Sou anfitriã. Onde vejo o meu numero do alojamento local no ...
Última resposta
Sou anfitriã. Onde vejo o meu numero do alojamento local no airbnb ?
Última resposta
Olá, anfitrião e anfitriã.
Tentei achar algum tópico referente a "Casa Inteligente" aqui na comunidade brasileira e não achei.
Queria trocar experiência com pessoas que implementaram sensores na casa com o objetivo de facilitar o gerenciamento além de tentar economizar água e luz.
Meu objetivo inicial era reduzir a minha conta de energia elétrica, por ter uma casa numa região quente do Brasil, não via a possibilidade de remover o ar condicionado, ou cobrar pela conta de luz de cada hóspede (com o tempo acabei mudando de ideia quanto à cobrança, mas isso é outro tópico).
Inicialmente instalei uns disjuntores inteligentes da Tuya nos equipamentos que mais consomem e coloquei algumas rotinas de desligá-los baseado no horário ou tempo initerruptor de uso. Deu muito certo, minha conta que ficava entre R$700-900 foi reduzida para R$400-500. Então, em 2 meses consegui pagar os 4 que eu tinha comprado.
Mas aí "me empolguei" e comecei a automatizar toda a casa, colocando sensores nas lâmpadas, ventiladores, tomadas, wifi, bombas da piscina, entre outras coisas.
Pelas minhas contas, eu consegui economizar em torno de R$300 por mês (o kWh em Goiás é R$0,84) apenas desligando alguns aparelhos pelo horário ou tempo de uso, e deixei aviso alertando que há temporizadores e basta a pessoa religar se assim desejar. Isso, de cara, já evitou daqueles "benditos" que saiam às 10am para passar o dia num parque aquático e voltava às 18h e deixava o ar ligado esse tempo todo "para chegar e o quarto estar geladinho", sem falar na bomba de hidromassagem que gasta horrores de energia, e, também, as pessoas deixavam ligadas de enfeite mesmo não usando a piscina.
Eu optei por usar aparelhos chineses que usam o sistema Tuya (ou Smart Life) por serem baratos e terem uma diversidade enorme de opções. (como não é nada sensível como câmeras, optei por marca chinesa mesmo)
Ao todo eu tenho 27 sensores espalhados na minha casa que controlam desde o pH da piscina, nível de água (enche ou esvazia a piscina), temperatura da água, luzes, tomadas, irrigação, portão, sensor fumaça para pegar os fumantes, até disjuntores para a casa toda, ar condicionado, e eletrodomésticos gastões.
Olá @Leonardo798 , tudo bem?
Cara, adorei seu post, aprendi bastante aqui. Estamos iniciando um projeto de airbnb aqui no RJ e fiquei me perguntando em como fazer uma economia com uma operação self checkin e mais remota e você me trouxe a solução.
Gostei muito das discussões que trouxe, mandou super bem. Já localizei alguns dispositivos aqui que vi interessantes de fazer a aquisição e vou fazer alguns testes em casa antes de instalar de fato.
Mas consegue me ajudar quanto ao ar condicionado?
Poderia me informar quais os dispositivos que você utiliza no AC?
Uma outra dúvida que fiquei, mesmo que tenha uma programação horária determinada, como no seu exemplo, desligar após as 10am: caso o cliente religue no controle, a programação do sistema não vai novamente desligar depois de um tempo? Ou não existe essa interferência?
Desde já te agradeço!
Oi, @Leonardo798. Eu também estou automatizando a casa. Mas aqui é um apto pequeno, então comecei pelas luzes da sala. Uso interruptores e tomadas inteligentes Intelbras. Em breve instalo também a fechadura eletrônica. Já percebi uma pequena queda no consumo de energia. No entanto, para fazer a automação na casa toda, eu preciso ter mais de uma Alexa porque ela não houve meus comandos de voz quando estou no quarto.
Oi @Viviane304 , os interruptores e tomadas inteligentes são desligados automaticamente quando os hóspedes não estão em casa ou por você remotamente?
@Laura eu desligo pelo aplicativo. Ainda não descobri se dá pra desligar sozinho qdo não há ninguém em casa.