Olá @Camila896 !
Compreensível sua preocupação, afinal, segurança é um dos pilares de qualquer modelo de hospedagem, seja ele tradicional ou compartilhado.
Mas acho importante a gente analisar essa questão com calma e de forma até mais crítica, trazendo outros anfitriões a opinar.
“Cada vez mais frequentes assaltos cometidos por bandidos que usam a plataforma para se ter acesso ao prédio e assaltar outros imóveis.”
A pergunta para essa afirmação é: Você tem dados concretos sobre essa frequência ou está se baseando em notícias isoladas?
É importante diferenciar casos pontuais de um problema sistêmico. Até porque, se esses assaltantes estivessem de fato usando o Airbnb para acessar prédios, precisaríamos entender como isso ocorre na prática. Eles estão se hospedando de verdade? Estão falsificando identidades? Se o problema fosse simplesmente a entrada no prédio, qualquer visitante, entregador ou prestador de serviço também poderia ser um risco.
“Estou prestes a ser proibida de alugar meu apto por conta da fragilidade do sistema de segurança do Airbnb.”
Aqui, a questão não é só do Airbnb, mas das regras do condomínio e da segurança do prédio. Se o condomínio entende que a plataforma não oferece segurança suficiente, será que o problema é a verificação do Airbnb ou a ausência de controle do próprio edifício? O prédio exige identificação na portaria? Há câmeras? Se um morador convida um desconhecido, o prédio tem estrutura para filtrar quem entra e sai? Se o problema for a liberação de entrada sem um controle rígido, o risco existiria para qualquer visitante, e não só para hóspedes de Airbnb.
“Vejo muita preocupação com privacidade, seguro, mas o tema segurança nem sequer aparece nos tópicos ou nas FAQ.”
O Airbnb até fala sobre segurança, mas também percebo que realmente é algo menos destacado do que deveria. Só que a segurança de um imóvel não depende só da plataforma. Como anfitriões, podemos adotar medidas complementares, como solicitar documentos antes do check-in, conversar com os hóspedes antes da chegada e orientar o condomínio a reforçar procedimentos de identificação. Não dá para terceirizar 100% essa responsabilidade para o Airbnb, assim penso.
“Segurança e confiança no sistema de verificação de identidade são pilares fundamentais do negócio, mas não vejo nenhuma ação sendo tomada pelo Airbnb nesse sentido.”
Pelo que sei, o Airbnb tem um sistema de verificação de identidade, mas claro, nenhum sistema é infalível. A questão é: o que seria uma solução viável? Exigir antecedentes criminais de todos os hóspedes? Pedir reconhecimento facial em tempo real? Isso resolveria de fato o problema ou apenas afastaria hóspedes bons que não querem compartilhar informações sensíveis?
“Com tantas novas tecnologias e IA disponíveis, penso que não seria tão difícil ter um sistema mais eficiente e confiável.”
A tecnologia pode ajudar, mas não é bala de prata. Se um criminoso decide cometer um golpe, ele pode falsificar documentos, criar perfis fictícios e até burlar verificações automatizadas. O desafio aqui não é só técnico, mas operacional: como impedir golpistas sem complicar a experiência dos bons hóspedes?
No fim, acho que a preocupação com segurança é legítima, mas precisamos analisar onde exatamente está o problema e quais soluções são realmente eficazes. Se a vulnerabilidade estiver no prédio, não adianta cobrar só do Airbnb. Se o problema for a verificação de identidade da plataforma, quais medidas seriam razoáveis sem afastar hóspedes legítimos?
Enfim, vale discutir e pressionar por melhorias, mas também precisamos ter clareza sobre até onde vai a responsabilidade da plataforma e onde entram as nossas responsabilidades como anfitriões e do próprio condomínio.