O check-in nunca aconteceu e mesmo assim estou sujeita a ser avaliada

Jade395
Level 4
São Paulo, Brazil

O check-in nunca aconteceu e mesmo assim estou sujeita a ser avaliada

Olá, Pessoal!

Espero que estejam tod@s bem!

Hoje venho aqui para fazer um relato que também serve de alerta para a nossa comunidade.

Uma usuária fez a reserva instantânea de um quarto para entrada no mesmo dia e pediu por flexibilidade no check-in. Disse que chegaria à casa em um determinado horário, durante o qual fiquei alerta para poder escutar a campainha. Aconteceu que ela disse que veio ao endereço, que tocou a campainha (a qual não soou e não estava com problemas), e, como ninguém a atendia, decidiu ir embora, para uma cidade vizinha.

Isso ocorreu antes do horário oficial de check-in e em nenhum momento ela entrou em contato com o Airbnb, tampouco comigo. Ainda que eu demonstrasse respeito, e enquanto eu tentava solucionar a situação, ela se mostrou muito incomodada, e senti que estava sendo acusada de haver proporcionado uma péssima experiência e de propósito. E gente, esse tipo de coisa acaba comigo, realmente me entristece, pois faço tudo e mais um pouco para acolher e bem receber os meus hóspedes - inclusive sendo flexível no check-in, como me coloquei a ser com ela. Ao mesmo tempo, eu não tenho nenhuma evidência de que ela realmente esteve à minha porta.

A usuária me pediu que cancelasse a reserva para que não arcasse com os custos de algo que não aconteceu, o que eu entendia, mas também notava que seria injusto, dado o impacto que isso poderia ter no meu perfil. Dessa forma, entrei em contato com o staff da plataforma para ser orientada e proceder da melhor forma possível.  E foi aí que começou o verdadeiro estresse. 

Tal qual já notei pelas experiências que tive, cada atendente tem uma interpretação das regras da plataforma, de modo que é preciso ligar várias vezes, até que a ligação seja capturada por quem realmente possa resolver o problema, por mais óbvio que o quadro seja. Tive que ligar TRÊS vezes para conseguir um cancelamento sem penalidades para mim ou para a usuária.

Estou usando o termo 'usuária' para deixar claro que ela não chegou ao status de 'hóspede', já que nunca fez o check-in.

Entretanto, e mesmo com a garantia do atendente de que este cancelamento também implicaria na impossibilidade de ambas fazerem comentários e avaliações da experiência, recebo hoje uma notificação de que posso avaliá-la e vice-e-versa. Penso que isso é um contrassenso.

Liguei novamente e fui orientada de que sim, fora os 4 pontos previstos na política de cancelamento (dos quais, um trata de o hóspede não precisar mais da acomodação), nada, repito, NADA impede um usuário que não tenha feito o check-in de fazer uma avaliação da experiência com o anfitrião, mesmo que ela nunca tenha acontecido.

Entendo que, se a usuária realmente tivesse necessidade de se hospedar, e, sendo ela bastante experiente na plataforma, ela não teria desistido, teria entrado em contato com o Airbnb, enfim, feito por onde. Isso pra mim se enquadra no quesito "não precisar mais da acomodação", mas é uma interpretação que o staff não tem e, dessa forma, seguimos livres para fazer avaliações justas, injustas, verdadeiras ou falsas, o que entendermos ser Ok.

Não estou prevendo aqui que serei mal avaliada, mas quero chamar a atenção de vocês sobre o risco que isso representa, pois, se o comentário for negativo e impactar o meu desempenho, certamente terei outra luta a ser travada com a plataforma, sem nenhuma garantia de reversão do quadro.

Olha, vou confessar que isso me deixa muito chateada e provoca em mim uma sensação enorme de insegurança. Tenho planos muito concretos para adquirir outros imóveis no curto e médio prazos e trabalhar eles com o Airbnb, mas esse tipo de situação me faz repensar tais planos. E me faz repensar muito mesmo! Afinal, como posso investir meu dinheiro e tempo e me estabelecer com segurança em uma plataforma onde uma reserva CANCELADA antes do horário de check-in pode gerar avaliação?? Isso sem falar da completa falta de tato com situações diversas e que de forma alguma estão previstas nas políticas da plataforma. A interpretação é completamente subjetiva e o que eu sinto de verdade é que o Airbnb não tem a capacidade de me dar segurança. Isso sem citar a má educação de alguns atendentes do Airbnb...

Gostaria de saber se isso ou caso semelhante já aconteceu a alguém aqui e, caso positivo, como foi solucionada a situação, por favor.

A partir de agora, segundo quem acaba de me atender, a minha única opção é aguardar o comentário e avaliação da usuária e responder a ele caso eu entenda ser o mais justo a fazer, já que "o Airbnb não atua de forma preventiva", como me foi dito.

Já passei por outras experiências muito desagradáveis e com as quais tive a sensação de desamparo pela plataforma, sem contar as que me causaram a sensação clara de estar sendo injustamente prejudicada e gostaria de ouvir as impressões de vocês sobre isso.

Obrigada e forte abraço a tod@s!

Jade

1 Resposta 1
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Jade395 

Sou uma anfitriã absolutamente isenta ao criticar a plataforma, seja no positivo ou no negativo. 

À priori tbm comungo com a ideia de que, ao hóspede que nunca fez check-in,  não lhe seja dado o direito de avaliação. 

Sem entrar no mérito se ela esteve ou não na sua porta, a avaliação é espaço para se avaliar a experiência como um todo.

Penso que ao hóspede que, por (ir)responsabilidade do anfitrião não fez check-in, lhe é direito avaliar justamente essa experiência, o impedimento que o fez não realizar o check-in. 

Portanto há casos e casos.

E no caso em questão, não cabe a alegação do episódio ter acontecido "antes do check-in" uma vez que vc mesmo "flexibilizou" o horário. 

Como vc é nova e ainda não deu tempo de adquirir certas "manhas",  te sugiro a desabilitar a reserva instantânea. 

Isso te dá mais tempo e controle sobre as reservas, principalmente na questão de segurança, visto que as suas acomodação são espaços na residência que vc mora.

E, assim que for possível, arrume um jeito de instalar uma câmera voltada pra entrada da casa.

Assim vc tem argumento para refutar uma possível denúncia falsa, além de, novamente, envolver a coisa de segurança.

Espero ter ajudado.  

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias