma amiga polonesa. Ela me ensina algumas coisas, mas realmente, a língua é difícil. A construção das frases é complexa e a pronúncia não fica atrás.

Para mim, alemão é uma das línguas mais difíceis. Amo de paixão, mas não consigo aprender e continuo com conhecimentos elementares. Meu lema é não desistir, ainda faço minhas aulinhas e quem sabe um dia?! rs

Como você está estudando francês? Duolingo é um aplicatico ótimo que ajuda com os primeiros passos e possui níveis mais altos também. 

-----

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias