Danos morais e materiais

Wiviam0
Level 1
Colombo, Brazil

Danos morais e materiais

Aluguei minha casa da praia no carnaval, o depósito foi programado para dia 01/03 de 944,00. O próprio Airbnb permite você duplicar o anúncio, isso ajuda você a saber se existiria mais procuras nas datas já locada. Por um acaso uma pessoa fez uma reserva na data ocupada, e por problemas de visão o qual posso comprovar eu cliquei em aceitar, mas imediatamente avisei a hóspede que tinha errado o aceite, e também informei o Airbnb, o qual efetuou o cancelamento, e como sou nova no site, existe uma política que se houver muitos cancelamentos uma multa será aplicada, no caso nunca tive. Dentro de tantas políticas de controvérsias, onde eles mudam o tempo inteiro. Logo vi que na data de 28/02 um saldo negativo de -525,00. E para 01/03 eu deveria ter um depósito de 944,00. Eu imediatamente reclamei a um atendente, o qual disse que fui penalizada, mas que esse pagamento de 944,00 eu receberia normalmente, já que era esperado, e que a pena não era de imediato já que esse valor era esperado devido estar desempregada. E que essa pena seria para outras reservas, assim poderia me programar, até aumentar o valor do aluguel... Entre outras, o desconto veio no dia seguinte, junto a reserva em andamento... De 944,00 para 419,00! Me senti lesada, roubada, enganada... Abri minha casa para pessoas estranhas, para o Airbnb ficar com o meu dinheiro, sem negociação, sem humanidade alguma. O que mais me indigna, é a desinformação de um atendente para o outro, perdi todo lucro do carnaval, por falta de empatia.

2 Respostas 2
Carlos-Alberto64
Level 10
Santiago Maior, Portugal

Olá @Wiviam0 

Acho estranha sua afirmação de que a airbnb permite duplicar anúncios. Que eu saiba é exatamente o contrário e, mesmo que seja permitido é a receita para a confusão que aconteceu com você.

A airbnb sanciona severamente os cancelamentos de parte dos anfitriões que não sejam justificados por causas de força maior devidamente comprovada. Isso é compreensível pois o hóspede que teve sua reserva cancelada fica muito chateado, precisa recomeçar a pesquisa e frequentemente muda de plataforma em retaliação à airbnb, e às vezes nem consegue fazer outra reserva porque o valor da reserva original só será creditado na próxima fatura do cartão e o hóspede esgotou seu limite ou fundos para bancar uma duplicação de gastos.

Onde está então a empatia com o hóspede?

E se você acredita que cabe a airbnb arcar com o prejuízo, onde está a empatia com airbnb?

Não estou defendendo nada mais que o bom senso. Não é questão de empatia. Negócios são negócios. 

Quando anunciamos na Airbnb assumimos a responsabilidade de atender às expectativas dos hópedes e da própria aurbnb. É contratual. Se falhamos temos que pagar assim como exigiríamos que pagassem se a falha fosse deles.

Detalhe: empatia é um termo que vem sendo abusado pelos brasileiros nos último tempos, Virou moda acusar quem não cede ou contraria nossa vontade de "falta de empatia", como se ceder fosse obrigação.

Mas empatia é na realidade um processo mental/emocional muito muito primitivo (todos os seres vivos têm algum grau de empatia) associado aos chamados "neurônios espelho" e que tem como propósito original permitir antecipar a agressão por parte do outro e fugir a tempo ou atacar preventivamente. É uma processo 100% egoista que nada tem a ver com atender ou agradar ao outro, ser bonzinho, gentil, altruista, etc.. 

abs

Carlos

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Wiviam0 

Seja bem-vinda!

Faço minhas as palavras do colega @Carlos-Alberto64 

NÃO É e NUNCA FOI permitido duplicar anúncio.

(veja um trecho dos "Termos de Serviço" que aceitamos so nos cadastrarmos na plataforma 👇🏻).

"5. Gerenciamento do Anúncio 

5.1 Criação e Gerenciamento de Anúncios 

... Você só pode manter um Anúncio por Acomodação, mas pode ter vários Anúncios para uma única propriedade se nela tiver vários lugares para receber hóspedes..."

NÃO É e NUNCA FOI permitido ao anfitrião cancelar NEM UMA VEZ SEQUERsalvo por imprevistos que inviabilizem a estadia, devidamente comprovados.

Isto está na "Política de Cancelamento do anfitrião" que tbm faz oarte dis "Termos de Serviço 👇🏻

https://www.airbnb.com.br/help/article/990

O anfitrião tem, ao seu dispor, ferramentas de gerenciamento para configurar todas as ações dentro do anúncio. 

Mantê-lo atualizado é obrigação do Anfitrião. 

Se vc possui qqr limitação para o exercício da função, existem vários apps e dispositivos de auxilio à deficientes visuais que relatam oralmente o texto, assim como vc pode fazer uso de um Co-anfitrião. 

Não há desculpas para não prestar um serviço de qualidade. 

E na boa, quem causou danos financeiros e morais foi vc, ao efetuar o cancelamento, prejudicando o hóspede. 

E, como bem disse o colega Carlos, por tabela tbm ao Airbnb, pois cancelamentos acabam por minar a credibilidade da plataforma.

Aproveite esse episódio para se aprofunar mais sobre ser um anfitrião do Airbnb 

Sugiro fortemente que leia os Termos de Serviço e as diversas Políticas inerentes à função de anfitrião. 

Conhecimento e Informação são essenciais para se efetuar um trabalho digno.

Havendo dúvida, antes de tomar qqr ação mais drástica, entre em contato com o Suporte solicitando orientação. 

E aqui mesmo na CC tem muita gente boa e disponível pra ajudar. 

Espero ter esclarecido.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias