Honestidade nas reviews

Priscilla---Gabriel0
Level 10
São Paulo, Brazil

Honestidade nas reviews

 

Muita gente fica com dedos na hora de fazer um depoimento quando as coisas com determinado hóspede não correram tão bem assim. Mas, agora, quando a gente vai deixar o depoimento, aparecem algumas dicas sobre como fazer. Vejam abaixo.

 

Como a nossa rede é construída por nós mesmos e a reputação digital vale, e muito, é importantíssimo sermos verdadeiros nas reviews. De forma polida, mas sincera.

 

Imagine que uma pessoa deu mil problemas na sua casa, só que vc não ‘pesou a mão’ no depoimento, e disse que foi tudo bem... O anfitrião seguinte não terá como saber isso. Não seria muito mais bacana se vc, antes de hospedar alguém, tivesse uma boa ideia de quem é a pessoa?

 

É isso pessoal, uma dica pra gente sempre ter em mente na hora das avaliações!

 

Um abraço,

Prisicilla 

 

 

honestidade nas reviews.JPG







Gostou do que leu? Dê uma curtida abaixo.
A resposta te ajudou? Marque como a 'Resposta Mais Útil'.
16 Respostas 16
J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Priscilla---Gabriel0

 

Olá Priscilla e Gabriel

Vocês poderiam dar um exemplo de um comentário que vocês fizeram para um hospede não recomendável, para que possamos ver?

 

 

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @Priscilla---Gabriel0

 

Em acréscimo, é realmente dificil dificil fazer um review de forma educada para um hospede mala ou um hospede que não temos gosto em recomendar.
Eu não tenho uma receita pronta para avaliar um hospede não recomendável, até mesmo porque tenho tido sorte com 99,999% dos hospedes.
Mas acho que uma avaliação de não recomendação depende do estilo de cada um. As opções que vejo e que talvez resolvam o problema:

1- Estilo curto e grosso: "Não recomendo" (talvez estilo usa).
Muito direto, mas pelo menos não explica detalhes.

2-Estilo Inglês (usando enfemismos): "Fulano(a) de tal pode vir a ser um hospede maravilhoso se futuramente ler Charles Darwin, e perceber que o homo sapiens não é o ultimo estágio da evolução do porco!"
2.2- Estilo Inglês suavizado: "Fulano(a) de tal tem um potêncial incrível para se tornar um hospede maravilhoso se futuramente prestar mais atenção no quesito limpeza (ou outros quaisquer quesitos)."

3-Estilo mineiro, discreto, sem elogios: "Fulano(a) de tal hospedeu-se aqui. Obrigado".
Entretanto, somente os mais perspicazes vão ler nas entrelinhas.

Graças a Deus, nunca precisei fazer algo assim, pois todas as minhas reservas foram de pessoas bacanas. Somente 3 delas eram meio apáticas, mas nada que devesse ser mencionado numa review. Claro, tbm não fiz nenhum ‘carnaval’ pra essas três.

 

Mas, @J-Renato0, eu A-DO-REI as suas sugestões. Kkkkkkkkk! Sabe, organizava um grupo aqui na plataforma (eles não existem mais), que contava com quase 2 mil integrantes. E também modero um grupo no Face (o Troca de Hóspedes). E essa questão é SEMPRE recorrente.

 

Acredito que, independente do estilo que o anfitrião usar (menos o ‘mineiro’ – hahahah), eu acho de extrema importância se manifestar. De acordo com os grau de ‘insatisfação’ do host e de problemas que o guest causou poderia ser diretamente proporcional ao tamanho do ‘estilo a ser adotado’ no depoimento.

 

Quando falo polido é sem palavrões e sem baixar o nível. Mas tem que ser dito sim. Pq isso previne o próximo anfitrião!

 

Um abraço!







Gostou do que leu? Dê uma curtida abaixo.
A resposta te ajudou? Marque como a 'Resposta Mais Útil'.

@Priscilla---Gabriel0

Sim, principalmente em casos de hospedes problema e casos graves, tem que informar mesmo ! Concordo!

Parabens pelo tópico, muito bom.

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

@J-Renato0, os seus exemplos me fizeram rir alto aqui no escritório.

Muito bom!☺

 

 

 

 

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Por sorte nunca precisei fazer uma avaliação ruim...ainda bem 😉

 

Que continue assim..hehe

 

Abraços

 

Bárbara

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

@Priscilla---Gabriel0, como falei por mensagem direta, o seu tópico está sensacional.

Você apresenta a sua ideia muito bem e tem toda razão! As reviews honestas ajudam a todos e protegem a comunidade.

 

A participação aqui no tópico também está show.ツ

 

@Bárbara5, deve ser muito difícil ter que escrever uma review ruim mesmo. É um assunto delicado que a gnt prefere não ter que fazer.

 

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Recentemente passei por situação gerada por um hóspede que vejo como ‘’sui generis’’, peculiar e estranha mesmo, para dizer o mínimo, por ter sido injusto comigo.

E para variar fico sempre com a sensação de ficar entregue e abandonado a própria sorte.

 

Explico: este tal hóspede veio pela segunda vez- o que poderia até ser um bom sinal já que voltou, e embora tenha encontrado o espaço exatamente nas mesmas condições ( até mesmo melhor) que ele já havia encontrado anteriormente em sua  primeira estadia (nesta primeira avaliação dele registrou‘’ O apartamento apesar de pequeno é bem equipado, tudo no ambiente está com perfeito funcionamento.’’ Nesta segunda estadia porém, uns vinte dias após a primeira,  este hóspede, além de ter escrito aspectos que fogem ao meu controle e competência e vale destacar: não mencionados anteriormente (escreveu na segunda “Lugar tranquilo apesar de obra ao lado. Rua sujeita a alagamento na entrada da garagem) e despropositadamente cravou 3 estrelas nesta segunda visita bem diferente das 4 estrelas da primeira avaliação).

Algo que considero como totalmente injusto já que as condições foram exatamente as mesmas da primeira vez, se não melhor até.

 

A propósito gostaria entender como funciona este sistema de pontuação por estrelas, já que fui avisado que estou ‘’em situação de risco’’ com 4 estrelas e meia no geral. O que tenho registrado são 9 avaliações: sendo 3 avaliações de 5 estrelas, 3 avaliações de 4 estrelas e 2 avaliações de 3 estrelas. Tem uma avaliação que não aparece a pontuação provavelmente porque foi excluída a meu pedido por ela ter inserido comentário que faltou com a verdade. Fato bastante grave.

Vale registrar aqui zelo muito pela sinceridade e por me ater aos fatos.

 

Att,

Paulo

 

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @Priscilla---Gabriel0

Vocês sabem se atualmente, os guests já podem ver o número de estrelas atribuidos a eles quando são avaliados, ou isto é somente para o banco de dados do Airbnb?

@J-Renato0, não saberia responder. mas acho que fica tudo num banco de dados e só. infelizmente.







Gostou do que leu? Dê uma curtida abaixo.
A resposta te ajudou? Marque como a 'Resposta Mais Útil'.
J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Priscilla---Gabriel0  e demais participantes

Olá,

Dando um "up" neste tópico e colocando 2 links de interessantes discussões (em inglês) sobre importância de reviews honestos e opiniões sobre como fazer, ou seja, falando diretamente, ou tentando manter uma "certa classe". Discutiu-se também se, seja com excesso de polidez ou não, se deve-se mencionar diretamente o problema ou não quando isto é possível. Enfim, casos e mais casos.

As opiniões são diversas, o único consenso é que os comentários devem ser de certo modo abrevidados, e feitos de cabeça fria, de modo impessoal, mas com a honestidade necessária.

https://community.airbnb.com/t5/Hosts/looking-for-short-effective-statements-for-quot-delicate-quot/...

https://community.airbnb.com/t5/forums/v3_1/forumtopicpage/board-id/listing-and-reservations/page/1/...

Espero que acrescente e seja útil.

Oi @J-Renato0

 

Legal, vou dar uma olhada nos links. Mas esse assunto é complicado mesmo. Por exemplo, lembra do caso que te contei da hóspede "malinha" que eu tive? Como é que eu vou escrever na review que a hóspede é chata, mala, ou exigente...enfim. Chatisse tem a ver com personalidade, as vezes com idade, acho difícil criticar isso na pessoa..hehe.

 

No meu caso, acho que eu só faria uma avaliação "ruim" se o hóspede causasse problemas, desrespeitasse as regras da casa, enfim...

 

Até hoje nunca precisei fazer.

 

Abraços

 

Bárbara

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Bárbara5

Concordo com você que um review de "não recomendação" deve ser feito somente em situações de quebra de regras da casa,  inadequação e comportamento inaceitável.

Quanto à simpatia ou personalidade não tem sentido criticar. Concordo.

Entretanto quando um viajante ou hospede é de certa forma desagradavel ou tem alguma caracteristica  que sai acima da média (mesmo sem quebrar regras, etc), então é possível fazer um review mais "frio" ou mesmo honesto.

Neste último caso, é um grande desafio escrever algo que passa o que ocorreu, mas que também não seja exatamente uma "não recomendação".  Enfim, estas situações são muito complicadas, até para escrever comentário.

Oi @J-Renato0

 

Com certeza! No caso de um hóspede "chato" eu deixaria um comentário mais "frio", mais padrão mesmo (foi isso que eu fiz no único caso q aconteceu). Sendo que o restante eu sempre faço comentários longos e elogiosos.

 

Mas uma dica muito boa, que você comentou é: não só olhar a review do hóspede, mas o comentário que ele faz para os anfitriões. Tem pessoas que tem um padrão, sempre apontam algo que estava errado ou que poderia ter sido melhor.

 

Abraços

 

Bárbara

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias