[Festival da Sustentabilidade 2022] Alugando um carro elétrico nas férias

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

[Festival da Sustentabilidade 2022] Alugando um carro elétrico nas férias

 

Felicity 1 .jpg

 

Laura_0-1650623994541.png

 

Este tópico faz parte do Festival de Sustentabilidade da Central da Comunidade, clique aqui para saber mais!
O tópico original foi postado na Central da Comunidade de língua inglesa por @Felicity11, e foi traduzido abaixo.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Sabemos que muitos hóspedes estão voltando a viajar e estamos cientes do impacto que eles têm sobre ambiente ao seu redor. O transporte é um dos maiores criadores de emissões e muitos hóspedes que viajam procuram diminuir suas emissões alugando um carro elétrico quando estão de férias.

 

Em algumas partes do mundo os carros elétricos são muito populares e existe uma grande infra-estrutura para apoiar aqueles que dirigem carros elétricos, mas vir para um novo país ou cidade e tentar se familiarizar com uma rede de carga elétrica pode ser assustador.

 

Há algumas coisas que você pode fazer para ajudar seus hóspedes a aproveitar ao máximo o aluguel de um carro elétrico durante as férias.

 

Descubra o que as locadoras de carros em sua cidade oferecem de carros ecléticos para alugar e os tipos de carros elétricos que elas oferecem.

 

Procure quais redes de recarga estão disponíveis para que seus hóspedes tenham acesso, além dos custos envolvidos e a disponibilidade.

 

Descubra se o hóspede precisará alugar ou trazer seus próprios cabos de recarga com eles enquanto eles viajam.

 

Descubra os nomes das redes de recarga em seu país para que você possa ajudar seus hóspedes a planejar sua viagem e encontrar facilmente onde eles podem carregar seu carro.  Muitos irão ter aplicativos com um mapa com o qual seu hóspede possa criar uma conta.

 

Se você oferecer recarga de veículo elétrico no seu anúncio, certifique-se de especificar o tipo de recarga que você tem, carga rápida ou lenta e os tipos de conexão que ele pode suportar, mencione também se você tem algum cabo que os hóspedes possam usar durante a estadia ou se eles precisarão trazer o seu próprio cabo.

 

Embora para carregar um carro elétrico possa parecer um campo minado para começar, especialmente se você não possuir um carro elétrico, simplesmente fazer um pouco de pesquisa sobre o que está disponível em sua área local será muito apreciado por seus hóspedes. Você já dirigiu um carro elétrico? O que você achou dele?

 

Felicity 2.jpg

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

45 Respostas 45
Felicity11
Host Advisory Board Member
Manly, Australia

Hi @Fabricio50 @Laura @Denise583 @Izabel88 @Loni56 

 

thankyou for your comments on this topic. I am really enjoying hearing more about the electric cars and motor bikes in Brazil.  I find it fascinating to hear what the uptake is like around the world and also to hear the views on the topic.   There are so many other priorities for many people that for many people this is but a dream. 

 

We wish you well. 

 

Felicity 

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura e demais colegas!
Óia eu chegando pra discordar 🙄
Não considero o carro elétrico, um veículo que faz uso de "energia limpa".
Na minha opinião, isso é fruto de uma análise muito superficial e influenciada por interesses políticos e industriais.
Onde está a "limpeza" de uma termoelétrica, amplamente usada na Europa, EUA e Ásia?
Até mesmo a energia solar faz uso de grandes baterias cujo descarte é extremamente danoso ao meio ambiente, pelas substâncias tóxicas e cancerígenas presentes. 
A fonte de energia elétrica mais limpa, ainda assim não totalmente isenta de impacto ambiental, seriam as hidroelétricas, muito usadas no Brasil.
Porém restringir o impacto ambiental ocasionado por um veículo, apenas ao combustível que usa é, no mínimo, irresponsável; sem esquecer das baterias presentes nesse tipo de veículo.
Alguém já parou pra pensar o custo ambiental da produção de um veículo?
Temos a mineração para lavra de minério de ferro, a siderúrgica (alto consumo de energia fóssil ou vegetal para manter os fornos acesos), a grande diversidade de materiais presentes em seus componentes, a toxidade de muitos elementos químicos desses componentes, a extensão e a globalização de sua cadeia produtiva, o crescimento mundial do seu mercado consumidor, a rápida evolução recente de suas tecnologias e de seus materiais que, como consequência, o grande volume de resíduos que seu constante descarte, representa.
Se analisarmos a poluição atmosférica, o segmento industrial é responsável por 40 a 50% das emissões de óxido de enxofre, 50% do efeito estufa e 25% das emissões de óxido de azoto (MAIMON, 1993). Com relação à água, a indústria responde por 60% da demanda bioquímica de oxigênio e do material em suspensão e 90% dos despejos tóxicos (OCDE, 1992).
Tenho um jipe 1996, movido à diesel. Muitos o consideram um veículo obsoleto e poluidor, um "inimigo da natureza".
Faço aqui um pequeno raio X dele.
Extremamente forte e robusto, não demanda praticamente nenhuma manutenção. Com sua engenharia "antiga" praticamente 100% mecânica, permite o uso de "reparos" para o conserto de tudo que nele existe, não demandando a sumária substituição de componentes e sistemas inteiros, como se pratica nos veículos modernos, onde tudo é "blindado".
Sua robustez e simplicidade também permite ser um veículo que "atravessa gerações".
Isto significa menos produção industrial e menos descarte

Então vamos fazer as contas...
De 1996 pra cá são 26 anos. Levando em conta que hj em dia os veículos são descartados com 5 anos em média, enquanto eu permanecia com meu "dinossauro", outros já trocaram de carro umas cinco vezes. Ao longo desses 26 anos de existência, a indústria produziu 5 novos veiculos para cada usuário.

E é o meu jipe, o grande poluidor!!!
Fala sério, né???!!!.
Observem que a indústria de veículos elétricos não vem com uma proposta de um kit para a transformação dos veículos existentes, a "solução" para reduzir o impacto ambiental é a radical substituição de todos os veículos em circulação no mundo!!!

Alguns países já até instituíram data limite para o uso de veículos à base de combustível fóssil.
Muito conveniente, não acham???

Minha opinião...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

@Denise583 , eu concordo totalmente com você! Desde o ano passado os carros a diesel com mais de 7 anos não podem circular em Londres, e existe um valor exorbitante que é cobrado para quem não cumprir essa nova regra.... Segue o artigo em inglês para quem se interessar -> https://www.buyacar.co.uk/cars/economical-cars/low-emission-cars/1127/ulez-exempt-cars-vans-motorbik...

Isso só incentivou ainda mais a compra de novos automóveis e o descarte sem necessidade de carros relativamente novos! Hoje em dia o lema é a obsolescência planejada e o descarte e produção das baterias de lítio é extremamente nocivo para o ambiente....

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Exatamente @Laura .

Interesses excusos estão por trás disso.

Bato sempre na mesma tecla, uma geração que tanto "fala" (mais fala do que faz) em sustentabilidade e preservação do meio ambiente, é a que mais se descarta.

Só mimimi.

Abraços!!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu nunca vou esquecer uma entrevista no Programa do Jô que um dono de fábrica de sapatos foi e disse que faliu porque os sapatos eram tão duráveis que a pessoa comprava um pra vida toda! Eu tenho uma dificuldade de encontrar roupas de algodão, lā e cashmere porque tudo é sintético hoje em dia! Se alguém quer comprar algo de qualidade hoje em dia, pena pra achar algo que seja durável.

Parece que a gente não tem pra onde correr @Denise583 ....

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Izabel88
Level 10
Porto Alegre, Brazil

Ótimos pontos de vista!

Felicity11
Host Advisory Board Member
Manly, Australia

Hi @Denise583 @Laura 

 

It is interesting to hear more about your car and also to hear more about the diesel cars in London.  I have read that some car manufacturers are now planning to phase out making Diesel cars.

 

It is an interesting quandry looking at the emissions that are associated with driving a new car vs a older car.  As you say your older car goes very well and needs minimum work done to it however it does emit many emissions.   

 

There are many ways to reduce our emissions from transport and using active transport such as walking and using public transport are a very good option. Where this is not possible electric vehicles will become the best option. 

 

While electric cars are very green they still have a environmental effect. Here is a great article from the New York times going through this in more detail that you may find interesting to read. It does matter how the electricity is made and the raw materials can be a problem and recycling needs to improve.  

 

https://www.nytimes.com/2021/03/02/climate/electric-vehicles-environment.html

 

We can also see why it is so important for more clean renewable energy to be made available to everyone.

 

In Australia we have the option to buy our power from traditional coal fire powered stations or to buy renewable energy. Over the years more and more people have chosen to support renewable energy sources and as a result we are seeing coal powered stations closing down. It will not happen over night but with demand it will start to happen. 

Oi @Felicity11 ,

Muito bom ter um ponto de vista de alguém fora do Brasil.

Concordo com o benefício trazido pelo transporte de massa, por caminhar, usar bicicleta e etc
O que eu discordo, fundamentalmente, é essa afirmação que veículo elétrico é "verde" e "limpo", enquanto meu jipe antigo à diesel é nocivo e poluidor.
Essas ditas fontes de energia "limpa", não são assim tão limpas e o impacto ambiental não é tão somente aquilo que um veículo emite na combustão.
É muito mais, é tudo aquilo que mencionei na mensagem anterior.

Pode ser que um dia descubram uma fonte verdadeiramente limpa e renovável de energia, mas um veículo elétrico, como é feito atualmente, não representa isso.
Meu jipinho tem 26 anos, será mesmo que ele emitiu mais poluentes que os 5 veículos construídos no mesmo período?

Alguém realmente acredita que o impacto ambiental do descarte de toda uma frota mundial e a construção de novos  veículos elétricos para sua renovação, e o descarte frequente de milhões e milhões de baterias; significa Sustentabilidade?

Eis meu ponto de vista. 

Grata pela oportunidade 

Izabel88
Level 10
Porto Alegre, Brazil

@Felicity11 , @Laura , @Denise583 , @Loni56 , @Fabricio50 , este não é um assunto que se esgotará aqui, pois só tempo nos dirá o que vale mais a pena. Entretanto, mesmo entendendo as colocações anteriores, e concordando com alguns dos pontos de vista,  entendo que um carro elétrico  que usa energia solar,  eólica e oceânica, por exemplo, que são energias limpas, serão muito bem vindos! Vamos torcer pelo melhor para o nosso Planeta, que está sufocando com a poluição, principalmente, nos centros urbanos. Fico por aqui,  pois tenho que trabalhar. Abraços!

Felicity11
Host Advisory Board Member
Manly, Australia

Hi Laura

 

Many thanks for your response. 

 

I think Brazil is a bit like Australia and we also have had very slow up take with electric cars compared to other parts of the world.   However I did read that sales of electric cars are growing and where there is demand there will be growth.  It is good to hear more about what is happening in brazil thank you for reading my post. 

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@Laura  aqui no sul ou melhor SC acho que sim ainda esta longe!

nas grandes Petrópolis acho que ate já tem !

tem uma cidade turística aqui. SC tem um fusca 😆

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@Fabricio50. @Laura @Felicity11 

 

Bom dia santa catarina esta bem empenhado

no experimento. de desenvolver o carro elétrico mais barato

algumas semanas antraz teve um evento em Florianópolis chegou uma carreta com carros elétricos. na capital sc

esta semana vi uma reportagem ,em sc e possível abastecer i carro elétrico de graça😊

@Laura voce olhou as reportagem q enviei para você?🤭

Oi @Loni56 !

 

O carro elétrico ainda é muito caro no Brasil, bom, acho que vai demorar muito para ser acessível para os que compram os carros comuns, para que possam fazer a opção entre um ou outro.

 

Fabrício:)

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@Fabricio50. bom dia sim !!

sei que demora!!

sc.esta bem empolgado

fazer um carro eléctrico económico😊😊

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu vi os dois links e fique impressionada @Loni56 !

 

Pra quem também quer acessar,  link são esses:

 

https://www.facebook.com/jornalpomerode/videos/919570248701368/

https://www.nsctotal.com.br/colunistas/renato-igor/sistema-manezinho-transforma-fusca-em-carro-eletr... - o artigo só pode ser acessado pra quem é assinante....

 

Se os carros atuais puderem ser transformados em elétricos seria o melhor dos mundos!

 

@Felicity11 , esse tópico dos carros elétricos é super extenso, e eu confesso que ainda não consegui chegar à nenhuma conclusão sobre qual maneira é mais sustentável. Mas sei que na Inglaterra houve um esforço enorme para incentivar a compra dos carros a diesel, e após alguns alguns anos, eles introduziram várias medidas para tirar de circulação o carro a diesel! Acho que ainda há muita desinformação sobre qual veículo tem uma emissão menor de gases estufa...

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias