[PESQUISA] Você fica de olho na concorrência?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

[PESQUISA] Você fica de olho na concorrência?

PJMPHOTO19Q122_ARX8639.jpeg

Olá a todos,

Notei que muitos de vocês têm o costume de acompanhar os preços cobrados por outros anfitriões em suas respectivas regiões, a fim de melhor corresponder ao seu. 

Seja em termos de preço, idéias de decoração, comodidades ou até para saber a disponibilidade no calendário e se há queda nas reservas, há muito o que aprender com outros anúncios oferecidos por anfitriões.

Estou curiosa pra saber, você fica de olho em seus concorrentes? Selecione a melhor opção abaixo. Em caso afirmativo, o que em particular você tende a observar?

Compartilhe suas experiências e quais são as dicas e truques que você compartilharia com outros anfitriões?

Abraços,

Laura 👩🏼‍💻

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

32 Respostas 32
Claudio758
Level 2
Varginha, Brazil

sim, regularmente dou uma conferida em algumas hospedagens próximas para ficar dentro do mercado, tbm as avaliações e suas causas tanto positivas quanto negativas. Para ter uma melhor visão,  confiro os hotéis da região, tbm não podemos ficar muito abaixo para não desequilibrar e despertar contrariedades contra o Airbnb. Interessante como as taxas de limpeza variam, parece que alguns usam valores elevados como estratégia para compensar o valor da diária, 

@Claudio758  tenho que admitir que a minha faxina é cara. Mas é que sou um pouco exigente, as roupas de cama e banho são lavadas a mão para depois serem lavadas na maquina. Tudo no apto tem que ser limpo (todas as louças, prateleiras, quadros, paredes e chão) toda vez que um hóspede sair. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

@Denise583 , @Heloisa62 , @Rubens-João0 , @Claudio758 - acho que é muito comum os anfitriões fazerem essa pesquisa de preço com outros anúncios. Vocês também olham a disponibilidade do calendário pra ver se existe mais procura em outros anúncios, principalmente em épocas de baixa estação?

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Não olho os calendários dos outros anúncios, até porque datas indisponíveis não representam, necessariamente, reservas fechadas.

Eu tenho um fluxo de estadia bem cheio, então não me atenho a isso.

Dificilmente fico mais de 3 dias sem hóspedes.

E muitos dos que hospedam pelo Airbnb, são amigas minhas que aderiram ao Airbnb por minha indicação. Então qdo acontece de uma de nós não poder receber, indicamos às outras.

É isso...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que ótimo que você indicou o Airbnb para as suas amigas @Denise583 !

E ai vocês vão trocando figurinhas umas com as outras. Traz elas também aqui pra CC 🥰

-----

Maria-Cecília1
Level 2
São Paulo, Brazil

As vezes dou uma navegada sim, para oxigenar as idéias, perceber as tendências . isso ocorre quando estou montando novos aptos.

José1889
Level 3
State of São Paulo, Brazil

Olho sim, vejo preços, fotos e textos, procuro sempre aquilo que acho bacana dos outros anúncios que poderá agregar ao meu, não acho que isso seja anti ético até porque o sol nasce para todos e outros anfitriões também olham o meu, isso é super importante, do meu ponto de vista é claro!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá  @José1889 e @Maria-Cecília1 , também acho super importante dar uma olhada até pra se inspirar no próprio anúncio e adicionar mais detalhes que podem ter passados desapercebidos anteriormente....

Oque vocês normalmente olham nos anúncios vizinhos?

-----

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

@Denise583 , @Paula-Andrade0 , @Heloisa62 , @Elber0 , @Beatriz98 , @Rubens-João0 , @Claudio758 , @Adelia20 , @Maria-Cecília1 , @José1889  - segue abaixo o resultado da pesquisa:

Screenshot 2022-03-01 at 15.21.33.png

Oque vocês acharam do resultado? Realmente parece que a maioria dos anfitriões aqui tem o costume de dar uma olhada nos anúncios vizinhos...

-----

Heloisa62
Level 5
Tiradentes, Brazil

O resultado, na minha opinião, mostra que grande parte dos anfitriões trata a hospedagem como se fosse um negócio. Ou seja, é preciso conhecer a concorrência para se sair bem. Faz sentido, mas creio que é preciso levar em conta outros fatores.

Em fevereiro, por exemplo, por causa das chuvas em Minas Gerais, e do cancelamento dos blocos de Carnaval, tive apenas duas consultas e nenhuma reserva. Meu preço estava em sintonia com outras casas do mesmo nível. Fiquei acompanhando o mapa da minha região, e percebi que as outras casas também continuavam disponíveis no feriado do Carnaval. Por isso, decidi baixar o preço. E já consegui uma reserva!

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Heloisa62 ,

Concordo, há vários outros fatores; mas perceba que sua "olhadinha" no mapa da região te mostrou que problema era geral e não algo relacionado ao seu espaço. 

Dessa forma vc pode ajustar seu valor.

Como apontei na minha resposta anterior, uma vez estabelecendo seu preço (custo + lucro), a maior parte relacionada ao preço final fica mesmo por conta do "mercado". 

Abraços!

Heloisa62 Vc disse que acompanhou o mapa da sua região,  como posso achar e/ou seguir esse mapa?

Tenho dificuldades de achar os meus concorrentes do meu condomínio 

@Adelia20 eu entro no site e faço uma consulta, numa data específica (Carnaval, por exemplo) como se fosse um hóspede que quer fazer uma reserva. Aí vejo, no mapa da minha região, quais são os concorrentes e seus preços. Eu inclusive favorito os espaços que tem o mesmo padrão que o meu,  criando uma lista organizada. Mas isso não é essencial. Daí, monitoro, durante o fim de semana, ou  feriado. Aqueles que não estiverem mais disponíveis, foram alugados. Espero ter ajudado! 🙂

Ribeiro19
Level 3
São Paulo, Brazil

Sempre fico de olho nos arredores. O valor tem que ser justo e que cubra as despesas. Não quero competir com outro anfitrião por valores. Quero oferecer algo do melhor para meus hospedes. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Concordo com você @Ribeiro19 , a pesquisa muitas vezes é para entender um pouco o mercado e as ofertas, porque a gente pode oferecer o espaço mais completo e diferenciado para o hóspede, mas se não existe essa procura na região, muitas vezes o anfitrião tem que se adequar, ou então focar em atender à um nicho específico...

-----

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias