Hospedagem de longa duração como proceder?

Adriele4
Level 2
Sergipe, Brazil

Hospedagem de longa duração como proceder?

Oi pessoal, tudo bem? Comecei tem 2 meses no air bnb. Pela primeira vez vou receber um hóspede durante 1 mês. 
Ele me perguntou como seria a questão da troca do enxoval e limpeza.

Respondi que deixaria uma quantidade de lençóis e toalhas pra ele trocar conforme a necessidade, e que combinaria para pegar esses itens de enxoval para higienizar. Sobre a limpeza respondi que ele receberia o apartamento limpo e que a manutenção ficaria por conta do hóspede, para isso eu deixava no apartamento itens de limpeza e itens para reposição. Ele aparentemente entendeu e me pediu para passar o contato da pessoa que faz a limpeza do apartamento que ele iria precisar. 

Vocês também fazem dessa maneira? Fiz certo? Geralmente é assim que se procede?

6 Respostas 6
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Adriele4 

Seja bem-vinda!

Eu não aceito hospedagens de longa duração. Há muitas variáveis e "brechas" não devidamente tratadas pelo Airbnb.

Além do fato de que, se pegar um hóspede ruim, sem noção, ficará com ele por muito tempo. 

Ao contrário do aluguel convencional onde o hóspede leva seu móveis, utensílios domésticos, roupa de cama e banho e etc, material de limpeza, paga pela luz, gás e água que consome; no Airbnb tudo o que está descrito e é ofertado no anúncio, valerá tanto para locação de curta temporada, como para a longa.

Se nas Comodidades diz oferecer o básico (roupa de cama, banho, sabonete e papel higiênico), café e material de limpeza, por exemplo; a priori deverá oferecer o mesmo para o período longo tbm. 

Vi que vc não proíbe visitas. Com isso corre-se um grande risco de ter visitas regulares usando água, luz, gás, roupa de cama e banho, sujando mais...

Pelo mesmo motivo acho imprudente deixar roupa de cama e banho "à vontade" para o uso do hóspede. 

É importantíssimo que o anfitrião tenha controle sobre sua acomodação.

Enfim, essa é a minha visão da coisa (lembrando que não aceito reservas de longa duração).

Certamente será mrlhor ter o relato de quem aceita.

E sempre aproveite pra tirar lições das experiências vividas. 

Certamente esta sua primeira experiência será um grande aprendizado. 

Nos mantenha informados. 

Oi Denise, muito obrigada por responder!

Então, não sei onde eu coloco para proibir visitas, na própria descrição do imóvel? Definitivamente não quero que receba outras pessoas.

E sim, eu fiquei pensando muito nessa questão de "ter que" oferecer tudo por muito tempo, principalmente energia.

Pelo perfil do hóspede ele tem excelentes referências, e é experiente. Tomara que seja tranquilo! 

Também vou ficar aguardando por mais respostas de quem aluga por mais tempo. Brigadão!

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Adriele4vc coloca nas Regras da Casa, na parte "Regras adicionais".

O hóspede é obrigado a marcar que concorda com elas, se quiser fechar a reserva.

No entanto, qqr alteração no anúncio, só valerá para reservas futuras. 

Se o hóspede já fechou a reserva, valerão os termos descritos à época. 

Torcendo pra ser uma estadia tranquila. 

Carlos-Alberto64
Level 10
Santiago Maior, Portugal

Olá @Adriele4 

Para alugueis de mais longa duração (sempre limitado ao máx. de 90 dias que o limite para locações por temporada) sugiro que você faça assinar um contrato na hora do check-in. Avise que haverá contrato nas regras da casa e na conversa com o hóspede no chat airbnb. Guarde uma cópia do contrato no próprio anúncio. Mande uma cópia logo após a reserva e pergunte se está de acordo para não ter problema na hora do check in.

Recomendo a troca semanal gratuita da roupa de C&B porque se não trocar o hóspede pode querer lavar e pode estragar. Se também oferece café, açucar, etc. pode também fazer uma reposição a cada semana. Mas não deixe vários kits na casa. Vá repondo.

O consumo de água. luz, etc. está incluído no valor do aluguel, que seja uma noite que sejam 90. Se ficar mais dias vai gastar mais mas também vai pagar mais.

A questão da limpeza é sempre um dilema. Se você não oferece a limpeza arrisca o hóspede naõ limpar durante 1 mês ou mais e aí quando você for limpar vai ser uma faxina e tanto. Fora o fato de você não ter como saber o que está acontecendo na sua casa. Poder mandar a pessoa de sua confiança limpar te permite tambérm ficar mais de olho. MInha sugestão é que dê menos desconto e pague pela limpeza regular.

Você pode colocar no contrato que a cada X dias você enviará a pessoa que limpa.

Não é bom permitir que ele mesmo contrate alguém. Hóspedes de boa fé normalmente não têm problemas com isso.

Um aluguel de mais longa duração pode ser um bom negócio a menos que sua casa esteja alugada 100% do tempo normalmente. Por isso  normalmente se dá um desconto mensal (a airbnb sempre sugere 30% ou mais, mas eu acho exagerado especialmente se você for trocar a roupa de C&B e pagar a limpeza.

abs

Carlos

Bruno2082
Level 2
Florianópolis, Brazil

Ola Adriele, essa questão da estadia de longa duração é sempre um dilema né? O Airbnb parece tentar se eximir de nos dar orientações sobre o que é obrigatório fornecer ou não.

No meu imóvel eu costumo oferecer uma troca de roupa de cama e lençóis a cada 7 dias, visto que que eu gostaria de ter uma toalha limpa se fizesse uma reserva em um airbnb de outra pessoa, e também pela questão de que se você deixar a pessoa usa seu lençol um mês sem trocar e ele vai ficar "impregnado" de suor, etc, capaz de até perder a peça.

Já tenho meu espaço há 6 anos e o dilema por aqui é sempre a questão do papel higiênico, acho um absurdo ter que ficar fornecendo papel para uma pessoa durante um mês, mas no final acabando fornecendo se a pessoa pede com medo de receber uma avaliação negativa depois por causa de alguns reais.

Mas se o Airbnb se posicionasse e falasse que a reposição de itens básicos em estadias de longa duração não é obrigatória pelo Anfitrião, ajudaria muito. 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Concordo com vc @Bruno2082 

E podemos acrescentar aí óleo, açúcar, café e qqr outra que vc ofereça na Estadia de curta duração 

Uma vez que a Política de Avaliação e o processo de pagamentos é diferente para as Longas, nada mais justo que tbm houvesse, no anúncio, uma área para inserir descrição, regras e comodidades diferenciadas para estas mesmas Estadias.

Abraços!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias