Como você incentiva seus hóspedes a deixar uma avaliação?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Como você incentiva seus hóspedes a deixar uma avaliação?

Avaliação Hóspedes - Airbnb Central da Comunidade .jpg

 

Olá a todos!

Você já notou que apenas uma porcentagem dos hóspedes deixa uma avaliação da sua acomodação? Esse é um tema muito comum na Comunidade e um grande número de anfitriões acredita ser necessário ter boas avaliações para conseguir mais reservas e assim impulsionar seu anúncio.

Muitos anfitriões se esforçam para prestar um serviço excepcional e, no final da hospedagem, descobrem que alguns hóspedes não deixaram uma avaliação e, pior ainda, não têm nem ideia se gostaram ou não da estadia!

Isso pode ser um pouco desanimador e levanta a seguinte questão: O que fazer quando os hóspedes não deixam uma avaliação? 📝

Algumas opções que podem ajudar à contornar essa situação:

 

  • Pedir diretamente ao hóspede que para deixar uma avaliação já que isso é muito importante para certificar a veracidade do anúncio
  • Enviar uma mensagem pré-programada no final da estadia perguntando o que ele achou do serviço e da experiência em geral
  • Mencionar que uma avaliação que será feita para o hóspede para que eles sejam incentivados a fazer o mesmo


Essas são apenas algumas ideias que eu gostaria de abordar com vocês e também saber quais estratégias você usa para fazer com que seus hóspedes deixem uma avaliação. Essas iniciativas funcionaram têm funcionado? 

Nos conte nos comentários 👀

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

93 Respostas 93
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Graça-Maria0 , muito importante isso que você comenta de ter uma boa interação com o hóspede, esse contato estreito e de transparência fazem com que os hóspedes se sintam protegidos e respaldados não é?

Você também os lembra depois que eles fazem o check out?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Boa tarde Laura

 

A minha interacção é mesmo até depois do final. do check-out.  Sempre envio uma mensagem perguntando se ficaram bem instalados, se gostaram do alojamento, se faltou algo  e sempre desejo a todos uma boa viagem de regresso .Procuro sempre fazer o que gosto e que  gostaria que sempre fizessem comigo nas minhas viagens. Tão simples quanto isso.

Boas Atitudes

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Imagino que os hóspedes devem se sentir muito bem e confortáveis com você e na sua acomodação @Graça-Maria0 ....

Já teve alguma vez alguma experiência com um hóspede que preferiu não manter um contato mais próximo ou que não respondeu as mensagens?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Eu percebo que, quando os hóspedes fazem coisas erradas no imóvel, o que no meu caso é bem comum (muito lixo ou quebrar coisas), daí eles não avaliam, e deixam ao relento mesmo (morrer sem avaliação), e só se manifestam caso façamos uma eventual avaliação para eles, pois ficam curiosos sobre qual avaliação foi feita sobre eles. Então talvez seja esse o receio 🤐. Em outros casos, talvez não acham relevante ou esquecem de avaliar, embora a plataforma notifique mais de uma vez por e-mail. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Tomas446 , que curioso essa experiência que você teve com esses hóspedes, então de certa forma é melhor que seja assim não? Porque parece que ai você vai ter menos problemas com avaliações tendenciosas ou retaliatórias....

Você faz uma avaliação colocando todos os fatos para que outros anfitriões estejam cientes oque ocorreu durante a estadia?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ricardo1363
Level 2
Salvador, Brazil

Quando lembrar para fazer a aavaliação não adianta creio que o airbnb deveria associar o pedido de novas solicitações do hóspede em questão, memso para ouitros anfitriões, que só seja finalizada após realizar todas as avaliações pendentes

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Ricardo1363 , obrigada pelo seu comentário!

Então a sua sugestão é fazer o comentário do hóspede obrigatório para que ele possa fazer uma nova reserva, é isso?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Sim, seria uma sugestão a não ser que o airbnb entenda que os comentários dos hóspedes e anfitriões não são obrigatórios.

Bete2
Level 5
São Paulo, Brazil

A maioria faz o elogio pelo whatsapp e solicitamos para deixar uma avaliação no Airbnb já que isso é muito importante para nossa avaliação. Funciona!

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Bete2 , que bom te ver de novo por aqui!!

 

Os hóspedes estão mais acostumados com esse processo de fazer a avaliação pela plataforma ou você ainda precisa explicar pra eles? Às vezes fico curiosa para saber se eles entendem como funcionam as avaliações e até e tinham ciência disso!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Bete2
Level 5
São Paulo, Brazil

Oi @Laura ...bom dia!!!

A maioria não entende ou não sabe.
Eles são muito agradecidos mas fazem isso pelo whatsapp justamente porque acreditam que devem agradecer ao anfitrião  e, só depois que explicamos da importância para nosso perfil no Airbnb é que eles fazem lindamente a avaliação...rsrs

 

Os hóspedes com mais tempo e, por consequência, mais hospedagens no Airbnb até fazem por terem sido lembrado em outras viagens ... se não der preguiça de entrar no aplicativo ou site para fazer isso. Nesses casos, temos que lembrá-los.

 

Uma coisa que reparo é que as pessoas que procuram o Airbnb pela primeira vez nem sabem como usar. Perguntam se pode pagar com cartão de crédito, se podem fazer um depósito bancário etc. 

 

Olham as fotos, escolhem as datas e acham que terminou. Colocam 1 hóspede, quando são 6, por exemplo. Não leem as regras da casa, perguntam se tem acessibilidade, se tem ar condicionado, se tem máquina de lavar roupa, cafeteira etc, mesmo que tudo isso esteja no anúncio. É a lei do menor esforço. Imagine se vão, após a viagem, entrar no Airbnb para fazer avaliação. Não sabem disso.

 

Bjs

 

 

 

 

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

É exatamente isso que eu pensei @Bete2 , acho que no geral as pessoas não tem paciência, tempo e nem a habilidade de ler as coisas mesmo rs, a gente dá uma olhadinha e puft, já acha que sabe e leu o bastante, ou então recebe uma notificação do celular e se distrai de novo rs....

Você faz bastante esse trabalho de instruir os novos hóspedes na fazer a reserva e estarem cientes de onde irão se hospedar de fato? Como funciona essa questão com a comunicação com eles? Porque deve ter muita gente que não entende mesmo como funciona a plataforma!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Bete2
Level 5
São Paulo, Brazil

Olá @Laura !

Antes eu mesma fazia isso mas, já há algum tempo temos um co-anfitrião que faz isso. Antes de fechar a reserva ele solicita que o pretenso hóspede leia as regras da casa e tire qualquer dúvida que tenha.

 

A comunição com os hóspedes acontece sempre pela plataforma do Airbnb. A única coisa que é realizada pelo whatsapp é o acompanhamento  da chegada deles no apartamento, atraso de vôo e combinar o checkout.

 

É por isso que eles aproveitam esse contato pelo whatsapp e fazem os elogios.

 

Bjs,

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que bom que você tem um co-anfitrião que te ajuda com a comunicação com os hóspedes @Bete2 , você chega a ter algum contato com os hóspedes em algum momento ou tudo é feito por ele?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Bete2
Level 5
São Paulo, Brazil

Agora eu não tenho mais contato com eles. Só o co-anfitrião.

Disso eu sinto falta. Eu gostava muito.

 

Bjs,

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias