Pedido de contrato

Respondido!
Cláudia127
Level 2
Belo Horizonte, Brazil

Pedido de contrato

Olá! Estou em dúvida sobre o que fazer! Gostaria de uma ajuda! 

Um futuro hóspede, que reservou por 3 meses, está querendo que eu assine um contrato, referente a sua hospedagem. Mas eu não sei se devo! 

Ele ainda pode cancelar a reserva até um dia antes!

O que devo fazer?

Agradeço!!

Cláudia 

Melhor Resposta

Oi @Denise583 ,oi @Cláudia127 !

Denise, não precisa registrar em cartório para o contrato de locação ter validade ou força de lei, basta ser inequívoco o consentimento das partes. O mesmo pode até não ter valia para o Airbnb, porém, certamente terá todo o poder diante do judiciário. 

Para as reservas de longa duração, a partir de 28 dias, no caso da Cláudia, uma reserva de 3 meses, acho prudente um contrato de locação sim, entendo também que o anúncio por inteiro seja um tipo de contrato de locação, todavia, o contrato escrito vai oportunizar maior segurança para o proprietário, lá pode e deve constar toda a qualificação do inquilino,  como nome, documentos, endereço, etc, coisa que no anúncio a pessoa não consegue, também pode ser inserido cláusulas de acordo com a lei do inquilinato, como caução, fiador ou seguro fiança, por exemplo. 

Além dessas vantagens, ocorrendo qualquer coisa de anormal na locação, como prejuízos, o proprietário não estará atrelado apenas a plataforma para resolver, com o contrato, independente da plataforma, ele pode judicializar mais facilmente uma demanda, posto que, em posse do contrato de locação, vai ter toda a informação necessária para propor uma demanda, como a qualificação e endereço do inquilino. 

Conheço uma história de uma anfitriã que teve uma reserva de longa duração e levou um calote, sabe-se que pela plataforma, esse tipo de reserva é pago somente o primeiro mês adiantado, os demais será pago mês a mês, o que ocorreu, o hóspede cancelou o cartão de crédito na plataforma, ficou alguns dias no imóvel sem pagar, a anfitriã ligou para a plataforma e a mesma disse que não podia fazer nada e que a anfitriã deveria resolver pelas vias que achasse adequada, pois bem, se tivesse um contrato de locação, a história poderia ser diferente...

Exibir Melhor Resposta no post original

6 Respostas 6
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Cláudia127 

Muitos hóspedes e anfitriões fazem uso de contrato, principalmente em reservas de longa duração. 

Mesmo não sendo algo imprescindível, uma vez que o ato do fechamento da reserva e tudo o que está descrito no anúncio tem força de contrato, há aqueles que se sentem mais seguros ao fazê-lo.

Há vários modelos de contratos de aluguel por temporada disponíveis na internet, faça uma pesquisa. 

Entenda que vc não é obrigada a fazer, não é necessário e não terá nenhuma valia perante o Airbnb. 

Lembrando que para ter força legal precisa ser registrado em cartório.

Espero ter ajudado. 

Oi @Denise583 ,oi @Cláudia127 !

Denise, não precisa registrar em cartório para o contrato de locação ter validade ou força de lei, basta ser inequívoco o consentimento das partes. O mesmo pode até não ter valia para o Airbnb, porém, certamente terá todo o poder diante do judiciário. 

Para as reservas de longa duração, a partir de 28 dias, no caso da Cláudia, uma reserva de 3 meses, acho prudente um contrato de locação sim, entendo também que o anúncio por inteiro seja um tipo de contrato de locação, todavia, o contrato escrito vai oportunizar maior segurança para o proprietário, lá pode e deve constar toda a qualificação do inquilino,  como nome, documentos, endereço, etc, coisa que no anúncio a pessoa não consegue, também pode ser inserido cláusulas de acordo com a lei do inquilinato, como caução, fiador ou seguro fiança, por exemplo. 

Além dessas vantagens, ocorrendo qualquer coisa de anormal na locação, como prejuízos, o proprietário não estará atrelado apenas a plataforma para resolver, com o contrato, independente da plataforma, ele pode judicializar mais facilmente uma demanda, posto que, em posse do contrato de locação, vai ter toda a informação necessária para propor uma demanda, como a qualificação e endereço do inquilino. 

Conheço uma história de uma anfitriã que teve uma reserva de longa duração e levou um calote, sabe-se que pela plataforma, esse tipo de reserva é pago somente o primeiro mês adiantado, os demais será pago mês a mês, o que ocorreu, o hóspede cancelou o cartão de crédito na plataforma, ficou alguns dias no imóvel sem pagar, a anfitriã ligou para a plataforma e a mesma disse que não podia fazer nada e que a anfitriã deveria resolver pelas vias que achasse adequada, pois bem, se tivesse um contrato de locação, a história poderia ser diferente...

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oiê amigo @Fabricio50 

Sei que perante o judiciário tem toda uma valia, mas como eu eu sempre registrei em cartório à época que tinha contratos de aluguéis, achei ser algo necessário, até por segurança mesmo.

Agradeço a informação. 

Essa brecha (na verdade uma baita cratera) em relação aos pagamentos das diárias de longa duração é um dos motivos do porquê não aceito reservas pra além de 15 dias. 

Totalmente fora de qualquer racionalidade. 

Qdo soube disse fiquei pasma.

A lindinha @Beatriz98 tem um truque que aplica qdo tem reserva de longa duração, justamente pra se precaver dessa situação.

Lamentável isso...

Bjcão amigo 💋

Cláudia127
Level 2
Belo Horizonte, Brazil

Sim, nossa, realmente não tinha pensado nisso! Obrigada!

Bacana Fabrício, agradeço seu esclarecimento!!

Cláudia127
Level 2
Belo Horizonte, Brazil

Entendi Denise, obrigada!!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias