Olá, anfitriões! Sou André, Superhost com mais de 11 anos de...
Olá, anfitriões! Sou André, Superhost com mais de 11 anos de experiência no Airbnb e uma avaliação sólida de 4,91 estrelas ba...
Olá comunidade do AIRBNB, tudo bem? 😀
Estou publicando este texto devido à necessidade e dificuldade que tenho sentido em ter um canal para informar as poucas e raras inconsistências que identifico na plataforma.
Hoje, em 03/05/2023, o AIRBNB liberou novos recursos muito bons. Particularmente, amei o novo layout e a organização que ficou.
Falando especificamente sobre as ferramentas de preços, ficou ótimo terem sido consolidadas em um único local (no calendário).
No entanto, senti falta da opção de editar a promoção que existia anteriormente e que foi removida na nova versão. Já enviei meu feedback, mas, no geral, as novas funcionalidades ficaram boas.
Há algum tempo, tenho identificado algumas melhorias e bugs que vêm ocorrendo no AIRBNB . Procurei um artigo e um canal para poder reportá-los, mas foi bem difícil encontrar.
Gostaria de compartilhar com todos vocês o local para que, juntos, possamos nos ajudar e informar o AIRBNB no momento em que identificarmos algum bug. Lembre-se sempre de evidenciá-los ( para poder enviar caso entrem em contato ) e também a descrição e o caminho no qual seja possível reproduzi-lo para que a equipe técnica possa entender e solucioná-lo.
E vamos lá!
Na página de edição do anúncio, desça até o final e clique na opção "Dar feedback", ao abrir as opções, seleciona "Outra coisa" e clique em continuar. Nesse ponto descreva o ocorrido e não esqueça de marcar o checkbox "Estou relatando uma falha", ai é só enviar. 😊
Com isso, estaremos contribuindo com a melhoria da plataforma e ampliando a comodidade em nosso dia a dia ao ser corrigido. 🥰
Espero ter ajudado com essa informação.
Até a próxima. 🚀
Respondido! Ir para Melhor Resposta
Oi @Laura sim, precisa ter, mas acredito que a obrigatoriedade trata-se das mensagens de sistema, informando atualizações, melhorias, comunicações de marketing e promoções, etc...
As mensagens de " checkin" e checkout, entendo que seja obrigatória para que o hospede possa ter uma boa experiencia.
Se colocarmos na prática, por mais que o usuário inativou as comunicações, nós (anfitriões) já enviamos da mesma forma por mensagens e por whatsapp.
Tem pessoas que enviam além de mensagens gigantes nesses canais, ainda enviam vídeos e fotos.
Ou seja, provavelmente (dedução minha) se a lei fosse clara no que tange receber mensagens, com essa ação nossa, o AIRBNB já estaria com inúmeras denuncias e processos.
Acredito que mensagens informativas de checkin e checkout podem ser sim obrigatórias, sobre a justificativa de ser necessário para o bom funcionamento do aplicativo e experiencia do hospede, dado que existe avaliação no qual ambos os lados serão pontuados.
É só a minha perspectiva, não estou dizendo ser uma verdade, mesmo porque a lei não é tão clara e eu não tenho dados analíticos do AIRBNB de uso e reclamações do tema.
@Denise583 e @Ricardo1643 , vê só?
Acho que não adianta desmarcar ou não usar a nova funcionalidade das instruções do check-out, pois pelo que entendi, mesmo não fazendo isso, desde que tenhamos instruções de check-out, seja em qualquer lugar do anúncio ou dados por quaisquer outras vias, vamos ser avaliados, é o que é dito ali no feedback do check-out, pois vai ter um subitem no item da comunicação a ser avaliado pelo hóspede, "tarefas excessivas no checkout", então vamos ser avaliados de qualquer forma, desde que, como dito, passemos, por qualquer meio, instruções de check-out...🤔
Putz @Fabricio50
Sério isso?
Ou seja, além de não corrigir nenhum dos erros e brechas advindos das atualizações anterior, principalmente no tocante às Avaliações, vem o Airbnb e ainda adiciona mais um item pra detonar de vez com o anfitrião.
E ainda vêm dizendo:
"Seu feedback inspirou 25 atualizações na nova atualização de verão do Airbnb 2023."
Qual feedback cara pálida???!!!
Pois é @Denise583, entendi assim e isso só corrobora com o que o Airbnb já vinha dizendo ou pedindo aos anfitriões, para que não colocassem pedidos "excessivos" ao hóspede no check-out, visto que os hóspedes disseram ao Airbnb que não gostam de fazer tarefas mais trabalhosas, tipo: cortar a grama, tirar roupa de cama, passar aspirador de pó, lavar as roupas, etc.
Evidente que essa avaliação do check-out veio para inibir aqueles e outros pedidos e a oportunidade de implementá-los veio nessa nova leva de funcionalidades, colocadas, acho eu, para facilitar ao hóspede a efetivação de uma reserva, daí reserva garantida, lucro garantido ao Airbnb...
A plataforma quer reservas, quer lucros, então, tudo que se possa fazer para que nós anfitriões arquemos de despesas, serviços, custos e para termos preços "atrativos", consequentemente termos maiores locações, as funcionalidades continuarão sendo implementadas pela plataforma, em favor de quem, vai saber... 🤔
Vide link do Estadão sobre o que se está falando aqui e tire suas conclusões 👇
https://einvestidor.estadao.com.br/comportamento/vale-a-pena-viajar-airbnb/
Amigo @Fabricio50 .
Vejo tudo com muita preocupação...
Tomando-se por base que o próprio Airbnb defende que "Quando você recebe a confirmação da Reserva, um contrato de Serviços do Anfitrião ("Reserva") é celebrado diretamente entre você e o Anfitrião", subentende-se que há concordância com todo o descrito no anúncio.
Desde o momento que, trazidas pela nova funcionalidade, as instruções de check-out ficarão visíveis no anúncio já antes do fechamento da reserva, sob qual alegação vem um hóspede, após o término da mesma já nas avaliações, reclamar de "tarefas excessivas"?
Por que fechou reserva se não concordava?
Muito capcioso isso, não acha?
E novamente indago: Quem determinará se as instruções de check-out são, ou não, excessivas?
O hóspede? (muito tendencioso)
O Airbnb?
Como ele o fará se "O Airbnb não faz apuração da veracidade das informações"?
Nem analisa as notas para apagar uma avaliação por Retaliação (somente o faz com os comentários)!!!
Então o que temos???!!!
Em meio a múltiplos feedbacks com evidências da necessidade de corrigir a ferramenta das Avaliações e das injustiças e prejuízos advindos de sua disfuncionalidade, o Airbnb inventa mais uma nota "estelar" dando ainda mais poderes para o hóspede mal intencionado ferrar com o anfitrião.
Seria cômico se não fosse trágico!!!
Kkkkk... é doideira amiga @Denise583 , suas argumentações são válidas, verdade é que temos que aguardar o resultado dessa "nova" funcionalidade das instruções do check-out e as avaliações advindas dessas instruções.
Lembrando que o que vale para a média da pontuação e para o Superhost é a avaliação geral por estrelas e não a avaliação dos intens e de seus subitens.
Amigo @Fabricio50
Vc não imagina como é importante sua critica às minhas colocações.
Por vezes me vejo meio que sozinha nisso e me pego duvidando se não estou, eu, exagerando e vendo chifre em cabeça de galinha.
Verdade que é a avaliação geral que conta, mas não acha que será mais um item para o hóspede mal intencionado "validar" sua nota baixa?
Já está devidamente provado o quão prejudicial é a ferramenta de Avaliação e o que fax o Airbnb? Ttenta encontrar uma solução?
Não!!!!
Adiciona mais um quesito, tão ou mais disfuncional e injusto qto, pra ferrar ainda mais com os anfitriões.
Aff!!!
Querida e amiga @Denise583 , bom demais debater e dialogar com vc, cada qual traz seu ponto e contraponto, daí vamos aprendendo e crescendo, bem como nos ajudando a compreender essa complexa engrenagem que é a plataforma com suas funcionalidades e disfuncionalidades.
Diz a plataforma que a implementação dessas 25 funcionalidades vieram a reboque de nossos feedbacks, até acredito nisto, porém, creio que por vezes a plataforma não entende o que está sendo pedido e cria mostrinhos, então, em vez de facilitar, complicam o que já era complicado.
Concordo plenamente com vc que essa sistemática de avaliações por estrelas/notas, deve ser repensada pela plataforma, deve haver critérios melhores para que sejamos avaliados por nossos inquilinos que não aqueles, só falta a plataforma enxergar isso, começando em não criar mais itens e subitens de avaliações, nas já existentes.
Para que eles mudem, penso eu, temos que continuar reivindicando, reclamando, esbravejando, ponderando e argumentando.
Ah! vc nunca vai estar só nas suas inquietações com os rumos da plataforma e nem é exagero suas colocações, ao reverso, nos fazem refletir. Estamos juntos...👍😘👍🤝
Adorei os "monstrinhos" amigo @Fabricio50 🤭
Exatamente isso...
Ela é demais seletiva em quais feedbacks "ouvir".
Aconteceu o mesmo com as categorias.
Há vários erros e brechas tanto nelas como na própria ferramenta de Busca; mas ao invés do Airbnb arrumar, solta ainda mais categorias pra desandar de vez a coisa.
E agora o mesmo com a Avaliação!!
Não estamos falando de layout, cor ou qqr firula dessas, estamos mostrando e provando que a ferramenta de Avaliação está nos prejudicando, que brechas estão sendo usadas por hóspedes inescrupulosos pra detonar um bom trabalho de anfitriões dedicados.
E isso não é só no Brasil.
Posso afirmar que essa é a principal queixa em vários países.
O que falta pro Airbnb agir???!!!
Até hoje não sei a que veio essas modalidades de categorias, não entendi até agora a utilidade delas @Denise583 , quem sabe alguém pode explicar a correlação categorias, verso aumento de reservas...🤔
Bom, sobre avaliações, sei não, fato que não gosto da sistemática delas e acho que ficamos sempre em desvantagens em relação aos hóspedes, as avaliações negativas pesam infinitamente mais para os anfitriões do que para os hóspedes e eles sabem disso, daí sermos constantemente vítimas de avaliações retaliatórias por aqueles.
Quem tem alguma idéia para mudar essa sistemática de avaliações?
Será que a comunidade está dando pouco feedback sobre isso??? 🤔
Amigo @Fabricio50
Acho que só o próprio sabe 🤷🏼♀️
Parodiando o bordão de uma novela antiga...
"Mistério do Airbnb" kkk
Não acho que alguém possa explicar a correlação categorias x aumento de reservas, mas certamente muitos conseguirão correlacioná-las com a diminuição da reserva.
E outros tantos quesitos problemáticos como a dificuldade de pagamento e de validação da ID;
Avaliações;
Os constantes leilões e cancelamentos de reservas e anúncios enganosos (nada tão rigidamente punido e coibido como deveria);
Aircover, Política de Força Maior e Reembolso ineficazes;
Categorias e Busca...
Enfim, tem um rol mais que suficiente pra fazer com que, tanto anfitriões como hóspedes, migrem para a concorrência.
Coisa que há muito vem acontecendo.
Se já não bastasse o fato das Avaliações pesarem muito mais pro anfitrião, a coisa pior são as brechas que permitem o mau uso por hóspedes inescrupulosos e que injustiças sejam cometidas com anfitriões dedicados e comprometidos.
Pior ainda é o Airbnb ter a ciência disso, mas lavar as mãos, deixar rolar e ainda adicionar mais instrumentos disfuncionais, somando e agravando ainda mais o problema.
Eu já dei aqui minha ideia, já passei para Catherine e pra um outro rapaz que agora não recordo o nome (ambos me deixaram no vácuo), já fiz inúmeros feedbacks, aqui mesmo a @Laura já levou adiante...
A Falácia da parceria!
Abraços!
@Fabricio50 boa, bem observado 👏, vou esperar mais algumas semanas e fazer uma reserva para testar no detalhe essa parte do viajante, enquanto aguardamos os próximas informações do AIRBNB.
Olá @Ricardo1643 , @Denise583 , @Fabricio50 (saudades de você e a @Denise583 analisando todas as novas e funcionalidades dos lançamentos, é muito bom ter anfitriões que sabem e querem entender como tudo funciona, eu sou assim também e acho que a curiosidade já foi considerada sinal de inteligência não é? 🧐)
Eu entendo que pode causar muito receio esse feedback do checkout, mas vocês não tem ideia da quantidade de anúncios com instruções exageradas, do tipo " troque a roupa de cama" ou " corte a grama", alguns exemplos são extremamente extensos e é claro que essa análise é subjetiva e vai de acordo com o que o hóspede considera como " normal" ....
Eu particularmente não lembro de ter visto as instruções de checkout no momento de fazer a reserva então não sou a hóspede padrão também, somente deixo as notificações do que considero importante e principalmente dos apps que não me mandam notificações o tempo todo, acredito que no futuro será feito um levantamento de quantos hóspedes de fato fazem uso disso, talvez quando não deixa a opção de email desabilitada é porque isso pode ser feito diretamente pelo email @Fabricio50 ?
Imagino que as empresas não podem não dar a opção do usuário desabilitar as notificações, mesmo sendo importante ou não, talvez o @Ricardo1643 saiba melhor nos explicar isso...
Olá @Laura.
É meio confuso mesmo o quanto dar ou não ao usuário a opção de desativar as comunicações. Como dito pelo @Fabricio50 , talvez classificar as que são realmente obrigatórias para o bom funcionamento do aplicativo para atender a excelência do serviço prestado pelos anfitriões.
Eu poderia sugerir uma segmentação do tipo: Condomínio de prédios, casas de campo, etc...
Para cada um desse segmento, vamos ter comunicações obrigatórias pois tange mais as regras para o bom convívio em condomínio do que as regras do anfitrião dentro de seu apartamento.
No Brasil, não existe uma lei específica que trate exclusivamente da obrigação de fornecer aos usuários a opção de desativar as comunicações em aplicativos. No entanto, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece princípios e diretrizes gerais para o tratamento de dados pessoais, incluindo as comunicações enviadas pelos aplicativos.
De acordo com a LGPD, os usuários têm o direito de consentir ou não com o tratamento de seus dados pessoais, o que inclui o recebimento de comunicações. As empresas que coletam e tratam dados pessoais devem respeitar as preferências dos usuários e fornecer meios para que eles possam gerenciar suas opções de comunicação.
Embora a LGPD não especifique explicitamente que os aplicativos devem fornecer a opção de desativar as comunicações, ela estabelece que os usuários têm o direito de revogar seu consentimento a qualquer momento. Portanto, os aplicativos devem oferecer mecanismos claros e acessíveis para que os usuários possam gerenciar suas preferências, incluindo a desativação de comunicações indesejadas.
Olá @Ricardo1643 , pois é, pelo oque eu saiba, todas os apps devem fornecer a opção de desativar as comunicações ou notificações a qualquer momento, será que mesmo assim uma que for mais importante do que outros - nesse caso notificando o hóspede sobre informações importantes do checkout- não tem como ser enviada de qualquer jeito, já que é para o próprio bem do usuário?
Vou pesquisar mais sobre essa notificação do check out para trazer isso para vocês...
Oi @Laura sim, precisa ter, mas acredito que a obrigatoriedade trata-se das mensagens de sistema, informando atualizações, melhorias, comunicações de marketing e promoções, etc...
As mensagens de " checkin" e checkout, entendo que seja obrigatória para que o hospede possa ter uma boa experiencia.
Se colocarmos na prática, por mais que o usuário inativou as comunicações, nós (anfitriões) já enviamos da mesma forma por mensagens e por whatsapp.
Tem pessoas que enviam além de mensagens gigantes nesses canais, ainda enviam vídeos e fotos.
Ou seja, provavelmente (dedução minha) se a lei fosse clara no que tange receber mensagens, com essa ação nossa, o AIRBNB já estaria com inúmeras denuncias e processos.
Acredito que mensagens informativas de checkin e checkout podem ser sim obrigatórias, sobre a justificativa de ser necessário para o bom funcionamento do aplicativo e experiencia do hospede, dado que existe avaliação no qual ambos os lados serão pontuados.
É só a minha perspectiva, não estou dizendo ser uma verdade, mesmo porque a lei não é tão clara e eu não tenho dados analíticos do AIRBNB de uso e reclamações do tema.