Recepção

Spadin0
Level 1
São Paulo, Brazil

Recepção

Estou começando como anfitrião no Airbnb e tenho algumas dúvidas importantes. Gostaria de saber se é necessário, permitido ou uma regra conferir os documentos pessoais dos hóspedes no momento do check-in.

Além disso, quando alguém faz uma reserva para outra pessoa, é permitido? Nesse caso, o hóspede não seria o mesmo que fez a reserva. Essas dúvidas surgiram porque, na minha primeira hospedagem, não tinha o nome dos hóspedes que chegaram, e quem fez a reserva não estava presente. Felizmente, não tive problemas, mas quero entender melhor como proceder corretamente no futuro.

Agradeço desde já por qualquer orientação!

3 Respostas 3
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Spadin0 

Seja bem-vindo!

A rigor não há necessidade pois o Airbnb já faz essa verificação prévia.

Há os que solicitam por exigência de condomínio para liberação de portaria. 

No entanto eu tenho ressalvas da forma que muitos o fazem.

Não acho direito exigir uma cópia do documento. Sabemos o risco de uma cópia em mãos erradas.

Acho ser suficiente o nome completo e o número do documento. Na hora do check-in basta o hóspede apresentar o original para conferência com os dados previamente informados. 

Não vejo necessidade de nada além disso.

Há a LGPD que legisla sobre essa matéria e acho importantíssimo não se desviar dela, sob risco de sofrer algum processo de um hóspede. 

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte o que resolveu fazer. 

Regina1105
Top Contributor
Brasilia, Brazil

@Spadin0 

Quanto à reserva para terceiros, entendo que é uma prática desencorajada pela plataforma, embora seja comum. A exceção é o AirBNB for Work, como explicado no artigo abaixo:

https://www.airbnb.com.br/help/article/427 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Spadin0 , seja muito bem vindo na nossa comunidade de anfitriões 😊

Depois nos conte quando tiver lido os comentários acima, eles tiraram a sua dúvida?

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias