Recomendações para novos hóspedes: quais são as suas?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Recomendações para novos hóspedes: quais são as suas?

Novos hospedes - Airbnb Central da Comunidade.jpg

 

Olá a todos,

 

De tempos em tempos, parece haver um novo lote de hóspedes que chegam à plataforma em busca de um lugar para se hospedar. Isso pode acontecer com mais frequência durante a alta temporada ou em eventos especiais na sua região e, às vezes, os anfitriões podem acabar tendo que explicar várias vezes como a plataforma funciona para os hóspedes de primeira viagem.

 

Talvez compense ter uma lista das perguntas frequentes sempre à mão ou ser proativo e garantir que eles saibam de antemão como funciona sua acomodação antes deles efetuarem a reserva.

 

Para a gente entender melhor as necessidades e expectativas de quem está se fazendo uma reserva pela primeira vez, quais informações você fornece aos novos hóspedes quando eles entram em contato com você? 💡

 

Compartilhe suas dicas e vivências nos comentários e vamos trocar experiências 😉

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

60 Respostas 60

Oi @Marcelo951 

Não cabe se desculpar, mas realmente sua visão está equivocada.

Apesar do Airbnb ter nascido do aluguel de um "colchão de ar" + café da manhã

Airbnb - Air Bed and Breakfast (Ar, cama e café da manhã)

 

Rapidamente evoluiu para espaços mais estruturados, sejam eles compartilhados ou inteiros, isso beeeeem antes da pandemia.

E já nos seus primórdios o Airbnb se diferenciava dos hotéis adotando o modo alternativo, caseiro e sem serviços.

Sempre foi o diferencial do Airbnb o hóspede cuidar da acomodação como se fosse sua.

Ou vai me dizer que não se lava a louça e nem se recolhe o lixo na casa do hóspede? 

 

E é importante lembrar que todo esse diferencial acaba refletindo nos valores mais acessíveis oferecidos, fator com muito peso na hora do hóspede optar entre um Airbnb e um hotel. 

É aquela coisa "não há almoço grátis ".

 

Mesmo não estando "dentro" da casa do anfitrião, ainda assim a acomodação é DO ANFITRIÃO, assim como todos os móveis, objetos de decoração, utensílios, roupas de cama e banho, além da conta de luz, gás, água, condomínio e etc.

Não houve alteração quanto a isso, seja nos primórdios ou nos dias atuais.

Não se exige do hóspede que faça faxina, mas repito aqui o que o próprio Airbnb diz sobre o assunto.

 

"Exigimos que todos que fazem parte da nossa comunidade cumpram estas regras simples sobre como ser um ótimo hóspede:

 

Cuide da casa do seu Anfitrião como se fosse a sua

Siga as Regras da Casa do Anfitrião.

 

Detalhes das regras básicas

Limpeza: os hóspedes não devem deixar a acomodação em um estado que exija limpeza excessiva ou profunda (como pratos com comida mofada, carpetes sujos, manchas causadas por animais de estimação, etc.). As taxas de limpeza definidas pelos Anfitriões cobrem apenas o custo da limpeza padrão entre as reservas (como lavanderia, limpeza com aspirador de pó, etc.).

Lixo: os hóspedes devem colocar o lixo nas lixeiras designadas e estar atentos à quantidade de lixo."

 

Não sou eu que digo, é o próprio Airbnb qdo detalha suas regras básicas, além de enfatizar as Regras da Casa do anfitrião. 

E se está nas Regras da Casa instruções para o lixo e lavar a louça, e o hóspede descumprir, ele infringiu as regras sim.

Não é "só uma louça suja e só um lixinho pra recolher".

É toda a faxina, higienização, lavagem de roupas e arrumação rotineiras + a louça suja e largada na pia + ter que levar o lixo (no meu caso à cidade que fica a 10 km - consta nas Regras a informação de que não há coleta domiciliar na zona rural).

E isso tudo feito por uma casal de 63 anos, sem cobrança de taxa de limpeza (tbm devidamente informado).

Não há um padrão de serviço como nos hotéis, cada anfitrião faz seu conjunto de regras e, como vc mesmo apontou, tem a aba das Regras da Casa que o hóspede concorda e aceita no momento da reserva

Portanto, dar 2 ou mesmo 1 a hóspedes que, mesmo com tudo informado, ainda assim acham que podem agir como num hotel e não como na sua própria casa (como manda as diretrizes da plataforma) não é, de forma alguma, retaliação.

Sem a avaliação honesta e detalhada, esse comportamento errático irá se perpetuar, lesando mais e mais anfitriões desavisados pela falta do alerta na avaliação.

Essa é a realidade. 

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Te agradeço @Denise583 pela sua dissertação em relação ao Airbnb, e que bom as as pessoas podem optar nas suas escolhas.  

Paulo1139
Level 5
São Carlos, Brazil

Entendi que seja para novos hóspedes no Airbnb, correto?

De qualquer forma, a resposta é a mesma:

Eu tenho o guia da casa com as instruções gerais de tudo.

Meu anúncio é bem explicativo. Por conta de reclamações e possíveis retaliações, deixei o anúncio bem explicativo. Até demais, creio. rsrs. Precaução...
Pergunto se realmente leram o anúncio e ficou alguma dúvida.

Escrevo para aproveitarem a estadia e qualquer dúvida ou suporte, não esperar. Falar com os colaboradores e/ou comigo para rápida solução.
Dessa forma não tenho tido problemas, sem muita coisa pro hóspede ler durante a hospedagem. Acho que fica mais leve.

É o que gostaria que fizessem caso me hospedasse.

Irene1245
Level 2
Mairiporã, Brazil

Olá  Laura,

É  sempre bom ter essa partilha com outros hóspedes e poder aprender uns com os outros. 

Quando falta pouco tempo para o dia do check-in,  sempre envio por WhatsApp,  uma lista  de dicas aos hóspedes: desde qual o melhor caminho  para chegar, regras da casa, como respeitar a lei referente a som alto,  lista de restaurantes,  supermercado,  etc,  deliveries,  guia turístico da região,  etc.

Embora quase todas as informações já  constem no anúncio,  sinto  que faz toda a diferença  enviar  Tb  perto do check-in. 

Também  deixo tudo escrito  numa pasta de n tro da casa.  (vou Tb colocar em outros idiomas)....

Na manhã  do Check-out,  envio mensagem lembrando do horário  e de deixarem tudo o que usaram, de volta aos lugares.

Não  tenho tido problemas.  Sempre tem um outro hóspede menos cuidadoso, mas nada relevante.

Maria-Brasilicia0
Level 7
Paraty, Brazil

Boa tarde a todos,

Já tive dificuldades com novos hóspedes desavisados; o primeiro contato é com o Air BnB, portanto sugiro que, antes mesmo de nós, anfitriões, tomarmos iniciativas quanto a eles, a plataforma do Air BnB deveria orientá-los, principalmente quanto a ler todas informações que colocamos nos anúncios.

Outra recomendação é para que leiam os comentários de outros hóspedes: essa é a melhor ferramenta que temos para sermos escolhidos. 

Geraldo-E-Inês0
Level 4
Vitória, Brazil

Responder o mais rápido possível com educação e empatia, tentando sempre corresponder as expectativas dos hóspedes.

Kaüer0
Level 2
São Paulo, Brazil

Responder com brevidade assim que o potencial hóspede envia suas questões.

Ser claro, diretivo e transparente em toda a comunicação. Também prezo muito pela constante formalidade em todo o contato.

Procuro orientar com exatidão os detalhes para chegada do hóspede e check-in.

Envio de forma detalhada e separada por itens as principais dicas da hospedagem, regras e sugestões da região - busco garantir que o hóspede tenha a sensação de estar em casa.

Muitos hóspedes se hospedem por conta de viagens, e vem de regiões de fora da cidade, então procuro garantir que eles tem a sensação que tudo correrá bem do início da reserva até a conclusão da hospedagem.

Eu acredito que se fizermos o hóspede se sentir bem, confiante e seguro, teremos sucesso em todo o contato e faremos um potencial cliente recorrente na hospedagem!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Kaüer0 , arrisco dizer que no geral e com tudo relacionado à vendas uma das práticas que mais dão certo é de fazer a pessoa se sentir bem e ouvida não é?

 

Imagino que essa atenção e tempo para tirar dúvidas seja um grande diferencial seu....

 

Você tem muitos hóspedes recorrentes que se hospedam com você? Onde fica a sua acomodação?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Marisa77
Level 10
Rio, Brazil

Os novos hóspedes devem estudar bem a plataforma antes de fechar a reserva. Eu pergunto se eles têm alguma dúvida,  explico que o pagamento é através da plataforma. A maioria de primeira vez não sabe disso e também falo que nosso contato deve ser somente pela plataforma, muitos insistem em passar o telefone por código e pedem o meu, sinal  que não leram nada. Antes de fechar a reserva também pergunto se leram o descritivo, se concordam com as regras da casa e se ficou dúvidas. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Pois é @Marisa77 , imagino que muitos hóspedes (e anfitriões de primeira viagem!) tenham essas dúvidas sobre os pagamentos e como funciona....

 

Você recebe muitos pedidos de reserva de novos hóspedes no Airbnb? Ou é algo que acontece com mais frequência de tempos em tempos?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Sim,  90% dos hóspedes são novos na plataforma.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Caramba @Marisa77 , acho que no Brasil a plataforma ainda esteja em pleno crescimento, apesar de já estar inserida no Brasil há anos, parece que ainda tem muito mercado para ser explorado...

 

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ricardo1363
Level 2
Salvador, Brazil

Observar atentamente as regras da casa e as normas do airbnb.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Onde você coloca essa informação para estar visível para os hóspedes @Ricardo1363 ?

 

Você envia um documento com toda a informação necessária após a confirmação da reserva?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

No propio chat do airbnb eu solicito que observem todas as regras e qq dúvida me perguntar.

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias