O que os Superhosts têm de tão "especial"?

Airbnb
Official Account

O que os Superhosts têm de tão "especial"?

Em comemoração aos 5 anos do programa Superhost, estamos destacando alguns dos maravilhosos anfitriões que são Superhosts desde o começo.

 

Neste mês, o programa Superhost do Airbnb está completando cinco anos e, para comemorar esse importante marco, estamos destacando alguns dos muitos anfitriões maravilhosos que alcançaram o status de Superhost durante todos esses anos. Acredite se quiser: mais de 3.000 anfitriões conseguiram ganhar o status de Superhost por 20 trimestres consecutivos desde o início do programa, em 2014! Fizemos a pergunta: o que é preciso para ser um Superhost por cinco anos consecutivos? A seguir, alguns desses incríveis Superhosts que mantiveram esse status por 20 trimestres compartilham suas histórias e segredos da hospitalidade de excelência.

 

Australia_Larrelle_1920x1080.jpg

 

Larrelle, Woolamia, Austrália 

Apesar de se autointitularem introvertidos, Larrelle e o marido decidiram tentar a hospedagem no Airbnb e passaram a compartilhar a espaçosa casa de campo no rancho de 20 hectares do casal, em frente à conhecida cidade praiana de Huskisson, na Austrália. "Acho que tudo aconteceu de forma natural — o que me deixa surpresa, já que sou uma pessoa reservada. Mesmo sendo apaixonada por animais, também gosto de conhecer pessoas, ouvir histórias e dividir um pouco do que temos aqui", conta Larrelle. "Adoro ver a alegria estampada no rosto das pessoas quando elas interagem com minha família e meus animais."

 

Os hóspedes dividem a propriedade com três cavalos e uma tropa de cangurus selvagens. "Acho muito gratificante, principalmente ver a reação das crianças, que vêm de casas que não têm nem cachorro, quanto mais cavalos e cangurus", comenta. Larrelle credita seu status de Superhost por 20 trimestres ao fato de que ela oferece aos hóspedes um espaço pensado cuidadosamente, longe o bastante da correria e agitação da região.  Também são muitas as oportunidades para desacelerar, conectar-se com a natureza e participar da vida no campo o quanto quiserem. "Já tivemos vários hóspedes que vinham para fora e alimentavam os animais comigo ou que ajudavam a pentear os cavalos", ela conta. "E hóspedes que acordavam com cangurus balançando em frente à janela do quarto. Não se vê isso em qualquer lugar."

 

UK_Vicky_1920x1080.jpg

 

Vicky, Penzance, Reino Unido

Em 2006, Vicky e seu parceiro Joe se mudaram de Londres para Penzance, na costa acidentada da Cornualha, na Grã-Bretanha, para realizar o sonho de abrir um estúdio de gravação e selo musical indie à beira-mar. Eles compraram uma casa vitoriana deslumbrante e a mobiliaram com móveis antigos, instrumentos e bugigangas que expressam a criatividade e o estilo peculiares do casal. Ao perceberem que tinham gostado muito de abrir a própria casa para os músicos com os quais trabalhavam, eles decidiram manter o que estava dando certo e se tornaram anfitriões do Airbnb.

 

Para Vicky, alcançar o status de Superhost por 20 trimestres consecutivos é resultado de sua paixão por mostrar aos hóspedes a beleza do lugar que ela chama de lar. A pedido, alguns hóspedes já tiveram a experiência única de visitar o estúdio de gravação e até de conhecer os artistas que trabalham aqui (alguns deles viajam internacionalmente e hoje são bem conhecidos). Mas, acima de tudo, ela gosta de oferecer sua hospitalidade e de se conectar de forma pessoal com os hóspedes. "Eu mesma preparo um café da manhã gostoso e saudável e converso com eles sobre a vida, além de dar dicas aos que me pedem", conta. "E, às vezes, uma conexão natural flui. Já tivermos cafés da manhã de duas horas, com os hóspedes se dando conta de que estavam ali para explorar Cornwall!"

 

Japan_Daisuke_Hila_1920x1080.jpg

 

Daisuke e Hila, Fujieda, Japão

Daisuke e Hila sonhavam em ter uma casa histórica em uma das maravilhosas vilas rurais perto de Fujieda, no Japão, onde pudessem hospedar viajantes e apresentá-los à cultura da região. Mas, por tradição, as casas são passadas de geração a geração, por isso eles sabiam que seria difícil achar uma que estivesse à venda. Quando finalmente encontraram a casa tradicional de 96 anos, onde hoje recebem hóspedes do mundo todo, o estado era de total abandono. Com todo o cuidado, eles reformaram e transformaram a casa em uma base para explorar a área rural e apresentar aos hóspedes informações sobre o Japão às quais eles jamais teriam acesso sem a ajuda de um guia local.

 

Desde o começo do programa Superhost, o casal conquistou o status de favoritos dos hóspedes por sua hospitalidade única e personalizada. "Uma semana antes da chegada dos hóspedes, entramos em contato com eles para termos uma ideia do que querem fazer", explica Daisuke. "Quando chega o dia, nós os pegamos na estação de trem mais próxima e mostramos tudo o que vemos no caminho até nossa casa – os campos de arroz, a floresta de bambu, os campos de chá verde, a vila... é uma boa oportunidade de contato inicial."

 

"Depois paramos em uma mercearia e ajudamos a comprar comida porque, obviamente, tudo está escrito em japonês", Hila ressalta. "E a maioria dos hóspedes gosta que o jantar seja preparado por nós."

 

Além de hospedar, Daisuke e Hila cultivam bambu, que é usado pelos artesãos locais para criar produtos tradicionais, como cestas de tecido, abajures e bolsas. Os hóspedes podem participar da colheita de bambu ou de uma oficina de tecelagem de bambu com Daisuke. É uma oportunidade não só de compartilhar a cultura que eles adoram, mas também uma bela oportunidade para os moradores locais conhecerem gente nova do mundo inteiro.

 

"E, com algumas pessoas, a conexão acontece de verdade. Uma vez, um hóspede me deu um chá trazido de casa e disse: "Este é o nosso 32º Airbnb e nunca tivemos uma experiência de hospitalidade tão maravilhosa como esta", Hila relembra. "Comecei a chorar na hora. Fiquei feliz e sem graça ao mesmo tempo."

 

Korea_Younghee_1920x1080.jpg

 

Younghee, Gwangju-si, Coreia do Sul

Quando a artista visual Younghee e o marido Dongwook se mudaram de volta para a Coreia depois de criarem seus filhos nos EUA e no Japão, decidiram construir uma casa moderna única que expressasse a visão artística do casal: a Lemon House, que possui uma galeria de arte, vistas panorâmicas do interior de Gwangju-si e uma janela peculiar em forma de limão na suíte do último andar. "Limão é um tema que sempre uso na minha arte", afirma Younghee. "É alegre, e meus netos adoram brincar aqui."

 

Para Younghee e Dongwook, a experiência de viver no exterior deu a eles coragem para tentar a hospedagem no Airbnb. Foram 20 trimestres consecutivos de sucesso como Superhosts. "Meu marido e eu tínhamos uma vida simples", Younghee afirma. "Para nós, a ideia de conhecer pessoas de diferentes profissões e até de gerações diferentes era animadora. Eu achava que seria uma oportunidade maravilhosa de compartilhar minhas experiências e incentivar outras pessoas a também buscarem seus sonhos."

 

A rotina de hospedagem de Younghee envolve decorar a casa com flores silvestres frescas, preparar diariamente um delicioso café da manhã e ajudar os hóspedes a vivenciar a cultura e o ambiente locais de todas as maneiras que eles quiserem. Alguns hóspedes contam nos comentários que ela e o marido os levaram às compras, mostraram um museu e chegaram até a fazer trilhas com eles. "Para mim, não é só oferecer acomodações", afirma Younghee, "é um intercâmbio cultural. Para nós, hospedar é servir outras pessoas e, em troca, também somos curados emocionalmente."

 

India_Nalin_1920x1080.jpg

 

Nalin, Nova Déli, Índia

Durante o processo de viajar por 45 países a trabalho como desenvolvedor de softwares, Nalin se cansou dos hotéis corporativos engessados e passou a ficar em Airbnbs para ter experiências que dessem a sensação de estar em casa. Por ter conhecido tantas pessoas interessantes ao longo do caminho, ele decidiu retribuir o favor hospedando viajantes em Nova Déli, sua cidade natal. "Quando comecei a hospedar, a paixão foi aumentando", afirma. “No fundo, eu também sou um andarilho. Graças à hospedagem e às viagens, agora tenho uma conexão de amizade em quase todas as grandes cidades do mundo inteiro."

 

Nalin alcançou o status de Superhost por 20 trimestres consecutivos, uma conquista que ele atribui ao seu desejo de se conectar com os hóspedes e oferecer a eles a melhor hospitalidade possível. "Quero que os hóspedes sintam que, mesmo que fiquem apenas cinco dias, eles estão em casa", afirma. “Você não é um estranho que reservou este lugar – este lugar é seu."

 

A hospedagem de Nalin no Airbnb se expandiu de sua unidade original para oito apartamentos que ele gerencia pessoalmente, oferecendo a cada hóspede comodidades como flores frescas e um Amazon Echo, bem como qualquer nível de orientação e interação desejado. "Sempre gosto de conhecer os hóspedes durante a estadia e de ajudá-los a explorar a cidade segundo as preferências de cada um", explica. "Eu falo: 'Se você sair e precisar de uma recomendação de um lugar para comer ou de companhia, pode me ligar.' É importante fazer com que os hóspedes se sintam parte da minha família."

14 Respostas 14
Claudia-Eliane-De-Avila0
Level 1
State of Rio Grande do Sul, Brazil

Boa noite .sou do Brasil. RIO GRANDE DO SUL.  Cidade de Canela.Serra Gacha.Turística muito verde. Onde comemoramos uns Natal maravilhoso. Clima europeu. Frio de até 5 GRAUS NEGATIVOS ENTRE MAIO A JULHO .

Fernando196
Level 2
Vitoria, Brazil

Historias inspiradoras. Em breve chegarei lá.

Fatima-Beatriz0
Level 2
Belo Horizonte, Brazil

bom dia a todos, sou beatriz macedo, belo horizonte, minas gerais, brasil. minha casa está aberta para receber visitantes que desejem conhecer o modo de viver dos "caipiras" mineiros e suas comidas deliciosas.

Solange104
Level 1
State of Santa Catarina, Brazil

Adoro ler sobre as trajetórias de superhosts...realmente inspiradoras e sempre se aprende algo a mais!

Vinícius23
Level 2
São Paulo, Brazil

Olá.

 

Histórias inspiradoras...

 

Sou escritor e biógrafo de Barueri/SP e recebo viajantes do mundo inteiro, em especial porque minha cidade é um polo de TI no Brasil.

 

Trocar experiências e entender novas formas de viver expandem o meu universo cultural e simbólico, por isto continuo trimestre após trimestre neste incrível trabalho.

 

Que venham mais histórias para me inspirar !

 

Acho que no Brasil vivemos uma outra realidade, um pouco desanimadora, às vezes. Os brasileiros tem um conceito diferente. Acho que temos que aprender ainda muito. O desperdício de agua, de eletricidade, a falta de educação... Meus hospedes dormem com a luz acesa, demoram 35 a 50 em um banho quente, não agradecem o café da manha oferecido com tanto carinho.

Mauro-Cesar0
Level 2
Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brazil

Muito bom os relatos, que nos inspiram a seguir neste caminho do bem receber. Turistas do exterior ou brasileiros, querem viver novas experiências, e é isso que proporcionamos a eles. Sempre trabalhei no Turismo, e cada hóspede  é único. Avante!!

Maria-Brasilicia0
Level 7
Paraty, Brazil

É essa troca de experiências que torna os anfitriões melhores a cada dia. Há sempre alguma coisa para aprender ou para ensinar.

 

Alexandre-Porto-De0
Level 2
São José dos Campos, BR

Eu fui Superhost, mas por um cancelamento de um hóspede que não obedeceu as regras da casa eu reclamei ao airbnb, o airbnb cancelou a reserva e tirou o meu status. Reclamei mas não adiantou nada. Fui prejudicado pelo hóspede que não respeitou minhas regras e pelo Airbnb 

Edson79
Level 2
State of Paraná, Brazil

Boa tarde,

 

Essa é a primeira vez que leio algo sobre anfitriões. Esse mês comemoro 1 ano no Airbnb e uma satisfação ler sobre os superhosts. 

 

 Fui superhost, e para fazer uma reforma no apartamento e melhorar o atendimento, tive que cancelar os dois últimos e fiquei dois meses nessa reforma. 

 

Concordo com alguns que falam dos hóspedes brasileiros. Uns são super especiais e tem outros que nos dá muito trabalho. Ainda bem que é a minoria. E por causa da maioria nos anima a continuar. 

 

Foi bom expor e agradecer ao Airbnb que nos apoia também.

 

Abraços a todos

 

Edson

 

 

Clélia9
Level 2
Santa Cruz do Sul, Brazil

Boa tarde, nós estamos muito felizes por ter atingido a meta de super host. 

Com surpresas e mimos pequenos como ( um cafezinho, um bolo, uma cuca, bolachinhas,  tudo produtos típicos da região, um vasinho de flor com cartãozinho de bem-vindos) que tentamos agradar nossos hóspedes.

Agradeço muito ao Airbnb pelos e-mails que sempre são muito úteis para aprimorarmos nosso atendimento. 

Também leio as matérias no Google para me atualizar sempre. 

Até agora só tivemos hóspedes maravilhosos. 

O Airbnb e para nós mais que uma fonte de renda, os hóspedes são pessoas que entram na nossa vida, deixam um pouco de si e levam um pouco de nós. 

Muito gratos a Deus pelos comentários recebidos dos nossos hóspedes.

 

Oi @Clélia9 obrigada por suas palavras gentis. É maravilhoso saber das coisas maravilhosas que vocês fazem para fazer os seus hóspedes se sentirem em casa!

 

--------------------

Lead, Airbnb Core Hosts & Community

Here's my Community Spotlight!

What are your favorite notes from your guests?

 

Artur-José0
Level 1
Maceió, Brazil

É muito importante os comentários dos colegas do Brasil.
Fazemos tudo pra que os nossos hóspedes fiquem satisfeitos com a estadia.

Deixamos alguns mimos para a acolhida.
No entanto, alguns, na minoria, deixam a hospedagem a desejar.

Cleide12
Level 2
State of São Paulo, Brazil

Aiiiii...que tudo!!!Amei. Esse é meu sonho de consumo pois sou apaixonada por hospedagens.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias