Taxas de cancelamento e ser super host

Luciane93
Level 1
Salvador, Brazil

Taxas de cancelamento e ser super host

Olá pessoal, 

 

Eu estou muito chateada com essa politica de cancelamento do AIRBNB. Primeiro por que eu até hoje não vejo vantagens neste tão celebrado " ser super host'. Somos colocados em varias politicas de desconto que se voce não tomar cuidado, aluga o espaco por 10 reais e para completar as taxas de cancelamento tem um valor abusivo e exploratório.

 

Cancelei um hospede de 5 diárias a 650 reais e a plataforma está cobrando 250 por conta deste cancelamento e bloqueando as datas em questão.

 

O interessante é que quando uma hospede depois de hospedada cancelar sua estadia por que não gostou da internet, essa mesma politica de multa não foi aplicada e eu tive que reembolsar todo o recurso dela, quando meu anuncio cumpria todos os requisitos solicitados ficando com o prejuízo e sendo atendida por uma pessoa extremamente grosseira.

 

Não existe em um cancelamento de hospede se pagar um valor abusivo de 250 reais e ainda ficar com o espaco bloqueado. Neste sentido, eu quero saber qual o sentido de ficar me chamando de super host se eu só saio prejudicada nesta relacao com a plataforma?  

3 Respostas 3
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Luciane93 

Há alguns equívocos nas suas colocações.

Não somos "colocados" em várias políticas de descontos. 

Qqr configuração de preço e desconto é de exclusiva responsabilidade do anfitrião, assim como as demais configurações de disponibilidade, cancelamento e etc.

O Airbnb não interfere nisso.

O anfitrião tem, ao seu dispor, ferramentas para configurar ao seu gosto e necessidade.

Se sua acomodação está para alugar a 10,00, te aconselho a rever essas configurações. 

 

Em relação à "Política de Cancelamento", tbm é de única e exclusiva responsabilidade do anfitrião.

Quando um anfitrião cancela, há todo um prejuízo ao hóspede pois o valor já foi descontado do cartão e pode levar até 2 ciclos para que ele tenha o valor do reembolso em sua conta, muitas vezes o deixando sem limite para fazer outra reserva. Dependendo da época, pode nem haver mais acomodações disponíveis ou somente a preços exorbitantes. 

E não podemos esquecer de toda a logística já reservada como passagens, contratação de passeios, férias programadas e etc.

Por este motivo, são aplicadas penalidades ao anfitrião que cancela sem motivo de emergência que são multa, bloqueio das datas e uma notificação pública no chat.

 

E isto está devidamente descrito nos "Termos de Serviço" que aceitamos ao nos cadastrarmos ma plataforma. 

 

E não pense que o hóspede se safa dessa não. 

Da mesma forma, tbm são aplicadas penalidades ao hóspede que cancela.

Só que, neste caso, é o anfitrião que decide a penalidade que será aplicada, dentre as opções que variam entre a mais Flexível até a mais Rígida, disponíveis na "Política de Avaliações".

 

Realmente o hóspede não tem as datas bloqueadas (nem haveria como, né?), mas o valor que ele tem a perder costuma passar, e muito, dos 250,00, pois varia de 50% ao  valor total pago pela hospedagem. 

 

Se vc discorda das penalidades que foram aplicadas a hóspede seus que cancelaram,  reveja sua "Política de Cancelamento".

Aproveite para revisar toda e qualquer ferramenta de configuração para evitar "surpresas" futuras.

 

O selo de Superhost dá um destaque e melhor colocação no painel de Buscas, além de ser critério de "filtro". 

E para o anfitrião que mantém o selo por 4 vezes consecutiva, é dado um bônus de US$100,00.

Pode não trazer lá muitas vantagens para você mas, para muitos, apenas o reconhecimento público de seu esforço, dedicação e cuidados, já lhe é uma honraria.

 

Espero ter esclarecido. 

E se precisar de ajuda para corrigir suas configurações, é só voltar aqui.

Tem muita gente boa e solícita.

 

 

Obrigada pelo esclarecimento. Mas não foi isso que tem acontecido. Primeiro que  QUANDO COLOCAMOS TAXAS DE CANCELAMENTO, temos menos hospedes escolhendo nosso anúncio. O que não acontece com as taxas que foram aplicadas a mim. Por que sei? Pq fiquei UM ano pagando por uma hospede que cancelou por não gostar da internet. 

 

Não estou sendo equivocada. Só lembrando como a situacao aconteceu quando foi EU a prejudicada e quando agora EU que precisei cancelar. Até entendo cobrar as taxas, mas me deixar bloqueada... enfim... como qualquer outro serviço, os beneficios é somente para a plataforma. 

 

Muito ruim isso!!!!

Oi @Luciane93 

A plataforma tem inúmeras ferramentas e configurações e, até pergarmos o jeito, podemos confundir mesmo.

 

O anfitrião não coloca taxa de cancelamento, ele apenas define qual política será aplicada em face de um cancelamento pelo hóspede. 

E pode parecer que recebemos menos reservas ao escolhermos as Políticas mais rígidas porém, o que acontece é que, naturalmente, a política mais rígida age como um filtro, selecionando os hóspedes mais comprometidos e eliminando os apressadinhos e instáveis. 

Prefiro ter menos hóspedes, mas daqueles comprometidos que não cancelam, do que ter dezenas de reservas num mês cuja metade acaba cancelando. 

 

E sobre vc pagar taxas por um cancelamento de hóspedes, o anfitrião não paga "taxa" por um cancelamento feito por um hóspede.

Qdo é o hóspede que cancela, é aplicada a política de cancelamento escolhida pelo anfitrião. 

Se fosse vc eu entraria em contato com o Suporte pra entender o que, de fato ocorreu.  Se foi um reembolso por alteração de check-out ou pagamento de Aircover, por exemplo. 

 

O bloqueio das datas ocorre por uma simples aplicação de lógica. 

Qdo um anfitrião cancela sem causa emergencial, entende-se que não tem disponibilidade de receber aquele hóspede naquelas datas, portanto nada mais lógico que bloqueá-las.

Isso até ajuda, pois evita que o anfitrião receba, inadvertidamente, outra reserva e tenha que, novamente, cancelá-la, gerando mais penalidades. 

 

Procure ler os Termos de Serviço e, antes de tomar alguma atitude mais radical, entre em contato com o Suporte e peça orientação. 

Isso poderá te poupar muita dor de cabeça.

Abraços!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias