Alteração na nossa política de cancelamentos evitáveis pelo anfitrião

Airbnb
Official Account

Alteração na nossa política de cancelamentos evitáveis pelo anfitrião

Untitled.jpg

 

Como nossos parceiros no Airbnb, os anfitriões fazem o possível e o impossível para honrar as reservas e ajudar os hóspedes todos os dias. É por isso que hóspedes do mundo todo contam com pessoas que nunca viram antes para organizar os dias mais importantes das suas vidas, sejam férias de verão, lua de mel ou aniversário. 

 

No entanto, os anfitriões às vezes cancelam reservas por motivos evitáveis — por exemplo, quando aceitam duas estadias para as mesmas datas ou porque preferem oferecer a acomodação para amigos e familiares. Nesses casos, os hóspedes perdem a confiança no Airbnb e isso acaba afetando todos os anfitriões, além de prejudicar nossa comunidade como um todo. 

 

Em 22 de agosto de 2022, atualizaremos nossa Política de Cancelamento do Anfitrião. A política atual está em vigor há muitos anos e incluía pequenas taxas se você tivesse que cancelar uma reserva. 

 

Confira todos os detalhes na Central de Recursos.

5 Respostas 5
Caroline136
Level 3
Praia do Forte, Brazil

Achei péssima a escolha do Airbnb em lançar essa nova política. Cobrar 50%   do valor da reserva em multa ao anfitrião que cancelar com 48h antes é um absurdo. Mas o hóspede pode fazer isso tranquilamente se a política de cancelamento for flexível..

 

 

Somos nós anfitriões que arcamos com a maior parcela dos custos,  os imóveis são nossos não do Airbnb, onde foi parar aquela filosofia de "sua casa, suas regras"?

 

Insistem em benesses para os hóspedes como reserva instantânea, política de cancelamento flexível, diminuir preço da diária, etc . Mas para nós anfitriões, que somos a coluna vertebral da plataforma, é uma porrada atrás da outra.

 

Já não temos mais acesso à foto do hóspede nem à avaliação dos mesmos antes de aceitar a reserva,  agora nem cancelar podemos ( notem que já havia punição para cancelamento).

 

 

Parece que o Airbnb quer trabalhar com empresas e não com pessoas reais que querem compartilhar suas casas, muitas vezes adquiridas com o trabalho de uma vida inteira. Quem aceita qualquer um é hotel, motel e albergue.  Na minha casa quero ter a chance de selecionar quem entra para evitar transtornos.  Não sou empresa e não posso arcar com custos altos de manutenção. 

 

Estou pensando seriamente em sair da plataforma. 

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Caroline136 , entendemos que algumas situações podem ser imprevisíveis, e às vezes um cancelamento é inevitável.

 

Se um anfitrião não puder cumprir uma reserva devido a uma circunstância atenuante ou condições similares fora de seu controle, é de sua responsabilidade (e não do hóspede) cancelar em tempo hábil para permitir que o tempo do hóspede ajuste seus planos.

Os anfitriões podem rever as situações sem sofrer penalidades aqui.

 

Os anfitriões terão a oportunidade de fornecer evidências durante o período que o CS estiver investigando um problema. O maior objetivo será sempre de tentar salvar a reserva. 

 

Em relação às avaliações, elas ficam sempre visíveis, antes mesmo da reserva ser aceita. Nesse tópico aqui essa questão foi debatida. Espero que tire a sua dúvida em relação à isso 😊 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Parabenizo o Airbnb por, finalmente, dar atenção a essa questão.
Como uma superhost comprometida que sou, me sentia muito prejudicada com certas atitudes de anfitriões que não honram esse título, e vários são superhost!!!
São anfitriões que postam anúncio no valor baixo, como chamariz, pra depois cobrar mais caro, e muitas vezes "por fora", ou mesmo exigir um período maior de dias.
E muitos, ardilosamente, quando a armadilha não dá resultado, induzem ao hóspede desavisado a que ele efetue o cancelamento, até "prometendo" que farão o reembolso integral, o que não acontece, cabendo ao hóspede o prejuízo da aplicação da política de cancelamento.
Há também os que fazem um tipo de "leilão" entre várias plataformas ocasionando cancelamentos em sucessão.
Por vezes há casos de anfitriões que, por desconhecimento ou distração, se esqueceram de atualizar as disponibilidades ou valores, porém qualquer que seja o motivo, penso que o anfitrião deve assumir o erro (ou equívoco) e garantir os valores ou as datas disponibilizadas.
É gritante o número de casos, visto as brandas punições aplicadas. Mesmo usando de má fé, esse tipo de anfitrião acaba ganhando e trazendo má fama para o Airbnb.
E não adianta dizer que ajudarão no rebooking pois sabemos que a alta incidência dessas práticas ocorre em alta temporada e datas especiais e é impossível achar nova acomodação nos mesmos padrões para a mesma data, muito menos com os mesmos valores. Isso sem falar de toda a logística muitas vezes já reservada em torno dessa estadia (voos, passeios, agências de turismo e a própria expectativa).
E além do hóspede, sai perdendo os bons anfitriões que trabalham duro e com honestidade e, a longo prazo, sai perdendo tbm o Airbnb pois fica desacreditado.
É muito importante que más atitudes sejam penalizadas e que os de má fé sejam banidos.

Mas ainda podem melhorar!!!

Defendo que a multa seja revertida para o hóspede, que é o maior prejudicado e que seja cobrado, do anfitrião, a diferença de valores necessária para realocar o hóspede numa acomodação, seja no Airbnb, no mínimo, no mesmo padrão ou melhor, ou por outros meios devidamente comprovados.

Se a coisa não "doer" no bolso do infrator, pouco resultado terá. 

 

Agora é aguardar o mesmo cuidado e atenção, por parte da plataforma, para a questão das "Avaliações", tendão de Aquiles maior do Airbnb e o que mais vem prejudicando e desmotivando os anfitriões, aqueles que vocês chamam de "parceiros".

Atenciosamente,

Denise

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Denise583!

Que bom saber que você ficou satisfeita com a política de cancelamento atualizada, e como isso vai com certeza ajudar os hóspedes a ter mais confiança na plataforma.

 

Se um hóspede precisar de uma nova acomodação de última hora,  a política de remarcação e reembolso foi atualizada no início deste ano, segue o link aqui pra dar uma olhada!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Sim @Laura , a Política foi atualizada no trecho abaixo:

 

Em 8 de abril de 2022, também removemos um trecho da política. O trecho que removemos dizia: "Quando o Airbnb incorrer em custos para ajudar um Hóspede a encontrar ou reservar acomodações semelhantes ou melhores, o Anfitrião será responsável pelos reembolsos e custos adicionais, e o Airbnb terá o direito de exigir que o Anfitrião pague ou reembolse tais valores.

 

Não concordo, como disse, tem que "doer no bolso".

Uma multa de 10, 25 ou 50%, é quase sempre inócua, visto que o Anfitrião que fez o cancelamento, lucrou até 5 vezes mais o valor anunciado para fazer reserva "por fora" ou em outra plataforma.

Aliás, botar um valor lá embaixo será estratégia, uma vez que a multa será uma porcentagem do valor.

Ainda considero o Airbnb carente de "cabeças pensantes", capazes de antever tais situações. 

Penso que os anfitriões, principalmente os superhosts mais antigos, deveriam ser consultados antes do Airbnb implantar alguma ferramenta ou atualização. A experiência do dia a dia dos anfitriões poderia ser aproveitada numa "força tarefa" para essa finalidade, como é feito com o "time de discussão" (atualmente chamado de "grupo focal"), metodologia que emorega um grupo local para descutur e avaliar um produto ou serviço, antes do seu lançamento. 

Falta isso no Airbnb. 

As últimas ações deixam bem clara esta falha.

É isso...

 

 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias