Reserva carnaval

Griziele0
Level 2
São Paulo, Brazil

Reserva carnaval

Oi... boa tarde!

Administro vários aptos na baixada santista... entretanto estou com grande parte deles vazio neste carnaval. Não estou tendo nem consulta. Antes que me perguntem.... atualizo todos os aptos diariamente....mas não estou recebendo nem consultas.

Alguém mais com esse problema?

3 Respostas 3
Cristina1875
Level 10
Atibaia, Brazil

@Griziele0  Bom dia Griziele. Eu e meu marido também participamos no grupo de anfitriões da Baixada Santista, vi que você também participa.

Eu tenho um apartamento no Guarujá, e o que eu percebi depois da pandemia foi que tivemos um aumento significativo nos custos operacionais de um modo geral, pelo menos na região que temos nossos imóveis (Baixada Santista).

Com isso, tivemos que subir o valor das diárias para compensar.Por outro lado, o Airbnb começou a cobrar os impostos + as suas taxas operacionais (que, digamos, não são tão baixas para o hóspede).

Isso acabou encarecendo bastante o valor da diária e estamos agora aqui no Brasil, com o Airbnb, no mesmo dilema que o Uber enfrentou (e continua enfrentando):
-SE aumentamos muito o valor, os clientes somem;
-SE abaixamos, não cobrem os custos.

Então, é um momento realmente desafiador (pessoa gosta dessa palavra agora) que estamos passando na nossa região e que forçou, infelizmente, muitos hóspedes a migrarem para outras regiões (litoral Norte, por exemplo. Nossa sorte é que Ubatuba começou a cobrar a tal Taxa Ambiental).

Por última, mas não menos importante, é o fato de vários anfitriões estarem reclamando (veja outros posts) de buscas no Airbnb que estão gerando localizações incorretas, principalmente no aplicativo do celular (que dá resultados diferentes quando se usa via browser via computador).
Verifique SE os seus imóveis estão aparecendo corretamente nas pesquisas, no local correto.

Tudo o que vc disse é bem pertinente @Cristina1875 , várias pessoas ( anfitriões/proprietários) estão reclamando da baixa procura, mas, não é só no Airbnb não, em outras plataformas também. 

Temos que levar em consideração vários fatores,  acrescentando aos que vc citou, a carestia em si, o poder aquisitivo baixo, com os salários corroídos, a campanha do site para aumentar e atrair novos anfitriões, o que ocasiona um excesso de anúncios, consequentemente, um aumento da oferta de aluguéis de temporada para lazer, o que pode ocasionar, paradoxalmente, a menor procura para um anúncio, considerado individualmente. 

Vejo, pesquisando pela net, que o Airbnb está tendo lucro sobre lucro a cada trimestre do ano, por exemplo, o ano passado a plataforma teve um lucro líquido de US$ 1,9 bilhão, fruto de uma alta demanda nas hospedagens. 

Então, fico pensando,  o que está acontecendo que tem tanta gente reclamando da baixa procura para reservas?

Será que isso é geral mesmo, ou os anfitriões que estão reservando simplesmente não aparecem por aqui para contar de seus sucessos?

Bom, no meu caso específico, tenho 3 anúncios,  na praia de Porto de Galinhas e as 3 casas já foram reservadas já faz muito tempo para o Carnaval, se eu tivesse outras por lá, também já teria reservado.

Uma sugestão, como já estamos no feriadão, o que pode ser feito é diminuir os dias do pacote, baixar mais os preços, diminuir a taxa de limpeza, usar, nem que seja momentaneamente, o preço simplificado, esse é aquele que o anfitrião arca com as taxas do Airbnb, falo isso para esse momento, usar essa estratégia para alugar no carnaval, levando-se em conta que os preços estão majorados. 

@Fabricio50 @Griziele0 O meu apartamento também já tinha sido alugado para o Carnaval desde Set/2022 MAS o detalhe é que são os mesmos hóspedes de 2022.

O que está complicando um pouco, na minha opinião, é que SE as pessoas aqui de SP possuem pontos/milhas no cartão e fazem as contas, muitas vezes sai quase o mesmo valor fazer uma viagem em família até aí Porto de Galinhas do que aqui no Litotal Sul, devido aos altos valores das diárias que estão sendo cobradas por aqui (devido a tudo que já falei no post anterior, mas, principalmente, as altas taxas do Airbnb para hóspedes).

No caso da Griziele, que está em Praia Grande/SP, há uma grande oferta, muitos fazem preços bem baixos, só para não ficarem com os apartamentos parados (bem o que você falou acima, campanhas do Airbnb).

Então, estamos em um momento de reflexão (ou então, desafiador como preferem utilizar atualmente).

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias