Sainda antes do check-out

Ana-Catarina2
Level 1
Tibau do Sul, Brazil

Sainda antes do check-out

Oi O hospede decidiu sair um dia antes e agora está me pedindo reembolso.

Minha politica de cancelamento eh tipo restrita. 

Sou nova aqui.

Ele ainda pediu um valor mais alto do que a diaria.

Sou obrgada a aceitar o reembolso?

5 Respostas 5
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Ana-Catarina2 

Seja bem-vinda à CC. 

Não, vc não é.

Sendo uma decisão unilateral por parte do hóspede, ele deve arcar com as consequências de suas escolhas.  

Há casos excepcionais como problemas graves e reais ocorridos na acomodação e outras de Força Maior que são elegiveis para reembolsos, mas para isso o hóspede deverá entrar em contato com o Suporte, munido de provas do ocorrido.

Haverá uma análise por parte da plataforma para avaliar as provas e determinar se a situação é elegível ou não.

Se o hóspede estiver te importunando a ponto de configurar assédio ou ameaça, entre em contato com o Suporte e o denuncie.

Se a coisa for via WhatsApp, basta bloqueá-lo.

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte como a coisa se resolveu. 

Oi Obrigada pela resposta.

To ainda aguardando a resposta do airbnb. Ele simplesmente saiu do quarto as 18h00 falando que ia embora. 

Precisei bloquear no whatsapp e qunado ele subiu o tom no airbnb eu pedi por proteção, mas acho que não resolveu.

Ele alega falta de privacidade, mas as caracteristicas do quarto com duas janelas e o posicionamente estava no anuncio e em fotos. 

Na verdade cara hora ele fala uma coisa, se o airbnb der favoravel a ele eu saio do app

o cara quebrou regras da casa, contou uma historia bizarra no feedback. to meio assustada. Foi minha primeira experiencia, claro que entendi que tenho que ser mais esperta em varios aspectos, mas o cara é tipo estranho. Assim que tiver o retorno te conto aqui

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Ana-Catarina2 

Infelizmente lidamos com o público e estamos sujeitos a vários modos de comportamento. 

Mas no geral, o público do Airbnb é cordado e respeitador.

Pena que foi sua primeira experiência, mas já tira que é seu batismo de fogo kkk.

Todos nós, anfitriões,  já tivemos o nosso.

Não creio que o Airbnb será favorável a ele, isso tomando por base que ele tenha feito alguma denúncia, coisa que não creio.

Se tivesse, vc teria recebido alguma mensagem deles.

No entanto, ainda esta semana fiz essa mesma colocação para outra anfitriã com problema parecido.

Muitas das situações desagradáveis são fruto de desatenção ou desconhecimento do anfitrião em descrever corretamente seu espaço, usar as fotos ao seu favor e definir regras.

Se me permite, fui nos seus anúncios e deixo aqui algumas observações.

Começo pelo Quarto Jardim, que foi onde o hóspede se hospedou.

Na mensagem acima vc diz "...as características do quarto com duas janelas e o posicionamento estava no anúncio e em fotos".

Na realidade, isto não está claro. 

A descrição fala mais da casa, sua dinâmica e arquitetura, do que propriamente do quarto.

Das 13 fotos (que já considero pouco) temos 1 do banheiro e 2 efetivamente do quarto, praticamente iguais, tiradas do mesmo ângulo e mostrando a mesma parte do quarto. 

Não vi ali as duas janelas mencionadas por vc.

No anúncio do Flat mal dá pra se ver a cama na única foto em que ela aparece. 

Tem o que parece ser uma pia de cozinha bem ao lado da cama.

Tem uma área com uma poltrona e uma rede que não entendi que cômodo é e nem se faz parte do quarto.

Em ambos os anúncios não consegui fazer uma ideia clara do espaço como um todo.

Outra coisa muitíssimo importante é termos bom senso ao determinarmos regras e procedimentos.

"Suas casa, suas regras"!!!

No entanto temos que ter cuidado para não passarmos do limite e sermos invasimos.

Assim como vc tem direito à sua individualidade e privacidade, o mesmo ocorre com o hóspede. 

Se vc é vegetariana, vegana ou crudívora, é uma particularidade que diz respeito exclusivamente a vc.

Mas não lhe cabe determinar o que o hóspede pode ou

não pode comer ou beber. 

Aí já vai muito além da área de atuação de um anfitrião.

Das duas, uma.

Ou vc afugentará a grande maioria dos hóspedes, ou dificilmente terá essa regra respeitada.

Portanto colega, revise suas fotos, sua descrição e repense seu posicionamento como anfitriã para estar preparada pra receber seus hóspedes, respeitando as individualidades e particularidades, sem pré julgamentos ou (pré)conceitos.

Qqr duvidas se achegue novamente. Aqui tem muita gente experiente e altruísta. 

E agora aqui vai uma sugestão. 

Acho que com uma redefinição do posicionamento dos móveis no quarto, seria possível colocar uma cama de casal, no lugar de uma de solteiro. Aí sua acomodação tbm fica na mira de casais, que são os hóspedes mais frequentes.

É infima a porcentagem de quem viaja sozinho. Além de que, homens sozinhos tem um comportamento muito msis errático que um casal.

Pense nisso.

Bem, aí já tem bastante coisa a pensar.

Espero ter ajudado. 

Ola Denise, passando aqui para te dar noticias.

Estive esse tempo levando em consideração as coisas que voce falou sobre fotos e textos. Entendo que para mim que moro na casa as coisas são mais obvias do que para quem esta acessando o anuncio. Por isso estou aumentando a quantidade de fotos, colocando texto nas fotos e vou fazer um textão no anuncio, mas para me proteger... porque as pessoas não leem isso.

Esse quarto em questão não foi projetado para cama de casal, fica tudo muito apertado.

E olha que para ele eu ate desci a cama de casal porque ele pediu.

Como primeira hospedagem tava toda empolgada de fazer de tudo para agradar e olha so o que ganhei de volta!!

Nossa proposta não é simular um quarto de hotel em nossa casa e sim convidar pessoas a ter uma experiencia com a acomodação. Essa é a parte que vou trabalhar mais no texto, para que eu não seja culpada pela frustação da expectativas dos outros. Acredito que me preparar para ser anfitrea tambem é aprender a deixar isso claro para as pessoas, tanto no texto quanto como minha conduta.

Sobre a infeliz hospedagem, alem da comunidade não deixar apagar o relato mentiroso do cara... Sabe  lá o que ele disse , mas hoje recebi uma mensagem dizendo que tenho que devolver. Li o artigo que o suporte me mandou e nenhuma situação justifica o reembolso. Achei engraçado eu não ter acesso ao depoimento dele. Ficou super unilateral. Muito delicado essa politica da comunidade.

É mais facil eu sair da comunidade do que reembolsar esse cara, e não é pelo dinheiro não e sim por ela dar suporte a pessoas mentirosas e manipuladoras.

Sobre o consumo de carne , decidi que nenhuma hospedagem terá acesso a cozinha. Assim não entramos em questões delicadas. A pessoa sempre pode comer no quarto, só não podia cozinhar na minha cozinha.

E sigo com os limites para cigarros e bebidas alcolicas.

Muito obrigada por sua atenção. 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Ana-Catarina2 

Esta é a finalidade da CC a troca e o compartilhamento. 

Eis uma importante questão.  O hóspede só tem as fotos pra conhecer um pouco da acomodação.  Então vc precisa "desenhar" um pouco kkkk.

Que pena não caber um cama de casal. Seria um  grande atrativo para conseguir mais reservas.

Pensei em rodar a cama para ficar de lado (cabeceira contra a parede) e levando a mesa de trabalho pra parede à esquerda da porta, seria possível. 

Se for necessário, escolha uma mesa menor.

Entendo perfeitamente o afã de fazer o melhor para agradar nossos hóspedes, contudo fique esperta com os hóspedes abusados.

Tenho um dito que uso como um "mantra",.

"Começou errado, fatalmente vai terminar errado".

Nunca que vc deveria trocar a cama.

No anúncio já constava cama de solteiro, se não o atendia, que escolhesse outra acomodação. 

Simples assim.

Ali vc já abriu as portas e ele mijou no seu território. 

É vc que deve botar o pé na porta e ser fiel ao que estabeceu como dinâmica da sua acomodação. 

Nao abra mão disso.

Mas no começo é assim mesmo, rapidinho vc fica calejada.

Eu faço uso das "Mensagens Programadas' do chat.

Lá vc pode criar mensagens de boas-vindas, o Guia da Casa, instruções de check-in e tbm de check-out. 

Na minha mensagem de boas vindas (que programo para ser enviada no momento do fechamento da reserva), aproveito pra "lembrar" ao hóspede de fazer uma leitura atenta e detalhada de todo o anúncio, principalmente das Regras da Casa. 

Não garante 100%, mas minimiza bastante.

Mesmo com a ideia de uma proposta diferenciada, seu tipo de reserva não é de "experiências" e sim de hospedagem.

Após a experiência, o hóspede ainda vai querer um bom banho, uma cama confortável, lencóis limpos e cheirosos e sossego pra dormir.

Então não dá pra abrir mão desta parte.

E um anúncio é algo dinâmico. Sempre havera ajustes a serem feitos.

Um conselho! Ao mudar as fotos, evite o uso do efeito "grande angular". Faz o ambiente parecer maior do que é, criando expectativas irreais. 

E Misericórdia!!!

Feche a tampa do vaso sanitário. 

Acho bastante acertado a coisa de não dividir a cozinha.

Na boa, não vale a pena.

Há diferentes usos, cuidados e hábitos de higiene. 

Fácil, fácil geral conflitos.

Em relação à cobranca, é de praxe.

Faz parte dos procedimentos do AirCover, a cobrança dos danos, diretamente ao anfitrião. Equivale à uma mediação. 

Mas vc não é obrigada a pagar nada, se não reconhecer que deve.

Após sua negativa, o Airbnb seguirá com as tratativas  pra averiguar se cabe ou não algum tipo de reembolso ao anfitrião e, em caso positivo, a plataforma assumirá o pagamento.

Na atual fase, ainda não há diligências nesse sentido.

Depois nos mostre o anúncio com as mudanças. 

Abraços!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias