venham visitar a ilha de itamaracá, um verdadeiro paraíso de sol e mar

Joaquim-Neves0
Level 1
Recife, Brazil

venham visitar a ilha de itamaracá, um verdadeiro paraíso de sol e mar

Ilha de Itamaracá
Município em Pernambuco
A Ilha de Itamaracá é uma ilha no litoral norte do estado de Pernambuco, no Brasil. Constitui-se também em um município integrante da Região Metropolitana do Recife - RMR. A Ilha é ligada ao continente pela ponte Presidente Getúlio Vargas. Wikipédia
Área: 66,68 km²
Elevação: 3 m
Tempo: 29 °C, vento SE a 21 km/h, umidade de 64%
Hotéis: 3 estrelas por uma média de R$180. Ver hotéis
População: 24.413 (2014)
Hora local: terça-feira, 10:45
Pontos de interesse: Forte de Santa Cruz de Itamaracá, mais

REGIÃO TRANQUILA E BEM ILUMINADA E ARBORIZADA. PERTO DA PRAIA E DE TODOS OS PONTOS TURÍSTICOS.
Geografia - Localiza-se a uma latitude 07º44'52" sul e a uma longitude 34º49'32" oeste, estando a uma altitude de 7 metros
Hidrografia -O município de Itamaracá está incluído nos domínios dos Grupos de Bacias Hidrográficas de Pequenos Rios Litorâneos. Seus principais rios são: Paribe e Jaguaribe.
A ilha possui poucos riachos perenes, destacando-se entre eles apenas o Riacho Poço do Cobre, as margens direita da PE-35. O principal corpo de acúmulo de água na ilha é a Lagoa Pai Tomé.

Relevo - A vegetação do município é formada por floresta perenifólia e restinga. As áreas de mangue ocupam o noroeste da ilha.

Solo - Em relação aos solos, há ocorrência de Areias Marinhas, que tem como principal característica os solos profundos, excessivamente drenados e de baixa fertilidade natural. Nas áreas posteriores às dunas ocorrem os Podzóis, mediamente drenados e de mal drenados e de muito baixa fertilidade natural.

Geologia - O município está incluído, geologicamente, na Província da Borborema, sendo compostos pelos litotipos: Formação Gramame e o Grupo Barreiros e dos Depósitos Flúvio-marinhos e Aluvionares.

Clima - O município tem o clima tropical, do tipo As´. Os verões são quentes e secos. Os invernos são amenos e úmidos, com o aumento de chuvas; as mínimas podem chegar a 18°C. As primaveras são muito quentes e secas, com temperaturas que algumas ocasiões podem chegar aos 34°C.

Dados climatológicos para Ilha de Itamaracá
MêsJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezAno
Temperatura máxima média (°C)30,730,630,429,7292827,627,828,729,830,330,329,4
Temperatura média (°C)26,526,526,325,825,224,223,723,824,725,72626,125,4
Temperatura mínima média (°C)22,322,422,321,921,420,419,919,820,821,621,82221,4
Precipitação (mm)88148236257337315285178954945522 085
Fonte: Climate Data.
Demografia - Segundo o censo 2013 do IBGE, Itamaracá possui uma população de 23.923 habitantes, distribuídos numa área de 66,684 km², tendo assim, uma densidade demográfica de 328,17 hab/km²
Bairros - De acordo com a obra Histórias e segredos de uma ilha, de José Lopes de Albuquerque (1987)[8], partindo do Forte Orange, pelo litoral (parênteses inseridos):

São Paulo;
Forno da Cal;
Rio Âmbar;
Bairro Novo;
Vila Eldorado;
Baixa Verde;
Boca da Matinha;
Pilar (sede do município);
Quatro Cantos;
Jaguaribe;
Lance dos Cações (atualmente "Sossego");
Queimadas.
Fortinho (onde diz-se ter havido um forte feito de pau a pique e atualmente conhecido como Pontal da Ilha).
Ainda de acordo com o autor, partindo novamente do Forte Orange, mas contornando pelo Canal de Santa Cruz:

Vila Velha;
Engenho São João;
Engenho Macaxeira (onde se situa a Penitenciária Barreto Campelo);
Catuaminha.
Os bairros não-litorâneos mencionados são:

Outeiro;
Socorro;
Bom Jesus.
Mas há ainda outros bairros e comunidades como o Alto da Felicidade, o Roque Santeiro (que faz parte do Pilar), o Alto Bela Vista e outros.
Saúde - A cidade conta com quatro estabelecimentos de saúde sendo todos públicos.
Transportes- O município é cortado pelas rodovias PE-035 e PE-001. A ilha é servida pelo Consórcio Norte (CONORTE). Com linhas regulares entre a Ilha de Itamaracá e Recife.

Comunicação - O município recebe o sinal de TV do município de Recife.

TV -
Canal 02 (VHF) ou 2.1 (Digital) - TV Jornal (SBT)- Recife
Canal 04 (VHF) ou 4.1 (Digital) - TV Tribuna (Band) - Recife
Canal 09 (VHF) ou 9.1 (Digital) - TV Clube (Rede Record) - Recife
Canal 13 (VHF) e 13.1 (Digital) - Rede Globo Nordeste (TV Globo) - Recife
Canal 46 (UHF) - TV Pernambuco (TV Brasil) - Recife
Canal 51 (UHF) e 51.1 (digital) - Rede Vida (Rede Vida) - São José do Rio Preto
Canal 22 (UHF) e 22.1 (digital) - TV Nova Nordeste (TV Cultura) - Olinda

Cultura - A Ilha de itamaracá é conhecida por ser o berço de uma das danças mais conhecidas de Pernambuco, a Ciranda. Essa dança é caracterizada pela formação de uma grande roda formada a partir de pessoas com as mãos dadas umas às outras, na qual os integrantes dançam um ritmo lento repetido. Essa dança foi criada pelas esposas dos pescadores, que enquanto esperavam seus maridos chegarem do mar, se distraiam com os movimentos.
O Forte Orange
Construído em 1631 pelos holandeses, o forte está localizado à beira-mar e abriga um acervo composto por mapas holandeses e peças da época da invasão.

Praias do Forte
Coroa do Avião, Enseada dos Golfinhos e Pontal da Ilha. E, para aprender mais sobre a vida marinha, é indispensável uma visita ao Centro de Mamíferos Aquáticos. O lugar é aberto de terça a domingo.

Vila Velha
Do alto, aprecia-se uma bela vista e se conhece um pouco de história com os casarios e capelas do século XVI.

A Ilha de Itamaracá é uma ilha no litoral norte do estado de Pernambuco, no Brasil. Constitui-se também em um município integrante da Região Metropolitana do Recife - RMR. A Ilha é ligada ao continente pela ponte Presidente Getúlio Vargas. O canal de Santa Cruz a separa do continente.
Os primeiros habitantes seriam náufragos, havendo também registros sobre a passagem dos portugueses João Coelho da Porta da Cruz e Duarte Pacheco Pereira, em 1493 e 1498, respectivamente.[6][7] Em 1526, já havia uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, de responsabilidade do padre Francisco Garcia, na Vila Velha, localizada à margem esquerda do Canal de Santa Cruz.A Ilha prosperava à sombra da economia açucareira. Em 1630, a Vila Velha possuía mais de cem prédios, uma Santa Casa de Misericórdia, casa de residência do governador, câmara, cadeia e duas igrejas: a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.[8]

O engenho São João da Ilha de Itamaracá, situado às margens da PE-35, foi a casa natal do abolicionista João Alfredo Corrêa de Oliveira. O casarão atual com fachada no estilo arquitetônico neoclássico, que já se encontra em ruínas, foi construído sobre as ruínas do edifício mais velho no século XVIII. Sua moita conserva a primeira moenda a vapor do Brasil, contudo teve seu telhado parcialmente desabado por conta do abandono. O imóvel pertence ao Governo do Estado e teve um projeto de implementação do "Centro de Referência Cultural e Ecológica de Itamaracá" esbarrado por falta de verba. Segundo pesquisas, é possível que o Engenho São João seja o mesmo mencionado em mapas antigos denominados Trapiche e que foi renomeado após a saída dos holandeses.[9]

Os holandeses invadiram a Ilha em 1631 e lá ergueram o Forte Orange, na entrada Sul do canal de Santa Cruz, construído em taipa de pilão. O forte tinha este nome em homenagem ao Príncipe holandês Frederico Henrique de Orange, tio de Maurício de Nassau. A Ilha de Itamaracá serviu de celeiro aos holandeses. Posteriormente, o Forte passou a ser chamado Fortaleza de Santa Cruz, já sob domínio português.Em 1763, o rei dom João V comprou a Ilha para a Coroa Portuguesa por 4.000 cruzados.

O distrito foi criado em 1º de maio de 1866, pela Lei Provincial 676.[10] Torna-se cidade a partir de 1º de janeiro de 1959, desvinculando-se de Igarassu, mas seu primeiro hasteamento foi em 15 de novembro de 1973. Pilar é a sua sede e, por caracterizar-se como uma povoação de pescadores, foi elevado à categoria de Vila, por decreto de 25/10/1831

Topônimo - O nome "Itamaracá" deriva da língua tupi e, dente outros significados propostos, significa "pedra que canta", a partir da junção dos termos itá ("pedra") e mbara'ká ("chocalho").[11] Ao longo de sua história, Itamaracá também foi referida pelos nomes: Marília, Yilha-de-Fernão-Buquo, Tamanaquá, Itaparica-das-Flores, Vila Schkoppe e Capitania de Santa Cruz.[8]

1 Resposta 1
Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

Olá @Joaquim-Neves0,

 

a Ilha de Itamaracá parece um lugar muito lindo. ☺ Obrigada por compartilhar as informações aqui no seu tópico.

Você tem fotos do lugar para postar aqui na Central da Comunidade?

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias