Segurança em condominios

Camila896
Level 1
São Paulo, Brazil

Segurança em condominios

Olá comunidade Airbnb! 

Gostaria de saber quais providências efetivas o Airbnb está tomando com relação aos cada vez mais frequentes assaltos cometidos por bandidos que usam a plataforma para se ter acesso ao prédio  e assaltar outros imóveis ? 

Estou prestes a ser proibida de alugar meu apto por conta da fragilidade do sistema de segurança do Airbnb. Diante das notícias fica dificil defender que a plataforma oferece segurança aos anfitriões.

Vejo muita preocupação com privacidade, seguro, mas o tema segurança nem sequer aparece nos tópicos ou nas FAQ. 

Considero a segurança e confiança no sistema de verificação de identidade pilares fundamentais do negócio, mas não vejo nenhuma ação sendo tomada pelo Airbnb nesse sentido, infelizmente. Com tantas novas tecnolgias e IA disponiveis penso que não seria tão dificil ter um sistema mais eficiente e confiável. Bastava que estive nas prioridades do CEO Brian Chesky.

2 Respostas 2
Fabricio50
Top Contributor
Recife, Brazil

Olá @Camila896 !

Compreensível sua preocupação, afinal, segurança é um dos pilares de qualquer modelo de hospedagem, seja ele tradicional ou compartilhado.

Mas acho importante a gente analisar essa questão com calma e de forma até mais crítica, trazendo outros anfitriões a opinar.

Cada vez mais frequentes assaltos cometidos por bandidos que usam a plataforma para se ter acesso ao prédio e assaltar outros imóveis.”

A pergunta para essa afirmação é: Você tem dados concretos sobre essa frequência ou está se baseando em notícias isoladas?

É importante diferenciar casos pontuais de um problema sistêmico. Até porque, se esses assaltantes estivessem de fato usando o Airbnb para acessar prédios, precisaríamos entender como isso ocorre na prática. Eles estão se hospedando de verdade? Estão falsificando identidades? Se o problema fosse simplesmente a entrada no prédio, qualquer visitante, entregador ou prestador de serviço também poderia ser um risco.

“Estou prestes a ser proibida de alugar meu apto por conta da fragilidade do sistema de segurança do Airbnb.”

Aqui, a questão não é só do Airbnb, mas das regras do condomínio e da segurança do prédio. Se o condomínio entende que a plataforma não oferece segurança suficiente, será que o problema é a verificação do Airbnb ou a ausência de controle do próprio edifício? O prédio exige identificação na portaria? Há câmeras? Se um morador convida um desconhecido, o prédio tem estrutura para filtrar quem entra e sai? Se o problema for a liberação de entrada sem um controle rígido, o risco existiria para qualquer visitante, e não só para hóspedes de Airbnb.

“Vejo muita preocupação com privacidade, seguro, mas o tema segurança nem sequer aparece nos tópicos ou nas FAQ.”

O Airbnb até fala sobre segurança, mas também percebo que realmente é algo menos destacado do que deveria. Só que a segurança de um imóvel não depende só da plataforma. Como anfitriões, podemos adotar medidas complementares, como solicitar documentos antes do check-in, conversar com os hóspedes antes da chegada e orientar o condomínio a reforçar procedimentos de identificação. Não dá para terceirizar 100% essa responsabilidade para o Airbnb, assim penso.

“Segurança e confiança no sistema de verificação de identidade são pilares fundamentais do negócio, mas não vejo nenhuma ação sendo tomada pelo Airbnb nesse sentido.”

Pelo que sei, o Airbnb tem um sistema de verificação de identidade, mas claro, nenhum sistema é infalível. A questão é: o que seria uma solução viável? Exigir antecedentes criminais de todos os hóspedes? Pedir reconhecimento facial em tempo real? Isso resolveria de fato o problema ou apenas afastaria hóspedes bons que não querem compartilhar informações sensíveis?

“Com tantas novas tecnologias e IA disponíveis, penso que não seria tão difícil ter um sistema mais eficiente e confiável.”

A tecnologia pode ajudar, mas não é bala de prata. Se um criminoso decide cometer um golpe, ele pode falsificar documentos, criar perfis fictícios e até burlar verificações automatizadas. O desafio aqui não é só técnico, mas operacional: como impedir golpistas sem complicar a experiência dos bons hóspedes?

No fim, acho que a preocupação com segurança é legítima, mas precisamos analisar onde exatamente está o problema e quais soluções são realmente eficazes. Se a vulnerabilidade estiver no prédio, não adianta cobrar só do Airbnb. Se o problema for a verificação de identidade da plataforma, quais medidas seriam razoáveis sem afastar hóspedes legítimos?

Enfim, vale discutir e pressionar por melhorias, mas também precisamos ter clareza sobre até onde vai a responsabilidade da plataforma e onde entram as nossas responsabilidades como anfitriões e do próprio condomínio.

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Amigo @Fabricio50 

Muitíssimo bem colocado!!!

Penso o mesmo.

Então @Camila896 , a atuação de ladrões desse porte, é coisa estudada. Eles observam e estudam toda a dinâmica de acesso ao prédio e, certamente, a exigência (ou a falta dela] de envio prévio de informação de documentação de identificação para liberação de portaria.

Ladrões são oportunistas e gostam de facilidade. Farão uso do Airbnb,  do Booking, se disfarçarão de entregadores, prestadores de serviço, fazem uso de uniforme e crachás ou quaisquer outros meios que permitam seu acesso.

Não dá pra culpar a Companhia de Gás, de Água ou Correios, por exemplo, qdo um ladrão se faz passar por seu funcionário.

E o mesmo vale para o Airbnb.

Minha opinião...

Abraços!!!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias