Casa Inteligente (Desligar luzes, ar condicionado, etc)

Leonardo798
Level 10
Caldas Novas, Brazil

Casa Inteligente (Desligar luzes, ar condicionado, etc)

Olá, anfitrião e anfitriã.


Tentei achar algum tópico referente a "Casa Inteligente" aqui na comunidade brasileira e não achei.

Queria trocar experiência com pessoas que implementaram sensores na casa com o objetivo de facilitar o gerenciamento além de tentar economizar água e luz.

 

Meu objetivo inicial era reduzir a minha conta de energia elétrica, por ter uma casa numa região quente do Brasil, não via a possibilidade de remover o ar condicionado, ou cobrar pela conta de luz de cada hóspede (com o tempo acabei mudando de ideia quanto à cobrança, mas isso é outro tópico).

 

Inicialmente instalei uns disjuntores inteligentes da Tuya nos equipamentos que mais consomem e coloquei algumas rotinas de desligá-los baseado no horário ou tempo initerruptor de uso. Deu muito certo, minha conta que ficava entre R$700-900 foi reduzida para R$400-500. Então, em 2 meses consegui pagar os 4 que eu tinha comprado.

 

Mas aí "me empolguei" e comecei a automatizar toda a casa, colocando sensores nas lâmpadas, ventiladores, tomadas, wifi, bombas da piscina, entre outras coisas.

 

Pelas minhas contas, eu consegui economizar em torno de R$300 por mês (o kWh em Goiás é R$0,84) apenas desligando alguns aparelhos pelo horário ou tempo de uso, e deixei aviso alertando que há temporizadores e basta a pessoa religar se assim desejar. Isso, de cara, já evitou daqueles "benditos" que saiam às 10am para passar o dia num parque aquático e voltava às 18h e deixava o ar ligado esse tempo todo "para chegar e o quarto estar geladinho", sem falar na bomba de hidromassagem que gasta horrores de energia, e, também, as pessoas deixavam ligadas de enfeite mesmo não usando a piscina.

 

Eu optei por usar aparelhos chineses que usam o sistema Tuya (ou Smart Life) por serem baratos e terem uma diversidade enorme de opções. (como não é nada sensível como câmeras, optei por marca chinesa mesmo)

 

Ao todo eu tenho 27 sensores espalhados na minha casa que controlam desde o pH da piscina, nível de água (enche ou esvazia a piscina), temperatura da água, luzes, tomadas, irrigação, portão, sensor fumaça para pegar os fumantes, até disjuntores para a casa toda, ar condicionado, e eletrodomésticos gastões.

 

SmartSelect_20230315_200742_Smart Life.jpgSmartSelect_20230315_200557_Smart Life.jpgSmartSelect_20230315_200449_Smart Life.jpgSmartSelect_20230315_193333_Smart Life.jpg

50 Respostas 50

@Leonardo798 @Laura @Fabricio50 Sim, a parte de cobrança a parte já foi citada aqui no CC pelo Fabricio, única forma que conseguiu colocar um limite no hóspede.

 

https://community.withairbnb.com/t5/Círculo-de-Anfitriões/Sobre-regras-da-casa-versus-semancol/m-p/1...

 

Mas parabéns por suas ideias Leonardo, acredito que dá para seguir várias coisas que nos mostrou.

Elias219
Level 2
Anápolis, Brazil

acredito que trocando ideias com o Leandro poderemos acrescentar em muito, e assim colaborar com outros anfitriões que queiras automatizar rotinas em suas propriedades.

Elias219
Level 2
Anápolis, Brazil

esse medidor de PH da piscina me deixou muito interessado em saber como que foi feito a instalação dele. show de bola essa solução.

Oi! Amo estas trocas de mensagens, pois aprende-se muito. Tenho uma cobertura grande, e a conta de fevereiro passou um pouco dos R$1000,00!!!! Fiquei chocada! Vou procurar este aparelhos que falas. Gratidão! @Leonardo798 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi querida @Maria17220 , olha essa publicação também que o @Leonardo798 fez, tem bastante detalhe e informação útil que pode te ajudar com isso!

 

@Leonardo798 é fera nesse sentido!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Olá @Leonardo798 , obrigado pelo relato! Eu comprei um dijuntor inteligente e ele utiliza o sistema Tuya. Comprei na dinuntorinteligente.shop e deu super certo! 

Rose0
Level 5
Rio de Janeiro, Brazil

Eu uso o Econotec. Ele é ligado aos disjuntores e como em hotel, funciona com um placa, presa a chave (soldei a argola para que não retirem a chave e deixe a placa com tudo ligado). Funciona assim há anos e mesmo tendo apto no Rio, ar condicionado, ventiladores, etc, tudo se desliga quando tira a placa para fechar a porta com a chave comum.

 

Se alguém quiser, basta procurar o site ECONOTEC, o pessoal é super tranquilo e ajuda em todo processo. Não precisa quebrar parede, nada..... só um eletricista para ligar os "economizador de energia" aos disjuntores e trocar o interruptor por esse, q eles enviam, onde encaixa a placa.

 

Obs. O disjuntor da cozinha não é ligado no aparelho para que a geladeira não se desligue.

 

No mais, tudo se desliga em 1 minuto após tirar a placa.

 

Ah.... e é mto barato o aparelho, menos de 300 reais completo.

Sugiro pedir mais placas, além de 1 (uma) q vem no produto.

 

 

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Obrigada pela dica valiosa @Rose0 , parece muito mais simples mesmo do que eu imaginava, espero que isso ajude mais e mais anfitriões a aplicarem isso nas acomodações....

 

Não deixe de marcar outros anfitriões na conversa usando o símbolo @para que eles recebam uma notificação da sua mensagem e seu comentário tenha mais visibilidade 😉

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Rose0
Level 5
Rio de Janeiro, Brazil

@Laura eita q sempre me enrolo com esse tal de @, pois, não sei como mandar a outras pessoas. Tranquilo, se puder fazer esse encaminhamento pra mim, agradeço e vou tentar responder com (@) para quem tiver alguma dúvida. Acho q não posso passar o zap da empresa q fabrica e vende aqui, né?  Vi q várias lojas grandes já vendem, mas, comprar direto com a fonte é melhor pois dão total suporte técnico na instalação, dúvidas, etc. Econotec - economizador de energia. Obrigada a você, Laura.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Rose0 , pelo oque eu vi agora conseguiu me marcar 😉

 

Faz o seguinte: coloca @ e você vai ver que vai aparecer uma caixinha com o nome das pessoas que comentaram aqui, se não tiver aparecendo, é só começar a escrever o nome e o número do anfitrião, ai fica muito mais fácil para outras pessoas lerem o seu comentário 😎

 

Screenshot 2023-08-22 at 12.28.56.png

Você pode colocar o nome da empresa que fornece sim 😊

 

Tenta marcar outras pessoas pra ver se funciona agora!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Cazão0
Level 2
Florianópolis, Brazil

Olá Leonardo! 

Também sou anfitrião e tenho o mesmo problema: hospede entra na casa, liga o ar condicionado e nunca mais desliga, mesmo estando fora. 

 

Vi que você usou o disjuntor Tuya. Funcionou bem?

É possivel programar, por exemplo, os horários de funcionamento, como: desligar a cada 2 horas durante o dia e a cada 4 horas durante a noite? 

 

Se possivel me responda por favor.

Obrigado,

Sergio 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Cazão0 , não deixe de usar o símbolo @ para marcar o @Leonardo798 , assim ele vai receber uma notificação para ler o seu comentário 😉

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Leonardo798
Level 10
Caldas Novas, Brazil

Oi, @Cazão0.. Agradeça à @Laura, pois sem a notificação, realmente não teria visto tão cedo seu comentário.

 

Eu tenho enormes problemas com os equipamentos de ar condicionado e hóspedes sem compaixão pelos nossos custos. 

 

Tenho adotado estratégias diferentes de acordo com a acomodação. Apesar de todos terem esse disjuntor inteligente, alguns eu deixo livre, mas deixo muito claro a cobrança extra. Outros, pelo valor elevado da diária, só programo para desligar. 

 

Esse modelo que uso, o da foto, é o mais simples que tem, e funciona bem. Consigo ver o consumo e desligar quando é necessário. 

 

É possível programar para desligar pelo horário na própria tela de configuração dele, ou da pra usar as funções de automação para algo mais complexo como depois de ter gasto x kWh de energia. 

 

Comprei um outro com visor que o próprio hóspede consegue ver em tempo real o consumo. E, nesse caso, determinei uma cota diária e a pessoa decide se vai usar mais e pagar o excedente ou economizar. 

 

De qualquer forma, todas as situações eu consegui reduzir meu consumo de forma considerável. Que era o meu objetivo. 

Cazão0
Level 2
Florianópolis, Brazil

Olá @Leonardo798 agradeço pela agilidade na resposta. Obrigado @Laura por ter me alertado sobre o uso do @. 

Leonardo, tenho um problema parecido com o

seu, alguns hóspedes não respeitam as regras da casa e deixam o ar condicionado ligado por muitas horas quando saem de casa. 

Muito obrigado por compartilhar sua experiência. 

Sérgio 

Eu também fiz controle através da aplicação com Wifi (smart home / casa conectada) controlada através da Alexa. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias