Olá amiga @Denise583
Eu tenho feito algumas contas. E elas não batem. Eu não moro em nenhuma das duas cidades onde possuo imóvel. Embora em uma delas eu preciso estar periodicamente, pois trabalho lá.
Em nenhum dos dois imóveis eu coloco meu trabalho e o da minha esposa. E isso é um erro. Acho inclusive injusto com as pousadas e hotéis, aja vista que fica ainda mais desleal a diferença dos valores já que eles possuem funcionários e na outra ponta, nós não nos pagamos pelo serviço prestado. Mas claro, este é o livre mercado.
Nos dois imóveis que alugo, se desconfigura um controle de ar, se queima um chuveiro, se entope um sanitário, preciso acionar o zelador ou o ajudante geral para ir no local. E qualquer coisa tem custo. Por isso, acho de suma importância que se repense no valor da diária.
Meu contador por exemplo, tem um prédio onde está o escritório contábil dele. É enorme e fica na avenida principal da cidade. O imóvel é próprio. Mas veja, a empresa dele paga o aluguel para ele. Depois ele retira o pró labore. E a conta que ele faz é a seguinte: se o imóvel não fosse próprio, ele não teria que pagar aluguel?
Como eu não tenho feito o valor real da diária (com todos os custos variáveis - os fixos eu coloco), eu imagino na minha cabeça que o negócio é viável.
Um imóvel eu estou vendendo, justamente porque o preço dos meus concorrentes próximos estão muito abaixo do valor que eu acredito ser ideal. E daí ficar reduzindo o valor não agrega em nada para mim. E eu não tenho mais tempo para usufruir da casa por estar distante de onde eu moro. E quando vamos pra lá, a gente sempre arranja algo para arrumar e colocar em ordem.
O outro imóvel que eu tenho para locação eu não posso vender ainda, pois ele tem valorizado bem. Principalmente da pandemia pra cá.
Minha esposa reclama do trabalho que as locações dão á ela. E com razão. (ela precisa sempre conferir a limpeza, pois a colaboradora não tem os olhos de águia que minha esposa tem, ela que compra louças e roupas de cama, ela que manda sofás e cadeiras para tapeçaria, ela é quem responde no Airbnb, pois ela sabe fechar locação melhor que eu. Quando o hóspede pede desconto ela não dá e mesmo assim consegue fechar a locação. Ela é quem faz contrato, quando alugamos para hóspedes conhecidos ou indicação. Eu fico com a parte chata. Durante a locação, o hóspede liga para mim, quando dá BO.
Eu já tive ocasiões em que fomos viajar para fora enquanto estávamos com hóspede e tudo foi muito tranquilo. E tem vezes que estou jantando com amigos e preciso parar pois o hóspede me liga para resolver a falta de luz no bairro inteiro. Mesmo tendo luz de emergência , lanternas e velas.
Eu acredito que precisa valer á pena mesmo. Do contrário, o dinheiro investido é a melhor opção.