Olá, anfitrião e anfitriã.
Tentei achar algum tópico referente a "Casa Inteligente" aqui na comunidade brasileira e não achei.
Queria trocar experiência com pessoas que implementaram sensores na casa com o objetivo de facilitar o gerenciamento além de tentar economizar água e luz.
Meu objetivo inicial era reduzir a minha conta de energia elétrica, por ter uma casa numa região quente do Brasil, não via a possibilidade de remover o ar condicionado, ou cobrar pela conta de luz de cada hóspede (com o tempo acabei mudando de ideia quanto à cobrança, mas isso é outro tópico).
Inicialmente instalei uns disjuntores inteligentes da Tuya nos equipamentos que mais consomem e coloquei algumas rotinas de desligá-los baseado no horário ou tempo initerruptor de uso. Deu muito certo, minha conta que ficava entre R$700-900 foi reduzida para R$400-500. Então, em 2 meses consegui pagar os 4 que eu tinha comprado.
Mas aí "me empolguei" e comecei a automatizar toda a casa, colocando sensores nas lâmpadas, ventiladores, tomadas, wifi, bombas da piscina, entre outras coisas.
Pelas minhas contas, eu consegui economizar em torno de R$300 por mês (o kWh em Goiás é R$0,84) apenas desligando alguns aparelhos pelo horário ou tempo de uso, e deixei aviso alertando que há temporizadores e basta a pessoa religar se assim desejar. Isso, de cara, já evitou daqueles "benditos" que saiam às 10am para passar o dia num parque aquático e voltava às 18h e deixava o ar ligado esse tempo todo "para chegar e o quarto estar geladinho", sem falar na bomba de hidromassagem que gasta horrores de energia, e, também, as pessoas deixavam ligadas de enfeite mesmo não usando a piscina.
Eu optei por usar aparelhos chineses que usam o sistema Tuya (ou Smart Life) por serem baratos e terem uma diversidade enorme de opções. (como não é nada sensível como câmeras, optei por marca chinesa mesmo)
Ao todo eu tenho 27 sensores espalhados na minha casa que controlam desde o pH da piscina, nível de água (enche ou esvazia a piscina), temperatura da água, luzes, tomadas, irrigação, portão, sensor fumaça para pegar os fumantes, até disjuntores para a casa toda, ar condicionado, e eletrodomésticos gastões.