Sobre cobrança de multa por desrespeito às regras e taxa extra de limpeza

Felipe1170
Level 2
São Paulo, Brazil

Sobre cobrança de multa por desrespeito às regras e taxa extra de limpeza

Bom dia comunidade, tudo bem? Espero que todos tenham tido um ótimo começo de ano.


Gostaria da ajuda/opinião de vocês.

Na quarta feira tive um check out, como instalei uma fechadura eletrônica, acabei indo apenas na quinta para ver como estava a casa.

 

Chegando lá me deparei com uma situação desagradável.

As janelas dos quartos estavam aberta, não foi trancada uma das portas, não retiraram todo o lixo, fumaram dentro da residência (foram encontradas bituca na sala, quarto e banheiro) além  muita sujeira, pedaço de pizza no sofá, derrubaram refrigerante no móvel de cabeceira, geladeira com sangue de carne, grelha da churrasqueira imunda.

 

Entupiram uma das privadas, nem se quer avisaram sobre o acontecido e deixaram o limpador de privada cheio de cocô.

 

Na proposta que passei já incluía a taxa de limpeza, mas eu considero que o nível de sujeira ali foi extrapolado, além de terem infringido uma regra da casa que eu considero super importante o tal NÃO 🚬 FUMAR 


Queria saber qual postura tomar agora.  Não foi dada nenhuma avaliação ainda.

 

Cobro uma multa pelo não comprimento das regras da casa, uma taxa de limpeza e o valor do limpador?

 

Li em outros tópicos que as vezes depois de uma situação parecida, os anfitriões, recebemos uma avaliação negativa. 
Agradeço desde já a todos. 
Forte abraço. 
Felipe

9 Respostas 9
Reinaldo63
Level 9
São Paulo, Brazil

Olá @Felipe1170 

Nem de longe eu posso dar minha opinião sobre oq fazer. Ok? Sei que muitos anfitriões aqui não concordariam comigo. Mas eu tenho práticas que vem servindo para mim. 

1- referente ao estado que o hóspede deixa meu imóvel, eu cobro 250,00 de tx faxina. 50% dos meus hóspedes deixam meu imóvel como se não tivessem usado. 40% deixam em bom estado. 10% deixam em um estado que dá vontade de chorar. E dentro destes 10%, alguns acham que a tx faxina lhes dá o direito de entregar o imóvel em péssimas condições. Tem hóspede que acha que o modo que entregaram está ok. Eles não possuem um critério elevado de limpeza e educação.

Eu particularmente, nunca cobrei um $ adicional por deixar o imóvel em estado precário. Mas já cobrei por avarias. Por coisas pequenas, não. Tipo louça quebrada, ralo entupido de cabelo, lençol manchado,  etc. Isso não. 

 

 

2- Quando as práticas dos hóspedes são toleráveis, eu respiro duas vezes. Eu tenho hóspede que não são os melhores em relação a limpeza. Mas costumam retornar em datas com diárias mais altas (final de ano e feriados). Além do que, indicam outros hóspedes. É o famoso ruim com ele, pior sem ele. E eu confesso que muitos hospedes retornam. E eu dou preferencia para estes, pois não tenho que lidar com a angústia de uma  avaliação ruim , já que na segunda hospedagem  preferem alugar sem a intervenção do app. Além do que, são hóspedes que já não tem altas expectativas em relação ao imóvel. Já conhecem. 

 

 

3- Tem hóspede que eu não quero ver novamente nem pintado de ouro. Eu coloco no meu celular no contato dele: Não alugar mais. Já aconteceu em outro app de eu ter que fazer uma avaliação ruim. Aqui no Airbnb, não. Mas eu seguiria desta forma: no dia do check out, faria como sempre faço. Enviaria uma mensagem por watts desejando que ele chegue em segurança na casa dele. Que faça um bom retorno e que tenha gostado da estadia. Bla Bla bla... Deixaria chegar no limite para fazer a avaliação (14 dias) e deixaria uma avaliação sincera.

Mas vale lembrar que, quando você faz uma avaliação negativa, e se esta avaliação for muito rígida e longa, você vai receber hóspedes que serão muito exigentes em relação ao seu trabalho e seu imóvel. Entende? É preciso ser ponderado. As estrelinhas funcionam bem. 

 

4- Eu cheguei a conclusão que para mim é mais fácil e tenho menos prejuízo tendo que esquecer (apagar da mente) um hóspede ruim do que ter que lidar com uma avaliação negativa do hóspede.  

 

Paz é algo  valioso. 

Ola Reinaldo63, boa tarde.

 

Muito obrigado pela resposta, saber a opinião e a postura que outros anfitriões tomariam ajuda e muito a dar uma clareada no pensamento e como levar a situação. 

 

A porcentagem mencionada por você ja me deixa mais tranquilo de saber que é em uma minoria de casos que isso acontece. Por outro lado, acabei ficando preocupado com a parte da avaliação, um pouco triste não poder dar um feedback real de um mau hospede por medo de  uma "retalhação" e uma nota mentirosa por parte deles. Assim acaba acostumando esse tipo de hospede da pior maneira, praticamente dando a liberdade deles fazerem o que quiser, porque não haverá nenhuma cobrança extra ou uma avaliação negativa sobre eles.

 

Obrigado novamente pela atenção.

E um ótimo começo de ano.

Forte abraço.

Felipe

 

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Felipe1170 

Lamentável tal postura desses hóspedes.

Para estes casos o Airbnb dispõe do AirCover que, além da cobertura por danos, tbm cobre:

 "Custos de limpeza inesperados ou adicionais devido ao comportamento de um hóspede (ou convidados do hóspede) durante uma estadia reservada através do Airbnb — por exemplo, limpeza profissional de carpetes".

 

No entanto não há almoço grátis!

Há uma casca de banana deixada pelo Airbnb, como mencionou o colega @Reinaldo63.

O anfitrião tem um prazo de 14 dias após o check-out ou após o descobrimento do problema (o que vier primeiro) para acionar o Aircover. 

Ocorre que 14 dias é tbm o mesmo prazo para a avaliação. 

E, muito convenientemente, dentro do procedimento do AirCover o Airbnb primeiro faz a cobrança diretamente ao hóspede para, só depois em caso de recusa, seguir com as tratativas do AirCover. 

Sendo assim, não é difícil imaginar a reação do hóspede quando recebe essa cobrança, né?

E aí pode ser que vc seja ressarcido dos prejuízos, mas certamente levará os prejuízos que envolvem um comentário negativo, o rebaixamento da nota da acomodação, a perda do título de Superhost e suas consequências.

É aquela coisa "se correr, o bicho pega; se ficar, o bicho come".

Então cabe a vc avaliar qual prejuízo lhe doerá menos.

De forma alguma deveria ser assim, mas é desse jeito que o Airbnb trata aqueles a quem chama de "parceiros".

 

A única maneira de vc fugir disso, seria o hóspede te avaliar já nos primeiros dias do prazo. Assim vc fica livre pra acionar o Aircover, pois nada do que fizer a partir daí, mudará a avaliação. 

E independente de tudo, nunca deixe de avaliar descrevendo, de forma clara e detalhada, o procedimento do hóspede para alertar os próximos anfitriões. 

 

Deixo aqui alguns cuidados por parte do anfitrião que podem evitar, ou ao menos minimizar, esses problemas. 

O primeiro é desativar a Reserva Instantânea, caso faça uso. Assim o hóspede tem que enviar um pedido de reserva e vc tem tempo de analisar as avaliações que ele recebeu dos anfitriões anteriores.

Sendo um hóspede novo ainda sem avaliação, vc tem a chance de perguntar se ele conhece a dinâmica do Airbnb que é cuidar do espaço como se fosse dele, se leu todo o anúncio e, principalmente as regras e se concorda com elas.

Outra coisa que faço é não cobrar Taxa de limpeza.

Nos Termos de Serviço que todos concordam ao se cadastrarem no Airbnb temos 👇🏻

"4.1 Suas responsabilidades. Você é responsável por seus próprios atos e omissões e também pelos de qualquer pessoa que você convidar para participar ou conceder acesso a qualquer Acomodação, Experiência ou outro Serviço de Anfitrião. Por exemplo, isso significa que você: (i) é responsável por deixar a Acomodação (e os bens pessoais relacionados) na condição em que a encontrou".

Infelizmente é sabido que a maioria não lê e, por desconhecimento ou má-fé, usam a Taxa como pretexto pra deixar a acomodação suja.

Nas Regras da Casa, informo que não cobro Taxa de Limpeza e peço a gentileza de deixar a louça lavada e a acomodação limpa e organizada.

Como resultado, dos quase 300 hóspedes que recebi, só tive problemas de limpeza com 2 apenas. 

 

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte o que decidiu fazer.

 

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Felipe1170 , que situação complicada com os hóspedes...

Faz alguns dias que você postou essa mensagem aqui na Comunidade, você chegou a fazer a avaliação ou um pedido de valor adicional pela bagunça causada?

 

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Olá Laura, boa tarde, tudo bem?

 

Não cheguei a tomar nenhuma atitude ainda, estava lendo as respostas, tanto daqui nesse meu post, como em outros semelhantes.

Mas creio que vou mandar uma mensagem pela plataforma para ele, perguntando como foi a hospedagem e informar que devido ao não cumprimento das regras da casa (ter fumado, deixado a casa aberta e não retirado todo lixo), e pelo custo de limpeza inesperado, será cobrado um valor X,  junto com o valor de um limpador de privado novo, que tenho a nota ainda, que comprei um dia antes da chegada deles e tive que jogar fora.

Não sei se é a melhor maneira de lidar com essa situação, estou aqui refletindo ainda.

Qual seria sua opinião?

Muito obrigado desde já.

Forte abraço.

Felipe

 

Ola Denise583, boa tarde, tudo bem?

Muito obrigado pela resposta, muito valioso saber o que outros anfitriões fariam na mesma situação.

 

Após sua mensagem dei uma estudada no Aircover, e vou acabar utilizando ele. Não houve avaliação da parte dele, e sei que após ele receber essa notificação vou receber um nota baixa e mentirosa.

Mas acho que é o melhor a se fazer, ele precisa receber uma avaliação de acordo como ele deixou a casa, exatamente para alertar outros anfitriões e de certa maneira não deixar ele "mal acostumado".

 

Vou seguir seus cuidados, e aproveitar a sua citação do termo 4.1.

 

Muito obrigado novamente.

Um ótimo começo de ano.

Forte abraço.

Felipe

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Felipe1170 , só avisando que o hóspede só verá a sua avaliação após ele enviar a sua....

 

Então você vai fazer o pedido pelo Aircover para cobrir os danos causados pela limpeza extra?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Olá, @Felipe1170 e @Denise583 

 

Tive uma situação muito parecida aqui em casa e ontem, dia 29/01/2024, entrei em contato com o Suporte para ter orientações e soube de mudanças recentes na política do AirCover. A principal delas é que agora temos 60 dias após o check-out para fazer a cobrança de valores extras dos hóspedes 'desafiadores'.

Até o mês passado e desde que iniciei aqui, em janeiro de 2023, o prazo para entrar com esse pedido de ressarcimento era de 30 dias após o check-out.

Particularmente, eu sempre aguardo o prazo de 14 dias para avaliação e no 15º dia entro com a solicitação de reembolso.

Acrescentando algo que acho muito importante, eu sempre faço e guardo um dossiê com todas as evidências dos danos causados e custos incorridos para o seu reparo.

Nos meus anúncios eu inseri um valor de multa pela quebra das regras ou danos aos itens e patrimônio. Isso funciona muito bem e sempre que necessário (infelizmente), eu faço a cobrança do item a ser substituído e/ou do serviço adicional, MAIS a multa. Nunca tive problemas em ser reembolsada após a adoção dessa medida e a recomendo fortemente. Posso dizer com certeza que isso previne muitas dores de cabeça, uma vez que afasta clientes sem noção/folgados e evita o sentimento de haver sido lesado por não conseguir ser ressarcido via AirCover nos casos subjetivos.

 

Espero ter ajudado.

 

Jade

Oi @Jade395 

Não tive conhecimento dessa mudança do prazo pra 60 dias, nem tampouco sabia do prazo de 30 dias.

O que sempre soube e consta nos Termos sobre o Aircover para Anfitrião é que o prazo é 14 dias após o check-out ou o conhecimento do dano (o que vier primeiro) para acionar o Aircover. 

Veja que estou me referindo ao prazo para acionar, dar entrada no Aircover. 

Creio que esse de 30 dias (que agora é 60 dias), seria o prazo para o anfitrião preencher formulário, enviar evidências, notas fiscais de compra e orçamentos, não?

Veja abaixo o print da parte que diz sobre os prazos 👇🏻

Infelizmente o Airbnb não é muiti claro nas suas informações. 

Abraços!

 

 

Screenshot_20240130-101637_Airbnb.jpg

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias