[DICAS] MUITA ATENÇÃO AOS GOLPES USANDO O NOME AIRBNB!!!!

Respondido!
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

[DICAS] MUITA ATENÇÃO AOS GOLPES USANDO O NOME AIRBNB!!!!

Prezados,

 

"...

Tenho uma duvida 

Pretendo alugar um apartamento por periodo de longa duraçao(+28 dias). O anuncio do apartamento nao encontrei na plataforma da airbnb, mas quando enviei email ao anfritiao ele me referio que para alugar o apartamento seria usado o servicio da airbnb sendo que o anfitiao nao esta no pais do imovel. No email vem explicado tambem que tenho que pagar um mes de aluguel e o deposito de segurança que seria no total 1200 euros, isso tudo sem ver o apartamento, depois de ter feito a transacao de 1200 euros a empresa airbnb em 48 hrs sera me enviado as chaves para avaliar o apartamento e se nao gostar me sera devolvido o dinheiro. E o anfritiao disse tambem que depois desse processo quer receber o dinheiro na sua conta bancaria.

querias saber se o procedimento para alugar a longa duracao procede desse jeito.

agradeco desde ja os esclarecimentos

obrigada

..."

 

Se você se encontra em uma situação muito parecida com o que está descrito acima, tome cuidado pois isto é um GOLPE.

 

"...O anuncio do apartamento nao encontrei na plataforma da airbnb..."

 

O Airbnb não divulga as acomodações fora da plataforma (www.airbnb.com).

 

"...enviei email ao anfritiao..."

 

O Airbnb somente fornece o contato (telefone, email, etc.) depois que a reserva tiver sido confirmada.

 

"...para alugar o apartamento seria usado o servicio da airbnb..."

 

Toda transação é feita dentro da plataforma (www.airbnb.com) e não fora dela.

 

"...que tenho que pagar um mes de aluguel e o deposito de segurança que seria no total..."

 

Todo pagamento é realizado no momento em que o Hóspede confirma a reserva. O Depósito de Segurança somente é solicitado mediante pedido de reembolso do Anfitrião amparado por documentação (fotos, etc.).

 

"...empresa airbnb em 48 hrs sera me enviado as chaves para avaliar o apartamento..."

 

A Airbnb não detém a posse das chaves. A avaliação da acomodação é feita através das fotos que se encontram disponíveis no anúncio localizado em "www.airbnb.com" e não com visita ao local antes de confirmada a reserva.

 

"...quer receber o dinheiro na sua conta bancaria..."

 

Todo gerenciamento dos pagamentos é feito pela Airbnb e não entre as partes (Anfitrião e Hóspedes).

 

Como identificar e-mails que não são do Airbnb?

Denuncie e-mails falsos ao Airbnb: se você acredita que recebeu um email falso, encaminhe-o para report.phishing@airbnb.com.

 

Ricardo

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

34 Respostas 34
Gladis3
Level 10
Rio Grande do Sul, Brazil

 

Excelente dica @Ricardo85!

Muito obrigada por compartilhar dos teus conhecimentos conosco!

 

Uma ótima semana.

 

Abraços

 

Gladis

Janaína15
Level 1
Distrito Federal, Brazil

Bom dia!

Durante uma busca pelo site do Airbnb Oficial, percebi um anúncio com o apartamento exatamente como eu busco, mas estou com receio de alugar por algumas questões: o anfitrião chama-se John, todo o anúncio é feito em inglês, consta que o cadastro é novo (jeito em julho de 2019) e não há comentários. O preço está muito bom para o padrão do apartamento, mas receio estar pré-julgando apenas um novo anfitrião. Mandei mensagem há pouco tempo e ainda sigo no aguardo das respostas. Poderiam me ajudar a saber se isso é um golpe?

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Janaína15 

 

Qual o link do anúncio?

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Janaína15
Level 1
Distrito Federal, Brazil
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Janaína15 

 

Peça para o Anfitrião ter o perfil verificado pelo Airbnb acessando o endereço "www.airbnb.com/verify".

 

E veja o que ele responde.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Janaína15
Level 1
Distrito Federal, Brazil

Eu devo pedir direto ao anfitrião ou eu mesma posso checar? Porque ele ainda nem respondeu o que perguntei mais cedo sobre o apartamento. Acredito que não vá responder a mais esse questionamento. Cliquei no link que você enviou e fui redirecionada à página inicial do Airbnb.

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Janaína15 

 

Ao término do processo de verificação aparece esta tela:

 

Screenshot_2019-07-16 Aluguéis por Temporada, Acomodações, Experiências e Lugares - Airbnb.png

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Janaína15 

 

Se ele tem interesse em alugar ele deveria ter o perfil verificado pelo Airbnb, pois siginifica que ele forneceu um documento de identificação válido e o Airbnb aceitou.

 

Acesse novamente o link que te passei mas estando logada em sua conta.

 

Ricardo

 

 

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Stephanie1294
Level 1
Montreal, Canada

image.png




ELES NÃO MUDAM NEM O TEXTO AFF

Andrezza4
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

FRAUDE EM PORTUGAL:

 

“Hi again,

 
 
 The rental process will be made through Airbnb because it's the most protected way. I've used their services many times and i tell you that was a great opportunity for me to work with them.
I really cannot come back in Portugal this year to make the contract so i left the keys and the contract signed by me to an agent.
The contract will be for 1 year renewable and for maximum 6 years.
They will provide assistance in handling the payment and schedule the visit of the apartment. With this procedure you will be able to check the apartment before i receive the money.
First of all i need the following informations:
    - Your full name:
    - Your address:
    - A phone number where the agent can contact you
    - Whatsapp number for faster communication:
    - A copy of your passport or identity card.
 
- After i receive these informations from you, i will publish the apartment on airbnb and i will send you the link.
- When you make the booking you should make the payment of the first 2 months of rent + 1 other month as a security deposit which will be refunded at the end of the contract.
 The Airbnb doesn't work with money cash so you must make the payment (2+1 months) for Airbnb and only after that your payment has been confirmed, the agent will be able to call you to schedule the visit.
 Very important!!! The money will be blocked in the account of Airbnb until you decide if you will rent the apartment or not. If you do not like the apartment, the Airbnb will refund all your money back in maximum 24 hours.                  
- The agent will call you to schedule the visit and if is everything ok, you will sign the contract and you can start to live there in the same moment because you already have the rent paid for the first 2 months.
 
  Please send me your informations only if you accept the steps.
 
 
 Thank you,
 Dr. Marzena Grimm”
 
>>Marzena Grimm<<
Renato279
Level 2
Seville, Spain

Infelizmente, só achei esse post depois de ter caido no golpe. No meu caso o anúncio "chamaris" foi feito no site idealista de portugal. O restante segue o exato formato. 

Se alguém receber oferta feita por Agnes Joahanna Maria, já sabe: GOLPE

 

Oi @Renato279 , eu também caí nesse golpe há uns anos e agora decidi escrever uma reportagem jornalística para alertar mais pessoas. Será que você poderia entrar em contato comigo para relatar sua experiência? Meu email é [Celular e/ou e-mail removidos por motivos de segurança e de acordo com as Diretrizes da Comunidade]

Hugo490
Level 1
Maceió, BR

https://airbnb.pt-rooms-booking-now-jsdhgletusw-37433382305-check-in.com/direct/1/listing/51/view-4b...

 

esse link acima é falso e é de um golpista de Portugal cuidado e vejam como são bem feitos 

Bom dia, 

 

Acho que também encontrei outro esquema e passo a explicar:

 

Encontro-me em Macau e estou prestes a reservar a seguinte casa a partir do dia 31 de Março de 2020 até 31 de Julho de 2020: https://airbnb.online-listing31212.com/1/listing/99/view-05noxzqi/uzIakpA6cg

Este link foi-me enviado pela suposta dona da casa por email privado. Estou a achar isto estranho porque este link abre um website da AirBnB mas parece ser diferente do website original. No website normal da AirBnB não consigo encontrar esta casa em lado nenhum.

A factura que me enviaram tem algumas coisas estranhas que passo a citar:

"Payment details
...
Send the payment using the following broker details:
Bank: BANKIA
Airbnb manager / Account name:JOEL IVAN MORENO CABRERA
Account number / IBAN : ES51 2038 6325 6360 0028 9339
SWIFT/BIC : CAHMESMMXXX
Transfer Type – Urgent Transfer
Amount to be sent – Liquid error: undefined method `[]’ for nil:NilClass
As a payment reference please use your receipt number: MO7A873B-44309."

Por favor confirmem se isto não é mais um esquema!

 

O mail da senhora é: jennycarlson1944@gmail.com

 

Eu já vivo no referido prédio - o "The Buckingham" - e resolvi ir perguntar no escritório de gere o condomínio se existía alguém com este nome, Jenny Carlson, que fosse dona de um apartamento, e disseram-me que não..

 

@Ricardo85 Preciso muito de sua ajuda. Estou conversando via e-mail com um anfitrião. E me passou o link abaixo para realizar a reserva e o pagamento. Cai na plataforma Airbnb. Gostaria de saber se é fraude, tem como descobrir?

 

-Falou que um representante do Airbnb entregará as chaves do flat, após o pagamento.

-Existe vários comentários de outros hospedes.

-Me passou tbm, uma foto de sua Identidade.

 

https: //airbnb.co.uk-782742. 748275358945.com/rooms/ template.php? Kode = SP266EG563 & ukode = 3669...

 

*Esse foi o e-mail que me enviou.

 

"Hello again,

Thanks for getting back in touch so fast! Just to make things clear, I am the Landlord and I didn't list it on airbnb yet. First of all, I am sending additional photos, as I don't have time to exchange lots of emails, as I have some high interest in my apartment.

I rent the whole apartment, it fits couples, even small families. Pet friendly, but I want you to take care of my apartment like you would do with yours. It is renovated and clean, you are the first tenant after renovation, so it is like new. No odors, no issues, modern, comfy and warm. Parking access, council tax and utilities are included. The area is quiet and close to the park, shopping area, center.

I would like to know how many persons you intend to share the apartment with, and for how long. Any other details about yourself would be appreciated.

To do the booking, viewing, I require confirmation through Airbnb ( Airbnb Guests Protection), after I list it on their website. You have to book it and pay the first 2 months + guarantee ( fully refundable if you decide against renting, which I doubt) from their website. From the moment your booking is confirmed, an Airbnb representative will contact you about viewing and you can move in straight away. You have to pay directly for Airbnb, not me. If you don't like the apartment you will receive all your money back from Airbnb in less than 24 hours after refusal.

If you like the apartment then you sign the contract, on the viewing day, and move in immediately. For the first 2 months you will have everything paid. Starting the 3rd month, you will pay the rent directly in my personal account, to avoid Airbnb fees. No hidden taxes or fees.

To make reservation arrangements, I need the following information from you:

Full name of the future tenant, Address and Phone Number. After that I will list the apartment on https://www.airbnb.com/ and send you the link so you can book it.  

Thanks"

 

Muito Obrigado.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias