Como impulsionar as reservas no período de baixa estação?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Como impulsionar as reservas no período de baixa estação?

Screenshot 2021-02-19 at 17.34.13.png

 

Olá pessoal, 

 

Li muitas conversas de anfitriões aqui na Central da Comunidade sobre diferentes formas de aumentar o número de reservas no período de baixa procura. Acho esse assunto sempre muito relevante de ser discutido já que isso pode variar bastante para cada anfitrião.

 

Alguns dos conselhos mais comuns são os preços promocionais, as melhorias nas imagens da acomodação e atualização do anúncio constantemente, entre outros.

 

Agora, quero saber de vocês: Quais as táticas usadas para lidar com o período de baixa procura nos anúncios?  Perceberam alguma melhora nas consultas depois dessas mudanças serem implementadas?

 

Compartilhe nos comentários quais medidas mais funcionaram e se inspire com as soluções sugeridas por outros hosts.

 

Estou ansiosa para ler os conselhos de vocês 🙂

 

Um abraço,

Laura👩🏼‍💻

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

89 Respostas 89

@Denise583 , a gente tá detonando o tópico, falando somente desse negócio de preço simplificado...😂😂😂😂...

 

Vamos lá, acho que entendi perfeitamente o que vc está dizendo Denise, mas o raciocínio é um pouco diferente do que o trazido por vc, veja bem, o hóspede vai continuar chegando no meu anúncio ou em outro como sempre fez, vai pesquisar da forma que ele está acostumado e vai achar todos os anúncios que ele colocar como critério um valor x, independentemente se o anfitrião adota a forma ordinária de cobrança, dividindo a taxa, ou se pratica o preço simplificado, certo?

 

O hóspede também sempre encontrará na "capa" do anúncio a taxa cheia, é verdade, porém, ele só estará no anúncio que tenha o valor x que ele está procurando, qualquer que seja a opção que o anfitrião tenha de preço, se simplificado ou taxa dividida, Ok?

 

 Realmente, ele só vai saber que não pagará a taxa de serviço se, somente se, fizer uma consulta onde aparecerá a simulação com os preços. 

 

Mas, de forma alguma ele será levado a erro, porque ele somente chegará na página do anúncio que tenha o valor x procurado por ele, aí quando ele achar a hospedagem no valor x, o que vai acontecer é que, quando ele fizer a simulação, terá a grata surpresa da isenção da taxa de serviço dele, daí será mais fácil para ele decidir pela CONFIRMAÇÃO da reserva. Penso que a vantagem tá exatamente aí. 

 

Fabrício:)

Oh @Fabricio50 ,

Não estamos detonando o tópico. Afinal o preço simplificado foi citado como uma opção para impulsionar as reservas em baixa estação. 

Mas, enfim...

Vc é a cobaia, vais nos atualizando. 

Abraços!

 

Kkkk... verdade,  verdade @Denise583 , informação sempre será bem-vinda...👨‍🔬🔬...e o assunto é pertinente ao tópico...

 

A cobaia...kkkkkk

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Bom dia @Fabricio50 e @Denise583 , pode entrá? kkk

Esse assunto do preço simplificado é realmente bem novo e não sabemos até quando ambos os preços vão ser praticados na plataforma...

Eu tenho a mesma dúvida da @Denise583 , como o hóspede sabe quais acomodações tem o preço incluso e quais não? Quando o hóspede faz a procura no site, quando coloca a faixa de preço, o site entende que dentro desse valor também consta a taxa de serviço para o hóspede?

Mas como o @Fabricio50 disse, ele colocou o preço simplificado e parece ter funcionado.... Então pode ser que o hóspede goste de não ter que "pagar" nenhuma taxa no momento da reserva, mas qual seria o atrativo nisso?

Acabei trazendo mais perguntas para esse tópico 😅

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Se achegue cumadi @Laura kkkk.

Enquanto houver a opção de funcionamento das duas modalidades, concomitantemente, acho que vai mais atrapalhar que ajudar... minha opinião. 

Principalmente sem essa informação em destaque na capa do anúncio. 

Entendo que será uma grata surpresa qdo o hóspede descobrir que não pagará a taxa (em tese, né, porque obviamente estará embutido no valor), porém minha reserva está justamente aí. Como chamariz, não adianta ser uma "surpresa", descoberta apenas ao simular a compra, para funcionar deveria vir em destaque ainda na capa do anúncio. 

Tbm não creio que o filtro fará distinção. 

Ele irá buscar pelo valor "cheio", e o valor cheio do preço simplificado estará acrescido dos 15%, enquanto do anúncio tradicional, não. 

Eu acho que deveria haver apenas uma modalidade, seja ela a tradicional ou o simplificado. Assim a comunidade já fica ciente e se ajusta automaticamente ao oferecido.

Penso tbm em outra questão que poderá vir como consequência.

Qdo essa coisa de preço simplificado ficar mais conhecida entre os hóspedes, aqueles anfitriões que não o praticam poderão ser repudiados por "estarem cobrando a taxa dos hóspedes qdo poderiam não fazê-lo". A maioria sequer irá entender que, na prática, a taxa estará embutida no valor.

Isso pode criar uma cisão muito desconfortável dentro do Airbnb.

Abraços!

Pode se achegar  @Laura ...rssss...

 

Vou tentar responder...😅:

 

No momento, o hóspede ainda não sabe quais anúncios estão praticando o PREÇO SIMPLIFICADO, certo?

 

Ele vai chegar no anúncio como sempre chegou normalmente nos anúncios, de acordo com o critério de busca dele, mas ainda não temos busca com o critério PREÇO SIMPLIFICADO, ok?

 

O hóspede só vai saber da isenção se, somente se, fizer uma consulta, marcando as datas desejadas, momento que vai aparecer a simulação com o valor da reserva, mostrando a isenção da taxa de serviço do hóspede, certo?

 

A vantagem para o hóspede é que ele é isento da taxa de 14,2% sobre o valor da reserva, isso é ótimo para ele, que pagará o valor da reserva como efetivamente aparece para ele quando busca um valor x da diária. 

 

Até aqui deu para entender?

 

Agora vamos para a segunda parte...hehehe:

 

O PREÇO SIMPLIFICADO chegou para ficar e desde 7 de dezembro 2020 é OBRIGATÓRIO para todos os hosts profissionais, aqueles que usam softwares para gerenciar os anúncios, talvez, em um futuro próximo, o PREÇO SIMPLIFICADO seja a única modalidade a existir na plataforma. 

 

Por hipótese, penso que o Airbnb vai criar um critério de busca para anúncios que praticam o preço simplificado, até para incentivar a utilização pelos hosts da modalidade e até como forma de implementar de vez essa modalidade. 

 

Por hipótese também, se já não esteja em prática essa possibilidade, o algoritmo da plataforma pode levar o hóspede que busque um preço x da diária,  chegarem primeiro nos anúncios que praticam o preço simplificado. 

 

A implementação do PREÇO SIMPLIFICADO, não foi instituído de forma aleatória e nem de uma hora para outra, teve um propósito econômico que falou mais alto, fuçando pelos sites, li que a nova estrutura de cobrança - PREÇO SIMPLIFICADO  - surgiu no momento em que o Airbnb se preparou para sua oferta pública de suas ações em bolsas de valores, tendo que se adequar para que suas ações estivessem competitivas para os investidores, para isso, teve que deixar suas políticas de preço parecidas com outras plataformas de aluguel por temporada que já operavam nas bolsas de valores, como o Booking por exemplo, que já praticava a isenção de taxas para os hóspedes.

 

Bom, não sei se me fiz entender ou se compliquei mais ainda...hehehe...😅

 

Fabrício:)

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Agora eu entendi @Fabricio50 (mesmo 😅)

Acho que essa foi uma medida para adaptar a empresa aos padrões que já existia em outras plataformas, como você disse...

Eu imagino que assim eles devem estar impulsionando os anfitriões à colocar o preço simplificado, justamente pra estimular que essa mudança ocorra o mais rápido possível para não haver esse tipo de dúvidas dos hóspedes sobre as taxas - é o que parece pelo oque eu observei

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Exatamente isso @Laura 👏👏👏👏, gradativamente a plataforma vai impulsionando e criando mecaniamos para que o PREÇO SIMPLIFICADO seja utilizado pelos hosts e, futuramente, seja o único existente na plataforma.  

Albaniza0
Level 2
State of Ceará, Brazil

Bom dia, não tenho tido muita procura ao meu imóvel em Fortaleza, alguém tem alguma dica?

Oi @Albaniza0 ,

Isso está acontecendo com todos, houve mesmo uma queda nas reservas

Sua acomodação é muito agradável, não vi nenhum grande problema com o anúncio, porém penso que ele pode ficar mais "pessoal", tanto na descrição como nas fotos.

É através dele que o hóspede conhece o espaço e a dinâmica da estadia.

As fotos foram tiradas de longe, ângulo geral, poucas do interior do flat.
É importantíssimo que sejam atraentes e, principalmente, mostrem o ambiente que o hóspede irá encontrar ao chegar.

Sabe aquela foto que chamamos de "primeira pessoa", como se fosse o "olho de quem vê", não um mero expectador de fora, entende?

Cuidado e sensibilidade ao escolher os melhores ângulos, uma luz bonita, um canto aconchegante, uma vista sensacional e, principalmente, arrumar a casa preparando o "cenário", para dar, ao hóspede, a sensação de prazer ao se imaginar naquele espaço.

O mesmo vale pra descrição. 

Não vi o "Guia da Casa", tampouco descriatas as "Regras da Casa", por incrível que pareça, o hóspede gosta de regras, dá a ele a sensação de cuidado e preservação  espaço. 

Tbm não vi especificado o horário do check-out. 

São pequenos detalhes, mas podem trazer insegurança a quem procura a estadia.

Poderia tbm baixar um pouco o valor neste momento de baixa procura. 

Enfim, pequenos ajustes que podem ajudar

Espero ter ajudado. 

Boa sorte!

Leticia325
Level 3
São Paulo, Brazil

Março foi um mês de baixa procura e sem reservas! Espero que esse mês pro menos no feriado tenha reservas! Está difícil! 

Olá @Leticia325 !

 

Não desanime, estamos no período de baixa temporada, as reservas tem isso mesmo, a sazonalidade, a partir de setembro melhora muito.

 

Agora, vc poderia, nesse período de baixa, promover descontos, tem os descontos personalizados, uma ferramenta de desconto oferecida pelo site, se vc utilizar ela, vai ganhar maior destaque no anúncio, inclusive, nas buscas, experimenta!

 

Bons negócios. 

 

Fabrício:)

Bom dia @Fabricio50 

 

Obrigada! Estou usando essa dica dos descontos tb! Vamos aguardar. É o meu primeiro ano alugando o imóvel, comecei em dezembro então ainda não sei muito bem as melhores épocas!

 

Agradeço a sua fica e atenção 

Mari26145
Level 3
State of Bahia, Brazil

Boa tarde Laura,

 

Nesse período de pouca procura  os descontos funcionam bem, relativamente,  pois é um mês de poucas viagens devido a outras demandas financeiras dos viajantes.

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Leticia325 , @Mari26145  🙂

Março tende a ser mais tranquilo mesmo, entre Carnaval e Páscoa, mas dá sempre pra a gente aproveitar com as promoções da plataforma e outras medidas feitas por anfitriões aqui na CC.... o @Fabricio50 mostrou como as promoções alavancaram as buscas pelo anúncio dele!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias