Avaliação com retaliação

Danilo322
Level 1
São Paulo, Brazil

Avaliação com retaliação

Recebi uma avaliação em forma de retaliação por ter cobrado danos a minha propriedade (uso de substância química no colchão e edredom que os perfuraram). Porém o Airbnb discordou que a avaliação era uma retaliação e a manteve. Diante disso, consultei meu advogado e ele recomendou entrar em contato com outros hóspedes, para saber se valeria a pena eu entrar na justiça contra o Airbnb. Pois temo o próprio me retaliar, banindo. Porém realmente estou quase "chutando o balde". 

3 Respostas 3
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Danilo322 

Infelizmente, a ferramenta de Avaliação, do jeito que se aplica atualmente, é uma faca pendurada acima da cabeça do anfitrião, baseada numa Política de Avaliações que em nada ou quase nada protege o anfitrião 

E pra "botar a pá de cal", o Aircover para anfitrião nos dá até 14 dias após o checkout para fazermos a comunicação de dano e, muito coincidentemente, é o mesmo prazo para fazer a avaliação. 

Ao fazermos uso do Aircover, temos que primeiro fazer a cobrança diretamente ao hóspede e, caso não resolva, envolve-se o Airbnb que, antes de dar início ao processo de análise e reparação, também entra rm contato com o hóspede fazendo-lhe a cobrança

Diante dessa dupla cobrança, o hóspede de má-fé já tem um belo motivo pra nos detonar na avaliação e o faz de forma primorosa, na medida a não infringir a Política de Avaliações. 

E ficamos nós com o prejuízo do comentário, por vezes mentiroso, e uma nota baixa que, pra muitos, pode significar a perda do Superhost. 

E não raro, ainda ficamos com o prejuízo adicional do Aircover não aprovar, ou aprovar parcialmente, nosso orçamento.

Portanto, nesses casos o anfitrião não tem escapatória, sempre sai perdendo.

Se não aciona o Aircover, fica com o prejuízo do dano.

Se aciona, é detonado na avaliação e pode nem receber o ressarcimento do dano.

É aquela velha história, "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".

Há anos aponto a disfuncionalidade e a injustiça da ferramenta de Avaliação, assim como em tantas outras. 

Há anos espero em cada atualização, uma correção, um ajuste... sempre em vão.

Muito desestimulante!

Victor3267
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Eu tenho uma sugestão @Danilo322 , converse amigavelmente com o hospede, de forma simpática e não aborrecida, solicite o reembolso... em caso de negativa, pareça compreender e deixe a situação de lado.

No décimo terceiro dia, a noite, abra a reclamação no Aircover. 
O hóspede até receberá a notificação, mas muito provavelmente não fará a avaliação pois ainda não terá sido "sentenciado". 
Quando for, já vai ser tarde para tentar te punir com avaliações. 

Como hóspede, sempre leio atentamente às avaliações e posso afirmar que, fica claro para mim, quando o comentário é, no mínimo, "maldoso". Como? Pela porcentagem dentre comentários favoráveis/justos e os desfavoráveis. E pela forma como o anfitrião responde a possíveis críticas. Minha última viagem houveram algumas bobagens ruins, que não vi necessidade de citar, pq não impactavam diretamente na experiência que tive. Foram apenas, falhas, que relatei ao anfitrião, que concordou. 

No entanto deve alertar que "danos" como este do seu relato são comuns e as tarifas e seus valores diferenciados, cobrem isso. É como a "caução" de aluguéis tradicionais. É para isso. Pergunte a qualquer pessoa que trabalhe em hotelaria. Óbvio, que pode tentar, reaver o valor do dano, no entanto, é complicado. Precisaria haver bom senso e boa fé de ambas as partes. No caso do Airbnb, uma geladeira por exemplo que pare de funcionar durante a estadia, nunca poderia ser cobrada do hóspede! Mas um prato quebrado, sim.

Eu gosto de fazer um tour pelo imóvel, junto com o anfitrião, sempre que possível. E nunca precisaria, ser cobrada por qualquer dano que fosse minha responsabilidade.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias