Casa Inteligente (Desligar luzes, ar condicionado, etc)

Leonardo798
Level 10
Caldas Novas, Brazil

Casa Inteligente (Desligar luzes, ar condicionado, etc)

Olá, anfitrião e anfitriã.


Tentei achar algum tópico referente a "Casa Inteligente" aqui na comunidade brasileira e não achei.

Queria trocar experiência com pessoas que implementaram sensores na casa com o objetivo de facilitar o gerenciamento além de tentar economizar água e luz.

 

Meu objetivo inicial era reduzir a minha conta de energia elétrica, por ter uma casa numa região quente do Brasil, não via a possibilidade de remover o ar condicionado, ou cobrar pela conta de luz de cada hóspede (com o tempo acabei mudando de ideia quanto à cobrança, mas isso é outro tópico).

 

Inicialmente instalei uns disjuntores inteligentes da Tuya nos equipamentos que mais consomem e coloquei algumas rotinas de desligá-los baseado no horário ou tempo initerruptor de uso. Deu muito certo, minha conta que ficava entre R$700-900 foi reduzida para R$400-500. Então, em 2 meses consegui pagar os 4 que eu tinha comprado.

 

Mas aí "me empolguei" e comecei a automatizar toda a casa, colocando sensores nas lâmpadas, ventiladores, tomadas, wifi, bombas da piscina, entre outras coisas.

 

Pelas minhas contas, eu consegui economizar em torno de R$300 por mês (o kWh em Goiás é R$0,84) apenas desligando alguns aparelhos pelo horário ou tempo de uso, e deixei aviso alertando que há temporizadores e basta a pessoa religar se assim desejar. Isso, de cara, já evitou daqueles "benditos" que saiam às 10am para passar o dia num parque aquático e voltava às 18h e deixava o ar ligado esse tempo todo "para chegar e o quarto estar geladinho", sem falar na bomba de hidromassagem que gasta horrores de energia, e, também, as pessoas deixavam ligadas de enfeite mesmo não usando a piscina.

 

Eu optei por usar aparelhos chineses que usam o sistema Tuya (ou Smart Life) por serem baratos e terem uma diversidade enorme de opções. (como não é nada sensível como câmeras, optei por marca chinesa mesmo)

 

Ao todo eu tenho 27 sensores espalhados na minha casa que controlam desde o pH da piscina, nível de água (enche ou esvazia a piscina), temperatura da água, luzes, tomadas, irrigação, portão, sensor fumaça para pegar os fumantes, até disjuntores para a casa toda, ar condicionado, e eletrodomésticos gastões.

 

SmartSelect_20230315_200742_Smart Life.jpgSmartSelect_20230315_200557_Smart Life.jpgSmartSelect_20230315_200449_Smart Life.jpgSmartSelect_20230315_193333_Smart Life.jpg

53 Respostas 53
Rafael1838
Level 2
Porto Alegre, Brazil

Olá @Leonardo798 ,

 

Sou novo como anfitrião, mas um grande conhecedor de automação residencial.

 

Você já pensou em colocar um tecla pulso al lado da porta, para funcionar "como se fosse a chave cartão", ao clicar liga tudo.  Na próxima vez que abrir a porta, desliga tudo.

 

O ruim disso, é se tiver duas ou mais pessoas dentro da residencial e uma sair, a outra necessariamente precisará ligar novamente o sistema, clicando no interruptor de pulso.

Rafael Tomelin

@Rafael1838 Muito interessante e futurista! Não poderia haver um sensor na casa que detecta a presença de alguém e não desativa os dispositivos?

Rafael1838
Level 2
Porto Alegre, Brazil

@Walter , sim existem sensores micro waves atualmente, tipo sensor de presencça, mas trabalham com ondas e com isso sem movinentaçao no ambiente o sensor consegue detectar pessoas pelo calor ou respiraçao.  Mas lembra, teria que colocar em todos os comodos.

Rafael Tomelin
Leonardo798
Level 10
Caldas Novas, Brazil

O problema de colocar muito sensor é as pessoas acharem que é câmera.. Já tive vários aparelhos movidos de lugar, coberto ou desmontado.. Coisas nada a ver. 

 

Uns tomada ao lado da cama, ela fica abaixo do nível do colchão e do lado da cabeceira, nem tinha visão da cama e povo desmonta. 

 

O detector de fumaça na sala, povo desmonta. 

 

O spray de perfume do banheiro, colaram fita na saída do spray, vazou e manchou. 

 

Vocês não têm noção da criatividade pra tentarem achar câmeras escondidas.. Entendo a preocupação, mas colocar um sensor de movimento ou calor no quarto é pedir pra povo elevar a desconfiança ao máximo. 

 

A melhor forma é apelar pro bom senso ou pro bolso da pessoa mesmo. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Ótimo ponto @Leonardo798 , ainda mais com alguns casos de câmeras escondidas em acomodações.... Você tem esse sensor na sua @Rafael1838 ?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Olá conhece o bloqueador de energia para airbnb? @econoenergydobrasil

Sergio3
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Só vi o post agora, mas foi muito oportuno pois busco automatizar minimamente a entrada (auto check in) e parelhar uma central para desligar o ar condicionado ao fechar a porta. 

 

Dai 'dei um Google': "you tube automacao casa air bnb" e veio essa postagem!

 

Então quero desde já pabarenizá-lo @Leonardo798 pela iniciativa. Muito obrigado.

 

Agora vou ler mais e aprender para implementar um sistema inteligente/econômico na minha casinha recém reformada em Geribá- Búzios-RJ a ser anunciada no início de setembro de 2024.

 

 

 

Leonardo798
Level 10
Caldas Novas, Brazil

Oi @Sergio3 

 

Boa noite, tudo bem? É .. conta de luz é um fardo pra gente quando envolve alguns aparelhos de alto consumo.

 

O processo é bem simples, qualquer eletricista consegue instalar esses disjuntores inteligentes.

 

Pena que agora com o novo imposto de importação, eles fiquem mais caros, mas ainda sim compensa comprar de fora e aguardar.

 

Boas hospedagens e que seus hóspedes sejam mais conscientes =D

Ultimamente tenho pego um pessoal mais responsável... mas talvez seja pelo tanto de aviso que espalhei pela casa (coisa que eu não queria inicialmente) explicando que muita coisa é automática.

Olá @Leonardo798 , tudo bem?

 

Cara, adorei seu post, aprendi bastante aqui. Estamos iniciando um projeto de airbnb aqui no RJ e fiquei me perguntando em como fazer uma economia com uma operação self checkin e mais remota e você me trouxe a solução.

 

Gostei muito das discussões que trouxe, mandou super bem. Já localizei alguns dispositivos aqui que vi interessantes de fazer a aquisição e vou fazer alguns testes em casa antes de instalar de fato.

 

Mas consegue me ajudar quanto ao ar condicionado?

 

Poderia me informar quais os dispositivos que você utiliza no  AC?

 

Uma outra dúvida que fiquei, mesmo que tenha uma programação horária determinada, como no seu exemplo, desligar após as 10am: caso o cliente religue no controle, a programação do sistema não vai novamente desligar depois de um tempo? Ou não existe essa interferência?

 

Desde já te agradeço!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias