Boa tarde a todos! Meu nome é Ana Cristina Camargo de São Pe...
Última resposta
Boa tarde a todos! Meu nome é Ana Cristina Camargo de São Pedro. Sou nova aqui no Airbnb. Acabo de anunciar o aluguel de um l...
Última resposta
Solicito que seja criado mecanismos que inibam os cancelamentos em cima da hora, ou seja, menos de 15 dias, pois prejudicam os anfitriões.
Talvez alguma penalidade para os hóspedes com base nos históricos de cancelamentos.
Penso que o que o @Paulo134 está falando é realmente de CANCELAMENTO da reserva e não ALTERAÇÃO de data da reserva, creio que tá claro no post dele isso.
Se hóspedes estão praticando alterações da reserva, para posteriormente cancelarem a reservar sem ônus, creio também que são raríssimos e pouquíssimos, explico, note na própria CC quantos anfitriões buscam informações de manejo, de saber onde fica tal coisa, como usar tal coisa, bem como, geralmente não sabem das regras e políticas do site, então, se golpes estão havendo, temos que partir do princípio que os hóspedes estão sabendo mais das políticas e regras do site do que os anfitriões, coisa que não acredito.
O que observo nos posts é que muitos anfitriões não se atentaram para as políticas de cancelamentos de reservas sem reembolso e, por isso, alguns podem estar levando prejuízo num pedido de alteração de data do check-in e posterior cancelamento da reserva pelo hóspede.
Pelas regras do site, se um hóspede pede para alterar a data de seu check-in e o anfitrião aceita, a sua política de cancelamento vai estar valendo para todos os efeitos, note que o pedido é de ALTERAÇÃO de data do check-in e não uma NOVA reserva.
Para que o anfitrião não tenha surpresas ou caia em um "golpe" num pedido de alteração de reserva, basta que a sua política de cancelamento de uma reserva seja a RIGOROSA ou quaisquer outra política não reembolsável adotada pelo site.
As políticas de cancelamento de reserva permitidas pelo site são:
FLEXÍVEL - MODERADA - RESTRITA e RIGOROSA
Vejamos cada uma delas e seu requisitos (copiados do site do AIRBNB)
Também existe a política de cancelamento de estadias de longa duração, que são aquelas que passam de 28 dias, vejamos:
Esta política se aplica a todas as estadias de 28 noites ou mais e substitui sua política de cancelamento padrão nesses casos.
Além daquelas políticas de cancelamento supramencionadas, foram criadas novas políticas de cancelamento de reserva pelo site, se vc adotar alguma destas também, se livrará de "golpes" porventura que hajam com uma ALTERAÇÃO da reserva, vejamos (tiradas do site do AIRBNB):
Opção não reembolsável
Alguns anfitriões ganham mais dinheiro adicionando uma opção não reembolsável aos seus anúncios. Vejamos:
FLEXÍVEL OU NÃO REEMBOLSÁVEL - MODERADA OU NÃO REEMBOLSÁVEL - RESTRITA OU NÃO REEMBOLSÁVEL - RIGOROSA OU NÃO REEMBOSÁVEL. Vejamos como elas funcionam:
Nesse caso @Denise583 , o hóspede que fez o pedido por um motivo real, caso você não queira aceitar, a reserva fica ainda como em curso? Você não teria como rejeitar a modificação simplesmente e caso concordasse, devolver parte do valor ao hóspede?
@Laura , vou tentar te apresentar um quadro bem detalhado.
Qdo o anfitrião aceita, as datas originais são desbloqueadas e a reserva passa a valer nas novas datas, inclusive para a Política de Cancelamento (EIS O CERNE DA QUESTÃO).
Qdo o anfitrião não aceita, a reserva permanece inalterada e ativa, e caso o hóspede não apareça, perde a reserva e o dinheiro, mas ainda assim tem direito de avaliar.
Então perceba que a coisa não é tão simples assim.
Primeiramente que nunca se sabe, de antemão, se o pedido é real ou um golpe.
Entenda que aquele que quer te passar um golpe, o faz pra fugir da Política de Cancelamento, pois em face de um cancelamento, não receberia o reembolso integral. Sendo assim geralmente pede proximo à data do check-in e, nós anfitriões, escolhemos a "Política de Cancelamento" justamente para nos proteger de cancelamentos em cujo prazo dificilmente conseguiríamos novas reservas.
Então não se aplica "devolver dinheiro".
E aquele que o faz por razões legitimas, tampouco lhe interessa a devolução (que pode levar até 2 ciclos do cartão). Ele quer a reserva, só precisa mudar a data.
Então veja o quadro como se apresenta na prática.
No caso de um motivo real 👇🏻
Se eu aceito (logicamente com uma certa antecedência que me dê chance de uma nova reserva) as datas originais são desbloqueadas e o hóspede vem nas novas datas e tudo trancorre bem pra todos.
Se eu não aceito, seja por estar muito em cima da data do check-in ou por desconfiar de um golpe, corro o risco de, por retaliação, ele usar a avaliação para me detonar (afinal, perdeu a reserva e o dinheiro)
No caso de um golpe 👇🏻
Se eu aceito, ele cancela e recebe o reembolso integral (pois como disse, as novas datas passam a valer para a Política de Cancelamento).
Se eu não aceito, acontece o mesmo que no motivo real.
Por isso usei a expressão "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"
A ferramenta se torna uma armadilha para o hóspede.
Qdo aconteceu comigo e entrei em contato com o Suporte, a resposta foi "o anfitrião tem a opção de aceitar ou negar o pedido. Vc aceitou porque quis" 🤷🏼♀️
Um "tapa na cara" de quem eles chamam de "parceiros"
E isso tudo seria evitado se o Airbnb apenas fizesse um ajuste na ferramenta.
Que, em face de alteração de datas de reservas solicitada pelo hóspede, permaneçam as datas da reserva original para a Política de Cancelamento.
SIMPLES ASSIM!!!
Como digo senpre, faltam "cabeças pensantes" no Airbnb.
Ô dificuldade!!! 🤦🏼♀️
Realmente isso não é mencionado em nenhum dos artigos na Central de Recursos @Denise583 , deu uma olhada agora e só menciona mesmo o pedido de alteração mas não faz referência ao cancelamento após esse pedido, como disse, acho que não deva ser algo muito frequente mas vou levantar. esse tópico para saber um pouco mais sobre como os anfitriões podem se proteger ou quais medidas preventivas podem ser tomadas nesse sentido....
@Fabricio50 , isso já aconteceu com você do hóspede cancelar a reserva após fazer o pedido de alteração? Nos conte aqui😊
Comigo nunca aconteceu não @Laura , penso que a única política de cancelamento que pode evitar isso é a rigorosa e aquelas políticas que não tem reembolso...
Pois é @Fabricio50 , também tinha a impressão disso, mas como a @Denise583 e o @Leonardo798 mencionaram, mesmo com a política de cancelamento rigorosa, após a alteração da reserva o hóspede consegue cancelar....
Amigo @Fabricio50
Nem a Política Rigorosa pode evitar.
Assim como na Restrita, o hóspede pode receber reembolso integral se cancelar nas primeiras 48h após a reserva, se estiver a pelo menos 14 dias do check-in.
Então é isso que eles fazem, e o que fizeram comigo.
A hóspede solicitou uma data pra mais de 45 pra frente e, assim que aceitei a alteração, ela cancelou pois entava dentro da regra acima.
Entendeu o furo?
Verdade @Denise583 , é um furo, um apagão da plataforma, mas o hóspede que faz isso tem que tá muito muito por dentro das regras e das políticas de cancelamento, coisa que a grande maioria dos hóspedes não sabem disso, daí pode estar a explicação de a plataforma ainda não ter tomado providências, por não ser comum e pela falta de feedback.
Todavia, se ficarmos atentos, para quem utiliza a reserva rigorosa, é só não aceitar alterações de reservas faltando 14 dias para o check-in.
Também, o anfitrião pode colocar nas Regras da Casa que não faz alterações de reservas.
Outra coisa que eu mesmo já fiz, não altero as datas, peço para o hóspede cancelar a reserva, daí recebo pela minha política, mas digo que a pessoa faça uma consulta para a data que pretende para frente, daí dou o desconto, cobrando até 10 dólares, valor que a plataforma consente para o desconto máximo, tudo isso registrado no chat da plataforma. Funciona, notadamente para quem está de boa fé.
Então @Fabricio50 .
A grande maioria pode não saber, mas fique certo que a turma de golpe sabe tudo, fuça tudo.
E a plataforma tbm sabe.
Eu mesma já postei aqui, já liguei pro Suporte, já enviei feedbacks e o colega @Leonardo798 mencionou recorrente casos denunciados em inglês.
Conversa fiada que o Airbnb desconhece.
Desconhece o tanto que desconhece o problema das Avaliações.
Pura Balela!!!
E por falar em Avaliações, vc está deixando de levá-las em conta nas suas sugestões.
Não aceitar alterações faltando menos de 14 dias pro check-in, já faço, mas sendo um pedido legítimo ou não, o hóspede que realmente não puder vir perderá a reserva e o dinheiro, e ainda poderá usar as avaliações contra vc.
Principalmente aquele que teve seu golpe frustado.
O mesmo vale se vc pedir pra cancelar e oferecer o desconto pra próxima reserva, mais ainda se for um golpe.
O anfitrião sempre estará com a faca no pescoço.
E é tão simples resolver!
Basta o sistema considerar as datas originais como parâmetro para a Política de Cancelamento. Isso sim inibiria os golpes.
Como disse.
Tão fácil...
É uma tuia de variáveis @Denise583 , vou falar do meu caso, minhas locações são de finais de semana, 2 diárias, se um hóspede pede alteração, dependendo da conversa que travo com ele, faço como já mencionei, sei das avaliações, mas, a partir das conversas, posso alterar ou até mesmo, como já fiz, peço que cancele a reserva, falo para a plataforma que pode cancelar a fatura do cartão também, para o hóspede ser ressarcido, independente da minha política, faço isso, pelas avaliações, não tem dinheiro que pague uma má avaliação, acompanhada de uma avaliação geral 1*.
Como disse, minhas reservas são de 2 dias, não levo tanto prejuízo num eventual cancelamento, até prefiro, do que ter pessoas que possam avaliar negativamente.
@Fabricio50 ,isso eu entendi.
Mas ainda assim é um "samba do crioulo doido" que bota a gente pra sambar.
Dessa forma estamos abrindo mão da proteção da Política de Cancelamento que optamos justamente para não sairmos no prejuízo em caso de cancelamentos próximos ao check-in.
Concordo que não há dinheiro que pague uma má avaliação, mas não é justo que o ônus de uma brecha do sistema, recaia sobre o anfitrião.
E esse ressarcimento pode ocorrer em até 2 ciclos do cartão e isso pode deixar o hóspede sem limite no cartão para nova reserva.
E no final das contas, que impressão passamos ao hóspede que sabe da existência de uma ferramenta que lhe permite fazer alterações de datas, mas que o anfitrião nega e ainda lhe pede pra cancelar?
Fica, no mínimo, suspeito, né?
Que garantia tem esse hóspede que será ressarcido?
Basta ver as inúmeras histórias de anfitriões enganados por essa mesma promessa.
Complicaaaaaaaaaaaaaaaaaaaado demais!!!!
Muito, mas muito mais fácil, um simples ajuste no sistema.
O Airbnb precisa se responsabilizar por suas ações.
A mesma exigência que nos faz.
Corrigindo
"Basta ver as inúmeras histórias de HÓSPEDES, enganados..."
Eu vou pesquisar mais sobre essa brecha e quais os desdobramentos dessa política @Denise583 para não ter sido implementada até agora, porque com certeza isso já deve ter sido discutido anteriormente, mesmo não sendo extremamente comum.
Porque de alguma forma isso deve fazer sentido de acordo com algum parâmetro específico.
Essa questão que o @Fabricio50 levantou do hóspede cancelar a reserva é importante também ser destacada porque se a alteração da reserva for por parte do hóspede, não faria mais sentido que fosse dessa forma?
Torço para que vc esteja certa e que sua pesquisa seja produtiva.
Porque se há algum sentido, deve ser "torto ou perdido".
Talvez o mesmo sentido que faz o Airbnb manter critérios e políticas de avaliação que muito prejudicam os anfitriões. 🤷🏼♀️
Vai entender...
Tambem discordo dessa questão levantada pelo @Fabricio50
Alteração de reserva e Cancelamento, são duas ferramentas disponibilizadas pela plataforma, completamente diferentes em sua ações e resultados.
Na Alteração de Reserva vc pode alterar o número de hóspedes, o quantitativo de dias ou as datas da reserva. Há um pedido que depende da aceitação do anfitrião e não inicide nenhuma Politica que aplique retenção ou devolução de valores.
É para quem quer permanecer com a reserva, apenas alterar alguns parâmetros.
Já o Cancelamento e feito de forma unilateral, não depende de aprovação do anfitrião e está sujeita à Politica de Cancelamento escolhida pelo Anfitrião (para sua proteção).
É praquele que não tem mais interesse na reserva.
Se o Airbnb disponibiliza essas duas ferramentas, é prerrogativa do hóspede fazer uso delas da forma que melhor lhe atender.
Se ao hóspede será dado apenas a alternativa de Cancelar uma reserva, então que se retire a ferramenta de Alteração de Reserva.
O que não dá é manter uma ferramenta disfuncial a ponto de ser usada para prejudicar o anfitrião.
Repito, brechas e brechas usadas de má fé estão se acumulando e se perpetuando, deixando um rastro de anfitriões prejudicados e desmotivados .
E o Arbnb nada faz.
Tenho inúmeros comentários meus feitos nas postagens de divulgação do Airbnb na seção "Notícias do Airbnb" que nunca foram respondidas,
Vejo um grande desinteresse por parte do Airbnb.
Só lamento...
@Laura, sim, não é mencionado.
Mas já foi aqui, já foi por feedback, já foi pelo Reclame Aqui...
Por isso digo e repito, faltam "cabeças pensantes" no Airbnb para analisar e antever os impactos de uma nova ferramenta.
Não há testes com os anfitriões, não há um "grupo de estudo" tbm com os anfitriões.
Grupos de TIs que, muito provavelmente, não são anfitriões, não conhecem a fundo a dinâmica de uso da plataforma, vão implantando a torto e à direita mais e mais ferramentas e configurações nas suas atualizações, todas com brechas que só vão acumulando e se perpetuando.
Curioso disso tudo é que essa situação do cancelamento após pedido de alteração de datas, ainda resvala em mais um grande problema que, há muito, vem prejudicando os anfitriões.
AS AVALIAÇÕES.
Essa, ao meu ver é a maior "faca nas costas" que o anfitrião sofre na plataforma e sabemos isso é de conhecimento do Airbnb.
E o que ele faz???!!!
Não faz...