Como você remove manchas nos tecidos?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Como você remove manchas nos tecidos?

Manchas nos tecidos - Airbnb Central da Comunidade.jpg

Olá a todos, 

De modo geral, os tecidos podem ser um ponto delicado para os anfitriões, seja devido à logística necessária para que sejam limpos profissionalmente ou pela dificuldade de mantê-los impecavelmente brancos após um período considerável de estadias. 

Substituir todas as toalhas e lençóis regularmente também pode ser muito dispendioso, e mesmo investindo em tecidos de boa qualidade, é necessário muito cuidado para aumentar o máximo possível a sua vida útil e fazer valer a pena o investimento. 

Com isso em mente, gostaria de propor o intercâmbio das melhores dicas e truques, pode ser aquela usada por uma avó e passada de geração em geração, ou algo que você aprendeu online para remover aquela mancha persistente que não saia mesmo depois de uma lavagem na máquina.

Quais são as melhores dicas para remover manchas de tecidos em geral? Alguma receita caseira para acabar com as manchas de protetor solar ou maquiagem por exemplo? 

Nos conte nos comentários abaixo ou, melhor ainda, que tal um antes e depois com fotos (igual nos comerciais de TV de detergente de roupas 😂) ? 

Estou super ansiosa para ler seus comentários!

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

20 Respostas 20
Sónia16
Level 3
Vila Nova de Gaia, Portugal

Perborato junto com o detergente na máquina para as roupas brancas. 

As manchas amarelas dos produtos solares reagem com a lixivia. Usar uma lavandaria profissional com detergentes enzimáticos ajuda muito.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Wow @Sónia16 , não conhecia esse produtos!!

Eu tenho MUITO problema com roupa branca (já desisti de comprar até porque sempre ficam amarelas)

Como você coloca então o perborato (é o bicarbonato de sódio certo?) na máquina? Junto com o detergente de roupas e amaciante? 

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Sónia16
Level 3

Não é bicarbonato. É perborato de sódio. Eu coloco junto com o detergente na máquina. É mais eficaz a altas temperaturas.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Ah, não sabia da existência desse composto @Sónia16 , obrigada por compartilhar aqui na comunidade!

Você coloca então uma colher de sopa? Alguma outra precaução deve ser tomada?

-----

Sónia16
Level 3

Eu coloco 4 colheres de sopa para uma carga cheia de máquina. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Obrigada @Sónia16 , primeiro vou ter que achar o perborato de sódio para comprar (acho que na Amazon vende...oque não vende hoje em dia lá não é 😅) e te aviso depois!

Todos os meus lençóis de colchão estão super encardidos....

-----

Adailton3
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Uso o serviço de uma lavanderia profissional, mas também já utilizei água oxigenada 40 volumes aplicada no local com o tecido umedecido, com exposição a UV ou raios solares por cerca de 5 minutos, esfregando bem o local. Contudo, dependendo do que gerou a mancha, realmente é bem difícil a remoção.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu também uso água oxigenada para manchas de sangue @Adailton3 , mas reparei que tem que agir rápido porque se noto depois elas ficam manchadas mesmo assim.... 

Que cor é a sua roupa de cama na acomodação?

-----

Adailton3
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @Laura, as minhas são brancas. O cuidado é não deixar secar com a água oxigenada. Algumas manchas as vezes temos que repetir o processo e eu também já tive uma mancha pequena que não saiu, nem com lavagem profissional.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Pois é @Adailton3 , mancha mais antiga na roupa é difícil sair mesmo, mesmo com lavagem profissional... você já perdeu muita roupa de cama assim?

-----

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi cumadi @Laura 

Há várias receitas disponíveis, algumas muitas antigas mas não menos eficazes.

Contudo é importantíssimo identificar a fibra do tecido, se origem vegetal, sintética ou mesmo mista, pois nem toda receita se aplica a ambos.

E ainda o cuidado com os tecidos de cor, identificando se "cor firme" ou não. 

Começo com a mais antiga que é "quarar", que é simplesmente estender a roupa molhada ao sol para que este faça seu milagre. 

Quarar vem do Tupi Kûara: Sol.

E sendo uma técnica antiga do tempo em que não existiam tecidos sintéticos, só se aplica a tecidos naturais (algodão e linho).

Na verdade, calor não combina com tecidos sintéticos. 

Quarar serve para deixar o branco ainda mais branco, como tbm para sumir com a maioria das manchas.

Molhar o tecido e passar uma generosa camada de sabão sobre a mancha e deixá-la quarar, molhando frequentemente para que a peça não seque.

É o que basta.

Nada de adicionar água sanitária ou qqr produto a base de peróxido para quarar pois, potencializado pelo sol, poderá "queimar" a roupa, deixando uma baita mancha amarela.

Sem espaço para quarar, resta fazer uso dos produtos químicos. 

Para a roupa branca de algodão (tecidos sintéticos podem amarelar) ainda vale a boa e velha água sanitária. 

O ideal é fazer uso de um borrifador com solução de água sanitária, sabão líquido e água. 

O uso do borrifador tbm ajuda a identificar as manchas de protetor solar que ficam invisíveis ao primeiro olhar.

Ao borrifar com esta solução, as manchas se destacam num tom avermelhado. 

Mas não se apavore. Borr8fe mais um pouco e deixe agir por algum tempo e verá que a maioria sumirá.

Enxágue a peça e borrife novamente. 

Repita o processo até que não surjam mais manchas vermelhas.

Muitas vezes nesses "tratamentos" localizados, pode acontecer de a parte tratada ficar mais branca que o restante que já sofreu um amarelamento pelo tempo.

Aí basta colocar de "molho" num balde ou bacia com a mesma solução descrita acima, podendo reduzir a proporção de água sanitária. 

Depois proceda à lavagem normal. Caso seja possível, use água quente e bicarbonato de sódio que abre as fibras permitindo uma lavagem mais profunda e prevenindo o amarelamento e o acúmulo de manchas

Para quem não gosta de usar água sanitária, tem aqueles à base de peróxido (Vanish) tanto para roupa branca qto para de cor, sendo o mais indicado quando se trata de roupas de cor.

Há tbm o truque do micro-ondas. Basta colocar a peça bem ensaboada num saco plástico dentro do micro-ondas, ligue de 3 a 5 min., deixe esfriar um pouco e proceda à lavagem normal. 

Mas deixo aqui um alerta 

Independente de qual procedimento usar, nunca passe a ferro uma roupa manchada pois o calor do ferro fixará a mancha, tornando praticamente impossível eliminá-la.

É isso.

Bjcão cumadi 💋

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu adoro as suas dicas cumadi @Denise583 , você tinha é que vir aqui ver a ginástica que eu faço para limpar a roupa de cama e tentar quarar no meu apertamento 😂

Gostei dessa dica da água quente e bicarbonato de sódio para uma lavagem mais profunda, borrifo direto na roupa ou coloco um pouco misturado para a lavagem na máquina?

Serve também para cheiro corporal que não sai mesmo lavando? Estou com um monte de roupas de academia que simplesmente não consigo usar!! 🤯

-----

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Cumadi @Laura 

Pode ser diretamente na máquina ou no "molho". É só pra potencializar a ação do sabão.

O bicarbonato é alcalino, portanto abre as fibras e, junto com a água quente, ajuda muito na remoção de manchas.

E tbm acaba ajudando na retirada do mau cheiro, mas o melhor pra isso é vinagre de álcool na água de enxágue, muito bom tbm pras toalhas pois fecha as gibras, restaurando a maciez dos felpos.

Até porque a maioria das roupas de academia são sintéticas e, portanto, cuidado com a água quente. No máximo morna. 

Bjcão cumadi 💋

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Então acho que vou ficar no vinagre de álcool mesmo para tentar salvar algumas roupas que mesmo lavando contínuas vezes elas sempre ficam com aquele cheiro que não sai por nada....

Agora voltando à mistura de água quente e bicarbonato de sódio, como colocaria isso na máquina? 🧐 A não ser que coloque uma colher de bicarbonato e aumente a temperatura da lavagem, certo @Denise583 ? 

Já vendo aqui que vou passar um dia todo lavando roupa de cama rs 😅

-----

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias