Documentos

Documentos

Depois de um ano no AirBnB, sem absolutamente nenhum problema, meus amigos Hosts ficam perplexos que eu não peço documentos aos hóspedes: confio no trabalho de cadastro da empresa. A dúvida é: caso ocorra algo grave, e eu precise, por exemplo, processar o hóspede, o AirBnB forneceria os documentos que os hóspedes usaram para fazerem o cadastro na plataforma?

7 Respostas 7
Cibele39
Level 2
Belém, Brazil

@Erwin175  Por isso, já coloquei nas regras da casa que é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto, pois preferi me precaver. Acredito que em um caso como esse, o Airbnb até forneceria, mas não seria de imediato e nem uma tarefa fácil

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Erwin175 !

Seja bem-vinda!

Eu procedo como você. 

Não peço nenhum tipo de documentação, mas leio com atenção as avaliações anteriores.

 

Porém  não conte que o Airbnb  lhe fornecer qualque informação do hóspede além do já disponível.

Vc nem conseguirá fazer um BO pois não tem nem o nome completo do hóspede, qto mais qqr documentação de identidade.

É isso.

 

Espero ter ajudado. 

 

 

Irene-Jesus0
Level 5
Porto, Portugal

Olá. Em Portugal as Leis obrigam a que todos os Hóspedes em qualquer Alojamento disponibilizem o documento de identificação e as informações são enviadas através de uma Plataforma do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Muitos hóspedes, especialmente os franceses têm resistência a fornecer os dados. Não compreendem que é por razões de segurança deles e do Anfitrião. Se eu no meu País me alojar num Hotel tenho que mostrar a minha identificação. Eles dizem que forneceram informação à Airbnb e isso não é certo porque só fornecem o telefone e o e-mail. Eu não sei quem meto em casa. E isso devemos colocar a questão à Airbnb.

May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

@Irene-Jesus0 essa questão da identificação parece gerar mesmo bastante resistência com alguns hóspedes. Eu li comentários de muitos anfitriões Portugueses sobre isso.

 

Me corrija se eu estiver errada, mas eu acho que tem até informação na Central da Ajuda sobre isso (falando da necessidade de apresentar um documento de identificação em Portugal).

 

Como você costuma lidar com essas situações quando os hóspedes se recusam a fornecer os documentos? Tem algum conselho?

 

 

 

Regina1105
Level 9
Brasilia, Brazil

A questão é que algo grave pode não estar relacionado apenas a processo judicial ou algo que siga etapas, mas a algo mais imediato, como @Denise583 bem disse, um BO, por exemplo.

 

Hoje mesmo vi um vídeo sobre um hóspede que pichou a fachada no prédio. Então, no meu caso peço por que o apartamento fica num condomínio, mas também levando em conta o grau de imprevisibilidade de situações numa hospedagem.

 

Acho mais seguro que o hóspede declare e comprove a identidade (e do 2º hóspede, quando houver) no chat da plataforma, é um registro importante.

 

Também incluí esse requisito nas regras da casa e tem sido bem tranquilo, a maioria dos hóspedes fornece a informação imediatamente após a reserva.

May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

@Regina1105 como assim um hóspede pichou a fachada de um prédio? 😱 Vou até procurar essa noticia! 

Essa história tá no youtube, @May , o nome do vídeo é: "Um inquilino PICHOU O TOPO do prédio de 27 andares em que faço Airbnb".

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias