Como , quando e em qual nome faço a declaração dos rendimentos do Airbnb na sublocação ?

Leonel120
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Como , quando e em qual nome faço a declaração dos rendimentos do Airbnb na sublocação ?

Olá
Estou começando no ramo de sublocação de imóvel para airbnb e fiquei confuso após a primeira locação no airbnb. 

Minha empresa ( uma imobiliária ) alugou um apto por 3 mil reais e daí resolvemos sublocá-lo no Airbnb por 4.2 mil reais ( temos poderes para isso ) . Acontece que a plataforma do Airbnb está em meu nome ( Pessoa física ) e a conta do banco em nome da empresa ( onde foi creditado o valor de 4.2 mil reais em dezembro 24) . 

Agora não sei qual caminho devo seguir junto a Receita !

1) A imobiliária declara que recebeu o valor de 4.2 mil do airbnb da sublocação e declara o aluguel que paga de 3 mil  ao proprietário ? Se sim , como seria isto , uma vez que esse rendimento não se enquadra no cnae de venda , intermediação de locação e administração ? 

Vale salientar que a plataforma está em meu nome , será que o Airbnb irá informar que sou eu o credor e portanto terei que fazer um carne leão e pagar imposto de PF ? Neste caso , como fica o valor que entrou na conta da empresa em dezembro ? 

Se alguém puder me ajudar , estou muito perdido e gostaria de acertar as coisas e fazer tudo correto pela empresa , que é a locatária do apto e a real beneficirária dos rendimentos . 

Obrigado ! 

Leonel 

1 Resposta 1
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Leonel120 , seja bem vindo na nossa comunidade de anfitriões 😊

Te conto que até agora não vi nenhum material específico para sublocação de imóvel, mas no link abaixo tem bastante conteúdo sobre Imposto de Renda, dá uma olhada pra ver se te ajuda:

https://community.withairbnb.com/t5/Ajuda/Receita-federal-%C3%A9-informada/m-p/987776#M32733 

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias