Cuidado com o Limite máximo de Pessoas na sua Propriedade. O Airbnb simplesmente não considera e não informa ciranças de até 02 anos.

Adriana1290
Level 2
São Paulo, Brazil

Cuidado com o Limite máximo de Pessoas na sua Propriedade. O Airbnb simplesmente não considera e não informa ciranças de até 02 anos.

Descobri na minha última locação, em razão de omissão da Locatária sobre o número total de hóspedes, que o Airbnb não considera e sequer informa você, proprietário, da quantidade de crianças abaixo de 02 anos que estará presente na hospedagem!! Isso é bem absurdo e temerário, porque, primeiro, a sua propriedade pode não estar preparada para receber crianças nestas idades e bebês. Eu, por exemplo, não tenho berço, e o Airbnb exige que você tenha berços para crianças nesta faixa etária. Depois, se o máximo de pessoas que a sua unidade comporta são 06 pessoas, o hóspede pode adicionar ainda mais 05 crianças até 02 anos, ou seja, serão 11 pessoas na sua propriedade, e essa informação não estará necessariamente disponível pra você no momento da reserva!!! Ora, isso é um absurdo. Primeiro, viola o seu direito de propriedade, de escolhe de quem e quantas pessoas receber, segundo, você não saberá, só se tiver algum meio de saber essa informação. Terceiro, crianças até 02 anos precisam de adaptações adequadas para a acomodação e, muitas vezes, crianças causam mais danos na propriedade em razão da falta de educação dos pais. Pedi o contrato do Airbnb e a Política onde consta essa obrigatoriedade de receber até 05 hóspedes abaixo de 02 anos, e não me enviaram!!! Isso é totalmente ilegal!

3 Respostas 3
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Adriana1290

Há a Política de "Não Discriminação" que não permite ao anfitrião selecionar seus hóspedes pela idade (e outros quesitos mais).

Se sua acomodação não está preparada para bebês e crianças, basta vc sinalizar essa condição na seção de "Segurança e Propriedade" marcando e exemplificando os motivos. 

É o suficiente!

Se diante dessas informações os pais ainda quiserem reservar sua acomodação, é por conta e risco deles. 

E nos Detalhes/Informações de Reserva/Mostrar detalhes/O hóspede pagará (ou pagou), há o detalhamento do pagamento.

No entanto é direito do anfitrião recusar um Pedido de Reserva (para isso não pode estar ativa a opção Reserva Instantânea).

Então estas são as ferramentas que o anfitrião dispõe para não receber bebês e/ou crianças.

Evidente que, para isso, o anfitrião necessita de todas as informações daquela reserva como número de hóspedes, se adultos, crianças ou bebês e etc.

A obrigação de fornecê-las é do hóspede, não do Airbnb. 

Havendo falha nessa questão vc pode denunciár ou mesmo solicitar ao Suporte para cancelar a reserva (eles te orientarão acerca das opções).

Outra coisa...

O Airbnb não exige que anfitriões forneçam berços e qqr mobiliário ou comodidade específica para bebês e crianças.

Isso é uma decisão exclusiva do anfitrião.

Espero ter esclarecido a maior parte das questões. 

A Política de Não discriminação pela idade é uma coisa e posso fazer a configuração em Segurança e Propriedade, caso eu acho que não há condições de recebimento. O que estou reclamando é uma outra coisa. O fato de as crinças de até 02 anos não serem computadas no número máximo de hóspedes permitido na propriedade, e a falta de obrigatoriedade do hóspede prestar essa informação. Tive um problema com a última reserva, de ** [Dados pessoais removidos por motivos de segurança e de acordo com as Diretrizes da Comunidade] de 09.05.25 a 11.05.25, onde ela omitiu a existência de uma criança de 05 anos e 01 bebê de até 02 anos, e, mesmo assim, o Airbnb me obrigou a receber o bebê, dizendo que eu sou obrigada a receber, mesmo ela tendo ocultado tal informação. Além disso, quando eu faço a simulação de reservas, realmente posso colocar 06 adultos e até 05 crianças de até 02 anos, o que vira 11 hóspedes na propriedade. Isto viola a legislação brasileiro e o direito de propriedade do anfitrião. 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Adriana1290 

independente dos critérios adotados pelo Airbnb nessa questão sobre bebês, estou te mostrando a realidade, na prática.

Se vc "tocar o terror" sinalizando que sua acomodação não é adequada para bebês, detalhando os "perigos" e inadequação do ambiente, dificilmente haverá pais que arriscarão levar seu filhos. 

Numa das minhas acomodações da zona rural digo que bebês e crianças são bem-vindos e informo que forneço berço, cadeira alta, prato e talher infantil, banheira e assento sanitário infantil. 

Paralelo a isso, aviso que não ofereço nenhum outro mobiliário ou comodidades específicas para bebês e que a roupa de cama e banho para eles deverá ser trazida pelos pais.

Lembro tbm que estamos num ambiente natural e rustico.

Por conta disso são raras as reservas de crianças e mais ainda as de bebês (tive apenas 2 até agora).

Muito me estranha a tratativa dada pelo Suporte, visto a flagrante omissão por parte do hóspede, ainda que o atendimento venha se deteriorando há anos.

Meu conselho é que leve esta questão ao "Reclame Aqui".

Lá o Airbnb possui uma equipe especializada, muitíssimo mais diligente e assertiva. 

É sua melhor chance de ver revertida a solução dada a vc.

Depoia nos conte o que resolveu fazer. 

Abraços!

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.