Saiba como funciona a Reserva Instantânea

Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Saiba como funciona a Reserva Instantânea

Oi, pessoal

Todos aí sabem o que é Reserva Instantânea (RI)? Em resumo, é aquele raio que aparece ao lado do preço, na hora de fazer a pesquisa, e o raio amarelo quando você abre o anúncio.

 

Tutorial RI 8.jpg

Tutorial RI 7.jpgTá, mas e o que isso significa? Que os hóspedes podem reservar esses anúncios sem precisar aguardar pela aprovação do anfitrião. Aliás, quando você faz a pesquisa de acomodações, tem um filtro onde você pode marcar que só quer anúncios com RI e ali ele dá exatamente essa explicação.

Se por acaso você está com pressa para achar uma acomodação, ou achou o anúncio perfeito, e está seguro da sua decisão e quer finalizar o seu planejamento de viagem, a RI se torna uma excelente opção.

Tutorial RI 9.jpg

Mas e qual a vantagem para o anfitrião?

Você economiza tempo, pois não precisa aprovar o pedido do hóspede. E isso mantém sua taxa de resposta em 100%, automaticamente. Antes de fazer a reserva o hóspede sempre vai receber uma mensagem mostrando as suas regras da casa e pedindo se ele concorda. Mesmo assim, caso você não se sinta confortável com determinado hóspede, você pode cancelar a reserva sem penalidades (veja aqui um pouco sobre as penalidades).

 

Tutorial RI 4.jpg

Outra vantagem é que anúncios com RI tendem a ficar mais bem colocados nas buscas. Sem contar na alegria que é ouvir o barulho do Airbnb e, ao olhar o celular, descobrir que uma reserva foi feita!! Além disso, você pode determinar certos requisitos de quem pode, ou não, reservar o seu espaço.

No meu caso, como eu recebo muitos hóspedes que estão utilizando o Airbnb pela primeira vez, e por ser desencanada, eu não faço nenhuma exigência. Qualquer pessoa que atenda aos requisitos padrões do Airbnb pode reservar o meu espaço.

Tutorial RI 5.jpgMas se você quiser, pode exigir verificação de documento oficial e/ou recomendação de outros anfitriões, que significa ter comentários positivos na plataforma. Além disso, você também configura uma mensagem de boas-vindas, que vai ser mostrada ao hóspede antes de ele efetuar a reserva.

Tutorial RI 6.jpgOk. Mas isso significa que se eu tiver RI todo mundo vai reservar meu anúncio dessa forma? Não. Muitos hóspedes vão seguir fazendo consultas e perguntas e você vai continuar se comunicando com os hóspedes, se assim o desejar. A RI não inviabiliza isso.

E se eu estiver passeando e receber uma reserva para aquele instante? Calma, você pode configurar um aviso prévio (de 1, 2, 3 dias) de acordo com o tempo que você precisa para se preparar para receber um hóspede. Eu, por exemplo, tenho aviso prévio de 2 dias. Assim nunca recebo reservas para o mesmo dia ou dia seguinte.

Tutorial RI 10.jpg

Tutorial RI 11.jpgA palavra “instantânea” não significa que as reservas vão ser sempre para a mesma hora ou dia. Eu mesma recebo muitas reservas instantâneas que são pra dali a alguns meses. Tudo vai depender do perfil do seu anúncio e do seu hóspede. Mas é você, anfitrião, que controla as configurações do seu anúncio.

Tá e como eu ativo a reserva instantânea? Ou desativo? Só seguir o passo a passo abaixo:

 

Tutorial RI 1.jpg

Depois clicar no raio:

Tutorial RI 2.jpg

E a partir daí configurar do jeito que você achar melhor.

Tutorial RI 3.jpgNo entanto, deixo um conselho: só ative a RI se você já estiver bastante familiarizado com a plataforma e suas configurações. Ter a reserva instantânea é um ótimo recurso, desde que você esteja com seu anúncio e calendário configurados corretamente.

Espero ter ajudado.

Abraços a todos e boas hospedagens

 

Bárbara

10 Respostas 10
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Bárbara5

 

Excelente texto.

 

Pelo sua experiência, você saberia elencar alguns pontos negativos, se é que existam, na RI?

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Oi @Ricardo85

 

Pra mim um dos principais pontos negativos é anfitriões que não estão completamente familizarizados com a plataforma utilizarem esse recurso. Já vi muito anfitrião cancelar reserva pq o hóspede reservou para um período de alta/feriado por um preço menor (quando na verdade o anfitrião deveria estar com o calendário atualizado), ou que recebeu reserva para um período que não queria, ou estava em negociação com outro hóspede. Acho que a RI só deveria ser permitida pra quem já tem uma certa "experiência", mas enfim.

 

Outro ponto é que a RI talvez não funcione muito bem para anfitriões mais criteriosos, que gostam de saber bastante a respeito do hóspede. Pq por mais que que o Airbnb peça para a pessoa se apresentar e dizer o motivo da viagem, tem hóspede que é bem sucinto, tipo "Sou fulano e vou a turismo". Por mim tudo bem. Mas tem gente que quer sabe mais sobre o hóspede, da onde é, do que gosta, o que pretende fazer/ver, etc. Nesses casos acho que a RI pode não ser uma boa.

 

No caso dos hóspedes, pode ser uma furada quando a pessoa não ê direito o anúncio, já sai reservando e depois vê que não era bem aquilo que ela queria, ou que não tem algo que ela precisava...mas daí vai cancelar e vê que a política é rigorosa, enfim. Da mesma forma que só funciona com anfitriões mais antenados, também só funciona pros hóspedes que leem.

 

Mas, de um modo geral, vejo muito mais vantagens do que desvantagens. Um recurso interessante talvez seria o de permitir RI para determinados períodos (pq tem determinadas datas festivas que tu quer "controlar" melhor quem vem).

 

Abraços

 

Bárbara

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

Bom dia, @Bárbara5. Fantástico esse tutorial. ツ Tenho certeza que vai ajudar muitos anfitriões e também iniciou uma ótima discussão.

Seu tópico foi movido para Dicas e Tutoriais. Essa categoria é uma categoria nova e contém tópicos úteis selecionados para serem adicionados aqui.

 

@Ricardo85, muito legal ver sua pergunta. Ótima contribuição. : )

 

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Só acho que  tem muitos mecansmos para preteger o anfitrião e nenhum para salva-guardar o hóspede. NO meu caso, deixei de locar outro imóvel para fazer uma reserva instantânea pguei e recebi a nota fical e depous de alguns dias o anfitrião cancelou sem me dar outra escolha ou satisfação e não pagou multa outeve qualquer penalidade. Ou seja, se ele quisesse cancelaria a compra horas antes da  data e tudo bem, enquanto para o hóspede teria multas. Acho que precisa rever RI e assegurar proteção para ambos os lados. Não gostei nada de passar por isso e me fez perder a credibilidade no negócio. É o que penso.

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Liliádia0

 

Qual foi o principal  motivo para ter feito uma reserva com RI?

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Vanderley0
Level 2
Feira de Santana, Brazil

Também tive experiência semelhante com um anfitrião de Guarajuba.  Acho que ele usou a instatânea sem conhecê-la.

Natália2
Level 10
Canela, Brazil

Oi @Bárbara5

 

O tutorial ficou excelente! Eu confesso que não gostava muito da RI e comecei a usar há pouco tempo na tentativa de melhorar a procura pela suíte que alugo, já que o Airbnb incentiva bastante a utilização desta ferramenta.

Não sei se melhorou, mas estou gostando de utilizar...

 

Obrigada por compartilhar teu conhecimento conosco

 

 

Valeu @Natália2

 

Com certeza esse material também vai ser útil para os os nossos próximos encontros 😉

 

Beijos

 

Bárbara

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

Levantamos suas perguntas mais frequentes para a equipe de Reserva Instantânea e reunimos todas as respostas em um só tópico.

Respostas para as suas principais dúvidas sobre a Reserva Instantânea

 

Espero que essa lista de importante perguntas e respostas ajude a dar mais confiança na hora de tomar decisões importantes em relação às suas hospedagens.

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Chris775
Level 4
São Paulo, Brazil

Olá, boa noite meu nome é Chris moradora de São Paulo, uso desde que inciei e fui pega de surpresa por um cliente de longa duração, minha primeira experiência no Airbnb e primeiro hospede.

Abçs

 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias