Recepção

Spadin0
Level 2
São Paulo, Brazil

Recepção

Estou começando como anfitrião no Airbnb e tenho algumas dúvidas importantes. Gostaria de saber se é necessário, permitido ou uma regra conferir os documentos pessoais dos hóspedes no momento do check-in.

Além disso, quando alguém faz uma reserva para outra pessoa, é permitido? Nesse caso, o hóspede não seria o mesmo que fez a reserva. Essas dúvidas surgiram porque, na minha primeira hospedagem, não tinha o nome dos hóspedes que chegaram, e quem fez a reserva não estava presente. Felizmente, não tive problemas, mas quero entender melhor como proceder corretamente no futuro.

Agradeço desde já por qualquer orientação!

8 Respostas 8
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Spadin0 

Seja bem-vindo!

A rigor não há necessidade pois o Airbnb já faz essa verificação prévia.

Há os que solicitam por exigência de condomínio para liberação de portaria. 

No entanto eu tenho ressalvas da forma que muitos o fazem.

Não acho direito exigir uma cópia do documento. Sabemos o risco de uma cópia em mãos erradas.

Acho ser suficiente o nome completo e o número do documento. Na hora do check-in basta o hóspede apresentar o original para conferência com os dados previamente informados. 

Não vejo necessidade de nada além disso.

Há a LGPD que legisla sobre essa matéria e acho importantíssimo não se desviar dela, sob risco de sofrer algum processo de um hóspede. 

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte o que resolveu fazer. 

Oi, Sra. Denise.

Boa tarde! Tudo bem!?

Obrigado por responder e desculpe-me pela demora em respondê-la, pois como principiante eu não estava encontrando esta parte de mensagens.

Como o sistema não me informa o nome dos hóspedes eu não sei se seria correto eu de antemão pedir isso a eles. Pois poderiam dizer que já informaram na hora da reserva.

Então, por enquanto estarei testando “na sorte “.

De toda maneira o meu " muito obrigado" !!

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Spadin0 

A princípio, somente o nome do hóspede principal é informado, mesmo que seja apenas o nome da empresa, caso o seja um PJ. Os demais só se o hóspede os adicionar na reserva.

Já o contato telefônico, a foto do perfil de ambos, assim como o endereço da acomodação, só são liberados após o fechamento da reserva. 

Mas aqui pra nós, faz alguma diferença?

Eu ofereço selfcheck-in, muitas vezes nem vejo a cara do hóspede, qto mais sei seu nome. 

Além do que, muitos preferem o anonimato dos seus convidados.

O importante é o anfitrião ter a ciência e o controle se o número de hóspedes está de acordo com o que foi reservado.

No entanto, nada impede que vc pergunte, seja presencialmente se vc o recebe pessoalmente, ou pelo chat qye o espaço para ambos esclareçam e tirarem suas dúvidas. 

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte o que resolveu fazer. 

Abraços!

Regina1105
Top Contributor
Brasilia, Brazil

@Spadin0 

Quanto à reserva para terceiros, entendo que é uma prática desencorajada pela plataforma, embora seja comum. A exceção é o AirBNB for Work, como explicado no artigo abaixo:

https://www.airbnb.com.br/help/article/427 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Spadin0 , seja muito bem vindo na nossa comunidade de anfitriões 😊

Depois nos conte quando tiver lido os comentários acima, eles tiraram a sua dúvida?

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Spadin0
Level 2
São Paulo, Brazil

Oi, Sra. Laura.

Boa tarde! Espero que esteja tudo bem.

Agradeço por responder e peço desculpas pela demora em respondê-la, pois como sou novo no sistema, não sabia onde encontrar essa seção de mensagens.

Eu respondi às duas gentis senhoras que me enviaram mensagens, mas confesso que ainda preciso aprender mais sobre a plataforma.

Como a interação com o Airbnb é demorada, é uma sorte que haja esta comunidade aqui para nos ajudar. Tenho muitas dúvidas e não sei se é aqui, nesta comunidade, que devo colocá-las.

Muito obrigado pela atenção dispensada ao me escrever.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Spadin0 , esse é o lugar ideal para conhecer outros anfitriões e aprender com a experiência deles.... qualquer dúvida ou pergunta é só colocar aqui na comunidade para que a gente possa te ajudar 🙂

Não deixe de marcar quem você quiser se direcionar nos comentários usando o símbolo @ , assim vai aparecer uma janela com quem comentou na conversa...

Espero que te ajude!

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Oi, Sra. @Regina1105 .

Boa tarde! Tudo bem!?

Obrigado por responder e desculpe-me pela demora em respondê-la, pois como principiante eu não estava encontrando esta parte de mensagens.

Nesse caso então, imagino que a pessoa tenha feito a reserva por esta via, mas mesmo assim eu não sabia o nome dos hóspedes. 

Obrigado !!!!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias