Penalização injusta Airbnb

Nuria226
Level 1
Portugal

Penalização injusta Airbnb

Boa tarde! 
Ontem fui informada pelo Airbnb que me iriam cobrar cerca de 500€ por um cancelamento feito por mim, no momento exato da pré reserva e isto em março de 2022. Tentativa de reserva essa para o actual mês de agosto. Já reclamei e não concordo mas o Airbnb alega que o cancelamento foi feito apenas há 1 dia atrás e tenho as mensagens que mostram que foi em março. 
já aconteceu algo parecido a alguém????

14 Respostas 14
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Nuria226 

Os cancelamentos causam muitos problemas aos hóspedes, pois eles se organizam com passagens, reservas de passeios, compras e etc. Isso gera uma insegurança de "mercado", diminuindo a confiança na plataforma. 

Todo e qqr cancelamento feito pelo anfitrião (cancelamento de reserva, não recusa de pedido) que não esteja coberto pela "Política de Força Maior", gera penalidades que podem ser pecuniárias, bloqueio do calendário e, em casos específicos a suspensão do anúncio,  perda do status de Superhost ou mesmo banimento da plataforma.

Isto está devidamente informado nos "Termos de Serviço" e na "Política de Cancelamento do Anfitrião" que vc aceitou ao fazer parte da plataforma, como tbm está informado que a penalidade pecuniária será deduzida do(s) próximo(s) pagamento(s) que o anfitrião tiver a receber, conforme consta nos Termos de Serviço de Pagamento.

E isto pode ocorrer até meses ou anos após o cancelamento, pois esta "ordem" fica gravada no sistema só esperando o(s) próximo(s) pagamento(s)

Portanto, segundo seu relato, o que está sendo descontado é a multa pelo cancelamento de Março e sendo ela mesmo, o valor não é 500 €. A cobrança é em dolar, não em Euros

Veja a tabela abaixo:

  • Mais de 7 dias antes do check-in: deduziremos US$ 50 do seu próximo pagamento.
  • Menos de 7 dias antes do check-in: deduziremos US$ 100 do seu próximo pagamento.

Esses valores, assim como a política, foram atualizados em 22 deste mês,  mas se a penalidade foi devido ao cancelamento de Março, vale ainda a política antiga (os valores acima).

Espero ter esclarecido 

Muito obrigada!

Já aleguei o que me enviou. 
obrigada!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eles ainda estão avaliando o seu caso @Nuria226 ?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Nuria226 , te aconselho ler esse artigo aqui sobre a atualização da política de cancelamento aqui que pode te ajudar a entender como funcionam as penalidades quando o anfitrião cancela uma reserva.

Espero que te ajude!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Obrigada!

O meu problema é que o Airbnb alega que como só confirmaram comigo o cancelamento agora no dia 29 de agosto, fica essa data de cancelamento e portanto as novas políticas. 
Isto é serem desonestos!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

E quando você fez o cancelamento pela plataforma @Nuria226 ?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

O hóspede cancelou por eu ter pedido e dito que a casa não estaria pronta em agosto. E isto foi em março. 
Agora o Airbnb perguntou-me e eu confirmei. Eles alegam que agora é que conta, o “meu” suposto cancelamento. 
Sendo que a reserva era para o início de agosto.

@Nuria226 e @Laura 

Agora entendi melhor o ocorrido. 

O que constava, era o cancelamento feito pelo hóspede. Este foi, efetivamente, feito em Março 

Não sei como chegou ao Airbnb a informação de que o real autor pudesse ser o anfitrião (talvez denuncia do hóspede), mas somente quando vc fez a confirmação do fato, pode ser feito o registro do cancelamento em seu perfil. 

E aí passam a valer os termos da política atualizada em 22 deste mês. 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Então se o hóspede fez o cancelamento em março @Nuria226 , você não recebeu nenhuma notificação naquele momento por parte do hóspede?

 

Nesse caso seria mais prudente ter sido feito pelo anfitrião, não @Denise583 ?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Isso mesmo @Laura 

Mais do que prudente, seria o correto né?

Afinal, o impedimento era da parte do anfitrião, não do hóspede. 

Os anfitriões devem manter atualizados o calendário e demais configurações do anúncio.

Havendo alguma situação que impeça o anfitrião de honrar o anunciado, seja por esquecimento ou algo inesperado, cabe a ele se responsabilizar pelo ocorrido e efetuar o cancelamento, arcando com as consequências.

É isso...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Foi oque pensei também @Denise583 , pois o motivo do cancelamento foi gerado pelo anfitrião....

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Exatamente @Laura .

Neste caso, é injusto a "conta" ficar com o hóspede, né?

Teresa1370
Level 4
Rio de Janeiro, Brazil

Não...mas também  acho  extremamente  injusto, pois o hóspede  que cancela com mais de 30 dias de antecedência  não  paga multa alguma. 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias