🫧 Guia de limpeza para encantar os hóspedes

Vanessa1883
Level 8
São Paulo, Brazil

🫧 Guia de limpeza para encantar os hóspedes

Olá a todos, 

Acho sempre importante compartilhar algumas dicas de limpeza que me ajudaram a ter sucesso com o meu anúncio e muitos hóspedes elogiam a limpeza e cuidado do meu espaço. 

Vou compartilhar algumas aqui com vocês:

🧼 Quando possível utilize panos de microfibra para a limpeza geral, eles podem ser lavados à máquina deixando-os de fato limpos e efetivando a limpeza do ambiente

🧼 Use aspirador ao invés de vassoura, ela levanta e espalha a poeira que irá se depositar nos móveis depois

🧼 Lave colchas e mantas a cada três hóspedes ou sempre que achar necessário, ninguém quer sentir os odores ou mesmo o perfume de outra pessoa quando for dormir; nos outros dias coloque para arejar em área externa enquanto limpa o local

🧼 Limpe o sofá com um pano de microfibra umedecido e um pouco de limpador geral, manterá o sofá sempre limpo e o ambiente cheiroso

🧼 Use uma colher de sopa generosa de bicarbonato de sódio para lavar toalhas e lençóis, eles eliminam odores, ajudando a manter o perfume dos amaciantes

🧼 Se possível utilize toalhas e lençóis sempre brancos, em caso de manchas alvejar pode ser necessário e o dano ao tecido ficará menos visível, mantendo apenas o aspecto de limpeza da peça

🧼 Lave capas de almofadas ao menos uma vez ao mês se forem de cor clara, mesmo que não estejam manchadas, o simples fato de manusear deixa as almofadas mau cheirosas e com aspecto de sujas

🧼 Utilize produtos a base de cloro para limpeza principalmente de banheiros, ele limpa, desinfeta e deixa um cheiro suave de limpeza, dispensando desinfetantes ou perfumes para o ambiente (sempre use luvas)

🧼 Utilize esponjas para louça de poliéster, você pode higienizar com água quente e bicarbonato (ou um pouco de desinfetante) a cada hóspede; assim estará sempre limpa e ela dura mais que esponjas comuns gerando economia

🧼 Descarte os paninhos de pia, acumulam bactérias e cheiram mal, use semidescartáveis como Duramax ou Perfex, coloque uma folha dupla ou tripla a cada faxina, assim todo hóspede terá um paninho novo

🧼 Use panos de louças brancos ou pretos (sim existe), é um pano que mancha muito e mesmo bem lavado, se estiver manchado pode ter aspecto de sujo; os pretos não deixam as manchas evidentes e os brancos podem ser alvejados

🧼 Na cozinha sempre limpe tudo mesmo que pareça limpo ou que não foi utilizado pelo hóspede

🧼 Sempre lave a louça usada mesmo que o hóspede já o tenha feito, pode ter sido mal lavada e você não viu, quando o próximo hóspede for usar, certamente se aborrecerá

🧼 Sempre desinfete todas as maçanetas e puxadores da casa, sabemos que nem todo mundo lava as mãos a quantidade de vezes necessária por dia

🧼 Não precisa limpar vidros toda vez que houver um checkout, mas cheque, pode haver marcas de mãos

🧼 Sempre confira portas de armários da cozinha e quarto se não há marcas de mãos

E vocês, qual a dica de ouro que vocês tem para a acomodação de vocês?  🧽 🛀🏽 🧺

12 Respostas 12
Jovina1
Level 1
Jaú, Brazil

Adorei suas dicas @Vanessa1883 , pois faço exatamente assim, porém uso toalhas coloridas, vou experimentar mudar!

Obrigada...

Obrigada! É o que tem funcionado pra mim! Usei toalhas coloridas no começo, mas foram ficando feias rapidamente, as brancas ficam com aparência melhor. Abraço 

Olá Vanessa! 

Essa é uma questão importante que nos faz ficar sempre em contato com a lavanderia. 
uma dica: já usa uma essência única para seu espaço? 
Deus a abençoe! 
Att, 

Leonardo

Olá! Fiquei curioso para saber qual essência você recomenda e como costuma usar — inclusive em relação à quantidade ideal. Obrigado pela dica!

Bella
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

@Claudio1248 só uma sugestão, amigo: ao escrever seu comentário, use o símbolo @ e selecione o anfitrião no menu que aparece. Assim, ele recebe uma notificação e fica mais fácil obter uma resposta. Se não marcar, talvez sua mensagem não seja vista.

Se precisar de algo, estou por aqui. 😊

Grande abraço!

-

Por favor consulta las Normas de la comunidad | Por favor consulte as Diretrizes da comunidade

Oi, @Bella

Muito obrigado pela dica — inclusive, acabei esquecendo de te marcar no meu outro comentário sobre o percarbonato 😬 Agora já aprendi e vou lembrar sempre! Valeu mesmo! 🙏

Bella
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Imagina, @Claudio1248! Não é um detalhe muito óbvio, então acho útil explicar. Fico feliz que ajudou! 😁 

-

Por favor consulta las Normas de la comunidad | Por favor consulte as Diretrizes da comunidade

Claudio1248
Level 3
Recife, Brazil

Que legal, Vanessa! Sua lista ficou ótima, com dicas bem úteis.

Eu também tive problemas com manchas que não saíam no meu enxoval (todas as peças são brancas). Passei a usar percarbonato (isso mesmo, percarbonato — não bicarbonato) e a remoção das manchas melhorou bastante. Recomendo! Obrigado por compartilhar as dicas

Bella
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Claudio1248, obrigada por comentar e compartilhar sua dica também! Eu fiquei sabendo dessa recentemente aqui pela CC e já me salvou muito. Você mesmo faz a limpeza da sua acomodação ou conta com ajuda?

Abraços

-

Oi @Bella  , essa dica realmente foi muito útil! Eu a peguei no último encontro de anfitriões aqui em Recife — esses encontros acontecem desde 2023 e sempre compartilho informações valiosas por lá. Vou a todos, e o grupo daqui é bastante unido.

Às vezes eu e minha namorada fazemos a faxina, mas também contamos com mais de uma diarista, justamente para não depender só de uma e também evitar caracterização de vínculo empregatício, o que poderia gerar problemas judiciais. Então, por aqui, a gente também põe a mão na massa.

Quando profissionalizarmos mais e passarmos a administrar imóveis de outros anfitriões, aí sim teremos que delegar totalmente essa função. Mas por enquanto fazemos por prazer — e acredito que isso se reflete nos excelentes comentários que recebemos sobre a limpeza. Já estruturamos instruções e checklist para as diaristas, e uma delas também lava o enxoval. Quando ela não pode, mandamos para lavanderia (que cobra por quilo) ou, às vezes, lavamos em casa mesmo.

Abraços!

Bella
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

@Claudio1248 Adorei saber que você participa dos encontros de anfitriões em Recife, deve ser muito bacana ter essa troca de experiências pessoalmente! Eu quero muito ir em um também, mas como moro aqui na Inglaterra, por enquanto tá difícil, mas quem sabe um dia! 😊

Adoraria trocar ideias sobre temas de conversas que você acha que poderiam ser interessantes trazer aqui para a Central da Comunidade, pois imagino que tendo participado de vários encontros, devem ter tópicos que surgem mais por lá, não é mesmo?

Sobre a limpeza, dá pra notar quando os anfitriões se dedicam de coração à limpeza e conforto da acomodação, e que bom que seus hóspedes percebem e deixam feedback sobre isso. Leva quanto tempo pra organizar tudo?

Abraços,

Bella

-

Regina1105
Top Contributor
Brasilia, Brazil

@Vanessa1883 

Amei as dicas, obrigada por compartilhar!

Um dos meus assuntos preferidos na hospedagem é a limpeza, além de ser um ponto crucial para ter uma boa avaliação! 🧹

Com relação à cozinha, tenho balcão de mármore e descobri uma dica no Instagram de passar lustra móveis, fica renovado e bem cheiroso, uso o de lavanda.

Ainda com relação aos cheiros, opto por ter todos os produtos de lavanda, para não misturar odores e poluir olfativamente o ambiente, hehehe.

A única ressalva é que lavo colchas e mantas a cada novo hóspede, acho mais seguro.

No mais, suas dicas são muito úteis, adorei!

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.