💡‌Dica do mês 3: Como incentivar os hóspedes a deixar uma avaliação

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

💡‌Dica do mês 3: Como incentivar os hóspedes a deixar uma avaliação

 Screenshot 2023-10-20 at 16.55.43.pngSeguimos firmes e fortes a série ‘Dica do Mês’, dessa vez quis trazer um tópico bem comum entre os anfitriões para melhorar o anúncio e obter mais reservas, as avaliações:  Quais táticas você usa para estimular os hóspedes a avaliarem? 

 

A dica a seguir foi compartilhada pelo @Gustavo919  sobre como usar alguns gatilhos para fazer com que os hóspedes façam a avaliação da estadia:

 

 

“(...) - Na manhã, após a primeira noite, envio uma mensagem aos hospedes para entender se correu tudo bem, se precisam de algo e como possuímos uma parede instagramável, convido-os a compartilhar conteúdo nas redes sociais.
- No guia de boas vindas que fica impresso no apartamento temos todas as informações e ao final instigamos o hospede a avaliar a experiência. 
- No dia anterior ao checkout, junto das informações de saída, agradeço pela estadia, convido-os a voltar e menciono que existem descontos para reincidentes. 
- 3 dias após o checkout, caso eles não tenham avaliado, uma mensagem automática é disparada relembrando-o.

Outro gatilho que entendo como primordial é a nossa avaliação como hosts, o hospede recebe uma notificação e fica curioso para saber o que escrevemos sobre ele” 

 

Neste tópico, te convido a compartilhar suas melhores dicas sobre como usar das ferramentas para fazer com que o maior número de hóspedes avaliem o seu espaço e a estadia como um todo.

 

Vou adorar ler e aprender com a experiência de cada um de vocês. Vamos reunir as melhores práticas para alavancarem os anúncios e quais estratégias vocês usam para se comunicar com os hóspedes, e não se esqueça de dar um "jóinha" 👍 nas melhores dicas compartilhadas. 😊

 

👉 Série Dica do Mês

 

Boas reservas!

Laura

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

11 Respostas 11
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Faço algo similar, porém mais simples.

Uma coisa que faço, assim que aceito um pedido de reserva, é entrar em contato com o hóspede através do WhatsApp (vai a solicitação na mensagem programada de boas-vindas no chat)

Desse jeito já garanto outra via de comunicação e até mesmo a confirmação do telefone cadastrado. 

Isso se torna muito importante, principalmente após o check-out pois a maioria nem mais acessa a plataforma após a viagem. Já o mesmo não ocorre com o WhatsApp. 

Por alí vão mensagens mais corriqueiras e uma delas é, após o checkout e a limpeza da acomodação, a mensagem de agradecimento por terem escolhido a (nome da acomodação), agradeço também o cuidado e o respeito que tiveram com ela e aviso que já fiz minha avaliação e que aguardo a deles.

Geralmente isso já os "lembra" de deixar a deles. 

Passando metade do prazo, envio outra avisando do prazo e da importância das avaliações e que ainda aguardo a deles.

Faltando 2 dias e ainda nada, envio a derradeira tbm avisando do prazo que "já já chega ao fim" e que "gostaria muito de ter a deles".

Mais do que isso... ENTREGA PRO UNIVERSO kkkk

Bjcão 💋

 

Também gosto de fazer esse contato por wpp para mandar o guia em PDF para eles, o que costuma acontecer é que toda troca passa a acontecer por lá com os hóspedes pela facilidade.

Oi @Gustavo919 

Já prevendo isso, na mesma mensagem programada de boas-vindas, informo tbm que, pelo WhatsApp, somente mensagens mais corriqueiras (perguntas sobre o tempo ou sobre algum atrativo na cidade, por exemplo). 

Reitero que qqr assunto mais específico relacionado à hospedagem, será tratado no chat da plataforma. 

E para os espertinhos que "esquecem" e tentam prosseguir no WhatsApp, respondo que a resposta àquela, está no chat.

Já no chat, eu começo dizendo que a mensagem que segue vai como resposta à pergunta feita por ele no WhatsApp (e transcrevo a pergunta).

Assim deixo exposta a tentativa do hóspede e ele nunca mais repete kkkk

É isso...

Abraços!

Cláudia125
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi, @laura!

 

Acredito que a Avaliação começa com o anúncio do imóvel.

Um dia desses um hóspede comentou na Plataforma que havia ficado impressionado com o nível de clareza das informações e as excelentes fotos disponibilizadas no anúncio do meu imóvel.

Esse comentário reforçou o que eu imaginava....

Quando anunciamos bem o nosso imóvel e ao fazer o check-in o hóspede percebe que tudo é exatamente como anunciamos ou até melhor, nesse momento já estamos garantindo uma avaliação.

Claro que uma boa avaliação é um conjunto de pequenas ações que fazemos desde o 1º contato até o dia posterior ao checkout.

Eu gosto muito de humanizar o contato com o hóspede e faço o seguinte:

 

1- Logo após a reserva envio um WhatsApp agradecendo a preferência e com algumas informações básicas.

2- Um dia antes da viagem envio outra mensagem por WhatsApp e me coloco à disposição para que entrem em contato caso surja algum imprevisto na estrada.

3- Na chegada faço um tour pelo Condomínio, depois o check-in no imóvel, que é rápido e focado nas informações relevantes.

4- O checkout é rápido (focado, também, no que é relevante), agradeço a estadia, entrego o nosso “mimo”, me coloco à disposição no caso de necessitarem de alguma ajuda durante a viagem e já faço a avaliação do hóspede.

5- Um dia após o checkout envio um agradecimento formal e pergunto como foi a viagem de retorno.

 

A avaliação imediata também é um impulsionador para os hóspedes.

E como comentou o @Gustavo919  , a nossa avaliação aguça o hóspede e faz com que ele nos avalie de imediato.

 

Percebi que em todas as avaliações os hóspedes de alguma forma comentam e agradecem a atenção dispensada.

Dessa forma, sigo firme com a humanização no “processo estadia”; por enquanto o saldo é bem positivo.

 

Ainda não tive a necessidade de relembrar aos hóspedes que façam a avaliação, mas isso vai acontecer, claro!😊

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Cláudia125 , que legal a forma como você humaniza o atendimento e atenção aos hóspedes, pelo feedback super positivo deles dá pra ver que você está no caminho certo 😊

 

Fiquei curiosa porque você mencionou sobre os mimos no check out, oque normalmente é feito quando os hóspedes chegam na estadia.... como decidiu entregar à eles na hora de ir embora ao invés de no início da hospedagem?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Cláudia125
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi, @Laura!

 

Em realidade entregamos 2 Mimos para os Hóspedes. Vou te explicar melhor....

 

Dividi o atendimento da nossa hospedagem, após a reserva, em 3 etapas:

 

Receptividade:

Como comentei gosto de humanizar a hospedagem e faço o Check-In com todos os Hóspedes. Quando eles entram no imóvel encontram uma Cesta com algumas "guloseimas" (1º Mimo)
Me coloquei no lugar do Hóspede e imaginei como gostaria de ser recebida após algumas horas de viagem pela estrada.

Além de cansada, com certeza, chegaria com fome.😂

 

Disponibilidade:

Fico disponível durante todo o período da hospedagem e isso não significa ficar "parada no tempo" esperando o Hóspede me acionar.
Como moro no Condomínio, fico cuidando da minha vidinha (curtindo a Praia, a Marina, a Piscina, enfim...), mas se por algum motivo o hóspede me acionar, respondo imediatamente e soluciono os problemas na mesma hora (ainda não precisei, mas estou por perto...).
Se fazer presente é muito importante e isso também é um Mimo, não é verdade!?!?

 

Agradecimento:
No momento do Checkout sou muito focada no que precisa ser feito.

Vou ao imóvel verificar se os Hóspedes estão esquecendo alguma coisa, esse é o meu foco principal.

Não chego olhando quantas toalhas, quantos copos, quantos talheres ou quaisquer outras coisas estão faltando..., mas consigo verificar com um olhar macro.
Converso com eles, explico que farei uma vistoria minuciosa, pergunto se querem acompanhar, quem decide não acompanhar assina um Termo informando que quaisquer problemas com o imóvel serão acionados para ressarcir ao Anfitrião (ninguém ficou para acompanhar, todos assinam o Termo e nunca tivemos problemas).🙏🏾

Entrego como agradecimento por terem escolhido o nosso Espaço: uma ecobag + uma caneca com a log do imóvel + um sabonete artesanal com o mesmo cheirinho dos Amenities + uma velinha artesanal com o cheirinho da casa e do enxoval (2º Mimo), acompanho até o estacionamento e faço a

vistoria minuciosa do imóvel.

 

Dividi os Mimos: um na chegada (guloseimas)  e um na saída (memória afetiva).

Os Hóspedes gostam dessa atitude, dessa atenção.

E tem funcionado bem!

 

Abs,

Tatá

 

 

 

Guloseima - Família com CriançasGuloseima - Família com CriançasGuloseima - Somente AdultosGuloseima - Somente AdultosMimo FinalMimo Final

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Ai que lindo os seus mimos @Cláudia125 !!!

Eu achando que era uma bolacha e uma água e você vai e oferece uma cesta inteira de delícias....eu já ia entrar de boca no Toddynho 😅

 

Que lindo o seu logo também e uma ideia fantástica colocar isso na Ecobag, fica quase como uma propaganda para o seu anúncio porque quem usar vai estar automaticamente anunciando o seu espaço inconscientemente ...

 

E a sua disponibilidade é sim um mimo também, quem não gosta de saber que está sendo cuidado e assistido durante a estadia?

 

Marcando o @Gustavo919 para ele ver isso, quem sabe inspira ele também 😊

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Achei chiquérrimo. 

Por aqui a gente não deixa taaaanta coisa assim, só um vinho de cortesia. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Também achei lindo os mimos da @Cláudia125 , @Gustavo919 🥰

 

Mas assim como ela fez um logo para a acomodação, você também tem um Gustavo, chiquéérrimos os dois, diga-se de passagem 😎

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Olá @Laura 

 

Como as minhas acomodações são todas com senhas, na maioria das vezes eu nunca vejo os hóspedes, eu entendo que é uma maneira mais "fria" de recepcionar, e por isso eu procuro compensar em superar as expectativas dos hóspedes, oferecendo um lugar único, uma grande parte dos hóspedes me enviam msg logo após o check-in, elogiando, falando que estão muito satisfeitos com o espaço.

 

Sobre o item "mimos" eu ainda não achei a coisa certa: no início eu deixava uma cesta com frutas, muitas vezes estavam lá em cima da mesa apodrecendo, então desisti, algumas vezes eu fiz um bolinho típico  "Cucas " neste caso eu colocava a receita junto e falando que eu mesmo quem fez, não sei se gostavam ou só eram educados kkk mas o retorno era bem positivo, porem, isso me consumia muito tempo.

Estou pesquisando algumas ideias para servir algo diferente, tipo um pote de geleia caseira com uns biscoitos...

 

Hoje eu compro algo mais específico quando eu descubro que tem uma data especial, tipo esses dias recebi uma noiva, eu mandei fazer um bolo "bem casado", ela amou a surpresa. 

Então acho que é este o caminho oferecer algo personalizado e de preferência da região ou feito por nós mesmos. 

 

Sobre o pedido de avaliação eu envio uma mensagem programada no dia seguinte ao checkout,

agradecendo novamente pelo privilégio de poder lhes proporcionar uma estadia de excelência, e com essa mensagem peço que avaliem também, para que possamos melhorar cada vez mais, essa é a única vez que eu faço, acredito que, se o hospede recebe essa mensagem e não o faz , é porque ele realmente não quer.

 

Abraços a todos.

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

A sua ideia do bem casado para a noiva foi genial @Marcelo951 (saudades de comer um falando nisso, aqui não tem isso 🥹 )

 

@Cláudia125 compartilhou umas fotos super legais de mimos! Nossa, eu ia me fartar se fosse sua hóspede 😅 Eu já sou louca por cuca e não consigo me conter nas férias, então ia ser um prato cheio para eu devorar tudo de uma vez só!!

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias