ABC DO ALOJAMENTO LOCAL

Carla3
Level 8
Lisbon, Portugal

ABC DO ALOJAMENTO LOCAL

Sobre alojamento local no Airbnb:

____________________________________

 

Todas as pessoas que arrendam casa através da airbnb ou outros sites similares têm de cumprir uma série de obrigações.
Aqui está um resumo:

 

  1. Iniciar actividade CAE 55201 - Alojamento mobilado para turistas. Não se paga nada para fazer a inscrição - e pode ser feita online;

  2. Emitir facturas num programa certificado, ou comprar um livro de recibos para este fim, com o NIF e morada próprios - ou emitir as facturas online no portal das finanças;
  3. Se já trabalha/desconta ou em caso de pessoas reformadas, apresentar o ultimo recibo a demonstrar que já faz descontos para a segurança social. Caso contrário, consulte as  obrigações contributivas dos trabalhadores independentes aqui;

  4. Passar a cada cliente o recibo da importância recebida (sem descontar as comissões que paga aos sites). Pode, opcionalmente, estar isento de IVA se receber/facturar até 10.000€ por ano;

  5. Se não passar factura directamente no portal das finanças, deve apresentar nas finanças (através de upload, no e-fatura, do ficheiro SAF-T), até ao dia 25 de cada mês, os recibos emitidos no mês anterior;

  6. Na declaração de IRS deverá inscrever as importâncias recebidas e de que passou recibo;

  7. A casa tem de estar registada/classificada como Alojamento Local (Mera Comunicação Prévia na respectiva Câmara Municipal ou no Balcão Único Electrónico) - caso contrário está em incumprimento;

  8. Atente aos requisitos de segurança (Extintor, manta de incêndio, kit primeiros socorros, indicação bem visível do nr 112) e Livro de Reclamações + folha de rosto devidamente afixada;

  9. Comunicar ao SEF (através do SIBA) a entrada e saída de todos os hóspedes com nacionalidade não-portuguesa. Fazer previamente a inscrição no portal do SEF;

  10. Informar-se junto da Autoridade Tributária acerca de modelo 21-RFI, Mecanismo da Autoliquidação do Adquirente (conhecido também por Reverse Charge) e Modelo 30, pois esta actividade obriga a vários procedimentos fiscais por incluir transacções intracomunitárias. Para mais informações podem também consultar o site www.alesclarecimentos.pt

 

80 Respostas 80
R-Miguel0
Level 1
Lisbon, Portugal

Olá,

Procuro na extranet do airbnb obter o mod 21 RFI, mas não consigo em lado nenhum, outras plataformas enviam este documento preenchido, o airbnb não faz isto? Como se resolve?

Nuno112
Level 2
Barreiro, Portugal

Olá boa tarde , fiz a minha primeira reserva pela plataforma , como declaro agora esse rendimento , qual o próximo passo , e qual o nif a por , obrigado . 

Luis3502
Level 1
Albufeira, Portugal

Ola, Alguem recomenda alguma entidade para explorar um apartamento?

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Luis3502 eu sugiro você criar um tópico com sua dúvida para maior visibilidade: clique aqui.

Boa tarde @Carla3  , eu comecei a fazer airbnb apenas num quarto dentro da minha residência actual onde vivo com a minha familia. Como funciona para o meu caso? Tenho que abrir actividade igualmente? Alguém que me possa ajudar sobre o que é necessário fazer a nível fiscal no meu caso? Obrigada. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Sara7420 , te deixo aqui esse link com perguntas e respostas frequentes que pode ser que te ajude. 

Depois nos conte se conseguiu achar a resposta para a sua dúvida e boa sorte 😊

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias